segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Respostas temporárias

Respostas parciais a  Felipe:



“O assunto é sobre as profecias Messiânicas contidas na lei e nos profetas. Jesus disse que não veio abolir o que estava escrito sobre ele ( O Messias ) na lei e nos profetas, ou seja, nas escrituras”

Correto. Porque o que Jesus disse na verdade foi que não veio contradizer coisa alguma do que estava escrito na lei e nos profetas.

“Vc sabia que na lei tinha profecias sobre o Messias? vc sabia que os profetas profetizaram sobre a vinda do Messias?”

Sim, isto é verdade.

“Lembra daquele verso que falamos de Romanos 3?

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Romanos 3:21”

Lembro, pois aqui não diz que a lei havia sido abolida, mas que a justiça se manifestou sem a necessidade da lei, Jesus, que é a própria lei, ou seja, o testemunho vivo no que diz respeito a lei e os profetas. Ou seja, Jesus fez em si a lei, fez em si a justiça. Porque o objetivo da lei era manifestar a justiça de Deus, isto porém não aconteceu, pois os homens não conseguiram chegar ao objetivo que Deus queria. Portanto Deus fez descer o objetivo através de um homem, para que todos os homens pudessem contemplar o objetivo da lei, o resultado dela. Manifestada no próprio Jesus. Para que Jesus cumprisse as profecias conforme estava escrito, para que soubessem que Jesus era o verdadeiro Messias.


Inclusive as duas testemunhas de apocalipse 11 são essas: a lei e os profetas.

Correto.


Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:18

Veja bem, sem que tudo seja cumprido. Nada cairia da lei sem que todas as profecias se cumprissem.

Correto! Pois:

Jesus não criou aqui uma condição (de que nem um jota ou til cairiam até que tudo fosse terminado).
Em verdade fez uma afirmação!

De que tudo será feito exatamente como está dito na lei, sem passar nem um jota ou til despercebidos, e isto ocorrerá antes chegue o fim deste céu e desta terra.

“até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra (cumpra o que? Ora as profecias que vão desde antiguidade até o fim deste mundo, TUDO que está na palavra, na bíblia, TUDO mesmo)”

Veja o significado da idéia exposta nos versículos:

Não penseis que vim contradizer a Lei ou os Profetas; não vim para contradizer, vim para fazer conforme está escrito. Porque em verdade vos digo: Até que o mundo se acabe, nem um i ou um til jamais passará da Lei, sem que tudo aconteça (de modo que fique algo sem acontecer).” Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus;”

Portanto vossa observação está correta!

Jesus não poderia estar falando dos mandamentos da Torá pq os sacrifícios foram abolidos, muitos outros mandamentos da Torá tbm foram abolidos. Jesus mesmo aboliu mandamentos escritos na Torá nesse mesma passagem de Mateus 5 veja

Conclusão incorreta, pois Jesus estava falando de toda a lei, inclusive a Torá

Mandamentos da Torá:

Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:1

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Sim, nenhum til ou jota se omitirá, pois nada da lei foi omitida,

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31-32

Jesus não veio apenas dar um novo sentido em termos filosóficos, mas em termos de entendimento. Porque a lei estava sendo interpretada de maneira errada, ou seja, estava sendo lida de um modo que levava as pessoas a seguirem de um jeito errado, por interpretarem-na incorretamente.

