domingo, 24 de novembro de 2013

Blog exadventistas - Discrepâncias bíblicas no estilo de vida adventista?


Alguém acredita?

Nos acostumamos a ouvir o "blá blá blá" do Editor acerca da liberdade de manifestação de opinião. Entretanto, desde o ano passado, este administrador tem mostrado a que veio. Censurando comentários e impedindo a participação de adventistas em seu blog, tem mostrado através de atos aquilo que sempre foi o intento do blog exadventistas.

Calar um adventista, tem sempre sido o sonho de consumo de nossos amigos administradores, algo evidente nos primeiros artigos que possuem até simulações de como seriam tais debates.

Em verdade o que tem incomodado o Editor, bem como seus colegas é o fato de a IASD poder pregar abertamente aquilo que pensa e eles terem que ouvir compassivos, sem poderem manifestar o que realmente pensam pública e abertamente.

A mesma liberdade que temos, é compartilhada por qualquer pessoa no meio social em que vivemos, isto inclui Editor, Décio e companhia. Mas o por que então de, estes, nos acusarem de negar-lhes o direito de resposta!?

A resposta é simples, porque embora possam pregar abertamente aquilo que costumam pregar em seus blogs, fatalmente sofreriam represárias tanto da justiça como da própria sociedade. Teriam que assumir a responsabilidade por aquilo que dizem e por causa disto não se poderiam dar ao luxo de usar quaisquer argumentos ou acusações que tenham em mãos.

Em verdade, a própria sociedade é quem protege instituições benéficas como a Adventista, mas é justamente este ponto que Editor, Décio e companhia pretendem contestar, tentando provar que a IASD seja essencialmente maléfica!

Tentando pregar uma imagem de igreja sectária, com pastores opressores, arrogantes, corruptos e até violentos, pretendem desfigurar a imagem comum que a sociedade tem acerca dos adventistas do sétimo dia, tanto no âmbito religioso como social.

O Editor do blog exadventistas, não demonstra ter escrúpulos em escolher os meios a serem utilizados para denegrir a imagem dos Adventistas do Sétimo Dia. De forma obsessiva, tem tentando conduzir leitores que caem ali em seu blog (e que não conhecem o adventismo) a formarem uma imagem preconceituosa e totalmente distorcida da instituição, antes de, de fato, entrarem em contato com esta instituição que tem se espalhado por todo o mundo.

Desta forma o blog do Editor tem sido um conto de terror, a fim de convencer as pessoas a se manterem afastadas do adventismo e a não confiarem em seus membros.


Um líder que prega contra suas próprias convicções?

Existem muitos projetos parecidos com aquele em que o Editor atua, e que tem levado as pessoas à um estilo de vida mais saudável:

http://www.missoesnacionais.org.br/publicacao.asp?codCanal=9&codigo=32830&codigo_pai=11

bem parecido com aquele pregado há muito tempo pelos Adventistas do Sétimo Dia:

http://www.projetoreviver.org/
http://www.projetoreviver.org/p/galeria-de-fotos.html
http://www.projetoreviver.org/p/missao.html


O tipo de projeto original, porém, apoiado pelo Editor, não possui um cunho muito religioso, sendo quase que estritamente social,  então o que se observa é que, em localidades onde projetos deste tipo alcançam pessoas de forma a dar-lhes um melhor estilo de vida, fatalmente tendem a se interessar por uma religião que desde muito antes de haver o conhecimento que a ciência tem sobre saúde, tem praticado uma vida saudável usando os mesmos princípios que hoje são tidos como essenciais para uma vida saudável. Mas o Editor não quer que estas pessoas se interessem por seus irmãos e parceiros no estilo de vida, os adventistas do sétimo dia.



Interessante notar, de que, ao contrário do que o Editor tem nos levado a crer, o próprio Editor está envolvido em um projeto que apoia quase que as mesmas coisas que encontramos nos livros de Ellen White:


Neste mesmo blog novamenteadventistas, é possível encontrar alguma de nossas pregações, acerca de assuntos como café, álcool e outros tipos de droga. Desta forma, o Editor, de forma hipócrita, tem pregado contra algo que ele mesmo deveria apoiar, o estilo de vida saudável pregado pelos adventistas.

Mas o estilo de vida adventista está intrinsecamente ligado à religião, através dos livros da escritora cristã Ellen White, logo associa-se um estilo de vida saudável à uma religião que naturalmente proporciona um estilo de vida saudável! Mas é justamente isto que nosso amigo Editor demonstra estar interessado em evitar.

O PRAS se dá em uma localidade onde a presença da instituição adventista é muito forte, com escolas, igrejas e vários trabalhos sociais. Ao agregar valores religiosos à uma das extensões do Projeto Reviver, criou-se como que algo semelhante ao conceito do estilo de vida adventista, que aliam um estilo de vida saudável, longe de coisas prejudiciais que colocamos no organismo, com a evangelização.

Todo o projeto é muito bonito, e não haveria problema algum, até a IASD ser vista como uma concorrente, de almas! Fato é que uma pessoa que adota um correto estilo de vida, se supreende ao ver que à 150 anos atrás, em uma época onde não se falava de saúde através da alimentação, nem de práticas naturalistas, surgiu um povo que já pregava contra todas estas coisas que tem afligido nossa sociedade atualmente. Ficam estupefados ao lerem nos livros da escritora cristã Ellen White, princípios bíblicos detalhados para uma vida saudável de sucesso!

Abster-se do que é mal, fazer uso com moderação daquilo que é bom, em conjunto com uma comunhão diária com Deus (no caso dos adventistas, através da Bíblia) é o melhor caminho para se garantir que cada pessoa permaneça no caminho que bem sabemos ser difícil (caminho estreito), mesmo em meio aos atrativos deste mundo, que por uma ou várias vezes levam indivíduos à ruina, de uma forma ou de outra.

