Olá, irmão Elias, explique-me, sob seu ponto de vista, a ressurreição do soldado que tocou nos ossos de Eliseu. Do filho da viúva de Sarepta, a ressurreição do próprio Lázaro, sendo que Cristo é o primeiro a ressuscitar dentre os mortos!
Não, irmão, não podemos contrariar a lógica e o restante das Escrituras. Sendo que outros foram claramente ressuscitados antes de Cristo, logicamente que Paulo não está dizendo que Cristo é o PRIMEIRO a ser ressuscitado, mas sim as PRIMÍCIAS, que tem um sentido diferente de ser "o primeiro". Primícias quer dizer "O PRINCIPAL". Mesmo assim, outros ressuscitaram antes de Cristo, enquanto outros foram trasladados em corpo glorificado para o céu, ainda que não tenham morrido.
O irmão não pode negar estes fatos e ficar com uma interpretação particular em cima de uma única palavra "primícias" teimando que se refira a Cristo ter sido o primeiro a ressuscitar entre os mortos e o primeiro a subir ao céu em corpo glorificado!
Se o filho ressuscitado da viúva de Sarepta houvesse sido trasladado com Elias, Cristo deixaria de ser as primícias, irmão? Se Lázaro, depois de ressuscitado, houvesse sido trasladado como Enoque, levado por Deus, Cristo deixaria de ser as primícias?
Paulo se refere a Cristo ser o primeiro em relação aos que estavam mortos junto com Cristo, na ocasião do seu sono na sepultura durante os três dias em que esteve morto. Paulo não está fazendo referência a todos os que morreram na história! Nem aos que foram ressuscitados, ou a glorificação de seus corpos, nem sua transladação. Não podemos, irmão, colocar no verso, suposições que ele não diz!
Ali a questão é entre Cristo e os que dormiam com Ele, nos dias de sua morte, e até mesmo depois, e que continuaram mortos mesmo depois da ressurreição de Cristo, nada mais que isto.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Lei - Punição sem justiça?
Olá, irmão ideabox, onde Deus ordenou que Moisés escrevesse tudo que ouviu no monte? (Deuteronômio 31:24)
Onde este livro foi colocado? (Deuteronômio 31:26)
Será que a guarda das leis contidas neste livro era coisa de Moisés? (Deuteronômio 28:58, Josué 23:6)
Deus exigia um cumprimento cego da lei? Ou um cumprimento baseado na misericórdia e na justiça?,
Por que os casos eram levados perante, o sacerdote, o rei ou os juízes que Deus estabeleceu sobre todo o povo de Israel (Números 5:15). O papel do Juiz era tão somente condenar, ou era garantir que houvesse justiça em cada caso?
Os juízes mandados da parte de Deus, atuavam como Juízes promotores, ou como Juízes advogados, diante dos pecados do povo? (Juízes 2:18)
Quais eram os procedimentos necessários para se julgar cada caso? Era sempre a pena de morte que era aplicada em casos de possível adultério? (Números 5:27)
A lei foi dada com o objetivo de vigiar e exterminar transgressores da Lei? Ou foi dada como meio de Justiça para que não se fizesse justiça por conta própria e que não se condenasse injustamente o inocente?
Não sendo Deus, pode um sacerdote condenar alguém sem ouvir o caso e sem inquirir as testemunhas? Quem eram os levados perante o sacerdote, somente a mulher que adulterou, ou também o homem para que ambos fossem julgados?
E a lei elegia fiscais para vigiar e visitar os pecados povo, irmão?
Havia outro caso senão o de transgressão aberta e atrevida, diante do povo e que exigia o "tirar de tal pessoa do meio do povo" e que inquiria a aplicação da pena capital, irmão ideabox? (Números 15:29-31)
Um abraço.
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
O que há entre a morte e a ressurreição?
Ser inspirado, irmão ideabox, significa que todos os ensinamentos que um servo ou profeta escreve equivale às palavras do próprio Deus (ainda que escrita em um imperfeito sotaque humano). Desde o Gênesis, Deus já discorre com o homem acerca da morte. (Gênesis 2:17)(Gênesis 3:19). Todo o livro de Eclesiastes foi escrito tendo como perspectiva a morte no findar da vida nesta terra, sem perspectiva de um além-vida.
Se Salomão estivesse ensinando mentiras, o livro de Eclesiastes jamais se encontraria na Bíblia porque os ensinos da Bíblia são puramente verdades. O estilo de vida do escritor pode estar errado, mas o que ele escreve de forma inspirada tem que corresponder à mais pura verdade assim como demais livros incluídos no cânon.
Salomão não falou de suas próprias palavras, mas guiado pelo Espírito Santo, o mesmo que inspirou demais escritores, igualmente falhos e que também se afastaram de Deus, como o rei Davi. Moisés também pecou contra Deus, Jacó igualmente foi um homem cheio de falhas, mesmo assim, estes eram ungidos, separados de Deus e de suas bocas vieram a sabedoria de Deus e que lemos nas Escrituras Sagradas.
