terça-feira, 3 de abril de 2018

Cerimônia da Santa Ceia - Uma forma de combater o exclusivismo

Um ritual cristão

A quem tem realmente contato com fontes primárias adventistas ou que conhece o interior de seus templos, bem sabe que no adventismo a cerimônia da Santa Ceia é interdenominacional, sendo praticada entre os adventistas e visitantes de outras igrejas. A cerimônia de lava-pés também é aberta aos visitantes sempre acompanha a cerimônia da Santa Ceia onde adventistas não veem problema algum em lavar os pés de seus irmãos de outras igrejas.

Neste rito, o Cristão reconhece: "eu não sou melhor do que você". E assim lavam os pés uns dos outros com alegria em demonstração de humildade.

Ocorre que no meio apologético brasileiro, críticos procuram acusações até mesmo em uma cerimônia tão bela e que traz boas lições como é a do lava-pés, o que é realmente lamentável, segundo a penumbra em seus corações que não os permitem ver nobreza em tal cerimônia.

"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes." João 13:13-17

Este é apenas mais um dos mandamentos bíblicos obedecido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Quando os críticos do adventismo conseguirem retirar da Bíblia passagens como esta, bem como as que falam do sábado, das carnes lícitas e ilícitas, do ritual do santuário e da purificação do santuário, segundo o dia da expiação, então deixaremos de guardar estas coisas como fazem muitos irmãos, mas enquanto um til sequer permanecer não removido da Palavra de Deus, iremos guardar tudo isto da maneira que se encontra escrito, independente de outras igrejas e suas confissões de fé/catecismo dizerem para guardar ou não. Sola Scriptura e Tota Scriptura, não era este o lema da reforma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.