quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Intolerância religiosa disfarçada de apologética



Um e-mail enviado a algum tempo atrás à este irmão:

-----------------------------------------------------------------------------

"Em 17 de julho de 2017 20:42, Sr. Adventista <sr.adventista@gmail.com> escreveu:
Sr. Adventista deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA - PODEMOS VOLTAR A...": 

Olá, irmão Galli, não seria a primeira vez que vejo um irmão voltar atrás em seu conceito sobre a IASD após ver o resultado que se colhe do próprio meio cristão ao se optar por apoiar aquilo que é verdadeiro.

Irmãos como Flávio Martinez e Algusto Nicodemus, não são ignorantes acerca de nossas reais doutrinas, ambos já leram pelo menos o livro O Grande Conflito e têm à disposição toda nossa literatura e livros doutrinários oficiais.

Porém, deixam as fontes primárias de lado, apoiando antes a análise de críticos feitos em cima de nossas doutrinas.

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2017/07/resposta-adventismo-uma-analise.html

Sempre haverá supostas novas heresias do adventismo surgindo à tona, porém, não provindas de um estudo amplo de todas as denominações cristãs a fim de evidenciar erros doutrinários nas mais variadas denominações.

Também não provirão de um estudo completo onde, além das supostas heresias, incluam todas as doutrinas adventistas, a fim de realmente demonstrar que um estudo foi feito para conhecer profundamente esta igreja cristã.

Também não mostrarão em suas análises, a opinião de porta-vozes oficiais da igreja, sobre determinada doutrina, tampouco farão como Walter Martin, passando um tempo em contato direto com a igreja e suas doutrinas.

No Brasil, infelizmente não se pratica mais este tipo de estudo sobre as religiões, como o irmão pode notar nos exemplos vindos por parte do CACP e outros ministérios apologéticos e apologistas, no que percebemos que a tendenciosidade está profundamente arraigada na apologética brasileira.

Não vemos obras de análise imparcial, se propondo a construir informação para conhecimento profundo da igreja em todas as suas doutrinas, contendo entrevistas com pastores e os esclarecimentos que estes previamente dão diante das alegações dos críticos.

Gostaria muito que minha igreja fosse considerada sectária, mas por crer na morte como um sono, no sábado, no aniquilacionismo, em um santuário celestial, em um juízo pré-advento, na vigência das leis dietéticas de Levítico e não por supostas "heresias" que nunca pregamos como as ditas pelo CACP. Nem por crenças de nossa igreja compartilhada com outros estudiosos eruditos e comentaristas bíblicos, como a de Azazel ser uma referência a Satanás, Miguel ser um título honorífico de Cristo e Moisés ter subido ressuscitado ao céu.

Se ainda fôssemos considerados seita acerca de nossa crença sobre a Babilônia mística de apocalipse, o domingo passar a ser, no futuro, a marca da Besta e as demais baseadas em profecia, seria algo a se entender.

Em todo este tempo que tenho trabalhado junto ao meio apologético, percebi que a igreja tem sido tomada tradicionalmente como sectária por grupos cristãos por conta destas doutrinas provindas de interpretação das profecias e que fazem referência às demais denominações evangélicas e protestantes.

Exemplo:

- As três rãs de apocalipse;
- O ecumenismo;
- O remanescente;

E que são justamente as doutrinas que nunca se ouve serem referidas nos "estudos" apologéticos que têm apontado a Igreja Adventista como sendo uma seita.

Estas, dentre outras doutrinas, creio, depois de muita pesquisa, ser a razão primária das acusações de sectarismo atribuídas à Igreja Adventista e o motivo de não aceitação desta igreja por parte de muitos que acabam conhecendo estas doutrinas.

Mas são também estas mesmas doutrinas que mais tem levado pessoas a deixarem sua denominação e se juntarem à Igreja Adventista do Sétimo Dia, junto com o sábado.

Cheguei então à esta conclusão e que é quase inequívoca de que a razão da discriminação que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem sofrido é por conta destas doutrinas de ordem profética.

