sábado, 15 de dezembro de 2012

Curtas - Paulo continuou a guardar o sábado?

Alguns têm alegado que as cartas de Paulo dariam liberdade para se colocar o domingo no lugar do sábado! Será verdade?

"E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E TODOS OS SÁBADOS disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.." ( Atos 18:4)

Como se vê Paulo continuou com as pregações no sábado e trabalhava construindo tendas nos demais dias da semana.

"E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três SÁBADOS disputou com eles sobre as Escrituras," ( Atos 17:1-2)

Segundo o livro que fala sobre os atos do apóstolo, Paulo utiliza o sábado para suas pregações normalmente.

"Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem TODOS OS SÁBADOS." (Atos 13:27)

Neste versículo acima os livros dos profetas, continuaram sendo lidos no sábado, assim como os livros de Moisés citado em um artigo anterior (Atos 15:21). Uma prova de que também continuaram a observar a Lei e os Profetas do antigo testamento.


Mas e quanto a Jesus, qual era o seu costume?

"E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados." (Lucas 4:31)


(Sr. Adventista)

10 comentários:

  1. Paulo era Israelita e Judeu, tendo dever e compromisso pactual de guardar o sábado judaico, assim como todos os discípulos de Jesus e as mulheres que compraram especiarias e unguentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xii esse argumento além de desgastado não se firma em parte alguma das escrituras.

      Além do que as pessoas se reuniam para ouvi-lo. Dirá então que os gentios que compareciam para ouvir as pregações no sábado eram também por compromisso pactual?

      Este argumento portanto é insustentável.

      Dê uma lida neste outro artigo sobre os atos dos apóstolos e verá que não era apenas Paulo que continuou a guardar o sábado.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/12/curtas-os-apostolos-trasferiram-os.html

      Perceba que cidades inteiras se reuniam no sábado para ouvir as palavras dos apóstolos (Atos 13:44).

      Teriam eles também algum pacto que os obrigassem a guardar o sábado ao invés do domingo?

      "E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas." (Atos 13:42)

      Ué por que não pediram para que lhes fossem pregado no dia seguinte, no domingo?

      Isto é uma prova de que os cultos estavam firmados no sábado e o domingo nem era utilizado como dia de pregação ou culto, simplesmente era um dia comum de trabalho como os demais.

      Além do que não há nenhuma passagem que indique a pregação transferida para o domingo.

      Se o amigo alegar que a observação de fato, ao domingo, ocorreu depois dos eventos relatados na bíblia, então estaremos tratando de assunto extra-bíblico.

      Então deixemos a bíblia de lado e nos situaremos no período próximo a 325 d.C.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Concílio_de_Niceia

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. "Falei de domingo em algum lugar?"

      Realmente não e eu perguntaria aos demais leitores se, utilizando a bíblia e somente a bíblia, conseguiríamos falar sobre cultos no domingo em algum lugar?

      Portanto mesmo que fosse por um "compromisso pactual", os cultos no sábado continuaram sendo observados, sendo observados também pelos gentios que compareciam à estes cultos.

      Portanto até mesmo no último relato bíblico sobre a igreja os cristãos não cultuavam outro dia senão o sábado. E bem sabemos que em toda a bíblia não há autorização para a mudança deste dia de guarda.

      E não digo isto para o amigo Cristão Livre, porque bem sei que não acredita que o domingo serja bíblico (conforme reconheceu que os apóstolos realmente guardavam o sábado, embora acreditasse que era por compromisso pactual), mas aproveitei para mostrar aos demais que de fato até o último livro da bíblia os cristãos não guardaram outro dia senão o sábado.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Consta pelo menos uma reunião no primeiro dia da semana, então não podemos dizer que os cristãos não se reuniam ou não se congregavam neste dia,veja:

      Atos dos Apóstolos

      20.7 NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, estando nós REUNIDOS com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

      Outra, naquela época em que os Cristãos era perseguidos pelos Judeus, não acho crível que eles quisessem estar com os Judeus aos sábados, vejam:

      A Ruptura entre o Caminho(Cristianismo nascente) e o Judaísmo

      Houve com certeza uma ruptura entre o (Caminho)Cristianismo nascente e o Judaísmo.

      Então esta história de Cristãos estarem se reunindo pacificamente com Judeus aos sábados nas sinagogas, não ocorria mais, pois foi movida uma perseguição contra os Cristãos pelos Judeus, veja como é verdade!!!

