quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resposta - Foi o diabo que inventou a doutrina da imortalidade da alma?



Transcrição de um comentário:

Gostaria de trazer aqui, um assunto tratado no MCA e que tem a ver com a doutrina que estávamos abordando, a imortalidade da alma:

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."

Gênesis 3:4-5

Será que o que a serpente disse foi realmente uma mentira? Segundo a crença na imortalidade da alma? A resposta é um não! Vejamos por que:

Segundo a crença da imortalidade da alma junto com o tormento eterno, teremos pessoas sendo atormentadas e que nunca irão morrer! Também teremos ali pecadores plenamente conhecedores do bem e do mal!

E então, será que a serpente mentiu para Eva?


Pelo que constamos na história que é pregada pela imortalidade da alma, a serpente não teria mentido! Mas veja o que Deus disse a Eva:

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:17

Veja que se tratam de duas afirmações justamente contrárias, então, ou Deus ou Satanás estaria mentindo! Deus diz que Adão e Eva certamente morreriam enquanto que Satanás disse que, pelo contrário, certamente não morreriam e disse também outra coisa que Deus não havia dito, de que seriam conhecedores do bem e do mal, motivo pelo qual a serpente afirmou de que seriam como Deus!

A coisa se complica porque os Justos que serão levados para o céu, embora não pratiquem mais o mal, também viverão eternamente, sabendo a diferença entre o bem e o mal. Então não haveria como Deus provar de que estava disposto a cumprir, de alguma forma, aquilo que havia dito.

Então, para provar de que SUA Palavra era verdadeira, aqueles que prosseguiram pelo caminho da desobediência, ou seja, aqueles que não tiveram parte na INTERVENÇÃO salvífica de Cristo, teriam que fazer cumprir em si a promessa de Deus e sofrer a maldição prevista, ou seja, teriam que morrer!

Portanto, embora a imortalidade da alma não tenha sido arquitetada totalmente no Éden, a pregação da serpente foi a primeira mentira ensinada a fim de implantar essa ilusão de que o homem não possa morrer, independente de pecar ou não, a despeito do que Deus havia dito!

Tomando como base a mentira da serpente, e analisando-a segundo a crença da imortalidade da alma e do tormento eterno, a serpente teria dito a verdade sobre certamente não morrerem e sobre serem conhecedores do bem e do mal, omitindo porém de que, ao final, de quebra, usufruiriam destes dois atributos junto com um tormento que jamais cessaria!

Veja, Deus omitiu de que Adão e Eva conheceriam o bem e o mal, bem como a serpente omitiu de que o resultado do conhecimento do mal trazia também o sofrimento.

Vemos então que a disputa de ensinamentos entre Deus e a Serpente era justamente sobre Adão e Eva, MORREREM, ou NÃO MORREREM!

Então claramente notamos que na Bíblia a primeira promessa, ou pregação, imortalista da alma que temos registrada, partiu do próprio Diabo, que contrariou aquilo que Deus havia dito ,de que a consequência da DESOBEDIÊNCIA certamente seria a morte!

E os ímpios tem que necessariamente morrer, para que se cumpra a Palavra de Deus e para que o Diabo não tenha razão ao dizer de que mesmo desobedecendo a Deus, Adão e Eva jamais morreriam!

Este é o ponto!

Com base nisto, podemos supor que esta teoria da imortalidade da alma começou lá no Gênesis, isto para quem crê no relato de Gênesis como sendo literal!

Mas qual seria o verdadeiro ensinamento acerca da imortalidade do homem?

Encontramos na própria Bíblia! E não em livros gregos!

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, Gênesis 3:22

Enfim, notamos de que Deus não havia mentido! Adão e Eva só poderiam alcançar a imortalidade, o "certamente não morrer", comendo também do fruto da ÁRVORE DA VIDA!

Significa que a imortalidade do homem é condicional, estando atrelada ao COMER DO FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA.

E a Bíblia diz também que os salvos em Cristo comerão deste fruto, enquanto que os ímpios não!

Então teríamos outro problema com a imortalidade da alma, porque não explicaria como os ímpios poderiam partilhar da imortalidade sem provar do fruto da VIDA, bem como não explicaria o porque de os salvos em Cristo precisarem comer deste fruto, como meio de fazer cumprir a imortalidade dita em Gênesis 3:22.