Nenhum ponto foi omitido, o marido continua a ter que dar carta de desquite (embora agora tenha que ser por motivo justo de relação ilícita), porque Jesus deu o verdadeiro sentido de “por nela encontrar coisa indecente” que equivale a “por causa de prostituição”. Porque antes tinham uma idéia errada do que significava por nela encontrar coisa indecente”. Achavam que poderia ser por exemplo uma conduta dita imoral, como seu modo de vestir. Jesus porém dando o verdadeiro sentido mostrou que o que foi dito significava a prostituição. Disse prostituição e não adultério, porque pensar em outra pessoa e ter pensamentos ilícitos com ela também é adultério. Mas prostituição é consumação do ato. Jesus disse prostituição e não adultério para que ficasse bem claro.
Tanto no antigo testamento como no novo testamento. Qualquer um que se ajuntar com a dita mulher, sem que ela tenha a carta de desquite, comete adultério com ela.
Em resumo, Jesus deu o verdadeiro sentido de que o homem só poderá se desquitar da mulher em caso de prostituição.
O sentido esta aqui em “por nela encontrar coisa indecente”, cujo sentido real, segundo Jesus é “por causa de prostituição”. Ou seja, Jesus interpretou o que dizia na lei, o que realmente dizia. Porque a lei estava sendo interpretada de forma errada.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:38-48


O significado de:

“Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.”

Não era como as pessoas da época pensavam, porque a própria lei dá o sentido:

“E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.”

Ou seja, olho por olho e dente por dente significava, PERDOAR a dívida (que o servo tinha para com o seu senhor por exemplo).

Ou seja, se você arrancasse o olho de alguém, lhe pagaria (porque não poderia dar o seu próprio olho). Mas se matasse um boi, daria outro do seu para compensar.

“Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu.”

Aqui Jesus também deu o verdadeiro sentido, porque interpretavam “Olho por olho, e dente por dente” como sendo, devolver a ofensa. Quanto na verdade significava, reparar o dano.

Uma outra maneira de reparação era aplicada aos que testemunham falsamente contra um irmão. Sofrendo a mesma pena que injustamente seu irmão sofrera.

“Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão, Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.  Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti. O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” (Deuteronômio 19:16-21).

Era uma forma de restituição. Para que se arrependessem sentindo a mesma coisa que impuseram ao seu irmão inocente.


Jesus então ensinou que aquilo não se aplica na nossa relação cristã. Porque a lei era para punir e não gerir nossa relação com os irmãos. As pessoas misturaram lei com a relação entre seus irmãos achando que deveriam devolver as ofensas da mesma forma. Ou sendo fazendo de si mesmos a lei (justiça com as próprias mãos). Jesus então deixou bem claro como deveria ser a relação entre os irmãos.

“E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa”

“Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”

Estas eram as leis para os agredidos!

Isto contudo não significa que o agressor deixará de prestar contas à lei! Claro que este responderá por ter tomado a túnica e a capa do irmão.

Resumindo, seguindo o conselho de Jesus, os ofendidos estariam confiando na lei para punir o culpado. Não confiando a si este direito!

Aos ofendidos a tua parte é oferecer a outra face e todo o teu vestuário. Assim ensinará o bem aos que lhe ofendem. Quando a punição dos que ofendem, isto cabe à lei.

Perceba que Jesus não aboliu um “J” ou “Til” sequer da lei, mas interpretou corretamente ensinando o verdadeiro sentido.

Mandamentos da Torá:

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:12

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Não se omitirá um til ou jota sequer da lei!

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.


Obs. É necessário definir quem eram os “antigos”;

Outrossim significa:
“Foi dessa forma que ouviram que haveria sido dito aos antigos”.

Há aqui, novamente uma má interpretação da lei e Jesus corrigindo.

Deus disse:

“Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. “

E os antigos interpretaram como:

“Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.”

Mas esta interpretação está errada, não foi isto que Deus quis dizer, nem disse.
Jesus reinterpretou da maneira correta:

“de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus”

Ou seja Jesus veio para corrigir formas erradas de interpretação do que foi dito por Deus, pela lei.

Quando Deus mandou que não jurássemos falsamente pelo SEU nome, não estava pedindo que jurássemos verdadeiramente, mas sim que não jurássemos de forma alguma.

Jesus veio dar um novo sentido, não apenas filosoficamente falando, mas realmente veio para interpretar o que foi dito da forma correta e desfazer os enganos INTERPRETATIVOS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.