terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resposta curta - O sábado e a questão do fogo



Em resposta ao artigo:

http://exadventistas.blogspot.com.br/2011/06/o-sabado-e-questao-do-fogo.html

Coloquemos a afirmação:

"Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado." (Êxodo 35:3)

Coloquemos então o contexto de acendimento de fogo na época:

“Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”. (Números 15:32-36)

Percebendo-se o motivo de tal proibição torna-se fácil entender que o problema na época não era o fato de haver fogo aceso, mas sim o trabalho exigido para tal.

Cumprindo-se o que havia sido dito em:

"Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer TRABALHO morrerá." (Êxodo 35:2)

Portanto o problema não estava no fogo (o fogo não profana o sábado), mas no trabalho exigido na época para fazê-lo. O homem em questão não foi morto pelo acendimento do fogo, mas por ter sido achado apanhando lenha.

Mas isto seria motivo suficiente para a morte daquele homem? Veja que hoje Israel acende luz e também o fogo no dia de sábado!

 Aquele homem estava apanhando lenha após ter recebido a instrução e sabia da punição. Tal homem contrariou a determinação divina, não por acidente, mas deliberadamente. Em verdade tal homem estava desafiando a Deus e toda a congregação, por isto foi ordenado que fosse apedrejado por toda a congregação.

 Os adventistas, assim como os israelitas, têm costume de chamar a sexta-feira de "dia de preparação". Certamente aquele homem que apanhava lenha, não tinha o costume de usar a sexta-feira a fim de preparar sua madeira, preferindo deixar para fazê-lo no dia de sábado.

Como se percebe, mais um artigo onde se utiliza um texto fora do contexto, para usar como pretexto para a criação de mais mais uma  análise mirabolante com a criação de toda sorte de dilemas que só existem na cabeça do Editor.

Deveríamos perguntar ao Edito como é que os israelitas realizavam as festas da lua nova e outras solenidades que caíam em um sábado e se estendiam pela noite. E quanto aos holocaustos?

Para versos onde se utilizam do fogo nos dias de sábados:

Levítico 23:24-25;  Levítico 23:37; Levítico 23:12;  Levítico 23:13;  Levítico 23:17;  Levítico 23:18;  Levítico 23:125;  Levítico 23:36;


Sinceramente, quem faz artigos contendo críticas deveria estudar melhor o livro de onde tiram suas frases isoladas.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.