sexta-feira, 30 de março de 2012

Resposta a LUIS HELIO DE ARAUJO BUENO

Olá Luis Helio, seja bem-vindo ao blog.

Pergunta:

“LUIS HELIO DE ARAUJO BUENO Mar 30, 2012 05:27 AM

Prezado Sr. Adventista, o que você teria e me dizer sobre a passagem abaixo?

Cl 2.16,17: "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo."

PS: Para mim, a explicação de que estes sábados são festivos já não convence. A passagem recomenda para não julgar por causa de sábados ou dias de festas, separados, dando a entender que são acontecimentos distintos.”


Contextualização

Vamos analisar os versículos dentro do contexto de (Colossenses 2) a partir do verso 14, acompanhe na bíblia.

“Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

Aqui demonstra um evento que é a justificativa para a citação do versículo 16 e 17, portanto para entender o contexto em que os versículos 16 e 17 foram escritos devemos então entender antes o verso 14.

Vejamos primeiro quem são estes principados e potestades:

“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” (Rm. 13:1-4).

Pegarei uma outra tradução bíblica que nos dará um melhor entendimento do papel das potestades e principados neste contexto de Colossenses 2:

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossenses 2:14)

Aqui nos mostra que havia uma cédula de dívidas contra nós nas ordenanças das potestades e principados.

A interpretação é de que tais ordenanças eram as regras absurdas impostas pelos líderes na época quanto a vários procedimentos, como a guarda dos sábados por exemplo. Jesus se referiu a estas regras de várias formas, uma delas é o chamado “fermento”.

“E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.” (Marcos 8:15)

“E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.” (Mateus 16:6)

“Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.” (Mateus 16:12)

“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lucas 12:1)

Isto faz todo sentido com o seguinte verso de Colossenses 2:

8 - “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”

Uma demonstração do que seriam tais ordenanças está nos versos 20 e 21 de Colossenses 2.

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:  Não toques, não proves, não manuseies?”

Portanto identificamos quem seriam os principados e potestades e o que seriam as ordenanças.

Agora analisemos o porquê de tal aviso em Colossenses 2 através do verso 4.

“E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.”

Aprofundemos no verso 18

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,”

Conclusão: O contexto de Colossenses 2 indica que pessoas simpatizantes das ordenanças antigas, aquelas regras absurdas criadas por fariseus e outros lideres, estavam se infiltrando na igreja e incomodando os membros.  Tentando ditar regras aos demais membros. Fazendo de si como ponto de referência. Usando as regras humanas que foram abolidas por Jesus como padrão mínimo aceitável.

Porém Colossenses 2 deixa claro que a dívida que tínhamos para com tais líderes já foi quitada.

14 - “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”

Como Deus ordenou que seguíssemos as ordens destes líderes, nossa incapacidade de seguir tais regras absurdas se tornou um peso de dívida porque está escrito.

Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus”

Pelo que está escrito, a dívida gerada por estas ordenanças foram reconhecidas, Porém Jesus pagou esta dívida também na cruz, pois o Seu sacrifício nos redime de toda e qualquer dívida. Tal dívida para com as ordenanças era, portanto, como uma nota promissória contra nós e que Jesus riscou.

15 - “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”

O verso acima demonstra que Jesus tomou a dívida dos principados e potestades, os despojando, e demonstrou isto publicamente. Isto é como se Jesus tivesse tomado a nota promissória das mãos dos principados e potestades e dissesse:
- Deixa comigo que eu pago!
Trazendo para Si, o triunfo através deles.

Aí entra finalmente os versos citados pelo amigo:

16 - “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,”

Não cabe a mim interpretar tal texto, deixarei que o próprio Colossenses 2 interprete este versículo.

18 - “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,”

A bronca, digamos assim, era pela insistência de alguns em tentar fazer outros engolirem determinadas regras, cerimônias, e todos aqueles detalhes agregados por homens à lei de Deus e que geriam tudo quanto o temente a Deus fazia, desde o comer, beber, vestir, festas, até a guarda dos sábados.

Eis a bronca aqui:

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?