      Veja mais a perseguição e matança de Cristãos pelos Judeus que se reuniam em sinagogas:

      1 Tessaloniceses 2

      13 E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem.
      14 Meus irmãos, o que aconteceu com vocês já havia acontecido também com as igrejas de Deus na Judéia, com o povo dali que pertence a Cristo Jesus. VOCÊS FORAM PERSEGUIDOS PELOS SEUS PRÓPRIOS PATRÍCIOS, DO MESMO MODO QUE OS CRISTÃOS DA JUDÉIA FORAM PERSEGUIDOS PELOS JUDEUS.
      15 FORAM OS JUDEUS QUE MATARAM O SENHOR JESUS E OS PROFETAS E TAMBÉM NOS PERSEGUIRAM. Eles desagradam a Deus e são inimigos de todos.16 Tentam até nos impedir de anunciarmos a mensagem de salvação aos não-judeus. Com isso eles completam o total dos pecados que eles têm cometido. Mas agora o castigo de Deus caiu finalmente sobre eles.
      17 Irmãos, nós tivemos de nos separar de vocês por algum tempo. Estamos longe dos olhos, mas perto do coração. Sentimos muitas saudades de vocês e gostaríamos de vê-los outra vez.
      18 Por isso quisemos ir até aí e fazer uma visita a vocês. Pelo menos eu, Paulo, quis fazer isso mais de uma vez, mas Satanás não nos deixou.
      19 Afinal, quando o nosso Senhor Jesus vier, vocês e ninguém mais são de modo todo especial a nossa esperança, a nossa alegria e o nosso motivo de satisfação, diante dele, pela nossa vitória.
      20 Sim, vocês são o nosso orgulho e a nossa alegria!

      Penso também que no Cristianismo houve algum afastamento de algumas regras do velho testamento, que criavam um muro de separação entre os Judeus, Cristãos e Gentios.

      Até Jesus e os apóstolos foram discriminados e perseguidos por causa do sábado, vejam estas passagens:


      Continua...

      Excluir
    4. Continuação...

      JOÃO 5
      9 – Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.
      10 – Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
      16 – POR ISSO OS JUDEUS PERSEGUIRAM A JESUS, PORQUE FAZIA ESTAS COISAS NO SÁBADO.
      18 – Por isso, pois, os judeus ainda mais PROCURAVAM MATÁ-LO, PORQUE NÃO SÓ VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

      JOÃO 7
      22 – Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem.
      23 – Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos INDIGNAIS CONTRA MIM, porque NO SÁBADO tornei um homem inteiramente são?

      JOÃO 9
      14 – Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
      16 -Por isso alguns dos fariseus diziam: ESTE HOMEM NÃO É DE DEUS; POIS NÃO GUARDA O SÁBADO. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.

      VEJA BEM!

      ESTAVA FICANDO IMPOSSÍVEL PARA JESUS E OS APÓSTOLOS CONVIVER ENTRE OS QUE GUARDAVAM O SÁBADO, POIS ERAM PERSEGUIDOS E ATÉ PROCURAVAM MATÁ-LOS POR CAUSA DO SÁBADO. E Isto continuou após a crucifixão de Jesus, conforme Paulo relata e 1 Tess 2:13 a 20.

      Então vieram as recomendações apostólicas, quanto a certos assuntos, principais motivos de discórdias, assim como é hoje.

      Faz sentido quando Paulo disse em Col 2:16 e Romanos 14:5 e 6

      “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados”.
      "Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto que outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões.
      Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus."

      No Contexto de Atos 15, mostra claramente esta ruptura e o surgimento de uma nova religião dentro de novos parâmetros.

      Dizem que toda generalização é burra, e é mesmo! Portanto, Muitos Judeus da época de Cristo, por tornarem-se Cristãos foram perseguidos, e também muitos que não eram cristãos, nunca concordaram com a perseguição acima referida.


      (VEJA BEM! OS JUDEUS NÃO SÃO ANTI-CRISTÃOS, HOJE. ISTO FOI PASSADO E PENSO QUE NUNCA MAIS SE REPETIRÁ, MUITO PELO CONTRÁRIO OS CRISTÃOS HOJE GOSTAM DOS JUDEUS E PENSO QUE ELES GOSTAM DOS CRISTÃOS), INCLUSIVE EXISTEM MUITOS JUDEUS CRISTÃOS.


