quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Hora de questionar!!

Um exemplo de análise crítica de boa qualidade:

O argumento fracassado dos observadores do domingo – Apocalipse 1:10



Entramos então nesta fase do blog, onde nos aprofundamos às crenças e argumentos utilizados pelos críticos do adventismo hoje na internet. Muita informação será trazida e que servirá especialmente aos nossos irmãos das várias denominações que poderão fazer uma auto-crítica das crenças contidas em suas próprias igrejas, assim como estes anos de apologética defensiva possibilitou a este blog, em relação ao adventismo.

Conjunto a isto, análises serão desenvolvidas acerca das várias crenças contidas no meio cristão, aplicando o mesmo conceito contido neste blog do "desfazendo mitos, trazendo a verdade à tona. Desmascarando falsas interpretações. Apontando distorções em escritos sinceros.", a demais grupos cristãos existentes.

E que Deus nos abençoe!

3 comentários:

  1. Procure ser bem objetivo, citando fontes primárias dos que vai criticar, e também fontes primárias adventistas (se possível) não fique naqueles longos textos falando e dizendo, me dando canseira... E SE IDENTIFIQUE, que terei o prazer de te responder.
    Mas se continuar se escondendo, se é que não tem algum problema [quem pode saber?] ... vai continuar sendo ignorado. Pessoas que se expõem não podem ser questionadas com gente com máscara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano Sena, este blog é apenas um dos trabalhos que realizo. Atuo em outros nichos cristãos, onde não tem problema algum conhecerem minha vida pessoal. O primeiro motivo que me levou à esta decisão de atuar com uso de pseudônimo foi fazer algo diferente do que temos visto no meio apologético brasileiro que é a promoção pessoal do apologista e de seu ministério. Os demais motivos foram escritos, com exemplos, no decorrer da construção deste blog.

      E máscara, em termos de psicologia, é muito mais do que não se dar um nome ou não se ter um rosto. Máscaras são usadas justamente sobre um rosto e um nome.

      É portanto, por haver tantos mascarados na apologética brasileira, especialmente no meio anti-adventista e dissidente, que igualmente optei por este caminho de não promover uma imagem, mas tão somente ideias.

      Meu trabalho porém também não é de expor estes grupos, mas ajudar a controlar este sentimento anti-adventismo que esteve crescendo aqui no brasil, especialmente por conta dos tais ministérios apologéticos que começaram a surgir.

      Fato é que a origem destes movimentos não é recente, porém, estavam mais restrito a um publico em particular, mas hoje com o crescimento do neo-ateísmo e certas ideologias contrárias à religião, as atuações destes movimentos despontaram na web por conta da maior tolerância à intolerância religiosa.

      Alguns destes grupos são o meio teórico da conspiração, cuja personalidade maior aqui no Brasil até certo tempo atrás era o irmão Rubens, ao qual mando um abraço. O meio mais humorístico e de pregação de peças, os ditos travessos, grupinhos, representado por antigos grupos como o do adventistas1844.webnode e do nitroglicerinapura, que atuavam também no blog ex-adventistas mas há um grupo em particular que é o objeto principal de minhas pesquisas e que não é esta apologética praticada pelo CACP, ICP, MCA, que copiam certo modelo de um site crítico adventista estrangeiro.

      Notei a sincronia deste grupo importante com alguns destes nichos apologéticos mencionados. Este grupo importante, porém, demonstra não ter nenhum desejo de se expor.

      Um fato que conheço é que este grupo, com proposta de estudo e tom de imparcialidade. fez uma simulação de aceitação da Igreja Adventista como não sendo uma seita, para logo em seguida perceberem aquilo que consideraram como "um erro", diante da popularização da apologia adventista sobretudo no programa da RIT TV e também em grupos apologéticos nas redes sociais, onde interagem juntos adventistas e não adventistas em satisfatória harmonia.

      (...)

      Excluir
    2. O resultado vimos na RIT TV sendo atacada, um irmão em particular bastante atuante em grupos apologéticos sendo duramente perseguido. Novos colaboradores com influência no youtube sendo "incorporados" ao CACP, o irmão Galli e o "antigo ritual" de se queimar livros adventistas, como prova de fidelidade.

      Minhas intenções, Luciano, nunca escondi do irmão, nem informações, nem os meus trabalhos. Já havia dito também que o texto longo era por motivo de se dirigir especialmente a seus leitores, levando bastante informação.

      Trabalho de conscientização e não de mera refutação, como o irmão certamente deve ter percebido. E isto até que prolongou minha participação nos blogs.

      Tendo explicado os motivos questionado pelo irmão, eis dois temas que pretendo abordar em novos posts:

      1) A origem da crença no cumprimento do chifre pequeno de Daniel em Antíoco (uma análise em torno do livro de Macabeus).

      2) Idolatria versus veneração segundo crença contida no catolicismo (análise em cima de pregações de líderes católicos).

      3) Domingo como um conclusão na reforma protestante, sobre a qual foi desenvolvido posteriormente um estudo (ligando ao post sobre o livro de Macabeus, demonstrando como a igreja tem desenvolvido estudos mediante uma conclusão ao invés de uma conclusão mediante estudos.

      Estudos:

      1) O protestantismo como um catolicismo reformado (a própria afirmação leva à uma constatação que seria óbvia, mas que ao mesmo tempo choca ao ser mencionada).

      2) O fim da igreja judaica-cristã por meio da busca de uma identidade própria (como a igreja desapropriou-se daquilo que antes era propriedade dos judeus e que foi repassado à igreja cristã e como tal identidade foi deixada de lado e a consequência natural deste processo em uma igreja, então, com suas próprias tradições e o papel da patrística na distinção dos cristão em relação aos judeus e a construção de um nova identidade para a igreja cristã).

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.