domingo, 29 de junho de 2014

Resposta - O Desafio de Azenilto – Como Criticar as Testemunhas de Jeová e justificar a Igreja Adventista? - Parte 2



Os próprios presbiterianos que visitam este blog, não dão bola para este tipo de artigo, por que haveríamos de dar?

Trata-se de uma análise sob um ponto de vista puramente preconceituoso.

Fica um ar de:

"Alguns fundadores eram anti-trinitarianos, logo, todos os adventistas hoje são anti-trinitarianos, embora tenham a crença da trindade em suas crenças fundamentais. E por isto constituem uma seita".

Porém todo mínimo conhecedor de nossa religião, sabe que cremos na trindade desde a fundação.

Credo adventista:

2. A Trindade
Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo, e sempre presente. (Deut. 6:4; 29:29; Mat. 28:19; II Cor. 13:13; Efés. 4:4-6; I Pedro 1:2; I Tim. 1:17; Apoc. 14:6 e 7).

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/12/igreja-adventista-do-setimo-dia-crencas.html

Luciano Sena pretende que, quando um adventista diga que é trinitariano, alguém responda que não é de fato, porque alguns de seus fundadores não o eram.

Isto chama-se preconceito.

Pretender que se julgue cada adventista hoje, pela crença de alguns milleritas. Utilizando o que havia de errado em integrantes do movimento millerita, como modelo e imagem de um adventista hoje.

Porém o melhor "modelo" que se encontra dos adventistas daquela época, na minha opinião, está na pessoa de Ellen White, metodista trinitariana.

Tal escritora, passou pelo movimento millerita, movimento adventista, até se filiar à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Porém, aí não convém usar tal co-fundadora como modelo! No quesito de crenças e comportamento, Luciano Sena trata logo de levar o pensamento de seus leitores para longe de tal pessoa.

E ninguém melhor do que a própria Ellen G. White, para falar de suas experiências nestes movimentos e também de sua própria história, bem como do adventismo.

Fato é de que não precisamos das informações picadas e formatadas do amigo Luciano Sena, basta ir às fontes primárias e ler alguns livros de Ellen G. White.

Lá estão a história dos adventistas do sétimo dia e todos os fatos que ocorreram nesta época.

Imagine o volume de um pacote contendo 100 folhas de papel.

Agora imagine mil destes pacotes colocados uns sobre os outros.

Pois este se constitui o volume de escritos de Ellen G. White.

100 mil páginas de manuscritos!

Parte do conteúdo destes manuscritos estão contidos em 100 livros disponíveis atualmente.

Todo o resto está disponível, no Centro White de Pesquisa e os escanners dos originais podem ser obtidos através de um DVD, onde estão incluídos também, documentos históricos da época acerca do movimento de reavivamento, do movimento millerita, movimento adventista e da fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas doutrinas. Além de cartas e recomendações escritas de próprio punho pela Sra. White e biografia dos fundadores e co-fundadores desta igreja.

Mas Luciano Sena não quer que se passe estas informações para seus leitores.

Fato é que enquanto os adventistas apenas discutem seus artigos, dando ibope, está tudo bem.

Mas quando a atenção dos leitores é dirigidas às fontes primárias, como os livros doutrinários adventistas, a própria Rede Novo Tempo de rádio e TV, ou os livros de Ellen White, aí a coisa muda de figura!

Luciano Sena parece incentivar que se conheça o adventismo, mas não pela leitura de seus materiais, mas sim pela dependência de seu próprio ponto de vista acerca do adventismo.

Em sua pretensa sinceridade, não tem recomendado a leitura de algum livro adventista que tenha lido, ou analisado!

Ao invés de incentivar seus leitores à estudarem os materiais adventistas e construírem a sua opinião (assim como ele próprio haveria de ter feito), incentiva apenas que seus leitores acompanhem seus artigos e seus próprios materiais.

Luciano Sena quer pretender passar que tenha um conhecimento que não tem, um conhecimento maior do que a própria igreja acerca de sua história e suas doutrinas.

Educadamente, a amigos como Luciano Sena, pastores que vemos na Rede Novo Tempo, tem por costume, se referir como:

Desinformados!

Porém, notamos que trata-se de má fé mesmo, movida por um sentimento anti-adventismo e não pelo desejo de conhecer mais acerca do adventismo, compartilhando isto com seus leitores.

