quinta-feira, 1 de junho de 2017
Transporte público no dia de sábado
Olá, irmão Ronaldo, há um erro lógico em sua exemplificação.
Mesmo que uma pessoa receba uma multa, não significa que a pessoa desconsidere totalmente as leis de trânsito. Apenas demonstra que é humana e assim não é perfeita. Mas não quer dizer que por causa disto a lei não seja boa e que a lei de trânsito deva perder a validade por ninguém consegue cumpri-la perfeitamente.
Por exemplo, se eu perguntar para o irmão se o irmão mata. Segundo ensinamento de Cristo odiar a um irmão significa que você já o matou. Se olhar para um mulher com intenções impuras já adulterou.
Desde que o sábado começou a ser guardado pelo povo recém liberto, nunca guardaram de forma perfeita, nem as demais leis, que sempre eram transgredidas, mas Deus fez distinção entre os que guardavam e os que não guardavam a lei, mesmo no contexto da imperfeição!
Então, se haviam os que Deus considerava como aqueles que guardavam a lei, significa que Deus não considerava o guardar da lei como sendo algo de natureza perfeita, exemplo:
"Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." Gênesis 26:5
Abraão também teve falhas, como todo ser humano, mas Deus considerou que o pai da fé, guardava as leis de Deus.
Quanto à questão de pagar pelo transporte no sábado, é digno a todo trabalhador receber pelo seu trabalho. Entretanto, a ordem de Deus é para que não se cobre pelo bem que se faz no sábado. Caso o motorista fosse um adventista, levaria estas irmãs e as suas crianças, no dia de sábado, sem cobrar nada, porque segundo Jesus é lícito fazer o bem no dia de sábado não atendendo aos seus próprios interesses.
Um taxista adventista, ou um mecânico, por exemplo, tem permissão da igreja de praticar consertos de veículos a pessoas que não tem como pagar ou fazer corridas de cortesia, desde que não negligencie de tirar um tempo para ir à igreja no sábado.
Em um mundo ideal, somente igrejas, hospitais, a polícia e outros serviços essenciais funcionariam no sábado e os ônibus funcionariam para levar as pessoas às igrejas e aos serviços de emergência. Os que prestam este tipo de serviço atenderiam em escala como ocorria com o policiamento de soldados e outros serviços no antigo Israel.
O que podemos fazer hoje, como nos é cobrado a passagem e sendo que levam também pessoas não sabatistas para o trabalho é comprar a passagem antes. Quando ocorre um improviso, porém, melhor é pagar pelo serviço no dia de sábado do que deixar de ir à igreja, dos males o menor.
Assim como os levitas trabalhavam e com carga aumentada no dia de sábado, para servir aos rituais realizados pelos sacerdotes no dia de sábado, também haveriam aqueles trabalhando em prol de levar as pessoas aos cultos. O trabalho dos levitas no sábado era árduo, este tipo de trabalho de assistência era considerado lícito pois eram estes tipos de trabalhos que garantiam a paz, a ordem e provinham meios de as pessoas participarem dos cultos e que se dirigiam para o santuário aos milhares.
Um abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.