E o mais sábio foi Salomão, de todo ser humano que tem entendimento ele foi o maior, porque era Deus quem colocava sabedoria em Salomão. Não houve, porém, ninguém mais apto a falar tão intimamente deste assunto do que Salomão, que já via em sua avançada idade a aproximação do inevitável que é a morte de todo homem.
Assim, o livro de Eclesiastes fala desta vida e o que nos espera na morte. E Salomão apresenta a morte como o findar de todos os planos, a cessação dos louvores a Deus, o fim das lembranças, e o desconhecimento das coisas que acontecem no mundo dos vivos.
Ezequiel vem com uma mensagem forte que liga o sono no pó da terra à ressurreição (Ezequiel 31:4). Daniel (Daniel 12:2) igualmente liga o fim de cada homem no pó da terra à ressurreição. De modo que a Bíblia apresenta sim a trajetória do homem, desde o ventre de sua mãe (Jó 1:21)(Salmos 139:13), até a morte e a ressurreição. E as Escrituras, irmão, não apresenta ensinamento de um estado intermediário entre estas duas ocasiões, morte e ressurreição.
Concepção, nascimento, morte, ressurreição, são tratados, discorridos por toda a Bíblia, mas nenhum capítulo há que discorra sobre um estado intermediário entre o sono no pó da terra e a ressurreição.
Cristo igualmente cria na morte como um sono inconsciente no pó da terra, o que também se estende a Paulo (1 Coríntios 15:20, 1 Tessalonicenses 4:13, Efésios 5:14, 1 Tessalonicenses 4:15). João igualmente via os mortos como estando repousando (Apocalipse 6:11).
A morte como um sono, irmão, é um ensinamento que propõe um despertar (João 11:12, Mateus 9:24) ao invés do fim definitivo da vida de todo homem. Por isto a morte é comparada a um sono, inconsciente. E o despertar é apresentado com a ressurreição, sem um estado intermediário.
Assim, irmão, a parábola do rico e Lázaro, não pode ser colocada como doutrina entre a morte e a ressurreição do homem. Devemos mantê-la como uma parábola, uma história popular, que na sua essência apresenta coisas absurdas e impensáveis, o qual é o sentido de toda parábola.
Assim, irmão, o estado intermediário e o dualismo grego não pode tomar ocasião daquela parábola para se interpor no entendimento dos profetas e escritores bíblicos, porque, como vemos, todo o ensinamento dos tais apresentam o estado dos mortos como dormindo. E o que vem após isto, segundo o que os próprios profetas e escritores bíblicos nos apresentam, é a ressurreição.
Um abraço.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
A mulher não pode exercer cargo de autoridade, nem de profeta?
O arrebatamento inclui os mortos, irmão ideabox? (1 Tessalonicenses 4:15)
E ainda bem que o irmão não disse que era secreto, menos mal porque, conforme vemos no verso, este arrebatamento vem acompanhado de alarido, voz de arcanjo e som de trombeta, não é mesmo irmão ideabox? (1 Tessalonicenses 4:16)
Em Colossenses 2:5 o espírito desencaixou do corpo de Paulo e viajou até a cidade de Colossos para estar com a igreja, imão ideabox?
E Deus, se esqueceu de que a mulher tinha que ser submissa e muda em se tratando de Rute, Ester, Débora, as filhas de Filipe e as demais mulheres que governavam, aconselhavam, profetizavam e julgavam o povo de Israel?
Paulo estava tratando de uma questão moral, ou seria estritamente de uma questão cultural daquela cidade, irmão ideabox?
E quanto a Hulda? E por que elegeram Ester para conversar e interceder pelo povo junto ao Rei?
A mulher tinha que ficar em silêncio? Não poderia ter poder nem autoridade sobre todo um povo? E quanto a Juízes 4:4, irmão ideabox?
O irmão afirmou:
"Igreja / Mulher (Porque o dom não foi dado a Ellen White? Porque este tipo de ministério não foi dado a mulher alguma na face desta terra.)"
Explique-me então, além de Juízes 4:4, Atos 21:8-9! Por que Paulo não repreendeu aquelas mulheres por estarem profetizando? Por que Paulo não lembrou às quatro, veja, quatro filhas de Filipe que mulher não pode ser profetiza??
A Bíblia diz que mulher não pode ser profetiza, irmão ideabox?
Um abraço.
Paulo esperava ir para um lugar intermediário, um "seio de Abrão"?
Obrigado por compartilhar comigo sua indignação, irmão ideabox.
Será que Deus também terminou sendo engando e sem sabedoria alguma quando disse o que encontramos em Gênesis 3:19?
Na visão de Paulo, o "estar com Cristo" é estar na morte guardado em Cristo? Ou será que é fazer um passeio até um lugar intermediário contido dentro de uma parábola?
Sendo que Paulo via a morte como um sono aguardando a ressurreição em Cristo, como o irmão pode interpretar a passagem de Filipenses 1:23 como se referindo a um seio de Abraão ao invés de um sono aguardando a ressurreição em Cristo?
