quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O sábado e a questão do fogo

Então, quem está certo?

Nosso amigo Thiago? Ou Jesus?

Qual a forma correta de guardar o sábado? Segundo o que Thiago nos apresenta ou segundo o que Jesus nos apresenta?

Será que Jesus apresenta uma forma de guardar o sábado diferente das escrituras?

Em verdade a forma de guardar o que Jesus nos apresenta é exatamente igual ao que nos exige as escrituras.

Será que a palavra OBRA contida naqueles versos, se referem às obras que Cristo executou em sua vida?

Que tipo de obra Cristo fez? Será que Jesus carregou uma tora, ou um bloco de pedra, para fazer uma mesa?

Que tipo de obra, o povo de Israel fazia naquela época? Será que era a de curar os doentes? Pregar o evangelho? Ensinar seus filhos na escola sabatina?

Seriam estes os tipos de obras que tanto desagradavam a Deus?

Será que Deus proibiu alguém de carregar um doente? Ou alguém que se acidentou de volta para sua tenda?

O que os Israelitas, entendiam naquela época por OBRA?

Será que professorar no dia de sábado era punido com a morte? Era este tipo de trabalho proibido no dia de sábado? Porque pelo que sabemos a  fonte de estudos do povo de Israel era a Bíblia e o que passavam acerca dos ensinamentos de Deus de geração para geração!

Será que aquele homem que foi pego apanhando lenha no sábado, estava fazendo-o para cozinhar uma sopinha para um doente?

E o que foi que Deus proibiu seu povo de sair a colher no sábado, ou de cozinhar? Havia necessidade de colher maná no sábado? Caia maná no sábado?
O fogo aceso no sábado era para cozinhar a comida?

 (Texto dentro do contexto, se lembra meu amigo?)

O povo foi proibido de fazer qualquer coisa no sábado, porque não honravam nem louvavam a Deus. Sendo que não faziam coisa alguma de útil ou proveitosa, o castigo foi o de não fazerem coisa alguma!

E quem foi que disse que na época de Jesus ou mesmo hoje é diferente!?

Se você não vai sair da sua casa para pregar, lourar a Deus, ajudar seus semelhantes, fazer obras missionárias, atender os interesses de Deus e as necessidades de outras pessoas e não tão somente seus interesses pessoais, você deve obedecer sim a ordem de Deus e ficar em casa e nem acender fogo, melhor que apenas descanse do que sair para atender seus interesses pessoais.

Se quiser usar então alguma coisa neste dia, melhor preparar tudo antes e que for necessário para atender a si próprio!

Se sua energia em casa só serve para coisas seculares, como ouvir rádios seculares ou programas de TV mundanos, melhor que não ligue energia em sua casa no dia de sábado! Porque na época de Israel assim era! Todos atendendo aos seus próprios desejos egoístas para NÃO TER que ir para o encontro com Deus e louvá-lo.

Os israelitas se recusavam a sair das tendas para ir adorar à Deus, alguns com preguiça, outros procurando atividades mais agradáveis, saíam a procura de maná no dia de sábado, onde sabiam que não caía.

Guardavam maná de sexta para sábado e aquilo fedia, mesmo assim alguns saíam a procurar lenha, para cozer o que?

E por que do fogo?

As noites no deserto eram extremamente frias, já imaginou passar a noite sem poder acender uma fogueira?

Porque alguns poderiam querer sair das tendas à noite, depois de haver juntado lenha como aquele transgressor, sob a justificativa de precisar acender um fogo durante a noite para não congelar de frio, mas o que foi que Deus disse?

Nem fogo acendereis!

E qual foi a solução?

Se o amigo houvesse estudado a história do povo de Israel, saberia que então adotaram a prática de preparar a lenha na sexta, toda a comida na sexta e deixar uma única fogueira acesa de sexta para a chegada do sábado. Ali então tiveram sua comida quentinha, suas noites aquecidas e aprenderam que é possível ter todo o conforto que desejavam sem ter que transgredir o sábado.

Este aprendizado trouxe aquilo que a Bíblia menciona como o dia da preparação.

Da mesma forma, nós adventistas, preparamos nossa comida e as coisas que vamos precisar na sexta e usufruímos de todos os bens que necessitamos no sábado, em conforto, ao lado de nossas famílias.

Com o castigo dado ao povo naquela época, o povo realmente aprendeu e descobriram que o sábado pode ser sim um dia agradável, desde que fizessem antecipadamente o preparativo de tudo aquilo que precisavam.

Assim, FINALMENTE! Passaram a seguir o conselho de Deus, cozinhando o maná na sexta, onde Deus dava com porção a mais, para comê-lo no sábado e não mais saíram como rebeldes fazendo papel de bobos, procurando lenha e maná, mesmo sabendo que Deus já havia dito que, no sábado, o maná não cairia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.