Na época de Ellen White, pouco depois da jovem começar a receber visões da parte de Deus, duas irmãs começaram a receber em sua casa, fenômenos estranhos, principalmente na forma de batidas que produziam sons ao qual o pessoal da época não conseguia dar explicação.
Em uma de suas visões, Ellen White recebeu a revelação de que tais batidas eram o poder de satanás e que em pouco tempo aquelas batidas tomariam um tom religioso, o que vemos cumprido fielmente hoje, onde a forma de espiritismo originados deste período é visto como uma religião assim como as outras.
Esta forma de espiritismo prega que o consolador citado por Jesus na bíblia, seria esta forma de espiritismo que surgiu na mesma época do ministério de Ellen White.
Por outro lado, os adventistas crêem que o Consolador dito na bíblia não é o espírito imundo (manifestado naquelas batidas), mas sim o próprio Espírito Santo, na forma de consolador atuando na igreja a fim de reverlar-lhe o testemunho de Jesus, através de profecias.
A bíblia diz que o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Assim os adventistas acreditam que quando Jesus disse que mandaria um espírito que nos faria lembrar de tudo quanto ELE nos têm dito, estava se referindo à revelações através de profecias, como têm sido em toda a história blílica.
Em todo período, o povo de Deus sempre contou com revelações através de profetas e não através de psicografias, batidas, nem coisas do tipo.
A bíblia nos alerta de que qualquer verdadeiro profeta deve estar em harmonia com a bíblia
(1 João 4). Deus nunca utilizou batidas nem mensagens ditadas para revelar SUA vontade, em contrapartida sempre utilizou profetas e profecias, a fim de manifestar à seu povo a SUA vontade em cada período.
A bíblia diz que quando não há profecias, o povo se corrompe
(Provérbios 29:18). Isto notamos claramente, pois, na falta de mensagens da parte Divina, logo surgem os falsos profetas, quando não o próprio Satanás com seus "Métodos de revelação".
O ministério de Ellen White veio em momento oportuno, não fosse isto, quem garantiria que os adventistas pós-desapontamento, não acabariam convergindo para falsas formas de revelações?
Ellen White chegou em um época em que os adventistas confusos, caminhavam de quatro, como se fossem bebês ao ter-lhes sido dado revelação de que a passagem bíblica que nos ordena que nos tornemos como meninos era algo literal. Por isto alguns caminhavam engatinhando feito criança.
Claramente percebemos satanás atuando entre aquele povo a fim de confundí-lo. As marcações de volta de Cristo não se findavam e embora buscassem conhecer a verdade de todo coração, tropeçavam e somente à passos lentos conseguiam entender alguma verdade.
Ellen White deu um basta em tudo isto, repreendeu aquele povo e mostrou-lhes as revelações provindas da parte do Senhor. Nesta época o povo estava todo errado, bebiam, faziam uso do tabaco, comiam de forma desregrada. O povo era um povo doente, fraco espiritualmente porém tocado pelo espírito santo a buscar conhecer o testemunho de Jesus que naquela época havia dado lugar à tradições e elementos do paganismo que tornavam a bíblia algo quase inentendível.
O testemunho de Jesus veio para restaurar as verdades bíblicas nos tempos de confusão. Lembrou-se dos mandamentos, revelou-se os bastidores por trás do catolicismo que tratou de mudar os tempos e as leis. Mostrou-se então que as igrejas haviam se apostatado, abandonando as leis de Deus para servir convenções e dias criados pelo homem.
O espiritismo naquela época, veio como uma nova doutrina ao qual dizem ser a verdadeira doutrina. Afirmava que o espiritismo era o cristianismo e MAIS. Propunha-se a revelar o que estava oculto e contar-nos as supostas verdadeiras boas novas, alegando que o Espíritismo seria a verdadeira religião que viria da parte de Deus para guiar o povo no tempo do fim.
Porém os planos do espiritismo esbarrou em uma pequenina, doente e frágil pedra de tropeço:
Esta pequenina pedra de tropeço era Ellen White e as revelações do Espírito de Profecia.
Naquela época, o povo não conseguia encontrar respostas para muitas indagações, especialmente sobre os livros de profecia contidos na bíblia, tanto do antigo quanto do novo testamento.
O espiritismo viria como as "peças que faltavam" para o "quebra cabeça". Enquanto que o Espírito de Profecia nos diz que a bíblia é completa e as peças que julgamos faltar estão na própria bíblia, nas leis e nas profecias.
O espiritismo trouxe novas doutrinas mas o Espírito de Profecia veio para restaurar as antigas doutrinas bíblicas. O espiritismo veio para comunicar nova luz, o Espírito de Profecia veio para nos guiar de volta às verdades bíblicas para que busquemos nela, a Bíblia, a luz que precisamos.
Em verdade o espiritismo conseguiria muito bem se aninhar entre os cristãos, como têm feito nos dias de hoje entre o catolicismo e algumas igrejas protestantes. Porém, não conseguem passar totalmente desapercebidos justamente por causa das obras do Espírito de Profecia que utilizou Ellen White como humilde profeta, sendo esta, uma das mais fracas e limitadas dentre as criaturas.