Rudimentos do mundo eram as tradições e costumes criados por homens. Costume estes que eram assimilado por potestades e principados e transmitido aos fiéis como regras, que segundo o poder atribuído por Deus a eles, deveriam ser obedecidas.
Porém tais ordenanças foram abolidas por Jesus e a antiga dívida que se tinha para com tais ordenanças também foi paga na cruz.


Resposta

Tendo entendido o contexto de Colossenses 2, responderei ao amigo o que me solicitou:

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Aqui está dizendo para que não julguemos o cristão pelo cerimonialismo, porque todo cerimonialismo era uma REPRESENTAÇÃO das coisas que viriam porque o corpo desta representação é Cristo.

Em resumo geral:

Não devemos nada à estas potestades e principado, porque Jesus pagou nossas dívidas para com suas ordenanças, portanto que estes não vos julgue também pelo cerimonialismo, porque todo cerimonialismo era uma sombra, ou seja, uma REPRESENTAÇÃO das coisas que aconteceriam porque o corpo desta representação é Cristo.


Conclusão

Aqui deixa entendido que existiam as cerimônias que REPRESENTAVAM o papel do corpo de Jesus, como se fossem sua sombra, dentre elas poderíamos citar o sacrifício do cordeiro, por exemplo. Mas estas representações eram apenas a sombra, porque o corpo é de Cristo.
Portanto não tem mais sentido julgar um cristão por este não continuar observando tais cerimônias. E os principados e potestades não nos podem cobrar coisa alguma, porque a dívida que tínhamos para com suas ordenanças foram tomadas por Cristo, riscadas, encravada na cruz e escrita com SEU sangue:

PAGO!

Dado a natureza cerimonial do assunto, devemos crer que os sábados em questão sejam dias cerimoniais de representação do papel de Cristo. Os sábados então não seriam festas, mas sim o que temos hoje como feriados solenes e feriados solenes não são necessariamente festas.

Atenciosamente,

(Sr. Adventista)

14 comentários:

  1. Sr. Adventista,em Romanos, 14,5, Paulo diz «Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo».Paulo não quer contendas, ele quer que os cristãos se amem uns aos outros.Porque somos de Cristo e é a ele que nos compete julgar. Diz também «De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus».
    A meu ver, não há mal nenhum em prestar culto no sábado como não há mal nenhum em prestar culto ao domingo.Depende da sinceridade com que se faz. Paulo deve ter chegado a um ponto em que lhe era difícil conciliar as regras do judaísmo com os pontos de vista dos gentios que, por pertencerem a culturas próximas mas divergentes,recusavam seguir os preceitos judaicos. No entanto, perante a fé daqueles em Jesus Cristo, Paulo optou pela simplicidade e por destacar que o mais importante era o Amor.
    Sr. Adventista, aceito bem que me clarifiquem, podendo na minha consciência, aceitar na totalidade ou parcialmente,os seus argumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem estimada amiga Maria Gonçalves, vossa interpretação está correta, Paulo estava realmente instruindo os irmãos a não entrarem em contendas por causa da diferença entre os hábitos alimentares. Porém gostaria que a irmã lesse o verso 21 de de Romanos 14 que diz:

      "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar."

      Aqui mostra claramente sobre o que Paulo estava falando.

      Porém esta carta de Paulo trata estritamente sobre alimentos.

      Mas há um versículo seguinte que pode ser usado para elucidar a questão de divergência entre o sábado e domingo, acompanhe em (Romanos 14:23).

      "Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado."

      Tomando o que Paulo disse sobre o comer, para comparar com a questão de divergência entre sábado e domingo, cairíamos também neste versículo.

      Tomando a idéia da irmã e contrapondo com este versículo concluiríamos que:

      Quanto aquela pessoa que não conhece o sábado e acredita fielmente que o dia de guarda é o domingo, Deus demonstra uma amor e tolerância tão grande por esta pessoa que isto não a impedirá de ser salva.

      Porém, segundo (Romanos 14:23), mas aquele que tiver dúvidas quanto ao dia de guarda, este é condenado se guardar o domingo ao invés do sábado.