O projeto PRAS porém, assimila, ao invés de conceitos religiosos bíblicos, conceitos religiosos que provém de tradição. Algo muito parecido com o trabalho dos espíritas, entretanto, voltado especialmente ao Cristianismo, uma pregação evangélica sem compromisso e sem assumir um nome distintivo.

O projeto PRAS tem ajudado a retirar pessoas do mundo das drogas, mostrando o quanto as drogas são ruins, mas o adventismo, por outro lado, tem convencido as pessoas mostrando o quanto nosso Deus é bom!

O adventismo tem obtido muito sucesso ao apresentar, desde a infância, uma alternativa à este mundo de prazeres, através de um estilo de vida onde se pode aproveitar de tudo que de bom há neste mundo, sem se deixar levar por aquilo que possui o mal ou a aparência do mal.

O adventismo é um estilo de vida que oferece um acompanhamento integral por toda a vida do indivíduo, quer tenha se envolvido com drogas e saído, quer nunca tenha se envolvido, para jamais entrar.

Este acompanhamento integral envolve cuidados com o corpo, a mente (moral) e o espírito. Quem liga o canal da Novo Tempo, percebe de que tudo que de bom há neste mundo, é possível encontrar no adventismo e isto, notamos também nos primeiros livros adventistas, onde através da escritora cristã Ellen G. White, muitos conceitos de importância à vida dos cristãos foram introduzidos, como psicologia, medicina, nutricionismo, finanças e várias outras mais.

Religião deve ser alto integral e que atenda à todas as necessidades de cada indivíduo e não tão somente da parte espiritual, como, errôneamente, se prega atualmente.

Não é de se admirar, portanto, que hajam cidades inteiras adventistas, que se sustentam ao passo que seguem rigorosamente princípios bíblicos que nos foram deixados por Deus. San Martin, Loma Linda e várias outras cidades que adotaram o estilo de vida adventista e que hoje vivem com a mesma comodidade das demais cidades, prosseguem sem terem grandes problemas comuns no mundo de hoje.

Nestas cidades, crianças brincam nas ruas, os jovens saem à noite e os pais dormem tranquilos pois sabem que ali não há bebidas alcóolicas, nem drogas e que em todo lugar em que se encontram, toca-se músicas cristãs que aproximam o Espírito Santo e evita que a maldade flua dos corações dos jovens.

Lá não há briga, não há rachas, não há música alta na madrugada, nem festas mundanas. Todos dormem cedo, para trabalhar ou estudar no dia seguinte, ou ir à igreja, quando se trata do sábado.

Todos trabalham, todos estudam e todos ganham bem, vivem até seus 100 anos de idade livres de doenças crônicas, praticando exercícios físicos todos os dias e comendo alimentos livres de malefícios que degeneram o organismo humano.

Este é o estilo de vida que poderia abranger todo o mundo, mas que tem alcançado apenas algumas localidades, devido às investidas e insistência de céticos como o Editor do blog exadventistas, que ensinam justamente o contrário daquilo que é a harmonia dos ensinamentos adventistas com a Bíblia Sagrada.

Hoje, os EUA e várias entidades do mundo tem financiado estudos acerca do estilo de vida das zonas azuis, a exemplo da National Geographic que já publicou artigos sobre o estilo de vida saudável destas zonas e até dedicou uma revista para tratar deste assunto.

Estas entidades tem visto o estilo de vida que pregamos como uma solução para o crescente problema que tem afetado governos do mundo inteiro na questão da área de saúde básica. 

E o segredo de haver entre os adventistas, uma vida saudável tão bem sucedida é a comunhão que temos com Deus a a Sua Palavra. E também por darmos ouvidos às recomendações passadas por sua fiel serva, que nos construiu uma verdadeira enciclopédia de orientações de como viver bem e de forma cristã nos dias de hoje.

Espero que o Editor, um dia se dê por vencido e permita que nossos irmãozinhos na fé, possam ter o privilégio de ter contato com as pregações que deste muito tempo poderiam ter livrado-los de muitas enrascadas, a exemplo das drogas.

Conhecimento da Palavra de Deus, é o princípio da sabedoria. Quem a conhece, usa sabiamente cada coisa que temos neste mundo conturbado, separando o que é bom do que é mal e vivendo uma vida em conformidade com aquilo que representa a vontade de Deus para nós hoje, aqui nesta terra.

Hoje, muitas igrejas evangélicas tem se visto ter que envolver-se em questões como o combate às drogas por não terem se prevenido anteriormente, através do estabelecimento de um estilo de vida em harmonia com a vontade de Deus. Mesmo com os conselhos de Ellen White, que sempre tocou nesta tecla, muitos ainda preferem remediar antes de prevenir.

Somente quando, então, incluírem questões de saúde, de educação (mente, corpo e espírito) ao seu doutrinariamento religioso é que de fato estarão preparando cristãos para viverem de forma mais segura neste mundo conturbado. Felizmente muitos irmãos tem ouvido e entendido esta mensagem e investido também na saúde e nas questões educacionais de seus membros, construindo escolas e hospitais e preocupando-se com o estilo de vida que um cristão deve viver nesta terra.

Este é o caminho certo. Quem dera pessoas retrógradas como o amigo Editor, pudessem enxergar as coisas por este ângulo, antes de colocar sua discórdia à frente da causa justa e nobre que é o cuidado integral do ser humano de acordo com os princípios divinos (Religião). E tem condenado, com isto, justamente a religião que mais tem seguido corretamente aquilo que deveria representar uma religião, um cuidado não apenas espiritual, mas integral para com a pessoa do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.