terça-feira, 5 de setembro de 2017

Por que guardar o sábado?

"Um homem que entra no descanso de Deus, aquele do sétimo dia da criação e não um dia da semana, Mesmo que trabalhando muito, de domingo a sábado, apesar de poder apresentar sintomas de cansaço físico, carecendo de repouso, não vai ser destituído, ou deixar de estar presente no Descanso espiritual de Deus, ao contrário, estará durante todo o tempo que trabalha, ou que Descansa , desfrutando te tal condição."

Não, irmão Roger, porque o esgotamento físico deixa a pessoa doente. Igualmente o esgotamento mental, elas trazem consigo diversas doenças como stress, depressão, tensões musculares, que afetam o estado psíquico e emocional e isto termina por afetar também a condição espiritual.

Depressão, stress e ansiedade, o mal do século, estão aí para demonstrar, pessoas nestas condições não conseguem entrar no descanso espiritual. E qual o problema de o sábado ter um sentido de descanso não físico quando quem participa é Deus? O sábado foi feito por causa do homem (Marcos 2:27) e não de Deus e o sábado de descanso para o homem é também físico!

Percebe como o irmão está se abstendo do raciocínio completo sobre o assunto?

O descanso do sétimo dia é integral, físico, mental e espiritual.

Quanto às atividades diárias que o irmão mencionou, obedecer à Deus nunca é sinônimo de compra de salvação. Assim como o irmão deixa de matar, não para comprar a salvação, mas por obediência à vontade de Deus, assim também os adventistas guardam todos os demais mandamentos, incluindo o sábado, porque todo Cristão deve viver segundo a vontade de Deus.

Os 10 mandamentos são a expressão da vontade de Deus para a humanidade!

E Deus não necessita do descanso físico, mas Deus se absteve dos trabalhos de ordem física ao sétimo dia da Criação. De modo que mesmo não necessitando do descanso físico, Deus não exerceu seu trabalho, sua profissão, digamos assim, de Criador! Deus fez todas as coisas nos seis primeiros dias da semana e ao sétimo descansou, conforme ordenou ao homem que assim também se faça.

E nenhum dos mandamentos é sinônimo de sacrifício para o povo de Deus, a única coisa que o sábado priva-nos é das atividades comuns seculares em prol de um relacionamento mais íntimo com Deus.

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado DELEITOSO, e o SANTO dia do Senhor, DIGNO DE HONRA, e o HONRARES não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te DELEITARÁS no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Isaías 58:13,14

De modo que, pelo contrário, irmão, Satanás em sua inveja é quem tem incutido na cabeça da cristandade de que o sábado seja desagradável enquanto Deus nos diz que é um deleite. Nisto, creio em Deus, de que o sábado é deleitoso e digno de honra, palavras do próprio Deus que criou todas as coisas.

Há ensinamentos que tendem a levar o cristão a pensar que o descanso no Senhor consiste na prática da desobediência às suas leis, mas Deus diz o contrário de que a obediência faz parte do AMOR a Deus e não tem parte com um "comprar da salvação".

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." 1 João 5:3

Por que o irmão guarda os ensinamentos de Cristo? Por que ama-o por meio da obediência! Ou seria porque deseja comprar a salvação que Ele já lhe disponibilizou gratuitamente?

Nisto o irmão é que se mostra hipócrita, percebe? Porque guarda os ensinamentos de Cristo, sem intenção de comprar a salvação, ao passo que critica os que guardam os mandamentos de Deus justificando que, assim fazendo, estariam comprando a salvação.

Assim, os Adventistas guardam os mandamentos de Deus assim como guardam também os ensinamentos de Cristo. O sábado que guardamos é segundo os ensinamentos de Deus e mais os ensinamentos de Cristo sobre fazer o bem no dia de sábado, além de se dedicar a trabalhos de cunho assistenciais e evangelísticos.

Este argumento sobre não poder se guardar o sábado por supostamente assim fazendo a pessoa estar a tentar comprar a salvação é uma mentira contada pelo Diabo. Tal argumento não é usado contra nenhum dos demais 9 mandamentos contidos na mesma lei! De modo que não há lógica em dizer que se você guardar os 9 mandamentos você está tão somente sendo obediente a Deus, mas se guardar o sábado estará, não obedecendo a Deus, mas sim tentando comprar sua salvação.

E tanto que a guarda do sábado não é uma tentativa de comprar a salvação que o sábado existe desde antes do pecado e a necessidade de salvação. Dentre os 10 mandamentos, o sábado é o mandamento citado na semana da criação e as referências a este dia tem como base o sétimo dia da criação.

Veja, portanto, que o irmão está se utilizando de subterfúgios inválidos a fim de justificar de que guardar o sábado seria errado enquanto que transgredir o sábado seria correto.

Deus diz em toda a Sua Palavra de que transgredir o sábado é errado.

Pergunto, quem descansa no Senhor em todos os dias, está tentando comprar a sua salvação? Devemos deixar de guardar o descanso físico e mental e buscar apenas o espiritual? Devemos sacrificar o corpo e a mente e buscar o descanso apenas espiritual?

Deus deu o sábado ao homem na Criação justamente por conta de sua preocupação com o corpo e a mente e a espiritualidade, a saúde do ser humano que Ele criou.

Deus criou o corpo e a mente para  serem eternos mediante o fruto da árvore da vida, de modo que a preocupação de Deus é também com o aspecto físico e mental e não apenas o espiritual.

O sábado foi criado para ser um dia de deleite, como é o domingo para aqueles que ali não trabalha e se reúnem com a família e faz atividades diferentes do seu trabalho formal da semana, procurando atividades agradáveis.

Há uma quebra semanal deste padrão de trabalho incessante com as coisas seculares e uma vez na semana o homem volta sua atenção para as coisas não seculares, as que realmente importa, a família os amigos e sobretudo Deus, a natureza que Deus criou e o deleite nas obras que Deus fez para nós nos 6 dias da criação.

Assim aproveitamos as obras de Deus, ao invés de nos deleitarmos em nossas próprias obras.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.