domingo, 7 de dezembro de 2014

Seita? Ou Igreja Remanescente?

(A igreja remanescente e que resiste a ventos de doutrinas)

A Bíblia apresenta três condições para a Igreja universal através dos tempos, às quais por diversas vezes o povo de Deus passou, passa e ainda passará.

A primeira condição é da igreja universal pura, plenamente de acordo com a vontade de Deus, o que inclui as suas leis. Nesta condição ocorria de surgirem inicialmente, grupos pregando heresias, que acabava por contaminar o corpo da igreja. Paulo certa vez foi confundido com alguém que estaria supostamente a realizar tal obra maligna, no qual foi taxado de sectário (Atos 24:14).

No sentido de negação ou deturpação das verdades de Deus surgem seitas, cuja principal característica é a de contrariar todo o corpo que segue a lei e os profetas, ou seja a Palavra de Deus.

A segunda condição porém é da igreja universal, por si só apostatada, que já não está mais em conformidade com a vontade de Deus e SUA Lei. Nesta condição ocorria de haver um grupo, preventivamente separados do corpo principal com o intuito de não se contaminar com falsas doutrinas e ensinamentos, a fim de continuarem a praticar os verdadeiros ensinamentos, onde acabavam por sofrerem retaliação, serem perseguidos e até mortos.

Neste sentido temos o remanescente, cuja principal característica é manter viva a pureza da Palavra de Deus, não se misturando à confusão religiosa. Á frente destes remanescentes geralmente estava algum profeta menor enviado da parte de Deus (Mateus 23:31), (Mateus 23:37), (1 Reis 18:13) .

A terceira condição é de uma igreja que embora esteja de acordo com a Palavra de Deus, acrescenta-lhe coisas desnecessárias, a exemplo do fermento da tradição, como era praticado pelos judeus na época de Crito.

A má notícia que tenho para os irmãos é de que não estamos na fase de uma igreja UNIVERSAL, muito menos uma igreja universal PURA, isto porque hoje estamos divididos em mais de trinta mil denominações, cada uma pregando uma verdade diferente.

Neste tempo oportuno, surgem religiões contrárias à esta Igreja não mais Universal e não mais Pura, porém tais religiões surgem justamente contra certas verdades que ainda se conservam nesta Igreja não mais Universal e não mais Pura.Tais religiões são então chamadas de seitas, porque pregam heresias contra verdades que se conservam.

Porém como em toda história, neste mar de confusão religiosa, sempre há o remanescente, pregando doutrinas puramente Bíblicas e a restauração das verdades da Palavra de Deus, atuando entre esta Igreja, hoje, não Universal e não Pura, a fim de levá-la de volta às verdades puras da Palavra de Deus. Então se de um lado existem realmente seitas a deturpar, ainda mais, as verdades de Deus, por outro lado existe o remanescente, restaurando as verdades da Palavra de Deus.

Agora, como reconhecer uma seita?

A Bíblia dá algumas dicas:

Isaías 8:20
1 João 4:1

E como reconhecer o remanescente?

A Bíblia também dá algumas dicas:

João 16:13
Apocalipse 12:17
Apocalipse 19:10
Apocalipse 14:12


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.