Creio então que dever-se-ia discutir estas doutrinas identificadas como a tradicional causa da "repulsa" de muitos irmãos protestantes e evangélicos para com o adventismo. 

Que a paz de Cristo seja contigo irmão Galli e que Deus o acompanhe em seus estudos.

Um abraço."

-----------------------------------------------------------------------------

O pedido feito por este irmão em resposta a este e-mail:


-----------------------------------------------------------------------------
"IACS SEITAS institutocristosalva@gmail.com
Eu apenas abri uma investigação..... pedi para meus "anjos assistentes" averiguarem a denúncia que é doutrinariamente grave, mas eu, particularmente, já encontrei evidências de que vocês não pensam como a denúncia, Estou abordando pastores adventistas e ex adventistas para inquerir. Se o Sr. quiser colaborar, por favor passe seu telefone e nome. Não posso inquerir um FAKE, certo?

Mas a princípio, está tudo tranquilo."

-----------------------------------------------------------------------------

Não é o primeiro nem o segundo ministério apologético a inquirir a identidade deste Sr. Adventista, não é também a primeira vez que acompanho de antemão a movimentação deste grupo. E a qual grupo estou me referindo?



Nota-se que a cartilha de instruções deste grupo nunca muda, usando sempre o mesmo "modus operandi" e a propósito o que os dois irmãos fizeram nos vídeos é crime, ainda que se justifique um protesto ou qualquer outra coisa. Este segundo vídeo, dentre vários outros, foi produzido pela pessoa de alcunha de "171 da IASD". Através deste consegui iniciar o mapeamento deste grupo "remanescente" no Brasil, produto de contrariedade à uma forte campanha adventista em toda a América Latina a algum tempo atrás, onde tomava a dianteira o Pastor Bullón.




A participação de Fernando Galli neste "grupo oculto" de "estudos" foi confirmada pelo próprio irmão em um de seus vídeos:

ADV


Interessante que o irmão Fernando Galli já conhecia esta doutrina do remanescente, considerando-a como "um doutrina forte e perigosa dos adventistas", antes mesmo dos episódios de seu suposto arrependimento.

Introdução acerca da "temida" doutrina do remanescente:

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2014/12/seita-ou-igreja-remanescente.html

Sobre o tal proselitismo religioso:

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2017/11/resposta-sou-evangelico-mas-estou.html

De modo que este blog tem servido de testemunha da atuação destes grupinhos aliciados e que possuem um intuito bem claro e firme que é a propagação do sentimento anti-adventismo usando como pano de apresentação um suposto exercício da atividade de apologética.

Neste blog há contida várias informações acerca da atuação deste grupo nestes vários anos de atuação na web. Houve, no princípio, um grupo especial de ex-adventistas que mantinham um blog e um site de backup cuja proposta seria reunir testemunhos de ex-adventistas delatando coisas erradas ocorridas na igreja no tempo em que ali frequentavam, alguns destes, dentre eles uma jovem em especial, continuou frequentando a igreja neste intuito por algum tempo.

O resultado é que depois de algum tempo os tais testemunhos não estavam sendo dados no que uma pessoa em especial assessorada  por uma mulher adepta de construções de "relatos de vida" a estilo daqueles que se ouvem em rádio, começaram a espalhar testemunhos anônimos onde conseguiu-se que tal pessoa entrasse em contato e assumisse a autoria de um dos testemunhos.

Enfim, também nesta modalidade em que o irmão Galli aventurou-se, não se trata de nada novo, a igreja adventista continua sendo visitada por dissidentes, anti-adventistas, ex-adventistas, dentre outros, com intenções nada nobres.

Nisto, espera-se até hoje o resultado da espionagem dos tais, no que parece que, nestes vários anos, estes nossos irmãos não conseguiram de fato o "furo de reportagem" que pretendiam.

Assim, percebe-se que o real inimigo da igreja está bem próximo, atuando no próprio meio cristão.

