sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Resposta - 'Sou evangélico, mas estou pensando em me tornar Adventista.'

Em resposta ao artigo:

https://mcapologetico.blogspot.com.br/2017/11/sou-evangelico-mas-estou-pensando-em-me.html

Tentando combater a igreja com uso de mentiras, irmão Luciano? Os tais citados em seu artigo estão realmente falando acerca das crenças adventistas, porém há um detalhe que os irmãos não estão levando em consideração. Grande parte dos que os assistem simplesmente não estão acreditando nas coisas que tais "apologistas" tem dito, primeiro porque boa parte já teve contato com o real ensinamento adventista, segundo porque boa parte pesquisa em sites oficiais para verificar se o que ouviram corresponde à verdade, terceiro que algumas acusações são tão absurdas que os próprios anti-adventistas percebem que parte das acusações não são verdadeiras.

O gosto que fica na boca de quem percebe as falsificações e distorções é o da injustiça e o que fica na mente das tais é como o ódio por uma denominação pode levar pessoas, até mesmo renomadas como o irmão mesmo disse, a praticar o abominável ato da mentira.

A pergunta então que paira na mente de muitos cristãos sinceros da IPB, porque há muita pessoa sincera e justas na IPB é o porquê de alguém tão bem instruído como Augustus Nicodemus se dispor a também rebaixar-se ao uso de falsidade a fim de combater um grupo religioso o qual não concorda.

Entre pedidos de desculpas aparentemente sinceros, um outro irmão se aproxima dos adventistas juntamente com seu "grupo secreto" a fim de espionar e em seguir delatar erros dos irmãos, debaixo de sua confiança.

Pergunto, o que os irmãos e apologistas como Azenilto, fizeram de tão ruim para receberem facadas de todos os lados por parte destes irmãos raivosos que supostamente estão a pregar "o amor de Cristo" aos Adventistas do Sétimo Dia?

Os quais fizeram uso de sua liberdade religiosa e liberdade de consciência para pregarem aquilo que creem da mesma forma que demais cristãos e apologistas utilizam desta mesma liberdade, não é isto?

Discriminação e preconceito disfarçado de boas intenções é isto que tenho notado na apologética brasileira durante estes anos que tenho estudado os vários nichos de profissão de crenças no Brasil.

Veja que se irmãos têm aceito as razões ensinadas pelos adventistas é porque percebem que as doutrinas ensinadas pelos adventistas estão em maior harmonia com os ensinamentos bíblicos. Estes cristãos tem a oportunidade de indagar seus pastores, pedir explicação e elucidação muitas vezes para assuntos que nunca viram serem tratados nas suas igrejas.

O sábado por exemplo não é ensinado nestas igrejas, mesmo sendo um dos mandamentos mais tratados por Deus e a suposta base para a guarda do domingo católico-romano e esta postura condena as intenções de cada líder.

O sábado não é ensinado por medo de que irmãos ao estudarem mais profundamente o assunto acabem chegando à conclusão de que não haja base para a guarda do domingo. Outros, hão de fazer perguntas a seus líderes acerca do sábado e origem do domingo, onde tais lideres terão que recorrer aos escritos da patrística, contrariando o professo "sola scriptura" em suas igrejas.

Os adventistas também ensinam sobre a doutrina do santuário, espinha dorsal da adoração do povo de Israel, seu significado e cumprimento no ministério de Cristo. Também ensinam sobre a doutrina do dia da expiação, igualmente em seu cumprimento em uma segunda fase do ministério de Cristo.

Estas são doutrinas que estão na Bíblia, mas que contradizem muitas das crenças atuais da cristandade como a imortalidade da alma, predestinação, tormento eterno, dentre outras, trazendo uma concepção mais hebraica e menos greco-romana da Bíblia.

Assim, o ódio tem sido pelo fato de a IASD levar conhecimento mais profundo sobre a Bíblia, especialmente os ensinamentos antes passados pelo povo de Israel os quais as igrejas não se dispõem a ensinar.

Torna-se então um crime os cristãos nas várias igrejas conhecerem e aprenderem o significado destas importantes doutrinas que fazem parte da Bíblia que é, INTEIRA, a regra de fé e de prática da igreja de Cristo.

Nisto, não vejo os tais ministérios apologéticos discutindo estas doutrinas como discutimos o irmão Paulo Cadi e minha pessoa a pouco tempo atrás. Não mostram erros nas doutrinas que ensinamos mas se dedicam, ao invés disto, à fofocas sobre Ellen White supostamente ter dito que Enoque está morando em Saturno, daí os irmãos vão lá conferir e não encontram sequer tal palavra escrita "saturno", assim como não encontram na Bíblia a palavra escrita "domingo".

Acusações de a IASD fazer de Satanás um redentor ao lado de Cristo, de que fazemos de Miguel uma criatura ao considerar tal nome como um título honorífico de Cristo e acusações de que cremos que a salvação é pelas obras e não pela graça por meio do sacrifício de Cristo. Diante de tais acusações há apenas uma resposta que se pode dar a tais professos cristãos:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44

A mentira é a primeira forma de assassinato, seguido pelo ódio. Segundo os ensinamentos de Cristo, tais irmãos "apologistas" tem, dia-após-dia, cometido homicídio a seus irmãos adventistas.

