Abraão entrega o dízimo
a Melquisedeque
Primeira citação bíblica:
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gênesis 14:20)
Quem deu o dízimo
" E Abrão deu-lhe o dízimo"
A quem o dízimo de Abraão foi entregue:
"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo...E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." (Gênesis 14:18 e 20)
O que Abraão recebeu:
"E tornou a trazer todos os seus bens"
Sobre quais itens Abraão deu o dízimo:
"E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo"
Segunda citação bíblica:
"E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." (Gênesis 28:22)
Quem deu o dízimo:
"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;" (Gênesis 28:20)
Onde a promessa de entrega do dízimo foi feita:
" E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus"
Sobre quais itens Jacó pretendia dízimar:
"e de tudo quanto me deres"
Ponderações:
Qual seria o provável destino dos dízimos entregues por Abraão e Jacó:
Os dízimos serviam para mantimento dos sacerdotes e também para sua obra.
A princípio, se percebe que o tópico acima já foi iniciado pegando "atalhos" para se chegar a uma conclusão bem conhecida e desejada; ou seja, uma idéia pré-concebida de largo tempo.
ResponderExcluirEm relação ao suposto "Dízimo" de Abrão (e não Abraão ainda), que consta em Gên. 14, o Dicionário Prático - Barsa, 1965, p. 81 - Champlin e Bentes nos esclarecem o seguinte:
"Através das antigas alusões literárias, sabemos que o dízimo existia em muitas culturas antigas, sob uma forma ou outra. O trecho de Gênesis 14:17-20 nos informa sobre o costume, antes da lei Mosaica. Sabemos que a prática existia entre os gregos, os romanos, os cartagineses e os árabes” (CHAMPLIN e BENTES, 1995, p. 201)."
Realmente a lógica aponta para um costume entre alguns povos daquela época; pois, mesmo após o Cap. 17 de Gênesis, onde Deus firma uma Aliança com Abrão, que também se estenderia a sua descendência (Israel), e lhe diz:
"Eu sou o Deus Todo-poderoso; ANDA NA MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO."
E...seguidamente, Deus muda o nome do patriarca de Abrão para "Abraão", e lhe dá o mandamento da Circuncisão como Sinal da Aliança; contudo, vemos que nem antes (no chamado de Abrão), e tampouco depois (na Aliança de Deus c/ ele), consta quaisquer indícios que sequer sugere, qualquer ordenação da parte de DEUS relativo a exigência de algum Dízimo de Abraão. Até porque, as Leis dadas no Sinai concernentes à Ofertas, Sacrifícios, Dízimos e etc, ainda era uma realidade "futura"; e diretamente associadas ao Santuário (local da habitação da Glória de DEUS). Além de outras funções importantes do Dízimo; pois foi dado com um propósitos especiais.
Logo, não teria sentido algum, Deus estabelecer este Mandamento a Abrão, se ainda não existia o Templo e nem um Sacerdócio organizado, que desenvolveria um Ministério realmente ordenado por Deus. Sendo eles, uma classe especial (pelo serviço que exercia), dentre outras classes que seriam "alvo" dos Dízimos.
Então, a conclusão óbvia que se chega, é que o "Dízimo" que Abrão deu a Melquisedeque (Rei de Salém), não foi por força de uma ordenança Divina; até pelo fato de que, os béns sobre os quais, o então Abrão pagou deu uma 10ª parte ao Rei de Salém, não era de propriedade dele; mas "Despojos" de guerra que havia sido "saqueado" por Reis inimigos, e recuperado por Abrão e seus homens; mas que na verdade pertenciam aos Reis de Sodoma e Gomorra, e a Ló (Sobrinho de Abraão). Aliás, a motivação que levou Abrão a entrar nessa guerra, foi principalmente para salvar a Ló por ter sido também levado cativo com seus béns.
ResponderExcluirVale lembra aqui, que sobre esse episódio, escreveu o autor da carta aos Hebreus dizendo: "Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, deu o Dízimo dos DESPOJOS".
E o que se entende por "Despojo"?
O Dicionário responde: Despojo é o mesmo que Espólio, ou aquilo que se toma do inimigo durante uma Guerra; Espoliação. Ou ainda uma Ação ou consequência de um roubo.
Aliás, nem há a necessidade de se recorrer a Dicionário, haja vista que o próprio Contexto Bíblico "exala" esta verdade.