O real problema com a IASD provêm dos eventos de 1844 e não estou me referindo ao desapontamento mas sim à reunião de cristãos de todas as denominações ao redor do mundo, concentrando as atenções para um grupo dos EUA e que acabaram fundando a Igreja Adventista do Sétimo Dia, por meio da reunião de irmãos participantes de várias igrejas em uma nova igreja com seu conjunto de doutrinas fundamentais, resultado de estudos e consenso.

Fazendo uso da liberdade individual de consciência, irmãos tem, desde aquele tempo, encontrado mais coerência nas explicações da IASD acerca das doutrinas do que tiveram por longos anos cada um em sua denominação.

A essência desta união interdenominacional, que resultou na chamada igreja física remanescente, é que o remanescente está espalhado por todas as denominações, sendo um grupo composto pelos cristãos sinceros que mesmo não conhecendo toda a verdade tem sido fiéis à luz que recebeu, segundo a atuação do Espírito Santo em suas vidas.

O problema real desta doutrina é que tal doutrina se apropria, digamos assim, de membros que já estão nestas denominações sendo fiéis às verdades que conhece, enquanto que a proposta desta doutrina, baseada na sinceridade e fidelidade à verdade que cada um conheceu, tem colocado outros na posição de não pertencente ao grupo de remanescentes.

Quem então fica de fora deste grupo de remanescente, reunidos de forma espiritual com a igreja física?

Fernando Galli, assim como outros que abraçaram a empreitada anti-adventista, percebem que tal doutrina condena justamente aquele que não tem sido fiel às doutrinas bíblicas nas verdades que conhece dentro de sua própria denominação. Exemplo disto seria aquele pastor ou pregador que se CONVENCE de que o sábado é o verdadeiro mandamento bíblico e dia a ser guardado, mas decide, segundo sua vontade, continuar em um estado de não aceitação das verdades que o Espírito Santo tem trazido dúvidas e convencimentos em suas vidas.

Muitos remanescentes ouvirão estas verdades antes ocultas e que tem sido mostradas ao mundo por meio da Igreja Adventista do Sétimo Dia bem como eruditos do passado e do presente que tem confirmado em seus estudos as mesmas doutrinas. Porém, mesmo ouvindo, muitos destes remanescentes não se convencerão, de modo que há remanescentes que ouviram a mensagem do sábado e que continuam ou continuarão em suas denominações, enquanto outros que se convenceram passarão a praticar as verdades que recebeu e o resultado disto?

Faltando com TODA A VERDADE, críticos do adventismo não tem confessado o ato de expulsar de suas igrejas estes irmãos que começam a dar ouvidos e a praticar as doutrinas que tem aprendido, como as leis de saúde que inclui a abstenção de carnes impróprias para o consumo dos animais assim classificados como imundos, bem como o próprio sábado.

Há no meio cristão, ainda hoje, uma grande intolerância acerca da prática de mandamentos antigos descritos nas Sagradas Escrituras não mais praticados pela igreja em geral, a tais ensinos apelidou-se de "ensinos judaizantes" em referência aos judeus que eram os que guardavam tudo que o Antigo Testamento nos apresenta.

Alguns pastores, por exemplo, foram chamados por suas associações a se retirar do ministério pastoral tão somente por ensinarem o mandamento do sábado em sua igreja.

Ocorre que a igreja hoje na pessoa dos "apologistas modernos" tem contestado o direito de a IASD crer e praticar estes ensinamentos e de propor isto a outros, mesmo se tratando de doutrinas Bíblicas.

Assim, transformam ensinamentos contidos na Lei de Deus em heresia, unicamente porque o estilo de vida das demais igrejas não incluem mais tais regras seguidas no tempo de Jesus e dos apóstolos.

Esta separação entre povo de Israel/judeu do cristão, foi a atitude mais perniciosa e que abriu as portas para todos os males que levou a igreja à apostasia da idade média. Os adventistas por meio dos eventos do Segundo Grande Reavivamento se deram conta da plena validade destes ensinamentos e ao abraça-los criou-se a primeira e única igreja a considerar a Bíblia inteiramente válida, tanto Antigo como Novo Testamento, sem reservas.