      Espero que estas observações lhe ajude e que continue se dedicando a seus estudos.

      Atenciosamente,

      (Sr. Adventista)

      Excluir
    2. A Maria Gonçalves esclareceu exatamente o que importante na fé cristã que é a consciência, a verdade a sinceridade e o amor.

      O Sr. Adventista concluiu sua resposta informando que Cl 2.16,17 refere-se a sábados cerimoniais (festivos), levando sua abordagem exatamente para o rumo que, já na postagem, eu disse está superado.

      A Paz de Cristo.

      Excluir
    3. Sr. Adventista escreveu:
      "Porém, segundo (Romanos 14:23), mas aquele que tiver dúvidas quanto ao dia de guarda, este é condenado se guardar o domingo ao invés do sábado."

      Aqui estou observando dois problemas:

      1 – O versículo citado está falando claramente sobre os hábitos alimentares dos novos convertidos que, mesmo abraçando a nova fé, estavam tentando trazer os hábitos antigos. Vendo a dificuldade Paulo falou, que as pessoas poderiam se alimentar conforme seus hábitos, desde que não tivessem dúvidas, pois do contrário estariam condenados. A dúvida enfraquece a fé e o que não vem da fé por si só é condenado.

      2 – Informa que se uma pessoa tem dúvida acerca do dia de guarda, e guarda o domingo ao invés do sábado, este é condenado. Esta é uma interpretação tendenciosa. Na passagem de Rm 14 o que se pode perceber é que quando o cristão faz qualquer coisa pela dúvida, naturalmente ele está condenado; pois este não faz por fé. Em resumo, se uma pessoa tem dúvida, quer ele guarde o sábado ou o domingo; quer ele coma carne de porco ou não; faça o que fizer; ele estará condenado pelo simples fato de está sendo motivado pela dúvida e não pela fé; e o que não vem da fé é pecado.

      Paz de Cristo

      Excluir
    4. Eu porém digo, com base bíblica, que o importante na fé cristã é ter a fé me Jesus e guardar os mandamentos. Peço ao amigo Luis Helio que então demonstre seu entendimento sobre Cl 2.16,17 e de que forma tal interpretação, referente a sábados cerimoniais, estariam "superados".

      No aguardo, atenciosamente,

      (Sr. Adventista)

      Excluir
    5. Sobre Romanos 14:23 creio que deixei claro em comentário que tais versículos se tratavam de habitos alimentares, apenas fiz uma contraposição com base na idéia expressa pela irmã em enquadrar a questão sobre o dia de guarda nos ensinamentos de tais versículos.

      Quanto a "o que se pode perceber é que quando o cristão faz qualquer coisa pela dúvida, naturalmente ele está condenado; pois este não faz por fé" vossa pessoa interpretou errado.

      O conceito que extraí do referido versículo com base na linha de raciocínio da irmã conclui que "mas aquele que tiver dúvidas quanto ao dia de guarda, este é condenado se guardar o domingo ao invés do sábado." Ou seja, se mesmo tendo dúvidas sobre o domingo, este o guardar ao invés do sábado, será condenado. Ou seja, Deus não cobra pecados por ignorância, falta de conhecimento, mas cobra aqueles pecados cometidos em dúvida, por escolher o errado em detrimento do certo. Portanto não é a dúvida em si que está em questão, porque se na dúvida a pessoa fizer o que é certo, contradizendo a interpretação do amigo, esta pessoa não será condenada, porque mesmo na dúvida fez o que é certo.

      Quanto a tolerância e perdão do pecado por ignorância, isto está em perfeito acordo com Atos 17:30, Números 15:27-28, Levítico 5:15, Números 15:25, Levítico 14:13-15

      "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;"

      "E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra Números de um ano."

      "E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante o SENHOR, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado."

      "Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR, então trará ao SENHOR pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa."