Para um morto, inconsciente, irmão, quanto tempo passa desde sua morte até o retorno de Cristo?
E Cristo, irmão, está em um lugar intermediário chamado seio de Abraão, ou será que está no céu, dentro do santuário, ao lado de Deus, vivo e devidamente munido de seu corpo? Qual é o paradeiro que o próprio Paulo dá de Cristo? (Hebreus 9:24)
E Cristo, irmão, está neste santuário, desencarnado, ou será que está vivo ressurreto e devidamente munido de seu corpo?
Enoque e Elias, estão desencarnados no céu, ou estão vivos e devidamente munidos de seus corpos?
E Moisés, será que Deus se esqueceu do corpo de Moisés, ou será que mandou Miguel vir buscar, segundo Judas 1:9?
E a aparição de Moisés e Elias, ocorreu em um seio de abraão, ou será que ocorreu aqui na terra, no monte onde Cristo estava orando? (Lucas 9:21)
O que aqueles dois homens estariam fazendo ali andando pelo ambiente (Lucas 9:33, note o "se apartaram dele") os quais Pedro e os demais viram com seus próprios olhos (Lucas 9:36), sendo que o irmão disse que, na realidade, deveriam estar em um seio de Abraão?
E se Pedro não os viu ali, presentes e estavam em um seio de Abraão, por que Pedro se propôs a criar ali três tendas, uma para cada um daqueles que ele via, incluindo a Cristo? (Lucas 9:33)
Não irmão! Moisés e Elias apareceram a Cristo e os demais ali mesmo no monte. Pedro não viu uma imagem de Moisés e Elias ao longe em um suposto seio de Abraão, mas ali mesmo, diante deles, tanto que se propôs a fazer tendas para os tais.
E morto precisa de tenda para passar a noite, irmão ideabox?
E vemos ali Cristo consultando a um morto irmão ideabox?
Não era a lei que dizia de que não era para fazer nenhum tipo de consulta a mortos? Cristo estaria transgredindo o mandamento nesta passagem, irmão? Será que Cristo era adepto do ensinamento do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"?
Nenhum ensinamento há sobre qualquer pessoa indo para um seio de Abraão, irmão ideabox, senão um personagem denominado Lázaro, localizado em uma parábola.
Um abraço.
As duas características do selo de Deus
Olá, irmão José, dê uma lida em Isaías 8:16.
Este selamento está relacionado com o que é dito no verso anterior em Isaías 8:15, servindo de proteção aos sinceros.
Há portanto dois selos na Bíblia, um usado para identificar os que aceitaram a Cristo e que serve de garantia até a volta de Cristo e o outro é o que se refere à fidelidade a Deus, por meio da obediência.
O selo da obediência, serve para guardar os sinceros dos castigos enviados por Deus ao povo pela desobediência (Deuteronômio 11:26-28).
No contexto do tempo do fim, a pedra de toque será algo que envolve a obediência e a adoração a Deus (Apocalipse 14:7). A última parte deste verso é muito interessante porque parafraseia o que encontramos escrito em Êxodo 20:11.
Como é que se teme a Deus? (Eclesiastes 12:13)
Como é que se adora a Deus? (Reconhecendo que Ele é o criador de todas as coisas, segundo o próprio Apocalipse 14:7 e Apocalipse 4:11)
Assim, o selo está relacionado com a obediência e a adoração a Deus como criador de todas as coisas.
Um abraço.
A lei guardada pelos descendentes de Abraão
Olá irmão Vanderlei, muito boa piada, embora não seja dado ao humor negro.
Realmente os descendentes de Abraão, não puderam guardar o sábado, no tempo em que estavam ESCRAVOS do Egito. Mas, bastou serem tirados do cativeiro e olha o que encontramos em Êxodo 16:27-28!
Ué, irmão Vanderlei, o sábado já era um mandamento e parte de uma lei, antes mesmo do Sinai?
Agora vamos dar uma olhada no que é dito sobre Abraão, pai daquela nação, segundo o que encontramos em Gênesis 26:5.
Agora, por que existe o sábado, quem o fez e por que foi feito, o que diz Êxodo 20:11?
Vamos conferir em Gênesis 2:2,3?
Agora, por que o sábado foi feito? Vamos precisar perguntar isto Àquele por meio do qual todas as coisas foram criadas (João 1:1-3, Mateus 12:8).
Cristo nos diz que o sábado foi feito POR CAUSA DO HOMEM, remetendo aos eventos da criação lá em Gênesis, segundo o que lemos em Marcos 2:27.
Quando Deus diz no mandamento "Lembra-te do dia de sábado" está remetendo ao sábado que já guardavam, antes do Sinai (Êxodo 16:27-28)!
E quando Deus se refere a guardar os seus mandamentos e suas leis em Êxodo 16:28, está se referindo às leis guardadas por Abraão em Gênesis 26:5.
Um abraço.
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