quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os 10 mandamentos da lei de Deus já eram obedecidos antes do Sinai?

Olá, irmão Roger, as tábuas de pedra foram apenas o meio pelo qual Deus passou suas leis ao Israel recém liberto, além das várias instruções e mandamentos que igualmente foram escritos, porém em um livro que ficava ao lado da arca da aliança que continha as tábuas com os dez mandamentos.

Deus passou estas leis de forma oral, porém, Moisés ainda as escreveu para que servisse de consulta e o povo não se esquecesse dos mandamentos de Deus.

Agora, os princípios morais de Deus, estes que Abraão seguia, existem desde antes da fundação deste mundo:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44"

A mentira e o homicídio já eram pecados antes de a terra ser formada, bem como a cobiça e o querer se colocar no lugar de Deus:

"Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! "Isaías 14:12

"Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti." Ezequiel 28:14,15

A palavra iniquidade é o contrário de equidade que se refere à ordem, moral e justiça

"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas." Ezequiel 28:16

"Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade." 1 João 3:4
"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." 1 João 3:4

Quando Deus diz, mandatos, preceitos, estatutos e leis, Deus está falando de uma constituição e não tão somente de ordens dadas por Ele a Abraão. O primeiro mandamento que Abraão seguiu ao sair da terra de Ur dos caldeus foi o de abandonar as imagens de escultura e aceitar Aquele que o chamou com seu único Deus.

O que era viver debaixo dos estatutos de Deus?

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." Jó 1:1

A transgressão já existia nos tempos de Jó:

"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Jó 1:22

Seus amigos o aconselham a procurar em suas atitudes, algo que tenha desagradado a Deus o que mostra que o povo já naquela época conhecia a vontade de Deus:

"E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais." Jó 7:21

Até mesmo os ímpios conheciam o que era certo e o que era errado diante de Deus:

Homicídio:

"E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar." Gênesis 4:23

Caim que matou Abel:

"Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará." Gênesis 4:13,14

Adultério:

"E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada." Gênesis 38:24

Então este, não pode matar, não pode furtar, não pode trair sua mulher, não pode mentir, não pode cobiçar para tomar as coisas do próximo, tem que obedecer pai e mãe, já eram ensinados aos filhos desde Adão e Eva, porém alguns viviam na iniquidade enquanto outros viviam de acordo com estes princípios:

"E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor." Gênesis 4:26

Não há como uma sociedade sobreviver sem estes princípios básicos eternos, contidos nos 10 mandamentos da lei de Deus.

O sábado fazia parte das leis seguidas por Abraão e sua descendência:

"E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus MANDAMENTOS e as minhas LEIS?
Vede, porquanto o Senhor vos deu o SÁBADO, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia." Êxodo 16:27-30

Esta exigência foi feita logo depois de o povo ser liberto e Deus já exige obediência a um conjunto de leis e mandamentos os quais incluíam o sábado, muito antes da entrega da lei escrita no Sinai.

O povo já sabia que era errado ter outros deuses ou fazer para si imagens de escultura e Deus cobrou esta transgressão aos pés do monte, quando eliminou boa parte daquele povo.

Hoje, por exemplo, uma minoria mínima já leu, de fato, o livro da nossa Constituição Brasileira, nem por isto o cidadão deixa de conhecer sobre o que é certo e o que é contra a lei, pois esta é ensinada do mesmo modo como era ensinada nos tempos de Israel, bem como também desde os tempos de Caim e Abel.

Assassinato:

"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem." Gênesis 9:6

Adultério:

"Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido." Gênesis 20:3

O povo já sabia que Matar, furtar, adulterar e tudo mais era errado e que Deus cobrava a transgressão.

Então como é que estas leis passaram a serem vigentes apenas desde o Sinai?

Outras transgressões:

" E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou." (Gênesis:38-10)

Furto:

"Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias." Gênesis 31:38,39

Mais transgressões:

" Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam." Gênesis 50:17

"Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" Gênesis 39:9

"Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito." Gênesis 20:9

Furto novamente:

"Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto." Gênesis 30:33

Os preceitos morais de Deus já existiam na época dos patriarcas.

"E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha." Gênesis 31:19

A mentira:

"Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste." Gênesis 21:23

Estes conceitos morais que aprendemos ainda hoje, mesmo sem ler nas Escrituras, sempre existiram, irmão de modo que, quem diz que as leis de Deus só passaram a existir depois do Sinai é porque nunca leu, de fato, as Escrituras.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.