16 comentários:

  1. Os Adventistas mudaram a sua principal doutrina depois que a profetiza Ellen White morreu !

    Ellen White em 1903 escreveu que nenhum "alfinete" seria mudado no que Deus lhes havia revelado nos últimos 50 anos.
    Porém, o preconceito da comunidade evangélica americana falou mais alto, quando classificava os Adventistas de "uma seita do grupo das Testemunhas de Jeová."

    Havia boas razões para esse preconceito, pois Charles Taze Russell (fundador das Testemunhas de Jeová) foi Adventista em sua mocidade.

    Adventistas e Testemunhas de Jeová eram parte do restrito grupo dos que não acreditavam na doutrina da Trindade, e igualmente eram mal vistos pela comunidade evangélica americana..

    O que você pensa de uma igreja que pregava que 'tinha' a verdade, e depois mudou para outro deus?

    -Bom, eu (anônimo) não creio em nada disso; como a Trindade e "deus/homem" (duas crenças pagãs) que foram "cristianizadas". Mas estou copiando aqui alguns pontos, que evidenciam as incoerências dos Adventistas ao longo do tempo, em se tratando de suas próprias crenças:

    "Hoje, a igreja Adventista nega que Jesus é o Filho de Deus; diz que era filho aqui na Terra. Isto é: Está negando João 3:16 onde diz que "Deus enviou o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (logo, Jesus era filho quando foi enviado por Deus a essa Terra)"

    Ou seja... "A segunda doutrina Adventista diz que os três são "coeternos", o que quer dizer que, Jesus além de não ser o Filho de Deus, também NUNCA morreu!"

    Porém, as coisas nem sempre foram assim ! A mudança oficial não faz mais do que 25 anos. Uma mudança não oficial aconteceu em 1931 quando apenas 4 administradores em Takoma Park, Maryland, mudaram a doutrina que aparece no Year-Book de 1931, mostrado nas páginas seguintes.
    A alegação para a mudança, foi que isso facilitaria a entrada da igreja em países Africanos. (não apresentaram uma justificativa bíblica)

    A verdadeira razão da mudança, foi a incômoda opinião evangélica Americana, que identificava os Adventistas como uma seita do grupo das Testemunhas de Jeová.
    Russel, fundador das TJ, foi Adventista em sua mocidade e foi quando aprendeu a doutrina do Deus único.
    Mudar a doutrina do Deus único, ajudaria se distanciar das Testemunhas de Jeová, Igreja de alta rejeição por suas crenças radicais, quanto a transfusão de sangue, e não saudarem o pavilhão nacional.

    (mais detalhes em www.alvorada.us - ou www.adventistas.ws ou .net)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôah! Joel, mais uma vez se revelando! Assumindo sua parte partidária do adventistas.ws. O que houve com aquele Joel dado ao judaísmo e que não teria parte neste tipo de apologética?

      Poxa! A carapuça anda caindo mais rápido nestes últimos meses do que pôde nos últimos anos, pudemos acompanhar o cair da máscara de um clássico Adailton da vida e agora começamos a notar, debaixo da mesma máscara, a face de um Imperador da vida.

      Creio que, logo mais, deixará de lado o bordão de ser um crente no Eterno, assumindo enfim a sua posição de cético em relação a Deus e profundo desgostoso com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

      É assim mesmo, deixe cair aos poucos os cacos da máscara, amigo Joel. Vai ver como, ao final, irá se sentir mais "leve".

      Excluir
    2. Joel=EDITOR do 'ex-adventistas'=anônimo.O motivo porque o mesmo vive mudando de Nick jamais saberemos...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Como o "senhor" adventista possui um raciocínio meio lento ou muita má fé, então não me custa nada "so-le-trar". Apesar de que, fui claro no único parágrafo que escrevi, que o que fiz foi apenas citar esses pontos para 'evidenciar' as INCOERÊNCIAS adventistas, sobre no que realmente criam, e no que passaram a crer a partir de 1980, quando acrescentaram oficialmente a Trindade Católica (pagã) em vossas crenças.

      Ou seja, o que disse claramente é que, vocês, adventistas atuais, desconhecem complemente a história sobre as mudanças e as adaptações que vossas crenças sofreram durante muito anos. Pois, o que sempre falou mais alto, foram os interesses da administração adventista com sua política da "boa vizinhança".

      Mas, suponho que isso seja muita coisa para tua cabeça!

      Talvez seja por isso, que o caro colega declarou que a IASD só possui 27 doutrinas fundamentais. O teu cérebro, sr. adventista, ainda não se deu conta da tal mudança.

