sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A infabilidade de Jesus e da Bíblia pode ser atribuída à pessoa de Ellen White e seus escritos?

Isto porque supostamente não creem mais no dom profético, nem de que haja profetas verdadeiros, mas se contradizem porque há muitos falsos profetas de plantão aos quais creem cegamente e não estou falando apenas de pastores conhecidos que praticam a chamada teologia da prosperidade, unções de todo tipo, cair no espírito, dentre outros movimentos com toda sua sorte de revelações os quais consideram como sinais de Deus trazendo novas mensagens ao Seu povo.

Vejo nos livros de Ellen White uma teologia ponderada, polêmica por tratar de assuntos delicados os quais as igrejas protestantes não se dispõem a tratar. Trazendo conselhos realistas, que muitas vezes são confundidos com racismo, fanatismo mas que se constituem em conselhos práticos e eficazes para cada situação, tempo e contexto.

Por exemplo, as declarações de Ellen White não causavam este reboliço em sua época, naquele tempo, eram vistos como recomendações altamente ponderada em uma época de falta de conhecimento onde a sociedade costumava se posicionar ao extremo.

Por contradizer ambos os extremos em todas as áreas, seus escritos hoje são mal interpretados! Por exemplo, Ellen White defendia a igualdade natural entre brancos e negros, mas não apoiava a nem a causa branca que promovia a separação e nem a causa religiosa que propunha impor a aceitação dos negros à força.

Sem meias verdades, ou meias palavras, disse diretamente acerca dos problemas que esta união forçada naquele tempo promoveria. Não apenas no quesito de o casal cristão que se propôs a tal união ter que sofrer com o preconceito da sociedade, como também destinar seus filhos a viverem na mesma condição.

A pessoa tem que saber lidar com os problemas sociais com inteligência, aprender a tomar decisões ponderadas e lidar com os problemas de uma forma razoável. A causa do evangelho não propõe acirrar ainda mais os conflitos entre brancos e negros, pobres e ricos, ou qualquer outra divisão de classes promovida pela própria sociedade.

Os americanos conhecem que a IASD foi a primeira igreja a admitir negros atuando na obra de pregação, ainda que tomassem o cuidado de não mandá-los a pregar entre os brancos, mas entre os irmãos também vítimas da segregação. Todo o patrimônio deixado pela escritora cristã para seu filho, forma investido na evangelização de americanos de descendência africana.

Ellen White não era apenas uma profeta que recebia sonhos e visões inspirados, mas também uma escritora que abordava os temas que via em suas visões, dava conselhos às igrejas especialmente por meio de cartas que, embora não tenham sido escritas em visão, faz uso da ponderação proveniente de sua experiência diária com Cristo e a sabedoria que foi adquirindo com seu dom profético.

Assim, mesmo que seus escritos no geral não contenham a infabilidade Bíblica, são produtos de  inspiração, não se constituindo em meras obras literárias comuns. Este fato é inegável, assim muitos preferem adotar que Ellen White tenha sido uma pessoa que receber iluminação especial da parte de Deus.

A parte das profecias que recebe diretamente de Deu, são infalíveis, mas as observações de Ellen White em si continuam a consituirem-se em ensinamentos de uma pessoa que não era infalível. Por isto Ellen White recomendava sempre a Bíblia como única regra de fé e de prática e que a igreja não pautasse suas doutrinas por seus escritos mas sim pelo "sola scriptura e tota scriptura".

De fato, as cartas que Ela escreveu foram tomadas como fonte de conselhos porque suas obras tem este aspecto, de estarem sempre vinculadas à Bíblia. Podemos discordar de conceitos inexatos de Ellen White, mas seus conselhos apresentam um desenvolvimento de ideias avançadas em relação à sua época. Hoje, com maior conhecimento, ultrapassamos os conceitos de Ellen White, aperfeiçoamos aquilo que não é perfeito (as obras da própria Ellen White). Mas aqueles conceitos ainda que imperfeitos, como não poderia deixar de ser, foram pontos de partida para nos ajudar no conhecimento das verdades Bíblicas que é progressiva.

De modo que embora a autoridade de seus escritos seja inferior ao das escrituras e que seus livros e recomendações por cartas e seus conceitos desenvolvidos não sejam perfeitos ou infalíveis, constituem-se em um passo adiante para um conhecimento maior acerca das verdades Bíblicas.

Todos os pontos tratados pela escritora, porém, constituem-se em verdades, a forma como se expressou pode não se mostrar acurrada ou plenamente satisfatória, mas dentro de seus limites humanos, constituem-se em verdades entregues a nós por meio dela da parte de Deus.

De modo que quando olhamos para Ellen White como uma mensageira, um profeta,  ao invés de alguém infalível como Jesus e quando olhamos para seus escritos como sendo recomendações comuns como eram feitas por meio do profetas como Moisés, dentre outros, dirigidos ao povo mas que não foram incluídos na Bíblia, não temos dificuldades de aceitar a qualidade inspirada de seus escritos ainda que não atribuamos à pessoa de Ellen White e a seus escritos uma infabilidade que é próprio somente de Cristo e da Bíblia Sagrada.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.