sexta-feira, 2 de março de 2018

Carta de apreciação ao nosso colega Luciano Sena


Olá, irmão Luciano, já deve ter percebido que sempre que sai algum vídeo novo no youtube, referente ao adventismo, chego lá em alguns instantes, bem como deve ter percebido que dialogo em praticamente todos os canais do youtube que tratam do adventismo, também em blogs e sites que o irmão bem conhece. Também deve ter percebido que logo apareço nos comentários em postagens de blogs que fazem referência a qualquer dos "ministérios" apologéticos do Brasil que tratam do adventismo. Desta mesma forma estou também em grupos de debates apologéticos, em suma, o irmão deveria ter notado que firmo presença em todo lugar que trata sobre o adventismo, de modo que em qualquer grupo de debates que o irmão entrar, há de me encontrar.

Os tempos evoluíram amigo Luciano, a apologética, mesmo, está hoje nas redes sociais, grupos de estudos. Então nos costumeiros blogs e canais do youtube, no máximo, o irmão haverá de receber um ou outro incentivo mas sem diálogo de fato. Hoje, cada um tem recursos para lidar com apologia bíblica, não necessitando da centralização em ministério. Além de ouvir, os irmãos querem também ser ouvidos e dar opinião de igual para igual com outros irmãos.

Fernando Galli entendeu bem isto, depois de participar de nossos grupos com pseudônimo e foi aos estudos, o irmão porém, junto com Flávio Martinez e seus colaboradores, tão fixos em seus próprios ministérios, não enxergaram tais mudanças.

Ser um "líder apologético" caiu hoje em desuso. Canais de desigrejados como o do nosso irmão Rubens Sodré, ultimamente também não têm mais tratado de assuntos bíblicos, no caso deste irmão, se integrou razoavelmente à redes sociais e até já participou de programas com o "Vejam só" e isto veio dos tempos de hangout.

Não se usa mais apologética baseada em monólogo, onde há um que fala e os demais ouvem, os que se interessam por apologia hoje querem ver ideias contrapostas e participar também, sentindo-se livres e seguros para dar sua opinião.

O irmão Elias Soares, já percebeu isto e tem "interagido" (como o irmão diz) bastante no youtube, que não deixa de ser uma rede social, bem como outros locais de diálogo da internet. Perceba então que o irmão é quem não tem interagido com os assuntos na internet, ficando restrito ao seu próprio blog e suas próprias idéias. CACP procurou até auxílio de canais no youtube para entrar nesta onda, porém, muito tarde, fazendo isto então hoje de forma bastante desajeitada.

O ponto de referência apologética, hoje, com certeza é o programa Vejam Só, justamente o lugar onde Flávio Martinez foi procurar "sarna para se coçar" (encrenca com o próprio programa) e achou, se privando então de um dos canais de comunicação de maior influência apologética aqui no brasil.

Em suma, as ações dos próprios irmãos têm decretado a morte de seus ministérios, hoje o adventismo está desde sempre nas rádios, TVs e hoje fortemente na internet. Nossos pastores e apresentadores se engajaram nas redes sociais enquanto os amigos dormiram no ponto.

E, hoje, vemos que a maioria dos nichos anti-adventistas não estão mais em atividade. A boa notícia para o irmão é que hoje, realmente o CACP e depois, o MCA, tem sido os "ministérios" mais populares da apologética anti-adventista brasileira, embora o irmão já deva ter notado que hoje, meu próprio blog recebe praticamente a mesma quantidade de visualizações diárias que o blog do irmão.

Estou montando um estúdio particular aqui irmão, estamos indo para novas ondas ainda mais influentes, de compartilhamento de músicas, aplicativos para celular, canais formadores de opinião. As mídias cristãs estão se aproximando. O que mostra que a idéia que a igreja teve a 6 anos atrás de se engajar firme na internet foi realmente a decisão mais correta que se poderia ter tomado.

Hoje, as mídias adventistas tem tomado a responsabilidade sobre uma apologética que antes tinha que ser levada avante por aqueles ministérios pessoais adventistas como o do irmão Gilson Medeiros, dentre outros, com seus respectivos blogs na internet.

Produção de filmes, ensaios de webseries, igualmente tem tomado corpo dentro do adventismo. Então um dia acordando em suas camas, os irmãos perceberão que na verdade o grupo a que tratavam por seita, sempre foi um grupo bem estruturado e que tem adquirido status de referência, bem como aquela escritora cristã que os amigos desprezavam sempre foi e continua sendo nada menos que a escritora cristã mais traduzida de todas a história, produzindo das literaturas mais apreciadas no meio cristão. Uma conselheira e construtora de instituições que nos primórdios tinha seu trabalho elogiado por presidente e outras personalidades.

Nunca se falou tanto na internet sobre a Igreja Adventista e Ellen White como se tem hoje e devemos agradecer aos irmãos por isto! Trazer o assunto do adventismo à evidência e ajudar a propagar os diálogos sobre uma igreja que muito pouco se evidenciava na internet. Entre teorias da conspiração sobre Miller, análises "críticas" sobre nossa história e nossas doutrinas, até mesmos os famosos "illuminatis" tem cedido espaço para conspirações relacionadas ao adventismo. Bem ou mal, estão falando de nós, despertando o interesses dos irmãos pelo adventismo e o resto os amigos podem deixar conosco.

Então só tenho a agradecer ao irmão, ao Flávio Martinez, ao Klicaquinão, por este espaço que os irmãos deram ao adventismo. O monólogo dos sites adventistas estava chato mas quando os irmãos colocaram seus ministérios e pudemos então contrapor idéias e os leitores interagirem, o assunto da apologética se tornou muito mais atrativa e graças a Deus que o principal assunto destes blogs foi o adventismo!

Devemos então parte do sucesso do adventismo na internet, aos irmãos, nossos amados críticos, não seríamos nada sem vocês, assim como os ministérios apologéticos dos irmãos não seriam nada sem nós!

;)

2 comentários:

  1. Muito bom.

    Agradeço também aos "apologetas"
    Luciano Senna, João Flávio Martinez,Elias Soares....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, irmão Gênes, devemos parte do sucesso da apologia adventista brasileira também a estes irmãos.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.