sexta-feira, 27 de junho de 2014

O amor e a guarda dos mandamentos

Batismo, compromisso de arrependimento e fidelidade

Dirigindo-se aos batizados, em diversas passagens, ao falar sobre o amor, Cristo insistentemente inclui a guarda dos mandamentos.

"Se me amais, guardai os meus mandamentos." João 14:15

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." João 15:10

A guarda dos mandamentos é uma consequência do amor a Deus.

A Bíblia diz:

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:8

"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." 1 João 2:4

O termo 'conhecer a Deus' tem o mesmo sentido de 'andar com Deus', ser íntimo de Deus.

O conhecimento de Deus, portanto, em sua essência, é algo prático e não teórico, portanto a leitura constante da Bíblia não nos trará um pleno conhecimento(1) de Deus, mas sim a guarda de SEUS mandamentos.

Portando, não apenas lendo o amor e a santidade se conhecerá a  Deus, mas vivendo-os.

Hoje, muitos cristão tem enaltecido o caráter amoroso de Deus, porém esquecido seu caráter santo. Outros tem enaltecido o caráter de santidade, mas esquecido do amor.

Amor e santidade tem que andar jutas e devem fazer parte da vida de um convertido, isto lemos na vida do Senhor Jesus, mas a pergunta que fica é:

Quantos desejam vivê-los?

(Sr. Adventista)



(1) Nas questões do amor e da santidade.

5 comentários:

  1. "O conhecimento de Deus, portanto, em sua essência, é algo prático e não teórico, portanto a leitura constante da Bíblia não nos trará um pleno conhecimento(1) de Deus, mas sim a guarda de SEUS mandamentos."

    Contradições, sobre contradições!!

    Ora, ora! Como poderá uma criatura humana obter conhecimentos e praticar os Mandamentos de Deus em sua 'essência', senão, pelo conhecimento através do estudo de Sua palavra?

    Ou seja, como praticar algo, se primeiramente não tiver acesso e aprendizagem da parte TEÓRICA que consta sobre as questões de como proceder segundo o que se pede? (segundo o que Deus quer)?

    Primeiramente vem a teoria, depois a prática. A realização não pode vir antes da "idealização".

    Portanto, é um contra-senso afirmar que: "a leitura constante da Bíblia não nos trará um pleno conhecimento de Deus...".

    Então... para quê serve a Bíblia?

    ResponderExcluir
  2. "Bem “anônimo” se o amigo fosse um pouco mais atento ao analisar o meu comentário, teria lhe poupado o esforço de vãs repetições, e com todo o respeito prosseguiria de forma lúcida e progressiva." (Gênes Soares)

    Pois é amigo Gênes, não apenas nos comentários, mas nosso amigo Joel tem este mesmo costume em questão de artigos:

    "portanto a leitura constante da Bíblia não nos trará um PLENO conhecimento(1) de Deus".

    Ou

    Portanto a leitura constante da Bíblia nos trará apenas um conhecimento parcial.

    Joel não passa de um criador de caso, que se faz de desentendido quanto ao que os outros escrevem.

    E continua a agir, como se não tivesse pregado mentiras aqui por meses e anos, se passando por algo que não era e ainda se considera apto a corrigir as outras pessoas.

    Creio portanto, que o amigo esteja perdendo tempo em explicar algo ao Joel. Creio que ele esteja entendendo perfeitamente aquilo que estivemos escrevendo, apenas que lhe convém, criar caso.

    E creio que o amigo tenha percebido de que, o Joel, tem apenas sondado o amigo, a fim de que lhe dê brecha para começar com suas críticas testando então sua paciência a fim de criar ponto de apoio para retomar os seus insultos.

    Mas o amigo tem agido bem não lhe dando motivos, e este é o espírito.

    "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;" 2 Timóteo 2:24

    Quando este perceber que não conseguirá mais nos fazer entrar em suas provocações, se frustrará e procurará outro canto para se aninhar.

    Deus lhe abençoe pela sua paciência irmão Gênes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo Sr. Adventista, só não imaginava que o mesmo regredisse assim a tal nível ao ponto de usar quem sabe até outro codinome.

      Que Deus continue dando também paciência ao irmão.

      Excluir
    2. É óbvio, pode ser uma questão até de ética, um adventista não expor os disparates do outro "irmão", em um espaço que muitos tem acesso, e assim por em xeque a sua credibilidade.

      Ao contrário de quem realmente prima pela verdade que não se omite em momento algum.

      Um adventista que desconhece até mesmo o número de doutrinas de sua Denominação, como terá a moral ou a capacidade de defender com coerência certos temas Bíblicos?

      O negócio do sr. Adventista, é levantar falso testemunho contra o próximo, Dissimular sobre questões que foge da sua compreensão, e mudar o curso do "Discurso", querendo se passar por "doutor".

      E o Gênes Soares, IDEM!

      Excluir
    3. O amigo diz se primar pela verdade, é brincadeira viu!

      Não consegue aceitar o seu equívoco de interpretação, e tenta se destacar como defensor daquilo que mal tem força e humildade para aceitar.
      Portanto “anônimo” se de fato o amigo não é o Joel me perdoe, pois tanto a escrita quanto á debilidade de interpretação é bastante similar ao ponto de confundirmos as duas pessoas.

      Mas se de fato é o Joel, não passa de um troll como bem disse o irmão Jair.

      Portanto a dissimulação e a tentativa de se passar como “doutor” se aplica a você mesmo que mal consegue interpretar uma simples frase e neste quesito tanto o Joel quanto o amigo são idênticos.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.