      Então, vir com essas conversas moles de 'máscara cair' e blá blá blá, além das tuas dissimulações infantis, isto deve-se ao fato de você ser um Adventista completamente inocente, no se que se refere a fundação e a realidade da formulação de vossas crenças; bem como, a aceitação e adoção de um dogma "prontinho" da ICAR, como uma espécie de troca de "favores".

      Eu tenho que lhe dar um desconto, já que é um completo ignorante em relação a esses assuntos. Uma realidade que o mundo inteiro conhece, mas que, os "alienados" ignoram, porque são fácil e continuamente tapeados pelos seus ditos 'ungidos', que sempre omitiram a verdade.

      Isso não é nenhuma novidade!

      Excluir
    5. Pois é, irmão Jair, veja como o Joel Santos fala bobagens:

      http://www.novamenteadventistas.blogspot.com.br/2014/07/como-o-novo-testamento-chegou-ate-nos.html

      Joel Santos é um cético, dado a teorias.

      Conspiracionistas, sensacionalistas, teóricos, são as fontes de pesquisa desta pessoinha amargurada.

      Excluir
    6. É inútil querer alertar um "cego", quando esse é estúpido, da existência de um precipício à sua frente. E outros que já estão num estágio mais avançado de "cegueira", já estão dentro do abismo e não se dão conta disso.

      Então, é perda de tempo dialogar com quem está preso a dogmas, e escravo de um sistema religioso. E ainda, portador de um enorme cinismo e dissimulado como sempre foi; mas nunca apresenta uma argumentação que faça sentido.

      Tá achando que está por cima da "carne seca"?
      Então, vai achando.

      Pobre iludido!

      Excluir
    7. O tempo vai mostrar quem são os verdadeiros iludidos,anônimo/Joel/Joel Santos/EDITOR do 'ex-adventistas'.

      Excluir
    8. Você está pedindo para levar uma lição de moral, igualzinho aquela que o sr. Adventista levou do Décio. Fica aí citando o Editor do Blog "Ex-adventistas" no meio das tuas conversinhas sem futuro.

      Só quero ver como você vai se sair, caso ele ou o Décio vier a te questionar sobre estas tuas tolices.

      Se não tem nada de útil para dizer, como diz o ditado, então feche a tua "matraca".
      Aliás, até agora, eu nunca vi você argumentar sobre quaisquer assuntos; seja para defender a tua opinião ou a tua crença. É somente um "agitador/perjuro" sem noção daquilo fala fala!

      Excluir
    9. Ôah! Joel Santos agora fazendo tietagem com o Décio!

      E quem lhe deu autoridade neste blog para mandar os outros participantes "fecharem a matraca"?

      Estou dando ao Jair a mesma liberdade de se manifestar que sempre dei ao amigo. Se o amigo não gostou do comentário do amigo Jair, então mude de atitude e deixe de atuar como um falsário entrando a toda hora com um pseudônimo novo, como se fosse uma nova pessoa, após ter sujado o antigo.

      Deixe também de se passar por outra pessoa! Enfim, cresça e deixe de molecagem.

      Não era o amigo "anônimo" que jurava de pés juntos que não era o joel Santos? Com perdão da expressão, que "cara" hein amigo? Agora assume com conforto a identidade que antes negara, e ainda quer dar lição de moral.

      Se o amigo ainda não notou em sua mente insana, o amigo aqui está mais sujo do que pau de galinheiro, se é que não entendeu desde o princípio ao que me referi quando disse que aqui não era poleiro.

      Este blog está cheio das condutas e más atitudes de pessoinhas como o amigo e o Adailton. Portanto perceba amigo anônimo, que o amigo é quem não está "por cima da carne seca".

      Quem adentra a este blog, tem acesso à toda má educação do amigo nos mais variados pseudônimos que utilizou.

      Pessoalmente não considero o amigo hoje mais do que um criador de caso e creio que esta seja também a opinião da totalidade.

      Aquela imagem que o amigo pretendia colocar aqui, de ex-membro adventista, profundo conhecedor de nossas doutrinas e estudioso dos escritos hebraicos, conhecedor a fundo da história da igreja Romana, caiu na imagem de um falsário que tão somente se entupiu de vídeos e pregações de teóricos sensacionalistas, conspiracionistas, e que nas horas vagas costuma agir como um moleque, trollando as pessoas e blogs alheios que discordam de seu pensamento.

      Significa, que aquele Joel que o amigo pretendia enaltecer com o uso deste blog, caiu por terra, assim como aquele seu "anjo colaborador".

