sábado, 9 de agosto de 2014

Doutrinas bíblicas que as igrejas não tem coragem de pregar - O juízo dos salvos está na Bíblia?


Juízo pré-advento - A apresentação dos salvos
Quem, e porque!

Infelizmente, nem todos que um dia se batizaram alcançarão a salvação, pois a apostasia é sempre um risco corrente. E não apenas a apostasia, pois a Bíblia alerta que entre o povo de Deus haveria sempre dois caminhos, um difícil e apertado que conduz à salvação e um largo e espaçoso e que leva à perdição.

Que os que rejeitaram a Cristo e que nunca fizeram parte do povo de Deus, estarão automaticamente perdidos, estará claro na Bíblia, mas e quanto aos que um dia fizeram parte do povo de Deus mas acabaram se desviando, vivendo então uma vida de pecados ou caindo em apostasia?

Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17

Pedro prossegue mostrando que o caminho, mesmo do salvo, sempre será difícil e muitas vezes ainda com sofrimentos:

Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios. 1 Pedro 4:15

Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem. 1 Pedro 4:19

A Bíblia ensina que todo o mundo será julgado e este 'todo o mundo' se refere a todo o ser humano, bem como as nações da terra:

Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14

Estas obra serão trazida, no caso dos justos, não a fim de condená-los mas a fim de confirmar a salvação de cada um.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1

A permanência em Cristo após tê-lo aceito, portanto, é a garantia de que cada um terá a sua salvação. Deste modo a salvação só é perdida ao se afastar e Cristo ou rejeitá-lo caindo em apostasia. O afastamento de Cristo é causado pela prática do pecado, pois o pecado SEMPRE resulta em um afastamento do ser humano de Deus. A apostasia porém se dá pela DESCRENÇA Naquele que um dia foi o salvador de sua vida e como somos salvos mediante a fé, a perda total desta fé inevitavelmente implica na perda da salvação.

Quanto aos que levam uma vida de permanência em Cristo mas, ora ou outra, cai em tentação e acaba pecando, a Bíblia nos traz uma observação:

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1

A Bíblia nos diz que todos, inclusive nós, os salvos, compareceremos diante do tribunal de Cristo ao passo que nos revela, também, o objetivo de comparecermos diante deste tribunal:

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Coríntios 5:10

Este comparecimento porém é representativo, na figura de Cristo atuando como nosso intercessor e advogado:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1

Tal advogado provê perdão pelos nossos pecados:

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:2

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 1 João 2:12

Significa que Cristo está sempre trabalhando em prol de nossa absolvição!

Mas afinal de contas, quando ocorre esta absolvição?

Sabemos que esta absolvição não pode ocorrer em vida, uma vez que o destino de uma pessoa só é selado através da morte, ou por meio do evento que haverá entre os vivos e que se refere ao fechamento da porta da graça (deixando-se de lado o pecado contra o Espírito Santo).

Se estaremos entre ou salvos, ou não, dependerá se nossos nomes terão permanecido, ou não, no Livro da Vida.

Somente tendo seu nome apagado deste livro e não se arrependendo de forma a ter seu nome novamente ali escritos é que uma pessoa poderá definitivamente se perder.

Mas este livro nos diz apenas acerca daqueles que foram salvos, mas não nos diz o porque destes terem sido salvos, por isto no céu existem registros de cada coisa boa ou má que fazemos.

Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14

Estes registros servirão para mostrar que a decisão de Deus em manter o nome daqueles salvos no Livro da Vida foi justa para que, então, os registros daquelas pessoas possam ser descartados.

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:18-19

Esta eliminação dos registros é simbolizado pela representação cerimonial da Purificação do Santuário que ocorria no Dia da Expiação.

"...O Senhor, que é bom, perdoa todo aquele
Que tem preparado o seu coração para buscar ao Senhor Deus, o Deus de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário." 2 Crônicas 30:18-19

Esta purificação do santuário trata da extinção total dos registros dos pecados dos salvos contido no Santuário Celeste segundo aqueles que possuem seu nome inscrito no livro da vida.

Quanto aos que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida e que portanto não passaram por este juízo pré-advento que resulta na eliminação total dos registros dos pecados dos salvos, estes passarão por um outro juízo, pós-advento, que é conhecido como O Juízo Final:

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15

Este é um breve resumo, uma visão geral acerca do juízo dos salvos, a Bíblia nos fornece porém dados e informações detalhadas acerca deste assunto.

http://novotempo.com/licoesdabiblia/videos/licao-9-o-juizo-pre-advento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.