Assim a igreja adventista se destaca por poder dizer de que crê e ensina toda a Bíblia e que guarda todos os 10 mandamentos de Deus. Tem o privilégio de dizer que vive conforme os mesmos preceitos seguidos por Jesus, guardando o sábado, se abstendo de carnes ilícitas e pregando as verdades que conheceu a todos, incluindo os judeus e seus vários veios/seitas.

E adivinha! Jesus ensinava e praticava, assim como todos os judeus, as mesmas coisas que os adventistas hoje procuram ensinar e praticar.

Não havendo então divisão entre placas de igrejas, no bom termo da palavra as várias igrejas hoje se constituem na verdade em várias seitas de uma mesmo cristianismo.

Não leva muito tempo para alguém que se aprofunda no adventismo chegar a esta consciência de que, ora, se há uma igreja remanescente e que segue realmente as verdades bíblicas, as demais que não se alinham com o seguir destas verdades se constituem em ramos com variações de doutrinas de um mesmo cristianismo. De modo que a doutrina do remanescente inverte a situação proposta atual, colocando os que seguem todas as doutrinas Bíblicas (sendo estes hoje IASD) na situação de igreja com doutrinas verdadeiras e as demais como sendo heréticas/com falsas doutrinas.

Isto faz com que se fique evidente de que a divisão em denominação não é algo autorizado pelas Escrituras e que esta convivência em aparente harmonia de um corpo cristão que não se entendem em matéria de doutrina e prática, está mais para aquela reunião mística ocorrida desde a antiga Torre de Babel, daí o termo babilônia.

Então quem pertence à babilônia? Ora, todo aquele que não tem sido fiel à luz que recebeu, tanto fora da adventista quanto dentro dela.

Em questão de conjunto de doutrinas, a IASD é a que conserva todas as verdades Bíblicas, não temendo ensiná-las. Esta doutrina do remanescente dá conforto ao sincero, mas, porém, traz grande desconforto e expectativa de condenação àqueles que ouviram a verdade, se convenceram da verdade, mas continua ensinado, vivendo e praticando até o fim da vida aquela mentira, não progredindo espiritualmente no conhecimento da verdade e assim os cristãos tem se prendido em suas denominações:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

A doutrina do Juízo pré-advento/investigativo é outra doutrina que, de forma semelhante, garante a salvação para os que são fiéis a Jesus Cristo, mas traz ardor de condenação àqueles que se fiam em um "uma vez salvo, salvo para sempre" ou em sua forma de "predestinação" acreditando que levar uma vida em contrariedade às verdades reveladas na Palavra de Deus não lhes tirarão o privilégio da salvação.

E a verdade é esta, toda a Bíblia é inteiramente válida e útil ao ensino, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça (2 Timóteo 3:16).

Todos os escritos de Ellen White também tocam nesta tecla, afetando especialmente alguns irmãos, a exemplo dos batistas que tem mantido em suas igrejas a crença em uma abolição da lei. Parece até irônico que o movimento adventista foi comandado, em seu amadurecimento, por um Batista e que hoje boa parte de nossos críticos são justamente irmãos batistas.

De modo que as doutrinas adventistas só condenam aqueles que não são sinceros, estando então todas estas doutrinas debaixo da verdade de que Deus não leva em consideração os tempos de ignorância.

E no final das contas não serão as doutrinas adventistas que haverão de condenar a falta de sinceridade de cada um, muito menos os conselhos e avisos nos escritos de Ellen White, mas sim a Bíblia que, inteira, se constitui na norma de aferição e julgamento da sinceridade de cada cristão que uma vez professou crer em Cristo.

E não será por falta de avisos, incluindo de Cristo:

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19:17"

Por não seguirem este conselho de Cristo, infelizmente muitos irmãos acabarão ficando de fora da habitação dos santos.

Que o Espírito Santo, ao pedirem, mostre a todo irmão, que quiser, a verdade acerca dos ensinamentos de Deus, que o caminho se torne claro como o dia, tanto aos irmãos quanto a mim mesmo.

Um abraço.