      "E o sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e lhes será perdoado, porquanto foi por ignorância; e trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao SENHOR, e a sua expiação do pecado perante o SENHOR, por causa da sua ignorância"

      "Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados, E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação, E os anciãos da congregação porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho perante o SENHOR; e degolar-se-á o novilho perante o SENHOR."

      Excluir
  2. Senhor Adventista e leitores!

    Saudações Cristãs!

    Há uma exceção no NOVO TESTAMENTO, QUANTO AO QUARTO MANDAMENTO, reconhecida até por teólogos adventistas... Não adianta querer dissimular ou esconder com astúcia!

    Veja o que o Teólogo Adventista SAMUELLE BACCHIOCHI entendeu sobre CoL 2.16-17.

    “O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres referem-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos… Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa…’Esta indicação positivamente mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais”.

    Determinar o sentido de uma palavra baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências lingüísticas e contextuais é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas. Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação.”“.
    --------
    Ou seja, quem diz que o sábado de col 2:16 e 17, tratar-se de sábado cerimonial, são os falsos mestres.
    --------
    Há controvérsias!

    Atenciosamente,

    Que o Deus Eterno nos ilumine

    Cristão Livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro amigo cristão livre, realmente o citado teólogo tem uma visão diferente sobre o referido versículo. Porém é apenas mais uma opinião em um mar de interpretações. Se vossa pessoa for adotar as palavras do dito teólogo, terá que levar também em consideração esta afirmação :

      "desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como 'sombra' ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura"

      Ou seja, para se aceitar o argumento de SAMUELLE BACCHIOCHI, teremos que admitir que o sábado é um preparatório de bênçãos da salvação presente e futura. Então lhe pergunto:

      - Vossa pessoa também aceita isto?

      De minha opinião aqueles "sábados" referido em tal versículo trata-se apenas de feriados. Porém se admitirmo que se trata apenas de referência a dias, meses e anos, teremos que levar em conta que existem inúmeros estudiosos que não apoiam esta idéia, observe:

      http://www.jesusvoltara.com.br/selo/cerimonial.htm

      Embora meu estudo tenha adotado um caminho diferente do adotado pela maioria dos adventista, minhas conclusões não conseguem contradizer que tais sábados sejam cerimoniais. Assim, minha conclusão de que se tratam de feriados se harmoniza com a ideia de que possam ser sábados cerimoniais ou comemorativos.

      Não considero que interpretações diferentes sejam indício de falso mestrado, tratam apenas de opiniões. Em todo caso, o resultado dos estudos da extrema maioria levam à conclusão de que o "sábados" em questão não se refere ao sábado de descanso no sétimo dia do quarto mandamento, até mesmo Samuelle Bacchiochi não ousou concluir que o sábado do mandamento foi abolido, embora sua linha de raciocínio fosse diferente.

      Embora as interpretações se divirjam, a conclusão mais plausível foi dada, e é isto que importa, ou seja, esclarecer que o versículo não trata da abolição do 4º mandamento o que para mim se mostrou bastante óbvio, segundo meus estudos.

      Convido ao caro amigo, que esteja à vontade, para compartilhar seus estudos pessoais conosco sobre este assunto, suas idéias serão bem vindas.

      Atenciosamente,

      (Sr. Adventista)

      Excluir
    2. "Ou seja, para se aceitar o argumento de SAMUELLE BACCHIOCHI, teremos que admitir que o sábado é um preparatório de bênçãos da salvação presente e futura."

      De modo algum Sr. Adventista.

      Já pensou se sua ideia fosse adotada por outros.

      Obs: é o caso da Doutrina Fundamental nº 18 da IASD. O fato de um cristão não aceitá-la não significa que não creia no dom profético bíblico. Tendo em vista que a crença no dom profético da Sra. Ellen White fica misturado com o dom profético bíblico. Daí a confusão que o Sr. comete em seus argumentos e conclusões!

      Anônimo X

      Excluir
    3. Bem então devemos olhar para as observações de Samuelle Bacchiochi apenas como uma opinião e não uma doutrina.

