segunda-feira, 26 de maio de 2014

Resposta ao Décio - Acerca do usufruto de bens ou serviços no sábado

Em cidades como Loma Linda e San Martin, cuja população em sua maioria é adventista, cerca de 80% no caso de San Martin, os serviços básicos e de saúde e conforto são oferecido pelos próprios sabatistas, no dia de sábado, onde muitos trabalham.

Por que será que o amigo e outros críticos não levam à luz este fato? Não seria a forma perfeita de mostrar adventistas tanto trabalhando, como usufruindo de bens e serviço no dia de sábado?

O amigo não mostra porque não se mostra uma pessoa em sinceridade de busca de resposta, me desculpe mas não creio nisto.

Fato é que cidades como estas e que tem sido chamadas de blue-zones, estão espalhadas por várias áreas do planeta e ali a coisa funciona parecido ao israel antigo quanto à guarda do sábado.

Nestas blue-zones, os adventistas trabalham em revezamento, de forma que possam ter 2 ou três sábado completamente livres no mês, e nos demais trabalham em revezamento de forma que possam ir à igreja e fazer trabalhos missionários.

Significa amigo Décio, que em uma sociedade ideal guardadora do sábado, sabatistas não estarão usufruindo, no sábado, de produtos e serviços de transgressores dos mandamentos, mas sim de produtos e serviços produzidos pelos próprios guardadores dos mandamentos.

O amigo usa somente a questão do sábado, mas veja que Cristo, aceitou estar na presença de ladrões, assassinos, prostitutas e cobradores de impostos.

Acredita que Jesus rejeitou algum pão de algum destes porque seriam fruto de sua vida de transgressão aos mandamentos?

Amigo Décio, o amigo ainda não entendeu de que quem ainda não aceitou a Cristo e não guarda os seus mandamentos se constitui um transgressor dos mandamentos, portanto, usufruindo dos bens e serviços dos tais estaríamos caindo no mesmo problema que o amigo sorrateiramente atribuiu como sendo exclusivo do sábado em sua teologia aparentemente "incontradível".

Quando Cristo veio em carne, já veio nesta condição de ter que aceitar favor de pecadores e justamente por não julgar as pessoas é que abriu parênteses para a aproximação dos judeus com os gentios.

Esta condição de ter que viver em meio ao pecado, juntamente com pecadores e mesmo sendo separados por Deus (santos) termos que viver ainda como irmãos junto aos semelhantes é algo tolerado pela misericórdia Divina.

Ai de nós se isto não houvesse e isto vem lá do alto.

E então vem a parte que prostra seus argumentos, porque:

Ninguém guarda o sábado como meio de salvar a si ou a um  semelhante. Quem guarda o sábado com este intuito, em vão guarda o sábado.

Porque o sábado é RESULTADO de um coração colocado em conformidade com a vontade de Deus. É resultado de uma transformação pessoal.

Quem conhece um pouquinho de Bíblia, saberia ler o capítulo de Daniel e como o Povo de Deus se portou estando entre o povo da Babilônia!

Pois é amigo Décio, os adventistas seguem o exemplo de Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

Isto porque seguimos a Bíblia e não teologias de eternos aprendizes de cristãos.

De todos os serviços, as únicas coisas de que se abstiveram eram daquelas que contrariavam os princípios Bíblicos e não olharam as atitudes dos babilônicos, porque não tinham o porque de guardar coisa alguma nem mesmo o sábado, porque eram ímpios e não havia o porque de guardar a lei. A lei é para os salvos e não para os perdidos.

Portanto valor e significado algum tem guardar os mandamentos se você está em condenação por não ter aceito a jesus, portanto, pouco importa a atitude dos ímpios o que importa é a atitude SUA para com Deus.

Agora vem a parte mais interessante, onde se desmistifica a falácia do amigo:

Amigo Décio, o amigo está corretíssimo, parabéns, concordo com o amigo!

Um Cristão jamais deve aceitar usufruir de bens ou serviços de outro IRMÃO que esteja a transgredir o sábado, para não incentivá-lo.

Reitero que o amigo está correto!

Porém a falácia está justamente aí em relatar uma meia verdade de um tipo de relacionamento que devemos adotar para um IRMÃO que está em transgressão, aplicando-o também aos que nunca aceitaram a Deus como salvador.

E isto que o amigo fez é anti-biblico!

Biblicamente só existem duas opções em se tratando do relacionamento com os ditos ímpios:

a) Ou nos afastamos completamente deles (isto quando Deus não os destrói quando vão muito longe, como ocorreu com alguns povos);

b) Nos relacionamos com estes sem olhar para suas transgressões, cobrando os mandamentos apenas dos entre o Povo de Deus.