O espiritismo veio em estilo pomposo, o Espírito de Profecia, com humildade. Assim como nas histórias bíblicas, Deus, novamente, escolheu um povo a preparar para restaurar as verdades esquecidas e ignoradas pela igreja, verdades deturpadas pela aliança feita entre a igreja e o paganismo.
O espiritismo se apresenta como um Upgrade para o cristianismo paganizado mas o adventismo veio como um Rollback de volta aos santos ensinamentos da palavra de Deus.
Rollback significa voltar às antigas leis do antigo testamento e às antigas profecias, sobre os quais o espiritismo não consegue se agregar. Esta forma de espiritismo detesta e despreza as antigas leis do Senhor, pois são contrárias à seus princípios e frustra os planos do "espírito das batidas" quando este tenta se instaurar entre um grupo que ouve atentamente os conselhos de Deus contidos no antigo testamento.
Portanto, sempre que ouvimos alguma mensagem supostamente provinda de Deus, recorramos à bíblia, TODA a bíblia, e comparemos para ver se o conteúdo e também o método de recebimento de tais revelações correspondem aos relatados da bíblia.
Veja um exemplo de revelação espírita, que ocorreu dentro do próprio seio adventista:
"Eu deixei uma caneta e papel perto da minha cama e depois escrevi, palavra por palavra, enquanto a mensagem crescia, uma frase de cada vez. Às vezes demorava uma semana até eu ser novamente despertado com frases adicionais. Levou mais de quatro meses até que a mensagem fosse concluída."
Isto não é revelação através de dom profético, isto é psicografia!
O próprio inimigo vigiou os passos da igreja à procura de um tempo oportuno:
"Então foi-me dito para deixá-la de lado até que eu recebesse novas instruções."
"Algum tempo depois de 11 de setembro, me acordou e disse:
"É tempo, procure uma igreja adventista que lhe permitirá dar essa mensagem para sua Congregação"."
O inimigo havia preparado alguém para receber a mensagem SECRETAMENTE:
"O nome de um pastor em particular, o seu pastor [Dr. Loveless], ficava martelando em minha mente e ele foi claramente o escolhido mostrado por Deus para entrar em contato."
Deus precisa esperar tempo oportuno? Não é Deus quem cria as oportunidades e tem o tempo e o mundo na palma de SUA mão? E Deus precisaria agir secretamente, recrutando agentes, ao invés de instruir a pregar abertamente, inclusive sobre os telhados, como têm feito durante toda a história?
Veja a mensagem final da carta:
"Deus está falando claramente e profundamente para as igrejas Adventistas. Ele quer que esta Igreja mude. Esta mensagem é para a liderança que rege esta igreja. Eu tenho conhecimento que um presidente de conferência e ministros em todo o país também receberam basicamente esta mesma mensagem de Deus que você vai ouvir hoje, mas eles têm medo de ir em frente com essas verdades".
"Esta igreja tem abraçado a central verdade do evangelho. A verdade salvadora. E agora devemos rejeitar as idéias que estão em conflito direto com essas verdades."
Analizemos para ver ao que o escritor da carta se refere:
"O fim está próximo, então Eu dou a vocês este ÚLTIMO AVISO. Vocês devem retornar para suas raízes Cristãs e abandonar o falso ensinamento que é a minha vontade que vocês devem observar e fazer do Sábado Judeu o foco dos eventos do final dos tempos e uma questão de salvação. Isto está errado, pois o Sábado era parte do velho pacto que Eu fiz exclusivamente para os Judeus e por serem Gentios, isto não é para vocês reivindicarem."
Notaram alguma semelhança com o que têm sido pregado no blog "exadventistas"? Mera coincidência? De maneira alguma!
Aprofundemos:
"Mas Eu tenho dado a todas as pessoas (igualmente para Judeus e Gentios) que acreditam em Mim e Me seguem, um novo pacto, que é a herança da vida eterna, dada gratuitamente, pelo meu sangue e pela minha graça, através da fé, e que inclui também a orientação e capacitação de meu Espírito, mas não inclui nenhum subsídio para qualquer legalismo do velho pacto Judeu."
Parece até que estou ouvindo o Editor do blog "exadventistas" e seus colegas repetindo mais uma vez o refrão.
Lembram do testemunho do tal "Phillipe Hotman"? Pois bem, comparem com o conseguinte da carta:
"Vocês devem também abandonar o falso ensinamento que vocês chamam de juízo investigativo, assim como ele nega a redenção completa da minha cruz; ele nega minha graça e sem minha graça, não há salvação."
Agora vem o ponto chave, onde o espírito que inspirou tal pessoa queria chegar:
"Vocês devem rejeitar suas falsas visões sobre a morte, pois Eu sou o Criador da vida e da imortalidade da alma e no momento da morte, Eu chamo para o lar para estar comigo, todas as almas dos meus verdadeiros crentes."