      "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!"

      Isaías 14:12

      Veja que até mesmo pessoas que ante se admiravam daquela imagem de um Joel comedido e profundo conhecedor de variados assunto, se desvaiu e caíram em decepção, como foi o caso da amiga Maria Gonçalves.

      Assim, Joel Santos, aprenda a lição, de não se apresentar nos blogs alheios, pregando uma coisa que não é! Não funciona! E o amigo apenas cai em vergonha! Tanta vergonha que não tem, a princípio, coragem de assumir seu antigo pseudônimo e fica tentando e tentando novamente estabelecer uma outra imagem falsa, fracassando novamente em seu intento, pois suas más atitudes sempre voltam a aflorar, entregando novamente quem o amigo é na verdade.

      Em suas investidas, o amigo não tem tentado apenas se enaltecer, mas também diminiuir as demais pessoas que participam deste blog.

      Todos os irmãos adventistas que participam aqui demonstram ter um conhecimento incomparavelmente superior ao do amigo em matéria de Adventismo, pessoas como Gênes Soares, demonstram possuir muito mais conhecimento teológico Bíblico do que o amigo!

      E não é de se admirar, pois, o amigo é formado em que mesmo? Estudou onde mesmo? Conheceu o adventismo e tudo que tem pregado onde mesmo?

      Na internet, amigo Joel?

      Sua pessoinha pretende diminuir as demais pessoas, e até mesmo estudiosos acadêmicos como o prof. Rodrigo Silva com argumentos e não com conhecimento!

      E as atitudes deste Joel hoje se resume nisto:

      Boca cheia, porém, com mente vazia de real conhecimento!

      Excluir
    10. Hum... Estás de "saltinho alto" hoje sr. adventista?

      E quem lhe deu autoridade neste blog para mandar os outros participantes "fecharem a matraca"?

      Resp.:Não se lembra que sempre te disse, que você calado é um poeta?
      Então? qual é a diferença desses que só falam asneiras, manterem-se calados ou fecharem a "matraca"? Escolha.

      Você já provou que um é cristãozinho Bipolar. Cada dia se manifesta de uma forma diferente. Ora, quer dar uma de conselheiro espiritual, demonstrando uma pseuda humildade; ora, roda a "baiana", como acabou de fazer (rs). Tá achanado que engana?

      Você não é melhor nem que o tal do Adailton em termos de moral. E juntando vocês três Adventistas, não representa sequer uma "perna" da capacidade do Joel e nem do anônimo. São um fracasso, quando o assunto se trata da exposição de um relato Bíblico.

      Por outro lado, são "bons" em dissimular, pois é a lição de casa que receberam da 'co-fundadora' de vossa denominação. Por isso que...
      Falsário é você e sua corja, adventistinha "meia-boca".
      Como pode um filho da mentira (do falso movimento de 1844); querer falar sobre o que é "moral"? Ou seja, se a minha moral foi sujada aqui, como disse; o que dizer de quem nem moral tem?

      Como é? Todos os Adventista que participam aqui demonstram conhecimento? Bom, quem sabe você esteja excetuando vocês três, não é mesmo?
      Porque até agora, não vi nada de um extraordinário conhecimento da tua parte e nem dos outros. É só falácia e a "paixonite aguda" pela dona Branca.

      O doutorado do Rodrigo Silva ou, o pseudo conhecimento do L.Quadros, só tem algum valor para fanáticos cegos como vocês; porque tudo que esses caras "vomitam" vocês engolem; e depois ficam rotando isso que chamam de conhecimento.

      Você e teus delírios! Se este Blog está cheio de más condutas, é primeiramente, devido ao teu hábito antigo de levantar falso testemunho indiscriminadamente a qualquer um não adventista, e também obrigar as pessoas responderem à altura as tuas provocações. Aí, depois fica se lamentando!

      E ainda, por tua incompetência em gerir esse negócio.

      Ah! E já que mencionou novamente o tal "Anjo colaborador", demorou um pouco, mas apareceu aí o teu "anjo" defensor. Basta o "filhinho" começar a choramingar, que de repente a mãezona surge do nada para lhe acudir.

      São todos farinha do mesmo saco.

      Excluir
    11. Pois bem Joel, eu não poderia afirmar tal coisa categoricamente antes, porque não cabe a mim diagnosticá-lo, mas já que o amigo tocou no assunto, colocando, mais uma vez, o complexo refletivo diante do amigo...