Portanto, a imortalidade inerente da alma é contrária aos relatos que encontramos na Bíblia Sagrada, enquanto que a imortalidade CONDICIONAL atrelada ao fruto da árvore da vida é Bíblica!

Abramos o olho queridos irmãos! É Deus quem nos concederá a imortalidade!  E não a garantia falsa e vazia, de não morrermos, anunciada pela serpente no Éden!

Paz a todos.

7 comentários:

  1. Ótimo RACIOCÍNIO irmão Sr Adventista!

    Me responda sobre o seguinte em relação a DOUTRINA da IMORTALIDADE da ALMA:

    Quando SATANÁS disse que ADÃO e EVA >>> NÃO <<< morreriam! Quem não morreria: a ALMA ou o CORPO?

    Quando DEUS disse: "CERTAMENTE MORRERÁS". Quem iria MORRER, a ALMA ou o CORPO?

    A BÍBLIA diz que o PECADO é a TRANSGRESSÃO da LEI e que o salário do PECADO é a MORTE. Quem MORRE, a ALMA ou o CORPO?

    Quando pecamos, quem deve MORRER, a ALMA ou o CORPO?

    Jesus MORREU em NOSSO lugar. Ele morreu por NOSSA ALMA ou por nosso CORPO?

    Irmão Sr Adventista, o que a DOUTRINA deles, os IMORTALISTAS diz?

    Abraços e fique com DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Irmão Sr Adventista, o irmão Sales Santos e o IRMÃO Luciano Sena lá no MCA afirmaram o seguinte:

    "A PARÁBOLA do RICO e do LÁZARO" é a base para a DOUTRINA IMORTALISTA, ou seja, que a PARÁBOLA RATIFICA esta afirmação. Ela deve ser encarada como LITERAL!

    Explique-me uma coisa Sr Adventista:

    Se é LITERAL, e os IMORTALISTAS afirmam que possuímos uma ALMA IMORTAL INDEPENDENTE de nosso CORPO e RACIONAL e:

    Por que esta ALMA (ser imaterial, independente e racional) tem DEDO, LÍNGUA, SEDE, ENXERGA, FALA, GRITA, OUVE e ETC?

    Se o CORPO volta ao PÓ (que é BÍBLICO), O ESPÍRITO (fôlego de vida) volta para DEUS ( que é bíblico), mas os IMORTALISTAS juram de PÉS JUNTOS que ALMA é UM SER INDEPENDENTE e RACIONAL (que não é bíblico).

    Como que essa ALMA (ser independente, imaterial e racional) pode:

    GRITAR? Pois na SUPOSTA realidade LITERAL que eles querem que a PARÁBOLA afirme, não EXISTE LÍNGUA, GARGANTA, CORDAS VOCAIS e ETC. Para que possa ocorrer o FAMIGERADO >>GRITO<< por causa do TORMENTO? Me explica Sr Adventista? Perdoe-me minha BURRICE, mas não consigo entender como algo IMATERIAL (em relação ao homem) consiga >> GRITAR<< sem NENHUM MECANISMO FÍSICO da FALA! Como? É possível isso?

    Se é LITERAL, por que a ALMA (imaterial, mas racional) do RICO, está com SEDE se ele não tem CORPO (material), pois ter SEDE implica em estar DESIDRATADO! Se não tem CORPO, como pode DESIDRATAR? Se tem SEDE é por que deveria ter CORPO, ou melhor, ter intacto, o SISTEMA TEGUMENTAR (pele) por onde TRANSPIRAMOS e controla-se a TEMPERATURA corporal. No entanto, nosso amigo RICO, tem SEDE e TRANSPIRA (esse inferno deve ser muito quente mesmo, pois até ESPÍRITO SEM CORPO transpira), mesmo não tendo CORPO. E outra coisa, por que no FAMIGERADO relato REAL (?) no inferno. TÃO, mas TÃO quente, fervendo. O RICO pediu uma ÚNICA GOTA d'ÁGUA ao invés de um CAMINHÃO PIPA para ABRAÃO? Irmão Sr Adventista, muito estranho isso!? Como pode um ESPÍRITO sem CORPO ter SEDE e se DESIDRATAR num inferno ESCALDANTE e saciar sua SEDE e DESIDRATAÇÃO com apenas uma >>GOTA<>CÉREBRO<< para RACIOCINAR? Tinha CÉREBRO para controlar o PALADAR da LÍNGUA para SENTIR o FRESCOR de uma única GOTA d'ÁGUA num INFERNO ESCALDANTE (que antes mesmo da GOTA d' ÁGUA chegar em sua LÍNGUA, EVAPORARIA se fosse REAL)? Tinha CÉREBRO para controlar o SENTIDO da AUDIÇÃO para OUVIR o que ABRAÃO e o RICO >>FALAVAM<< (mesmo o fogo INFERNAL e ESCALDANTE destruindo os SUPOSTOS órgãos SENSORIAIS) ? Tinha CÉREBRO para controlar a VISÃO, para que o RICO, ABRAÃO e LÁZARO >>VISSEM<<(mesmo o fogo INFERNAL e ESCALDANTE destruindo os SUPOSTOS órgãos SENSORIAIS) ? E ET CETERA...