Eis aí o espiritismo de Satanás tentando novamente enganar e se engedrar entre o povo escolhido para levar a verdadeira mensagem.
Seria esta a verdade salvadora mencionada pelo autor da carta?
"Esta igreja tem abraçado a central verdade do evangelho.
A verdade salvadora. E agora devemos rejeitar as idéias que estão em conflito direto com essas verdades."
E vejam mais:
"Vocês têm desprezado meu arrebatamento durante toda sua breve existência como igreja e deste modo têm escolhido não estarem inclusos nele."
Notamos que o inimigo está enraivecido pelo adventismo combater todas as falsas doutrinas que tanto têm desviado o povo de Deus e causado divisão na igreja de Cristo.
Para arrematar, coloquemos uma parte que contêm um jargão mais do que conhecido entre os apologetas arco de barril:
"Eu quero ungir e capacitar esta igreja, para que NÃO CONTINUE SENDO UMA SEITA."
Até mesmo Paulo foi acusado de ser sectário enquanto combatia falsas doutrinas:
"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam
seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito
na lei e
nos profetas." (Atos 24:14)
Realmente o tempo passa e certas coisas não mudam.
Pois bem caros amigos leitores, agora sabem como este grupo têm agido dentro da igreja adventista a fim de levar seus membros a se apostatarem e abraçarem doutrinas como:
Imortalidade da alma;
Arrebatamento secreto;
Espírito que sai do corpo e vai direto para o céu;
Vejamos agora a "ladainha" contida na carta:
"Muitas pessoas têm dito que esta mensagem contradiz as Escrituras, mas a única coisa que está sendo contestada são as nossas interpretações Adventistas das escrituras, que está em conflito com cristianismo, e outros fatos históricos estabelecidos. Acredito que Deus quer que abandonemos a idéia de que somos mais especiais do que os outros Cristãos. Ele quer que nós humildemente sejamos uma parte do corpo de Cristo, e não aqueles que atacam e confundem o corpo, e que com arrogância, ensina que somos melhores que o resto do corpo, porque somos o remanescente, o povo escolhido de Deus do fim dos tempos.
Cristo odeia o pecado do orgulho e da arrogância, Ele ainda continua a definir-se contra os orgulhosos, e nós como igreja estamos transbordando com estas coisas.
Não é meu trabalho defender o que Deus tem falado. Meu único trabalho é entregar a Sua mensagem, e foi o que eu fiz. Agora é seu trabalho decidir o que vai fazer com ela. Esteja ciente de que, depois de ouvido o que Deus disse, você será responsabilizado por isso, também, vocês não podem dizer que nunca foram advertidos. Abram seus corações e orem com fervor por discernimento do Espírito Santo, e se você fizer isso com sinceridade, Ele irá revelar que Deus tem realmente dito essas palavras."
Esta ladainha é parecida com alguma que temos lido nos vários blogs anti-adventistas?
E a verdade é esta, que o adventismo contradiz muitas falsas doutrinas que estão sendo aceitas em várias igrejas. A doutrina do santuário é uma doutrina que, quando aceita, acaba totalmente com a hipótese sobre o espírito sair do corpo após a morte e ir para o céu. Bem como a doutrina da morte como um "sono inconsciente" que contradiz a adoutrina da consciência após a morte. Assim como outras doutrinas adventistas como a grande tribulação, que contradizem o arrebatamento secreto, onde o espírito seria secretamente arrebatado, indo para o céu.
O mais interessante disto tudo é que quando vamos diretos À BÌBLIA e às profecias, percebemos que não há nada que apóie doutrinas relacionadas com espíritos que saem do corpo. E justamente as doutrinas adventistas entendidas através da bíblia, fecham as lacunas que o espiritismo poderia utilizar para justificar suas doutrinas. E mais, tais doutrinas dão significados à profecias e partes bíblicas que estudiosos nunca compreenderam ou se deram ao trabalho de tentar entender.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." ( João 14:26)
Seria este consolador o espíritismo? Nananinananão! Seria Ellen White? O consolador é o próprio Espírito Santo, trazendo-nos as verdades antes seguidas e hoje esquecidas, através da forma que Jesus sempre usou para dar SEU testemunho, através do Espírito de Profecia. Portanto Ellen White foi apenas um instrumento, um mero profeta, com grande responsabilidade.
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1:1-3)
O texto diz que devemos ouvir palavras de espíritos desencarnados? Claro que não!
O exemplo é claro e não dá margens a erro. Abandonemos toda forma de revelação espírita, voltemos aos princípios bíblicos e confiemos apenas em revelações através do Espírito de Profecia que inspirou os profetas bíblicos, como fonte de revelação da vontade de Cristo, como sempre têm sido desde que o pecado entrou no mundo. O mesmo Espírito Santo que leva o conhecimento da vontade de Jesus Cristo através da natureza e também das leis de Deus.
(Sr. Adventista)