      Saiba mais - Sobre a Ruptura entre Cristãos e Judeus - Desenrolar e graves consequências
      No link: http://www.projetoresgatar.com.br/lernoticia.asp?id=34

      Excluir
    5. No episódio citado pelo amigo:

      "E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu." (Atos 20:11)

      O encontro no primeiro dia foi algo casual. O texto deixa claro que embora estivessem REUNIDOS, não se tratava de uma REUNIÃO (formal), mas tão somente de um encontro onde partilharam do pão, do mesmo modo como faziam nos tempos de Jesus.

      "E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias." (Atos 20:6)

      No verso acima estão as circunstâncias do encontro.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ao Cristão Livre,

    Gostaria de dirigir me a palavra.
    Achei oportuno o momento para argumrntar com o Sr Adventista acerca do referido comentário feito por ele relacionado abaixo.

    "Claro que o sábado é sagrado e deve ser observado"
    http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/02/testemunhos-phillipe-hotman-porque.html."Eu ainda guardo o sábado"

    Em virtude disto, publiquei algo sobre o sábado. Eu também tive tal dúvida sobre o sábado á semelhança do seu argumento(Cristão Livre ).

    "Paulo era Israelita e Judeu, tendo dever e compromisso pactual de guardar o sábado judaico, assim como todos os discípulos de Jesus e as mulheres que compraram especiarias e unguentos."

    Isto motivou me a um ato necessario de transposição da matéria para esta pág. com o firme propósito de tentar esclarecer lhe algo que para mim era muito difícil de entender.Veja!!

    Tomando como base as afirmações citadas acima do Sr Adventista queria fazer aqui uma colocação acerca do assunto ( a guarda do sábado pelos cristãos convertidos).

    O Sr. Adventista afirma ainda guardar o sábado. E, eu também resolvi guardá lo novamente depois dessa minha reconversão recentemente.Tenho aqui um parecer particular acerca da guarda do sábado no que se refere aos gentios.

    Percebe se que eles realmente não parecem ter a responsabilidade, ou melhor, o compromisso de um Judeu pra guarda lo até que seja compelido pelo Espírito de Deus para que assim o guardem.É notório a realidade desse fato quando se estuda diligentemente as escrituras do Novo Testamento.

    Visto que, em nenhuma parte do N. Testamento ver se referência direta aos gentios sobre a guarda do sábado. A não ser áqueles que uma vez que reconheceram a veracidade e santidade dos oráculos de Deus resolveram agregar se aos Judeus assumindo tal compromisso de fé.

    Em Hebreus há referência á guarda do sábado sim, mas, a carta é direcionada aos Hebreus Heb. 4;4,9. Aos gentios não existe tal referência. Então, o que realmente queremos esclarecer aqui, a não observância do sábado?

    Não, pois eu retomei a guarda do sábado e acho tão necessária assim como o é para os Judeus. Vejo,porém que, a bíblia me parece flexìvel quanto á guarda do sábado no tocante ao gentil convertido.

    Certamente que ao conhecer a real necessidade e santidade do sábado esse mesmo gentil se sujeitaria á guarda desse santo mandamento de Deus. Daí um dos motivos pelo qual não devemos incriminar qualquer crente de outra denominação que porventura não guarde o sábado.

    Estes, caso não venham ter ou conhecer o peso dessa responsabilidade que nós temos por conta dos conhecimentos uma vez adquiridos eles também não poderão ser cobrados de igual forma será feito a nós.

    Eu, particularmente o guardo como já foi afirmado antes, pela consciência que tenho a respeito do mandamento e porquê sinto pelo mesmo Espírito que o fez que eu devo guarda lo.

    Da mesma forma outros também o guardarão. E, assim creio eu que será do perfeito agrado de Deus que o homem tenha naturalmente essa disposição da alma vinda do Espírito de Deus e a guarda de toda a lei será assim, espiritual.

    Grato pela atenção, Arnon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sr Arnon! Quem guarda, não julgue quem não guarda; e quem não guarda, não julgue quem guarda - Colossenses 2:14 a 17.

      Contudo muitos julgam outros cristãos de filhos da prostituta, julgando-os principalmente por causa de sábados - Desacatando assim, orientações apostólicas!

      Saúde e paz!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.