domingo, 25 de janeiro de 2015

RESPOSTA - O “Neo Trinitarianismo Triteísta Adventista”

"Ministério Conspiracionista Apologético"

Pois é amigo Luciano Sena, estais mexendo em uma visão Metodista e não adventista acerca da Trindade,

EXEMPLO:

http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=2117

A pregunta que se faz é: Esta visão acerca de Deus ser sem corpo e sem partes é uma visão ortodoxa?

Trata-se de uma definição que vai ALÉM da ortodoxia, Luciano Sena, e justamente por causa deste detalhe, estranho a alguns dos pioneiros adventistas, que estes rejeitaram a trindade.

Sendo adventistas, particularmente, não acrescentamos tal coisa em nossa crença na trindade.

2. A Trindade
Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo, e sempre presente. (Deut. 6:4; 29:29; Mat. 28:19; II Cor. 13:13; Efés. 4:4-6; I Pedro 1:2; I Tim. 1:17; Apoc. 14:6 e 7). (Doutrina fundamental adventista)

Veja destes mesmos irmãos metodistas a definição e que para eles constituem a fórmula ORTODOXA da trindade:

"A Doutrina da Trindade apresenta a seguinte fórmula: Deus é um e subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Senhor Jesus enviou seus discípulos para realizar batismo em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Somos abençoados pela Trindade no nosso batismo. No Jordão também aparece a Santa Trindade: O Pai está nas nuvens falando ao Filho que está nas águas e o Espírito está em forma corpórea de pomba. Crer em Jesus é crer na Santíssima Trindade. Todo Discípulo é Salvo por causa da ação do Deus Trino em sua vida. Foi Deus que nos deu vida (Ef 2.1-10)."

http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=2117

Ao qual acrescentaram em suas crenças fundamentais a questão de Deus ter ou não ter corpo ou partes:

"I. Quem é Deus?

Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes, de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus é onipresente (está em todo lugar), Deus é onisciente (sabe todas as coisas), Deus é onipotente (pode todas as coisas). Deus é o Todo Poderoso, criador de todas as coisas (Hb 11.3). Deus é espírito (Jo 4.24) e subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é um único ser com três diferenciações estruturais dentro de si. São elas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas da mesma substância, poder e eternidade. Podemos estudar as três pessoas da Trindade segundo a função de cada uma com relação ao Plano de Redenção."

http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=2117

Em suma, a crença destes nosso irmãos apresenta algo além de sua própria fórmula acerca da trindade.

Entendeu querido irmão, de que a questão de Deus ter ou não ter corpo ou partes é uma detalhe particular na visão de uma religião?

Existem milhares de igrejas cristãs tidas como ortodoxas e nem todas creem de que Deus seja amorfo, ou sem corpo, sem partes e a quase totalidade, assim como os adventistas, não tratam de definir a natureza de Deus em seu conjunto de crenças fundamentais.

Seriam estes irmãos então, não ortodoxos e triteístas?

Agora vamos conversar querido amigo:

De onde o amigo tirou esta ideia de que a trindade adventista é triteísta? E de onde o amigo tem tirado termos como este "neo-trinitarianismo"?

Creio que o amigo está sendo muito influenciado pelo conspiracionismo e seus métodos (nada ortodoxos) no que tange a "mostrar a grande verdade escondida, que ninguém sabe e que eles não querem que você descubra, porque se você vier a descobrir eles estariam acabados".

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.