Um exemplo disto está na própria Bíblia acerca do sacrifício a ídolos!

Se fosse uma carne sacrificada por alguém dentre o povo de Deus, e oferecida a ídolos, deveria ser rejeitada com veemência, ou se o consumo desta carne fosse em um culto de adoração a alguma divindade pagã, como está relatado na história dos amigos de Daniel.

Mas em se tratando de carne sacrificada por pagãos a ídolos e vendida nos açougues, Paulo recomenda que nem perguntemos a procedência da carne, e que não haveria problema algum em consumí-la porque bem sabemos que os falsos deuses não existem!

Ué, amigo Décio, aproveitar-se do resultado de um trabalho pagão de adoração a ídolos pode, mas aproveitar de um trabalho secular digno é errado?!

Isto já nos mostra que o conceito de justiça da Bíblia é um tanto diferente do conceito do amigo.

Então, querido amigo, o amigo NÃO pode aplicar conceitos de dentro de nações quase estritamente Crente em Deus, como é em Israel, Loma Linda e San Martin, a um contexto onde o povo de Deus vive entremeio ao povo secular, como aqui no Brasil.

Pouco importa se iremos utilizar ou não utilizar os bens e serviços daqueles que já estão perdidos!

Nossa responsabilidade é com a Igreja Espiritual, de cuidar dos nossos!

À medida em que o povo secular for aceitando a Cristo e as vontades de Deus é que então entrarão em conformidade com os mandamentos. Portanto:

ISTO NÃO VEM DE NÓS!

Isto é papel de Cristo, somente ELE tem poder para colocar a Justiça entre estes dois povos.

Então não pense que um cristão levará um ímpio a guardar o sábado, pelo fato de este trabalhador estar sofrendo um boicote por parte dos sabatistas.

Pelo contrário, aquele que está a observar o guardador do sábado é que deve sentir, em contrição, tocado pelo espírito santo algo como:

- Poxa, eu trabalhando aqui e eles ali, tão alegres e guardando o sábado do Deus deles! Eu gostaria tanto de estar ali, talvez não seja mesmo bom eu trabalhar tanto e não ter tempo para a família, e os amigos!

É assim que a banda toca em um coração que está sendo transformado pelo Espírito Santo!

Porém no coração de alguns a banda toca da seguinte forma:

- Poxa, que religiosos são estes! Eu trabalhando aqui e eles ali guardando o sábado, ontem mesmo me disseram que não trabalham no sábado porque era errado e agora estão usando do meu trabalho, que hipócritas!

Estes aí meu amigo, estão sendo tocados é por satanás.

Tudo depende do ângulo em que estamos e então olhamos para as coisas santas e as coisas profanas.

Um ímpio que olha para as coisas santas só verá hipocrisia e coisas sem sentido, como seriam as atitudes do Povo fiel de Deus cativo na Babilônia.

Mas alguém passando por uma santificação (santo), logo veria a justiça de Cristo resplandecer nos guardadores dos mandamentos, como Nabucodonosor.

Resultado, Nabucodonosor se converteu! É uma história linda e que mostra o contexto onde os cristãos estão inseridos na maior parte do mundo.

Portanto, Deus manda dos seus para o meio dos ímpios a fim de cativá-los pelo testemunho. E não para impor regras àqueles que ainda não aceitaram a Cristo.

E gostaria de derrubar uma outra falácia que se dá no mesmo contexto que este que estamos tratando:

Muitos cristãos dizem por aí que sabatistas tem o costume de ficar criticando todas as pessoa que não guardam o sábado.

Queria dizer que infelizmente isto é uma baita de uma mentira. Uma mentira misturada com verdade e por que?

Porque sabatistas não se preocupam em "encher o saco" de pessoas que nunca aceitaram a Jesus, mas sim daqueles que se constituem irmãos e que fazem parte do mesmo povo, ou seja dos crentes!

Então óbvio que sabatistas não chegam para pessoas que não guardam nem sábado, nem domingo, nem mandamentos, nem querem saber de Deus, a fim de exigir que guardem o sábado! Isto é uma baita de uma mentira!

Agora veja que muitos irmãos dominguistas não trabalham no dia de domingo, e alguns até trabalham em prestação de serviço à sabatistas aos sábados!

Incoerência? Porque agora sim estamos tratando de irmãos de fé em Cristo!

Também não porque estes guardam o domingo crendo ser este o verdadeiro dia de sábado e fazem o que é justo indo à suas igrejas e mantendo comunhão neste dia!

Tudo que esperamos então é que aceitem o verdadeiro sábado e então pratiquem seu dia de guarda neste dia.