9 comentários:

  1. Sua resposta demonstra que são realmente uma seita. E do diabo! A mim vcs não enganam mais.

    Atos 19:19 Também muitos dos que praticavam artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos. Calculado o valor deles, estimaram que chegava a cinquenta mil moedas de prata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seita por dizer a verdade, irmão Galli? Veja, irmão que não sou adepto da prática de se multiplicar igrejas e ensinos como se isto fosse parte do plano de Deus. Pelo contrário, esta divisão em uma igreja agora confusa em doutrinas isto sim é plano do diabo.

      Disse alguma inverdade, irmão Galli?

      Veja então esta análise, se o irmão crê na irmandade entre as igrejas realmente nos moldes que o irmão professou, há de admitir que a sua igreja tem ensinado coisas como cair no espírito, línguas estranhas e todas aquelas manifestações excêntricas que se podem ver hoje no youtube.

      Esta é a igreja que Cristo deixou, irmão Galli?

      Sendo uma e mesma igreja que diríamos? Que sua igreja (única) pregam coisas contraditórias? Calvinismo e arminianismo? Abolição da lei e continuidade da lei? Abolição dos dons e continuidade de dons?

      Esta igreja não se entende em questões de doutrinas, irmão, então como o irmão pode recomendá-la àquele que deseja seguir a verdade e não a mentira?

      Uma igreja, irmão que aceita em seu corpo tanto a verdade como a mentira, não pode ser a igreja Daquele que é a verdade!

      Concluímos então que esta confusão de ensinamentos presente na igreja não é obra de Deus.

      Neste estado de inércia, cristãos sinceros um dia decidiram buscar a verdade e uma única verdade.

      Veja que não é o Espírito Santo que hora ensina doutrinas corretas e convence uns na certeza destas doutrinas e hora ensina doutrinas erradas. Doutrinas erradas são heresias e heresias são do diabo como o irmão bem disse em seus discursos, concluímos então que a igreja como um todo, esta que o irmão considera como uma única e verdadeira, comporta em seu corpo tanto doutrinas de Deus como do Diabo?

      Veja, irmão que antes de se acabar com as heresias das seitas necessário seria acabar com as heresias que estão dentro da própria igreja dita ortodoxa.

      Como pode uma igreja que não se limpa de suas doutrinas sugerir a tais seitas que se limpem de suas doutrinas? Como podem condenar as heresias e confusões de doutrinas contidas nestes grupos tidos como separados enquanto não se condena a existência destas heresias e confusões na professa igreja de Cristo?

      Estou sendo sectário e herético, ou estou dizendo a verdade, irmão?

      Este estado de conformismo está profetizado desde muito tempo na Bíblia que os irmãos tem carregado debaixo do braço e se chama babilônia, confusão de doutrinas.

      Unisse Israel com estas doutrinas falsas que vemos dentro da igreja hoje, diria o que, Deus, ao Seu Povo?

      Continuai? Ou convertei-vos? Consertem esta bagunça, ou deixem como está?

      A igreja em que acredito, irmão, não contém heresias. Esta igreja, portanto, que hoje corresponde à união ecumênica alicerçada na aceitação/conformismo com faltas doutrinas, não pode ser considerada ela como a Igreja de Cristo, pura, irrepreensível e livre de falsas doutrinas, então onde ela está?

      De modo que encontrei apenas verdades nas denúncias de Ellen G. White. A igreja de Cristo não era assim, quando Ele a estabeleceu e não se tem percebido nenhum esforço na união em torno da verdade e restauração da igreja como fora feito pelos Adventistas do Sétimo Dia. A restauração do mandamento do sábado e restabelecimento da crença na volta literal de Cristo são exemplos disto.

      O que, então, irmãos que desejam seguir toda a verdade e se livrar do risco de praticar falsas doutrinas devem fazer?

      Ellen White foi muito sábia, irmão, ao tratar deste conformismo da igreja na divisão em várias denominações e na mistura de doutrinas, muitas delas, contraditórias umas às outras e permanência neste estado como se tal estado de mistura doutrinária fosse resultado do plano de Deus para a Sua igreja.

