sábado, 30 de dezembro de 2017

O catolicismo ensina a adoração de imagens?

Vídeo introdutório:



Fonte primária católica assim define a veneração de imagens:

"2132. O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta (63) ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada» (64). A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve:
«O culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas olha-as sob o seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não se detém nela, mas orienta-se para a realidade de que ela é imagem» (65)." (Catecismo da Igreja Católica)
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html 

Percebe-se então que a explicação do padre Fábio de Melo, segundo o que diz no vídeo, corresponde realmente à fé católica de que haja uma distinção entre adoração e veneração no meio católico e que não consideram estarem adorando imagens nem ensinado de que seja correto adorar as imagens que possuem.

Com esta simples abordagem constatamos de que o catolicismo não ensina a adoração de imagens, pura e simplesmente isto! Então se ouvirmos algum cristão dizer que os irmãos católicos adoram imagens, esta pessoa ou está desinformada, ou não iterada acerca desta nuance contida na fé católica acerca da veneração de imagens.

Devemos avaliar uma religião segundo os conceitos da própria religião e não nossos próprios conceitos e isto tem sido um dos principais problemas da apologética brasileira, dizer o que pensa sobre a doutrina de uma religião antes de investigar o que tal religião pensa sobre sua própria doutrina!

 Tendo então exposto a real crença de nossos irmão católicos, agora sim, darei meu parecer, segundo conceitos da minha própria religião aliados a meus estudos particulares:

A Bíblia realmente trata dos conceitos de adoração e veneração, não fazendo distinção clara entre estes dois conceitos, mas também não deixando ambas no mesmo patamar, no que percebemos que o conceito de venerar geralmente anda ao lado do conceito de adorar, por exemplo:


Cultuar

"Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto".( Mateus 4:10, NVI)
"Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles." (Salmos 106:36, NVI)


Prostar-se diante

Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: "Levante-se, eu sou homem como você"." (Atos 10:25,26)


O mandamento

"Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam" (Êxodo 20:5)

Seguindo tais proibições, nenhuma imagem deveria ser usada como objeto de culto religioso. Nossos irmãos católicos em si mesmos percebem que há uma diferença no proceder católico para com uma estátua em tamanho de homem posta na frente do vaticano e uma imagem levada em procissão, durante um culto. Na primeira situação não se nota idolatria nem veneração, no que bem se vê que nossos irmão católicos admiram tão somente a arte e lembram do exemplo daqueles santos homens. Já no segundo caso é mais do que isto, há realmente uma veneração diante de imagens, indo além daquilo que ocorre no primeiro caso.

Assim, nossos irmãos católicos são realmente sinceros ao assumirem uma veneração à imagens ao invés de tão somente uma simples contemplação. O problema é que a Bíblia coloca este tipo de veneração no mesmo pacote, digamos assim, da adoração, conferindo então, tanto a um quanto a outro, status de idolatria.

A Bíblia diz não apenas que não é para adorar, como também diz que não é para prestar culto, nem prostrar-se diante delas.


Um argumento

A Bíblia relata, em 2 Reis 18:4, a destruição de certa estátua de uma serpente que foi erguida sob a ordem do próprio Deus e que servia para curar os israelitas que foram vítimas do veneno de serpentes. Acerca desta estátua de serpente Jesus diz:

"Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado," (João 3:14)

Percebemos então que nem mesmo a prestação de culto à uma imagem com relação tipológica com o próprio Cristo foi permitida!


Conclusão

É necessário que nossos irmão católicos avaliem melhor, por meio da Bíblia, esta opinião da igreja sobre a veneração de imagens, a fim de terem certeza se esta forma de culto prestado à imagens e a veneração conferida às tais se caracterizam em idolatria, ou não. E que Deus abençoe estes nossos sinceros irmãos católicos por sua devoção à Deus.
(Sr. Adventista)


Verso para análise e meditação:
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20:4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.