Mas, a grande CONFUSÃO, não está na frase: "E de tudo lhe deu Abrão o dízimo"; e sim, nas interpretações um tanto tendenciosas, onde não é levado em consideração todo o contexto histórico, e o "desenrolar" daquela situação, de uma guerra chamada: "QUATRO REIS CONTRA CINCO". (vs 9)
Muitos partem do pressuposto errôneo, alegando que, ao ter Abrão dado o dízimo de "tudo" a Melquisedeque, se supõem então (de forma precipitada ou proposital), que o Patriarca tenha dado tal "dízimo" sobre os béns que possuía. O que é uma conclusão no mínimo equivocada. Aliás, infelizmente é o mesmo pensamento apresentado pelo sr. Adventista. Uma interpretação que "distorcem" os fatos.
É lamentável esse "vício" de distorcer de maneira tão "ostensiva" o texto Bíblico.
E por falar em "Distorções", vejam só, a "colocações capciosas" do sr.Adventista:
ResponderExcluirO que Abraão recebeu:
"E tornou a trazer todos os seus bens"
- E prossegue o sr. Adventista...
Sobre quais itens Abraão deu o dízimo:
"E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo"
Ou seja, é uma sequência de informações que nada mais é, que um verdadeiro "atentado" à Exegese. E o faz em apôio a um erro (Intencional) de algumas Denominações Religiosas; e que obviamente inclui-se a IASD.
As "Distorções" foram por ele destacadas (em negrito), como o objetivo de induzir os leitores ao erro (só os desavisados, é claro). Isto é, quis dar a entender que os béns pertenciam a Abrão, e que, sobre os quais ele "teria" dado o Dízimo de "tudo". Que barbaridade !
Como sempre, faltou honestidade nas citações do sr. Adventista, que numa atitude criminosa, "arranca" parte de um verso para "calçar" a sua opinião particular.
O texto na íntegra: "Trouxe de novo todos os bens, também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. Gên. 14:16 (ARA).
Agora, cabe uma pergunta: Que bens eram aqueles ou quem eram os seus legítimos donos? Bém, a resposta está no Contexto, já que se tratava de uma guerra seguida de um "Roubo" (Saque, Espólio, Despojo, Presa).
Vs 11 "Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram". Isto é, as frase: "TODOS OS SEUS BENS" citado pelo autor do Tópico, é obviamente, uma referência que aponta para os Reis de Sodoma e Gomorra e também a Ló, que era um dos proprietários desses bens, como está escrito no vs 16.
Enfim, o que passar disso, são meras especulações, e o que é mais grave, uma conduta desonesta com o que verdadeiramente está escrito, e assim, estar do lado do engano.
ExcluirJoel,
ResponderExcluirSaudações Cristãs!
Depois de ler um de seus comentários sobre dízimos me surgiu uma dúvida:
Se os dízimos deveriam ser usados para ajudar os necessitados, órfãos e viúvas; Também a bíblia adverte para não se explorar os órfãos e viúvas; não seria mal uso, ou omissão não ajudá-los, hoje em dia, usando o dízimo, também?
Seu comentário:
- Início---- "Ademais, não era somente os Sacerdotes que ministravam no Santuário, que se beneficiavam dos Dízimos; mas também inclui-se as mulheres e crianças; e todos esses da tribo de Levi. Além dos Órfãos, Viúvas, e Estrangeiros, que peregrinavam na terra de Canaã. Enfim, todos os "NECESSITADOS" !
- Fim
Abraço,
Cristão livre
Sem sombra de dúvida, Cristão Livre !
ExcluirAs Igrejas erram por duas vezes; primeiro, quando se apropriam indevidamente de uma "herança" autorizada por DEUS em favor de um povo, de determinadas classes, e de um Ministério bém específico. E ainda mudam a sua forma original para adequar-se ao seus interesses.
E depois, é quando ignora toda a redação do Mandamento e os seus "beneficiários" como um todo. Que é justamente a questão que você levantou.
Deut. 14:28-29 "Ao fim de cada três anos, tirarás TODOS os Dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. Então, virão o Levita (pois não tem parte nem herança contigo), o Estrangeiro, o Órfão e a Viúva que estão dentro da tua Cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem".
É por isso que em Malaquias 3:5, o profeta se levanta contra aqueles que "Defraudavam" o salário do Jornaleiro, oprimiam os órfãos e as viúvas e negavam o direito do Estrangeiro, e assim por diante...
Mas, os "pastores" só sabem ler o texto de Mal. 3:8-10; que é a única parte que lhes interessa. E mesmo assim, mudam o sentido da mensagem. (porque ignoram o contexto).
Ou seja, nesse aspecto, as Igrejas falham vergonhosamente !
Abraços.
Obrigado Joel!
ExcluirAbraço!
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