segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Para sermos salvos, temos que abandonar a lei?

Pois é, irmão Roger, o amigo é quem crê de que o sábado tenha servido de meio de salvação, na dispensação da lei! Nós adventistas cremos que mesmo no tempo do antigo testamento o povo era salvo pela graça, independente da lei que guardavam. De modo que não admitimos que em qualquer tempo e em qualquer época a salvação tenha sido tornada possível por meio de obras. Todos os israelitas antes da vinda de Cristo foram salvos pela mesma graça e pela mesma expressão de fé em Cristo, porém naquela época por meio do sacrifício de Cordeiros. É por isto que guardamos o sábado e também os demais 9 mandamentos, porque cremos que guardar a lei de Deus não tem nada a ver como uma salvação, mas é o dever de todo homem: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." Eclesiastes 12:13 O sábado é tão somente um presente, um dia de descanso dado ao homem. Um memorial da criação e um dia instituído para comunhão. Assim, guardar o sábado é algo tão natural quanto trabalhar nos demais 6 dias da semana. Guardamos porque Deus instituiu o sábado para nós e nele podemos descansar e ter uma comunhão maior com Deus e com a congregação. E guardamos os mandamentos por gratidão a Deus, pela salvação que já temos, por isto sentimos vontade de ser-Lhe obediente e fazer tudo aquilo que Ele nos pediu. Todo israelita que praticava a circuncisão já era salvo em Deus assim como todo cristão que se batiza já está salvo. E Abraão quando ouviu a Deus e aceitou ir para uma outra terra, já estava salvo em Deus e o povo recém liberto ao saírem do Egito para ir à terra prometida já estavam salvos em Deus e mesmo assim Deus insistiu para que guardassem o sábado, muito tempo antes do Sinai: "Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia." Êxodo 16:26-30 Leis estas que procedem desde o tempo de Abraão: "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." Gênesis 26:5 E desde Caim e Abel se sacrificava animais e se fazia ofertas a Deus, como manifestação de sua fé no Cordeiro que viria o qual o próprio Abraão viu: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se." João 8:56 E viu quando percebeu por meio da prova que Deus lhe entregou de que o próprio Deus daria seu único filho para morrer no lugar de Isaac, do próprio Abraão e de toda a humanidade. Foram os antinomistas que criaram este conceito de que você aceitando a graça tem que abolir, rejeitar e desprezar a lei, porque até os tempos de Cristo e dos apóstolos todos foram salvos pela graça e todos continuaram guardando a lei. De modo que quem não guarda a lei é porque não aceitou de fato a graça e continua a viver segundo o mundo ao invés de adotar o estilo de vida que a Bíblia desde Gênesis até o Apocalipse propõe. Não faz, de fato, dos ensinos da Bíblia, todos eles, sua regra de fé e de prática. Deixando os mandamentos de lado para guardar outras coisas. Realmente não entendo este conceito de "sola scriptura" sem o "tota scriptura". Pra mim o Novo Testamento é tão bom quanto o antigo. A lei no novo testamento é tão boa quanto é no antigo. A única coisa que mudou foi a maneira como expressamos nossa fé, antes no Cristo que viria, por meio do sacrifício de animais e hoje no Cristo que já veio, fazendo uso de sua intercessão no santuário celestial em seu ministério sumo-sacerdotal, conforme era ensinado ao povo de Israel por meio dos rituais do antigo santuário terrestre. Leia os artigos que lhe passei, irmão. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.