Creio portanto que nenhum cristão dominguista critique os sabatistas por usufruir de seus bens e serviços no sábado. Bem como nenhum cristão sabatista critica dominguistas por usufruir de seus bens e serviços no domingo. E creio também que muito poucas pessoas que não são nem dominguistas nem sabatistas os critiquem por utilizarem de seus bens e serviços no sábado ou domingo.

Este tipo de crítica geralmente parte de pessoas que não são cristãs, crentes, religiosas. Fazendo parte de argumentos de pessoas de várias posturas como ateus, céticos e alguns pouquíssimos agnósticos.

Estes veem erros, incoerências e hipocrisia em tudo e não apenas no sábado!

Isto porque se ligam mais às suas filosofias humanas e sua própria lógica humana do que à Bíblia sagrada.

Bem é dito que as coisas de Deus parecem loucura ao mundo, e que as coisas do mundo são loucura para Deus.

Deixo então o capítulo de Daniel e o cativeiro da Babilônia, como referência. Uma postura Bíblica acerca dos Filhos de Deus naquela época em meio ao povo pagão. Sem filosofia, nem lógica secular, somente Bíblia meu amigo!

E por final deixo apenas esta pergunta ao amigo Décio!

Décio, a Bíblia é perfeita e a infalível Palavra de Deus, nela consta todas as instruções de que precisamos para estar no caminho certo!

Lembre-se! Nós não nos guiamos por nossa própria lógica, nem por nossas filosofias, mas fazemos aquilo que a Bíblia diz!

Nossa lógica é imperfeita, mas a Palavra de Deus é perfeita e não nos deixa tropeçar!

Então pergunto:

Onde está na Bíblia, desde o Gênese ao Apocalipse o mandamento que diz para os cristão não usufruírem, no sábado, de produtos e serviços  adquiridos/contraídos/negociados em outros dias da semana?

Lembre-se que não estou pedindo a sua lógica, ou o produto de seu raciocínio ou arrazoamento sobre a questão, estou pedindo, Bíblia meu amigo!

E deixo-lhe um pouquinho de lógica:

Deus não cobra os mandamentos dos ignorantes, porque é dito que Deus não leva em consideração os pecados por ignorância!

Portanto só se transgride conscientemente a lei, aqueles que conhecem a lei. Então segundo esta lógica humana não poderíamos dizer que alguém que não conhece a Jesus primordialmente e a seus mandamentos, secundariamente, está a transgredir uma lei exigida para ELE. Lembre que a minha lógica humana diz que o ímpio não pecou ao transgredir o sábado, porque não conhece o mandamento.

Entretanto eu não posso seguir a minha lógica, nem o meu raciocínio, preciso encontrar algo na Bíblia que me diga claramente se tal pessoa está ou não pecado e se importa ou não que ele guarde algum mandamento.

O que a Bíblia diz é que se uma pessoa ainda não aceitou a Cristo, pouco importa se ela guarda ou não os mandamentos, salvíficamente não lhe fará diferença alguma.

O que a Bíblia nos orienta:

Não trabalhar, e não nos dedicarmos à atividades seculares no dia de sábado. Nem incentivar irmãos de fé em sua transgressão. E ponto! Se precisamos usufruir de algum bem ou serviço de alguém que ainda está em condenação, por opção, no sábado, usá-lo ou não, não influirá em nossa salvação e nem da pessoa, ímpia, que está prestando serviço. O que salva é Cristo e a comunhão que mantemos com ELE inclusive e especialmente no dia de sábado! Deste modo a guarda do sábado é um dos resultados de uma salvação adquirida  e não um meio!

Portanto antes de nos preocuparmos se uma pessoa está guardando o sábado, temos que nos preocupar se tal pessoa já aceitou ou não a Jesus, daí então decidimos a postura que vamos tomar.

Se tratar-se de um irmão consciente acerca do sábado, aí entram as críticas do amigo Décio! Se tratar de um guardador do domingo, devemos apoiar de que está fazendo o correto em guardar um dia de descanso, porém alertamos que está fazendo no dia errado.

Se for um ímpio, pouco importará se aceitamos ou não um serviço, isto não influirá em nossa salvação e nem na dele.

Tome por base o modelo de San Martin. Os próprios sabatistas provêm produtos e serviços que são utilizados pela população no sábado. Inclusive nos hospitais de ponta, ou gratuitos de atendimento em áreas mais pobres. Motoristas levam passageiros à igreja. Um cotidiano aparentemente normal porém com uma carga trabalhista bastante baixa porque os serviços mantidos servem apenas para sustentar interesses evangelísticos, de engrandecimento espiritual ou de propiciação de segurança e conforto para as famílias.

Todos que trabalham de alguma forma no sábado tem seu tempo de ir para a igreja e fazer trabalho missionários e a maioria tem pelo menos dois sábados totalmente livres para descanso e comunhão.