    Irmão Sr Adventista, me tire algumas DÚVIDAS:

    Quem controla os 5 >>SENTIDOS<< (olfato, visão, audição, paladar e tato) é o CÉREBRO que faz parte do CORPO (material) ou a ALMA IMATERIAL e RACIONAL (sem cérebro, mas eles acreditam que a alma raciocinai tem cérebro)?

    Quem controla a >>VISÃO<<, o CÉREBRO REAL ou a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL?

    Quem controla a >>AUDIÇÃO<<, o CÉREBRO REAL ou a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL?

    Quem controla o >>OLFATO<< , o CÉREBRO REAL ou a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL?

    Quem controla a >>PALADAR<<, o CÉREBRO REAL ou a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL?

    Quem controla a >>TATO<<, o CÉREBRO REAL ou a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Sr Adventista, se for a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL que controla TODOS estes SENTIDOS do CÉREBRO REAL (material), quem comete o PECADO e tem que pagar o preço por PECAR que é a MORTE, o >>CORPO<< (fôlego de vida+pó=alma= pessoa viva, para a bíblia e MORTALISTAS) ou a >>RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL << [pó+alma(espírito imaterial, racional e imortal) = HOMEM? Quem irmão Sr Adventista, PECA e deve MORRER? Na LÓGICA IMORTALISTA, seria a RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL, não é mesmo? Mas, se for a deles mesmo. Por que JESUS teve que MORRER no LUGAR da ALMA RACIONAL e IMORTAL se ela NÃO MORRE? Se a ALMA RACIONAL e IMORTAL controla TODOS os SENTIDOS, logo ela é RESPONSÁVEL pelo ato do PECADO e NÃO o CORPO certo? E se ela PECA, mas NÃO MORRE por que é IMORTAL. JESUS MORREU em vão! Ou pior, me parece que JESUS não sabia DISSO. Ou alguém LHE esqueceu de avisar. Pois, Ele como nosso CRIADOR e ONISCIENTE não sabia que a >>ALMA RACIONAL e IMORTAL<< não poderia MORRER, mas mesmo assim ELE MORREU desnecessariamente e ainda instituiu algo TOLO como a INÚTIL RESSURREIÇÃO? Fico com a IMPRESSÃO de que JESUS não sabia o que ocorreria com o HOMEM quando MORRESSE, pois ao CRIÁ-LOS (pó+fôlego de vida=alma vivente=pessoa viva) ELE tinha CERTEZA, mas na MORTE , ELE deve ter ficado sem saber o que ocorreria no PROCESSO INVERSO. Ai sem saber o que ocorreria instituiu a RESSURREIÇÃO como forma paliativa, por que ELE não tinha CERTEZA! É isso mesmo irmão Sr Adventista?

      Ajude-me por favor!

      Excluir
  3. Irmão Sr Adventista, ou a PARÁBOLA é REAL para o que eles querem e FICTÍCIA para o que eles querem?

    Pois se o DIÁLOGO era REAL e TODOS os SENTIDOS SENSORIAIS estavam funcionando perfeitamente nesta REALIDADE, como que esses SENTIDOS SENSORIAIS funcionavam perfeitamente em FOGO ESCALDANTE e ABRASADOR?

