terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Blog "exadventistas" - Comentários em resposta a Felipe, sobre o cerimonialismo.

É difícil imaginar o que se passa na cabeça do administrador de tal blog, será que este acredita que apagando comentários, conseguirá esconder determinadas coisas que este prefere que não sejam levantadas em seu blog?

Segue abaixo os comentários que o incomodaram:


1º Comentário

Em resposta a:

http://exadventistas.blogspot.com/2012/11/masturbacao-carne-de-porco-tuberculose.html?showComment=1354918726914#c8932677390981972121


Amigo Felipe, tenho lido o vosso pensamento e o tenho entendio, entretanto, permita-me esclarecer de uma forma fácil e clara!

Sobre textos que o amigo mostra, onde se faz REALMENTE referência à Lei de Moises:

Trata-se de "repreensão", porém, não quanto à observância dos mandamentos, mas à forma de observância destes mandamentos.

Os Judeus viam os mandamentos como meio de salvação, quando na verdade isto ocorre por meio da graça. Paulo por exemplo, nunca mandou abolir os mandamentos como forma de resolver o problema. Paulo apenas instruiu para que coloquemos a lei em seu devido lugar.

O papel da Lei é mostrar que somos pecadores e em que ponto temos pecado (lei moral 10 mandamentos), ao mesmo passo que também aponta qual é a solução para o pecado (Cristo, através das representações cerimoniais, sacrifício do cordeirinho, seu papel como sacerdote e sumo sacerdote que provê expiação para nossos pecados).

Creio que não há como ser mais claro e direto do que isto!

Que a lei nos serve de aio: (dá um tapinha na nuca e diz, olha você é um pecador e precisa de cristo!)

Ao mesmo passo que nos instrui na justiça: (se matar um boi do seu irmão, restitua com o seu próprio)

E finalmente provê a solução definitiva para nosso problema com o pecado: (O Cordeiro de Deus foi sacrificado)

Veja como então tudo se harmoniza sem a necessidade de "abolir a lei".

Advirto ao amigo que dever tomar um pouco mais de cuidado, para não incorrer em falácia veja:

"Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:10

Logo, o sábado é sombra do corpo de Cristo."

Tomemos então este assunto:

O sábado nunca foi sombra do corpo de Cristo. Primeiro porque o sábado foi criando antes mesmo da humanidade precisar de um salvador (Adão e Eva ainda não haviam pecado).

Segundo, que a única parte da lei que são representações do papel que o próprio CORPO DE CRISTO representaria, eram as leis cerimoniais.

O corpo de Cristo representou o papel do cordeirinho sacrificado. O trabalho sacerdotoal representou o papel de Jesus como sacerdote que leva nosso pecados à Deus.
O trabalho sumo-sacerdotal representou o papel do sumo sacerdote nos trabalhos que provê expiação pelos nossos pecados!

Jesus diz em João 14:6:

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"

Os judeus davam à primeira porta de entrada no templo o nome de "Caminho", à segunda porta, davam o nome de "verdade" e à terceria porta, davam o nome de "vida".

Veja esta afirmação:

"O escritor aos Hebreus é ainda mais enfático quando declara que todos os detalhes do tabernáculo são “figura e sombra das coisas celestiais” (Hb 3:5)."

http://www.bibliapage.com/taberna.html


2º Comentário

Em resposta a:

http://exadventistas.blogspot.com/2012/11/masturbacao-carne-de-porco-tuberculose.html?showComment=1354967950159#c5883975645149183004

Amigo Felipe,

SOBRE:
"Pois e Décio, eu já percebi, por isso que eu estou deixando ele se manifestar a vontade, pois essa é a fé dele, foi isso que ele escolheu acreditar, eu vejo nele um grande esforço para defender a doutrina da sua denominação, mas a bíblia não pode ser mudada por causa de uma doutrina, ela tem que ser o nosso alicerce."

A quase TOTALIDADE das denominações cristãs apoiam que a bíblia não dá base para abolição dos mandamentos de Deus.

Portanto cuidado quando diz:
"pois essa é a fé dele!"

Porque é a fé da maioria dos cristãos em suas várias denominações. Creio que o amigo está posicionando as coisas equivocadamente. Porque a regra no meio cristão é a de que os mandamentos CONTINUAM vigentes.

Portanto, em relação aos mandamentos, o amigo é quem possui uma fé que constitui uma "excessão" à maioria.

Se o amigo está desinformado, peço que dê uma pesquisada nas doutrinas das várias denominações. Perceberá que está dizendo uma leviandade, porque a crença de que a Lei dada a Moisés possui distinção quanto ao propósito é compartilhada pela maioria dos cristãos. Inclusive utilizam a mesma nomenclatura de distinção: Leis morais, leis cerimoniais e preceitos judiciais.

Alguns apenas diferem um pouco por dizerem: Preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos judiciais.

Portanto, procure pesquisar melhor antes de criticar uma crença que julga ser MINHA. Pois tal separação dos aspectos da lei é algo bem presente entre os teólogos:

http://books.google.com.br/books?id=nYFybLCvXggC&pg=PA946&lpg=PA946&dq=cerimoniais+preceitos+judiciais&source=bl&ots=zYcZsilVh5&sig=v9guR-K8yA8lgI_3mI6_kpK6FDE&hl=pt&sa=X&ei=QIPEUOviMJCA9QSDvIFI&ved=0CFsQ6AEwBw#v=onepage&q=cerimoniais%20preceitos%20judiciais&f=false


Leia este livro e ficará melhor informado!

Perceba inclusive que tenho lhe passado conteúdos de outras crenças alheias ao adventismo. Portanto tentar desmerecer tais ensinamentos baseando-se que se tratem de crenças exclusivamente adventistas apenas comprometerá a confiabilidade de vossos argumentos, haja vista que têm se mostrado basear em extrema carência de informação básica.

Portanto que deixemos de desmerecer o grau de conhecimento um do outro e voltemos a praticar um debate saudável, evitando observações de cunho pessoal.

Veja o gabarito de estudiosos que compartilham este pensamento, analizando o autor do livro que lhe passei:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomás_de_Aquino

Posso não concordar com tudo que o autor diga, ou que sua religião professe, mas isto não impede que as várias denominações, em seus estudos, através de seus teólogos, cheguem à um mesmo denominador comum.

Portanto peço que tenha mais cuidado com vossas observações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.