(Sr. Adventista)

6 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez meu irmão em Cristo!

    Que vc possa sempre, através do Santo Espírito de Deus, defender as verdades Bíblica contra ataques sorrateiros e falaciosos dos opositores da verdade.

    Que o Santos Espírito continue a lhe dar sabedoria e entendimento da Palavra de Deus. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se vc pudesse publicar essa resposta do blog MCA.

      Esclareceria muita coisa para os leitores daquele blog.

      Excluir
    2. Obrigado irmão Gilson, que Deus lhe abençoe. Esperemos que Deus toque ao coração do administrador do MCA.

      Excluir
    3. Esse pobre coitado e iludido (sr.adv), tem a pretensão de comparar uma com os verdadeiros servos do Criador: Daniel e os fiéis dentre o povo de Israel, pela sua fidelidade em Babilônia e fora dela.

      É o fim da picada mesmo!!

      Disse ele (o sr.adv)

      ""Quem conhece um pouquinho de Bíblia, saberia ler o capítulo de Daniel e como o Povo de Deus se portou estando entre o povo da Babilônia!""

      "Pois é amigo Décio, os adventistas seguem o exemplo de Daniel, Ananias, Misael e Azarias."

      A mente desse indivíduo está tão contaminada, que até deve estar "sonhando" que os Adventistas fazem até melhor do que Daniel e seus amigos fizeram.
      Esse tal de sr.adv, foi convencido que é o "cara"; porque os seus pastores conseguiram lhe convencer que os "remanescentes" (os Adv. do 7º dia), são o povo especial que "tomou" o lugar dos verdadeiros depositários da Mensagem (ISRAEL). Oh! coitado!

      É tão cego, que não consegue ligar uma coisa com a outra.
      Ao contrários dos Adventistas, Daniel, não só recusou a participar do manjar do Rei (seu alimento farto e especial), como também, não se dobrou ao Rei, idolatrando-o como um "Deus".

      E os Adventistas do 7º dia? O que fizeram em 1980?
      Resp.: Isto mesmo, se "dobraram" diante da autoridade PAPAL/Católica, e aceitaram a IDOLATRIA (a Trindade). Porque Babilônia é o seu lugar.

      Um "deus" do tipo aparelho de som: "3 em 1".

      Isso foi um "jogo de mestre" dos Pais (padres) da ICAR; porque é o Dogma "misterioso" nº 1, que faz como "co-participantes não só os Adventistas, mas também, todos os Evangélicos que aceitam essa mesma ABOMINAÇÃO idolátrica. Coisa que Deus detesta.

      E a IASD não pode menosprezar os ensinamentos da sua "mãe" (IACR).
      E estão presas eternamente pelo cordão umbilical (a Trindade).

      Então.... diria o sr. Adv: "Somos melhores porque guardamos o Sábado"... Será mesmo?
      Então... será que a "tentativa" de guardar o Sábado, dá o direito aos Adventistas ou, a outros Sabatistas de "ABRAÇAREM" a idolatria da "Santíssima Trindade Católica" ??

      Quer enganar a quem sr. Adv.?

      Excluir
  2. A Paz de Jesus Cristo a todos.
    Sr adventista; o sr “esqueçeu” de deixar aqui, os endereços onde comentamos e que originou sua “maravilhosa” resposta. Para aqueles que quiserem analisar com mais calma, ponto a ponto, aqui estão os endereços. É só ler cada um e suas sequências, e que cada um possa tirar suas conclusões.

    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1400942174022#c5566148390355539345


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401059060113#c224522345455680644


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401126133782#c5178087964986153843


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401217852776#c2868165700011293868


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401459278170#c4756610414117830997


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401547035425#c331270115698915626


    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401667474539#c8740642684095963435


    Grato pela atenção e que Deus Abençoe a todos.
    Décio – um Aprendiz de Cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me esqueci amigo Décio, isto foi proposital. O artigo em questão teve o mesmo propósito de outro artigo anterior:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2014/05/por-que-deus-proibiu-o-acendimento-de.html

      E que também foi destinado ao amigo, a diferença é que, neste segundo, seu nome foi citado.

      Quanto ao propósito:

      "Dialoguemos em meu blog, se o amigo assim o desejar,"

      E o amigo está aqui agora.

      http://mcapologetico.blogspot.com/2014/05/o-sabado-entre-os-adventistas-uma.html?showComment=1401115779705#c6715400457321686904

      Gostaria de pedir ao amigo, que analisasse duas cidades: San Martin e Loma Linda e tecesse sua opinião sobre o modelo adventista implantado nestas duas cidades, pontos positivos e negativos, grato.

      Esteja com Cristo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.