    Ou eles se comunicavam na LINGUAGEM de LIBRAS? Mas e para se comunicar em LIBRAS, necessitavam da VISÃO! Será que a VISTA de ambos duraria o suficiente para TODO esse DIÁLOGO? Vamos analisar:

    O relato BÍBLICO da FORNALHA ARDENTE dos três amigos de DANIEL, nos diz que os SOLDADOS que os jogaram na FORNALHA morreram INSTANTANEAMENTE devido a TEMPERATURA!

    Quem possui a TEMPERATURA mais ALTA e ABRASADORA:

    A FORNALHA de NABUCODONOSOR ou o INFERNO ESCALDANTE e ABRASADOR dos IMORTALISTAS?

    O que você acha irmão Sr Adventista?

    Eu acredito que o INFERNO dos IMORTALISTAS! E você?

    Se for o INFERNO dos IMORTALISTA, como TODOS os SENTIDOS SENSORIAIS duraram tanto tempo para este DIÁLOGO REAL? Simplesmente IMPOSSÍVEL! Mesmo que fosse no MÉTODO de LIBRAS! Por que? Mesmo que as MÃOS e BRAÇOS durassem mais, a VISÃO não DURARIA nada! Totalmente ILÓGICO! Mas os IMORTALISTAS teimam! Então vamos continuar mais um pouco:

    Quem realmente OUVE, FALA, SENTE, CHEIRA e VÊ?

    A >>RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL<< ou o CORPO (alma vivente) ?

    Nesta CONTROVÉRSIA, só pode ser a >>RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL<>HUMANA<< é que se consegue RACIONALIZAR tamanho disparate de REALIDADE em uma PARÁBOLA que nunca, jamais nos trará um fato REAL, mas sim LIÇÃO MORAL! Incrível, não, irmão Sr Adventista!

    ResponderExcluir
  4. Olha a pérola do irmão Luciano Sena:

    "O estado intermediário, segundo um teólogo, aparece como um sussurro na Bíblia... mas está lá!"

    Bom, o TEÓLOGO diz ser o ESTADO INTERMEDIÁRIO um SUSSURRO, mas o irmão Luciano afirma que ele (E.I) "ESTÁ LÁ"!

    Onde irmão Sr Adventista o E.I se encontra na BÍBLIA?

    Para os IMORTALISTAS, enquanto VIVOS temos PARTES (matéria) e a FAMIGERADA >>>RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL<<<, ai quando MORREMOS, o CORPO volta ao PÓ e a ALMA (etérea) que condicionalmente SOBE ou DESCE (não bíblico), pois como você mesmo disse acima a BÍBLIA diz outra coisa, vejamos:

    "Porque o que SUCEDE aos FILHOS dos HOMENS, isso mesmo TAMBÉM SUCEDE aos ANIMAIS, e lhes sucede a MESMA COISA; como MORRE um, assim MORRE o outro; e TODOS têm o MESMO FÔLEGO, e a VANTAGEM dos HOMENS sobre os ANIMAIS não é NENHUMA, porque TODOS são VAIDADE". Eclesiastes 3:19

    Interessante irmão Sr Adventista. A BÍBLIA afirma que quando MORREMOS o PÓ volta para a TERRA e o ESPÍRITO (fôlego de vida e NÃO a “RAZÃO IMATERIAL da ALMA IMORTAL”) volta para DEUS que o deu.

    Mas por incrível que pareça, eles CONTRADIZEM a BÍBLIA e dizem:

    “Não, depende”! O Rico vai para o INFERNO e o pobre vai para o CÉU!

    Chega a ser CÔMICO, pois nos acusam INSISTENTEMENTE de que ENSINAMOS que somos SALVOS pelas OBRAS, sendo que nunca ENSINAMOS e nunca ENSINAREMOS tal ABERRAÇÃO! Mas irmão Sr Adventista, na PERSPECTIVA dos IMORTALISTAS referente a PARÁBOLA do RICO e do LÁZARO eles não cometeriam DOIS erros básicos:

    Enquanto DEUS afirma que o PÓ volte a TERRA e o ESPÍRITO (fôlego de vida) volte para Ele, mas eles REFUTAM a DEUS dizendo que não! Deus está EQUIVOCADO! Pois segundo a PARÁBOLA o POBRE vai para o CÉU e o RICO vai para o INFERNO! Mas os IMORTALISTAS é que devem estar certos mesmo!? Será?

