sábado, 29 de abril de 2017

Acusações acerca da autoria dos escritos de Ellen White

Olá, irmão, a coisa começa errada quando vemos que a verdade dos fatos é que a Igreja respondeu exaustivamente à acusação dos críticos daquela época, inclusive a pessoa de Dirk Anderson.

O primeiro fato é que não houve história estranha sobre EGW, nem omissão, o que ocorreu é que, antes de Dirk Anderson e de Walter Rea, um crítico chamado Canright havia se levantado contra a veracidade do dom de Ellen White. Foi contradito pela própria Ellen White, no que tal crítico se arrependeu e retornou à igreja. Após sucessivas quedas e retornos o que restou foi um documento intitulado "Subtilezas do Erro" onde um estudioso colocou toda a questão em papel.

Nenhum documento sobre o ocorrido foi jogado fora, mas guardado em um cofre, e que foram mais tarde surrupiados por um amigo de Walter Rea que, então, levantou novamente as questões antigamente levantadas por Canright como se a questão não houvesse sido resolvida. Todos os adventistas tiveram amplo acesso às acusações de Canright em sua época, no que a igreja prestou esclarecimentos sobre o ocorrido, inclusive com aval do próprio Canright. Walter Rea, porém, mais tarde, manipulou toda a situação, fez novas afirmações que não procediam e um conjunto de acusações e conjecturas, especialmente acerca de um suposto plágio de Ellen White de outros autores.

Dois pesquisadores Veltman e Ramik foram contratados na época no que 5 anos de trabalho dedicado foram desenvolvidos, cujo andar do trabalho foi inclusive elogiado pelos críticos. Porém, mais uma vez se comprovou que a acusação sobre um suposto plágio era infundado! O estudo mostrou que as semelhanças encontradas em vários trechos dos livros de Ellen White eram derivados de empréstimos literários, citações que Ellen White absorveu em outros livros e que incluiu em suas publicações. Estes livros forma inclusive recomendados por Ellen White nas igrejas e, na época, não era exigido a colocação de fontes bibliográficas neste tipo de empréstimo o que foi atestado pelo perito legal, o Dr. Ramik.

Agora, o que mais indigna é que Dirk Anderson bem como os críticos de sua época bem como os atuais, não publicam os testemunhos das pessoas envolvidas, tanto Canright, quanto o médico que examinou Ellen White, além do pesquisador que levou adiante os estudos (Veltman) bem como o testemunho do perito legal (Ramik).

Também omitem a publicação onde Ellen White trata de questões como a amalgama e seu significado. Também omitem que as cartas datilografadas, possuem todas elas observações e correções com a letra de Ellen White, o que mostra que embora uma secretária a assitia em escrever algumas de suas cartas, era sempre Ellen White quem as redigia.

E nenhum escrito foi retirado de circulalção, pelo contrário, os manuscritos originais foram disponibilizados ao público através do Centro White de pesquisa. Tal centro também disponibilizava os originais escaneados em um DVD, contendo todo o material histórico da época junto com o conteúdo dos escritos originais de Ellen White. Hoje além de discos há um site contendo todas as obras de Ellen White bem como um outro contendo o conteúdo da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia e de seus fundadores.

http://www.whiteestate.org/cdrom/cdrom.asp
https://egwwritings.org

Acerca dos assuntos em questão:


São fontes primárias escritas na época pela própria Elen White e pessoas com quem ela tinha contato. Veja mais fontes primárias:


Leia também os seguintes artigos que ajudarão o irmão a perceber como, mais uma vez, estão aproveitando do desconhecimento alheio sobre nossa história e os acontecimentos em torno destes assuntos para, mais uma vez, ludibriar os ouvintes através da omissão de informações, onde, mais uma vez, apresentam somente a parte que interessa enquanto estes mesmos ocultam a conclusão em todos estes casos:


Acerca de minhas conclusões sobre o dom profético de Ellen White, após ter acesso e estudar por vários anos a respeito destes assuntos:


Como percebemos, as próprias pessoas envolvidas, Canright, Dr. Russell, Veltman, Ramik, em conclusão, deram seu testemunho em favor da legitimidade dos escritos de Ellen White, o total oposto do que tem alegado os nosso críticos atuais.

Dirk Andersom em seu livro intitulado a "Nuvem Branca" apenas trata de reproduzir em seu tempo aquilo que Walter Rea havia feito em seu livro intitulado "A Mentira Branca" que por sua vez é uma cópia plagiada do original de Canright.

Hoje, mais uma vez a igreja tem respondido, trazendo à luz todos os fatos, nisto, os críticos não se dispõem a contestar as respostas da igreja, no que, provavelmente, daqui a alguns anos, algum crítico novamente levantará todas estas questões alegando que nunca foram tratadas ou respondidas.

Nem Walter Rea, nem Dirk Anderson, se dispuseram a comentar as contestações e os documentos apresentados pela igreja em resposta à suas acusações e especulações. De tudo que a igreja produziu em resposta, nem uma única linha se dispuseram a produzir em contra-resposta.

E ainda hoje a igreja tem chamado críticos atuais a defenderem estas acusações, porém, nenhum destes se dispõe a tal e isto testemunha acerca da confiança e da sinceridade destes nossos críticos.

As informações estão contidas e disponibilizadas no seguinte endereço para consulta:


Espero que estas informações iniciais lhe ajudem a perceber a desonestidade de nossos críticos em reavivar questões por várias vezes contestadas como se nunca houvessem sido.

Um abraço.

Um comentário:

  1. Obrigado por esclarecer, sempre vi essas críticas na internet e não sabia que tinham sido todas refutadas. Muito esclarecedor; fique com Deus.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.