      "Deste modo o indivíduo refletivo, passa a acusar pessoas próximas de conterem características que na verdade não pertence a pessoa acusada, mas sim a própria pessoa que acusa.”

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/analise-do-blog-ex-adventistas-o.html

      Sim, o amigo demonstra ser bipolar!

      Já lidei com várias pessoas portadoras deste tipo de transtorno de personalidade.

      E sua pessoa continua colocando em outrem a responsabilidade sobre suas próprias atitudes, porém, cada um responde por suas atitudes individualmente. Sendo que o amigo não é capaz de controlar suas emoções, significa que é o amigo quem está tendo problemas nesta área. e não os demais que tem conseguido se controlar.

      Vejo em seus tímidos insultos um clamor de que pede por socorro e um mínimo de atenção. Bem ou mal o amigo tem procurado tal atenção aqui neste blog.

      Vejo dia-a-dia a revolta que lhe consome, e me condôo com sua situação, mas a mão que tem sido estendida por várias vezes, o amigo tem considerado como um insulto.

      Portanto Joel, o problema não estão nos outros, como se todos os outros aqui é que tivessem com um problema sério a ser cuidado!

      Aconselho ao amigo a buscar ajuda, em tom de urgência, pelo bem do amigo. O amigo está em um estágio insociável e se não tratar agora, a questão tende apenas a piorar.

      Se o amigo me desse permissão, entraria em contato com a família do amigo, a fim de ajudá-lo.

      Deixo então à cargo do amigo, de procurar tratamento.

      E como o amigo não tem conseguido se controlar, iniciarei a suspensão de seus comentários, colocando um dossiê contendo os motivos juntamente com as participações feitas pelo amigo neste blog, por todo este tempo, justificando os motivos que me levaram a tomar tal medida.

      Então pense bem no comentário que irá escrever aqui logo em seguida, pode ser que seja o último.

      Excluir
    12. Os comentários de Joel/joelSantos/anônimo/EDITOR/Guilherme CDS, dentre outros e que constituem uma mesma pessoa estão indefinidamente suspensos!!!

      Agradeço a atenção de todos.

      Excluir
  2. O Joel poderia ter feito amizades neste blogue se tivesse exprimido a sua opinião sem caluniar ninguém. Mas como gostava muito de usar palavras-chave, tipo «dissimulação», «cegueira», «tolices», «enxerida», «fofoqueira», «farsa», «asno», não conseguiu convencer ninguém após dois anos de reinado. Já viu o que ele perdeu, sr. adventista? A possibilidade de transformar o sr.adventista num ex-adventista! Perdeu uma admiradora ateia que se poderia ter convertido à adoração do Deus Único! Poderíamos estar os dois a confraternizar com a Thora aberta diante de nós, a trocar e-mails, a viajar com as famílias ao encontro um do outro. Assim, o que resta? Um rapazola cheio de acne que chumbou nos exames para a universidade ou que reprovou na disciplina de História e que agora se entretém copiando das suas enciclopédias. O Joel ia tão bem nas suas exposições mas não resistiu à arrogância. Um Homem verdadeiro, com H grande, não faz isso. O sr.adventista mostrou emoções ao longo do seu blog, mostrou as suas falhas (como qualquer um de nós, incluindo eu), mostrou o seu sentido de humor, mostrou empatia, mostrou o seu «eu» pecador, revelou-se sem dúvida. Defende as suas convicções, um dia poderá mudar mas terá que ser convencido por um comentador a sério, não um comentador fraudulento que inspira reações negativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo amiga Maria Gonçalves!

      E obrigado pela defesa que fez de minha pessoa no diálogo com o Décio, que Deus lhe recompense por isto. São pessoas como a amiga que incentivam a continuar com o meu trabalho.

      Também sinto que falhei para com a amiga, mas tenho esperanças de que a amiga podendo algum dia olhar em contemplação para a pessoa de Cristo e não para pessoas falhas, miseráveis e pecadoras como este que vos fala, a amiga possa ver e entender a beleza do amor de Deus.

      Que Deus lhe abençoe ricamente.

      Excluir
  3. Olá. Quero informar a todos os que comentaram que há um site que se preocupa em mostrar o trinitarianismo dentro da IASD desde seus primórdios, bem como desmascarando as mentiras dos antitrinitarianos atuais.
    Acessem o blog: www.adventistastrinitarianos.blogspot.com.br e vejam que os comentários dos dissidentes atuais não estão sem resposta.
    Este site só publica artigos sobre a Trindade. Já tem mais de 90 postagens. Leiam e comentem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.