      (...)

      Excluir
    2. Analisando a história da mulher dita na Bíblia desde seu início nas Antigas Escrituras proclamada em Gênesis até nossa história corrente nos dias de hoje, claramente podemos identificar o que levou a igreja a este estado de divisão e confusão.

      A Igreja Adventista do Sétimo Dia é restauracionista, edificada no conceito de que a igreja e toda ela deve seguir um único e mesmo conjunto de verdades.

      Na língua de críticos isto seria traduzido como "a igreja que se considera a única verdadeira", mas estes mesmos sabem e entendem a proposta do movimento adventista que é a completa restauração das verdades Bíblicas em um único corpo doutrinário para todos aqueles que professam seguir a Cristo.

      Errados ou não em suas doutrinas, irmão Galli, fato é que os adventistas fizeram a coisa certa, a coisa que Cristo esperaria de todo cristão fizesse que é a união em torno DA VERDADE, não se conformando com a existência de falsas doutrinas dentro da igreja.

      Há dois grupos, irmão, o primeiro dos que apoiam este estado de coisas e a confusão religiosa e aqueles que não apoiam, carinhosamente chamados de "seita". Embora o que não apoiam também estejam passíveis de não terem em si as doutrinas verdadeiras, há a esperança da igreja remanescente, segundo um processo restauracionista, feitas na antiguidade por meio de profetas, esteja mais uma vez atuante na história a fim de levar o povo de Deus de volta à verdade e a unidade em questão de doutrinas Bíblicas.

      Assim como existem as falsas igrejas profética, tem necessariamente que existir a verdadeira igreja profética, composta pelo remanescente.

      A existência de vários segmentos auto-proclamados como proféticos a exemplo do espiritismo moderno, mormonismo, dentre outros, sugere que já é chegado o tempo da restauração da verdade.

      Encontrei este grupo restauracionista que guardam os mandamentos de Deus e que tem o testemunho de Jesus na forma do espírito profético, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, movimento surgido em tempo destes pretensos candidatos, acompanhado pelo surgimento de várias seitas no meio cristão.

      Agora, diferente da proposta destes outros movimentos, que propõem um novo estado de Coisas, encontrei na Igreja Adventista do Sétimo Dia, verdadeiramente uma igreja fundamentada na restauração das verdades Bíblicas e ensino de todas as doutrinas ali contidas, sem reservas, fazendo uso da mesma Bíblia de Cristo e da mesma Bíblia da igreja cristã, tão somente trazendo de volta todos aqueles ensinamentos antes cridos pelo Povo de Deus e que forma modificados e muitos deles abolidos do ensino e prática do Povo de Deus.

      Não apenas o "sola scriptura", irmão, mas também o "TOTA scriptura".

      E sendo que de um lado temos a mulher que guarda apenas o Antigo Testamento e de outro uma mulher que guarda apenas o Novo Testamento, tendo no meio uma mulher que guarda um pouco do Antigo Testamento e boa parte do novo testamento, temos uma mulher à parte, atônita e que declara que a Bíblia inteira deve servir como norma de fé e prática, tanto Antigo como Novo Testamento e que a lei de Deus continua inteiramente válida, bem como os ensinos dos antigos profetas.

      Um abraço.

      Excluir
    3. Vê-se que os anti(ex ?)adventistas só querem jogar pedras e criar confusão.Qual o motivo do ódio desse pastor(?)

      Excluir
    4. Pressão, irmão Jair, a mesma pressão que tem feito com que Luciano tenha que apagar meus comentários. Parece que encontrei pistas do grupo maior que estava esperando encontrar.

      Um abraço.

      Excluir
  2. https://twitter.com/JairNumb1969

    Dê uma olhada,Sr. Adventista.

    ResponderExcluir
  3. E que 'grupo maior' seria esse,Sr. Adventista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal grupo se encontrava explicitamente citado em um vídeo que foi apagado:

      http://www.ia-cs.com/2017/10/anuncio-sobre-igreja-adventista-do.html

      Um abraço, irmão Jair.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.