      Quanto as supostas idéias minhas sobre Ellen White, não se trata de minha idéia, mas sim da própria Ellen White, apoiada por porta-vozes da igreja adventista:

      http://www.youtube.com/watch?v=2prr0COSO80

      Dê uma olhada no vídeo e veja a opinião da própria escritora sobre este assunto.

      Atenciosamente,

      (Sr. Adventista)

      Excluir
  3. Irmão Sr. adventista, bom dia.

    Apesar de querer iniciar novos debates concernentes a assuntos diferentes, só depois de esgotar os assuntos que estamos dialogando, quero dizer que o tema de Colossenses 2:16 foi já "debatido" pelo Sr. no site ex-adventistas. Não entendi a razão do Sr. não ter dado continuidade ao referido debate naquele blog.

    Não seria interessante o Sr. dar continuidade ao assunto, cujos comentários se deram no período de 13 de outubro de 2011 a 15/10/2011, lá iniciado? De refutar melhor o artigo do site ex-adventistas?

    Senti falta da complementação de suas ideias no debate, o qual está em http://exadventistas.blogspot.com.br/2011/02/colossensses-216-analise-parte-ii.html#.T37vUpn2Yoo.

    Por que o irmão não retorna lá e termina o debate?

    Do jeito que ficou - abandono do debate de sua parte -. Qual impressão que o Sr. dá? A impressão que dá, para não dizer certeza, é que os argumentos da IASD foram desmontados. Foi essa a leitura que fiz do debate que o Sr. interrompeu.


    Espero que o Sr. analise a minha sugestão e refute os argumentos no blog ex-adventistas.

    Obs: a citação que o Cristão Livre fez do teólogo Samuelle Bacchiocci, referente a Colossenses 2:16-17 é a mesma que está lá no site ex-adventistas que já mencionei.


    Um abraço fraternal.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo X, não tenho interesse em supostamente "remontar" argumentos da IASD, tão somente me manifestei sobre um detalhe do artigo que demonstrava um equívoco por parte do do autor. Os comentários sobre colossenses se findaram contra minha vontade, trata-se de um dos primeiros assuntos que comentei no blog "ex-adventista", porém por diversas vezes tive minhas postagens apagadas. Tenho algumas páginas salvas de outro artigo, que guardei como documento sobre isto. Fato é que não tendo mais como postar naquela época, criei este blog e tão somente deixei a última mensagem:

      "Resposta à esta página no blog "novamenteadventistas"."

      Fiz isto com o intuito de poder continuar debatendo sobre todo o blog "ex-adventista" a partir daqui.

      O assunto ainda está em aberto para quem quiser comentar, porém responderei às questões que forem feitas aqui. Também estou tendo problemas quanto aos últimos comentários que estive fazendo em respostas ao amigo Décio, onde "o blog", sumariamente apagou muitas das minhas últimas respostas, assim como o blog "ex-adventista" tem feito desde que comecei minhas postagens, portanto tenho visto má fé da parte dos colegas administradores para com as respostas que tenho enviado.

      Se vossa pessoa quiser trazer tais questões para cá, fique à vontade, por lá o debate sobre colossenses está encerrado, de acordo com a atitude demonstrada por parte de seus administradores, conforme lhe informei.

      Excluir
    2. Querido irmão, tal iniciativa deve partir de você.

      Lendo seus argumentos relativos ao artigo de Colossenses 2:16 no site ex-adventistas, sinceramente não o vi refutar o artigo de forma balizada. Pois deixou muito a desejar. Daí a minha sugestão.

      Mas tudo bem!

      Abraços.

      Anônimo X.

      Excluir
  4. Sr Adventista!

    Há uma exceção quanto ao quarto mandamento no Novo Testamento, bem entendida pelo Teólogo SAMUELLE BACCHIOCHI, com o qual concordo plenamente.

    Dentro de sua igreja existem pessoas que pensam diferente, portanto Não há mais o que discutir.

    Quanto às coisas futuras? Não se preocupe, meu descanso é Cristo Jesus, Filho do Deus Eterno, pelo poder do Espírito do próprio Deus.

    Cordialmente,

    Cristão Livre.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.