Quando se ataca a reputação de uma igreja, com o uso de inverdades, está se praticando um ato de destruição:

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

O amor se vê pelas ações, as atitudes, não pelas palavras! Tenho visto muitos apologistas dizerem que amam irmãos adventistas mas suas atitudes demonstram o contrário daquilo que dizem.

Semanas atrás tive que defender mais um irmão, Azenilto, que voltou a ser perseguido e atacado em sua vida particular, há poucos dias foi a pessoa do reverendo Éber do programa "Vejam Só" .

Então tenho me perguntado se estes apologistas que aí estão realmente pertencem à igreja de Cristo, ou se sempre pertenceram à igreja do Diabo.

Saíram do meio sectário mas parece que o sectarismo não saiu deles, especialmente no ensejo de ataque e perseguição, com uso de mentiras e distorções, contra aqueles com quem não concordam.

- Por que os nossos têm ido para a fileira deles mas os deles não tem vindo para a nossa?

A resposta é que, enquanto nas várias igrejas se escondem a Palavra de Deus, não ensinando tudo que há ali contido, a IASD ensina tudo o que se possa ler de Gênesis ao Apocalipse. De forma que o tal "proselitismo" é causado pelo fruto de maior conhecimento.

Se as igrejas pregassem o sábado tal qual está na Bíblia, também ensinassem o significado dos simbolismos do santuário e a forma com estes apontam para Cristo, se explicassem sobre o dia da expiação, seu significado e o que representava este "dia do perdão" para o povo israelita, tais cristãos não teriam que buscar outra fonte para beber destes conhecimentos.

Ocorre que os irmãos bem sabem que, assim como aconteceu em meados de 1844, este maior conhecimento pode abrir os olhos dos cristãos para uma nova perspectiva acerca da Bíblia e suas doutrinas.

Um maior e mais profundo conhecimento da Bíblia sempre colocará em cheque doutrinas que não são, de fato, ensinadas pelas Escrituras.

Ensinamentos como o sábado memorial da Criação, o sábado como um sinal entre Deus e o Seu povo são conceitos que estão na Bíblia e são verdade, por que então as igrejas não ensinam isto aos seus membros?

Verdade é que as igrejas temem um maior conhecimento de seus membros sobre estes assuntos, mas por que temer o ensino destas questões sendo que a Bíblia é completamente harmônica e clara em suas doutrinas e jamais haverá de confundir aqueles que leem?

O que apologistas brasileiros querem é que os adventistas parem de levar ao povo estes conceitos e ensinamentos.

Por que tais igreja não ensinam a visão de Salomão acerca da morte? O princípio hebraico sobre a morte ser um sono inconsciente no pó da terra? Se a verdade foi ampliada como se alega e tal pensamento foi substituído por um conhecimento maior que apresenta a imortalidade da alma, não se deveria temer ensinar esta visão de Salomão e de profetas como Daniel.

Assim, as várias igrejas ensinariam elas próprias estes assuntos, ao invés de deixar que fiquem a cargo de entrar em contato com tais doutrinas por meio de um adventista.

Se ensinarem o sábado certinho como se encontra no Antigo Testamento, não teria porque a IASD se focar neste assunto. Como a Bíblia, ela própria, não atenta contra suas próprias verdades, estando o domingo correto e claro na Bíblia, os cristãos nas várias igrejas continuarão crendo em seu domingo.

Ensinem o dia da expiação e depois digam, olha, no Israel antigo era assim, havia um dia do perdão que era um dia de juízo pelo qual passava todo o povo de Deus. Daí poderão dizer, mas esta expiação aqui não tem aplicação futura, era só para israel em seu tempo.

Assim, continuem pregando suas doutrinas, domingo, imortalidade da alma, tormento eterno, mas não privem os irmãos do conhecimento profundo da Bíblia, removendo este tabu de não se ensinar certas doutrinas, passando então a ensinar tudo, para conhecimento e aprimoramento dos irmãos.

De modo que não é a IASD que tem escondido doutrinas de seus membros, onde ensinamentos e explicações são dadas para todos os assuntos. Ainda hoje, os membros adventistas fazem uso de bíblias de estudos tanto da fé reformada, como a de Genebra, como evangélicas a exemplo dos comentários de Mattew Henry, além de todas as demais Bíblias de estudo.

É por isto que a igreja não teme que seus membros entrem em contado com ensinamentos de outras igrejas, aliás, boa parte da igreja é composta de irmãos e pastores das mais diversas profissões de fé. Assim, a igreja tem profundo conhecimento e contato com doutrinas de todas as religiões cristãs, até porque os livros de Ellen White tratam da quase totalidade das doutrinas e ensinamentos existentes nas várias igrejas, explicando-as detalhadamente.

A Igreja Adventista é também a primeira e talvez seja a única a surgir de um movimento de convergência, das várias religiões para uma mesma igreja, trazendo consigo toda a bagagem de conhecimento do meio evangélico-protestante, sendo as nossas doutrinas fundamentais resultado de um consenso em questão de doutrinas Bíblicas.

Bem, isto é o total oposto de sectarismo e se não há um nome para isto, encontramos um conceito na Bíblia que define bem este tipo de movimento, que é o do Remanescente.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.