    Não estariam eles também afirmando que seríamos SALVOS pelas OBRAS? Engraçado que eles sempre nos acusam DISSO, mas parece que eles é que pregam tal ABERRAÇÃO diante da PARÁBOLA literalista! Não somos SALVOS pela GRAÇA mediante a FÉ irmão Sr Adventista? Ou seria nossa condição SOCIAL que define para onde vamos? Ou melhor, para DEUS quando MORREMOS temos DESTINO ÚNICO e CERTO, a SEPULTURA e seu FÔLEGO de VIDA (espírito) volta para Ele que o deu tanto dos SALVOS quanto dos PERDIDOS (e animais também Ec 3:19), mas para os IMORTALISTAS, NÃO! Além de DOIS destinos DISTINTOS, a SALVAÇÃO é de mérito HUMANO, ou seja, se você quer se SALVAR, seja pobre, mas SE NÃO, seja RICO! Estranho não é mesmo Sr Adventista?

    Então, o ESTADO INTERMEDIÁRIO seria o que? Se não está vivo por que morreu e se não é uma ALMA ETÉRA (desencarnada) por que possui TODOS os SENTIDOS SENSORIAIS, mas sem CORPO físico e mesmo no FOGO INFERNAL, os SENTIDOS não são DESTRUÍDOS! O que é então o ESTADO INTERMEDIÁRIO? Um ZUMBI? Ou seja, não está VIVO por que morreu e não é uma ALMA ETÉREA DESENCARNADA, pois sem CORPO, não podem EXISTIR a RAZÃO e os SENTIDOS SENSORIAIS! Ai, um ZUMBI faria algum sentido, pois não está nem VIVO, nem MORTO, mas é um VIVO-MORTO! Não pode MORRER, pois já está MORTO e deve ser por isso que o RICO tinha TODOS os seus SENTIDOS SENSORIAIS em pleno funcionamento no fogo ESCALDANTE e ABRASADOR do INFERNO. Seria isso o ESTADO INTERMEDIÁRIO?

    >>>ZUMBI<<< é BÍBLICO Sr Adventista? >>>ZUMBI<<< EXITE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que algum irmão conhecedor da doutrina do estado intermediário, explique-nos estas questões!

      Quanto ao estado intermediário eu encontrei o único verso na Bíblia que sugere tal estado intermediário. Porém lamentavelmente este verso foi acrescentado à uma das versões da Bíblia por um crente na imortalidade da alma:

      "O Novo Testamento diz bem pouco acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição..."

      "Talvez, a passagem mais clara do Novo Testamento, que trata da condição do ímpio morto durante o estado intermediário, seja a de 2 Pedro 2.9: “O Senhor sabe como livrar os homens justos de provações e como reservar os injustos para o dia do juízo, enquanto continua sua punição” (NIV)

      http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/09/a-condicao-dos-impios-entre-morte-e.html

      Esta pedaço de texto "enquanto continua sua punição" único verso que parece validar a crença no estado intermediário, não existe na Bíblia e foi acrescentado!

      O interessante é que este tipo de ministério apologético bem sabe que se trata de um acréscimo, mas não alertam isto a seus leitores. Pode abrir sua Bíblia aí irmão Alexandre e procure para ver se existe este TRECHO que os imortalistas acrescentaram no qual a firma que é o trecho bíblico que apoia o estado intermediário!

      Enfim, sendo que tal trecho não existe na Bíblia de fato tratando de um acréscimo, então lá se vai o único e suposto trecho que apoiaria a imortalidade da alma em seu estado intermediário.

      Agora veja até que ponto o indivíduo é capaz de chegar, a fim de tentar validar tal doutrina de irugen grega, inexistente na Bíblia Sagrada!

      E quem tem pregado esta heresia na forma de acréscimo, tem sido alguns calvinistas extremados, que parecem não estar muito preocupados com a fidelidade à Bíblia Sagrada, na integridade de seus versos.

      http://cincosolas.blogspot.com.br/2013_08_01_archive.html
      http://bereianos.blogspot.com.br/2013/08/o-estado-intermediario-dos-mortos-impios.html#.VFkeB25siUk

      Abramos os olhos irmão Alexandre, pois estão se atrevendo até mesmo a fazer acréscimos à Bíblia sagrada, de forma a apoiar tal doutrina do "estado intermediário", inexistente e inexplicável através da Bíblia Sagrada.

      Excluir
  5. Lastimável irmão Sr Adventista! Abraços e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.