domingo, 3 de março de 2013

Por que muitos passam vários anos dentro do adventismo e certo dia decidem sair?

Diante de cada cristão é posto dois caminho

Existem várias razões para isto, porém tratarei apenas de uma delas.

Muitas pessoas sinceras, passam vários anos dentro do adventismo, realmente procurando se adaptar às leis e vontade de Deus, porém muitos não conseguem alcançar a transformação necessária para que as leis de Deus e SUA constante companhia na vida de cada um se torne algo prazeroso, algo agradável.

O sábado tem sido uma prova eficaz para que cada cristão saiba se verdadeiramente está feliz ao lado de Cristo e se SUA graça é o suficiente em suas vidas.

Muitos porém não conseguem se ajustar perfeitamente às leis de Deus e principalmente ao estilo de vida de um cristão, começam a surgir dúvidas e então acontece o pior.

Muitos se enchem de orgulho e se recusam a aceitar que falharam ao permitir que Deus os modificasse a fim de sentir prazer nas coisas de Deus. Ao invés de buscarem então se modificar, procuram, pelo contrário, tentar modificar a bíblia.

Tais pessoas tornam-se então uma palavra com erro ortográfico em meio a uma enorme quantidade de textos. Ao invés de corrigirem a si mesmos, procuram tentar modificar todo o texto ao seu redor a fim de que a palavra pareça não estar errada.

A pergunta que se deve fazer não é se devemos guardar ou não guardar o sábado mas sim:

- Eu me agrado no sábado?

O mesmo devemos fazer com a lei de Deus, não se perguntando se devemos ou não guardar a SUA lei, mas sim:

- Eu me agrado na SUA lei?

Se uma pessoa se agrada no sábado e na lei, irá defendê-la. Porém se uma pessoa se desagradar de qualquer coisa contida no estilo de vida cristão, este irá tentar se modificar ou no fim acabará tentando combaté-la.

Muitas pessoas passam anos estudando a bíblia, porém não com o intuito somente de aprender mais e se modificar a fim de estar em harmonia com a vontade de Deus. Muitos até inconscientemente, passam a garimpar a bíblia a procura de prontas desculpas que possam acariciar falhas em seu caráter cristão.

Daí surge a apostasia que começa no pensamento da pessoa, então:

A bíblia cujas palavras antes eram irrevogáveis passa então a ser visto como um livro em que determinadas coisas possam ser revogadas. (Deus volta atrás em SUA palavra)

A bíblia cujos ensinamentos serviam para toda a hunaindade, passa a ser visto como um livro contendo trechos que só se aplicam à um certo povo.  (Deus faz acepção de pessoas)

A bíblia cujas leis jamais poderiam ser abolidas, passa então a ser visto como um livro cujas leis são passíveis de serem revogadas. (Deus se arrepende de suas leis)

Preceitos de caráter perpétuo são vistos como prescrições. (Deus não consegue cumprir sua palavra em manter um preceito)

Princípios morais que visam o bem da humanidade, passam a ser então vistos como um empecílio ou inimigo. (Inversão de valores)

O descanso do sábado em comunhão com Deus, de algo prazeroso passa então a ser visto como a pior das leis de Deus e como um fardo pesado e um intruso na vida da homem. (A companhia de Deus e SUAS leis se tornam desagradáveis)

A harmonia perfeita da bíblia então dá lugar a um suposto livro repleto de contradições, onde um verso passa a contradizer o outro, nisto selecionam qual verso deva perdar a validade e qual verso deva prevalecer. (A Palavra de Deus se torna contraditória)

Empenham em um caminho então de libertação de tudo aquilo que aprenderam com a Bíblia, da lei, dos profetas. Quando então se libertam destas coisas e encontram a paz que tanto procuravam, pensam terem encontrado a Deus, quando na verdade, mutilaram a SUA palavra e distorceram SEU caráter para voltar a abraçar a antiga vida que lhe agradava.

Deus nos liberta do pecado e não de suas leis e seus profetas.

Mas o cristão apostatado se encontra em um estado em que se liberta da lei e dos profetas e torna a viver em amizade com o mundo onde se encontra o pecado.

Sentem o prazer de retornar à casa onde estiveram e às verdadeiras coisas que lhes agradavam. A liberdade de poder viver como as demais pessoas do mundo vivem. Deixam de fazer da Bíblia sua única regra de fé e principalmente de prática.

Não conseguindo alcançar prazer na lei de Deus, retornam aos prazeres do mundo.

Se tornam cristãos que praticam mais coisas do mundo do que as coisas descritas na Bíblia. Então a bíblia deixa de ser SEU manual de sobrevivência.

A Bíblia é usada, então, não como um livro sobrenatural capaz de mudar a vida do Cristão, trazendo-lhe paz e regozijo nas coisas que agradam ao SENHOR, mas tão somente como um livro contendo instrução para o indivíduo conseguir uma salvação.

Assim cobiçam a salvação mas não a transformação de caráter em Deus, a fim de se tornarem cada vez mais semelhantes a Jesus e obedientes à vontade de Deus.

Antes conlocam a própria vontade acima da vontade de Deus. Sentem que a liberdade está em fazer a própria vontade enquanto se afundam cada vez mais no mundo de pecados ao qual retornaram.

Ou seguimos a Bíblia, ou seguimos o mundo! Não há como viver em um mundo intermediário seguindo a ambos, porque haveremos de amar mais ao pecado e aos prazeres do mundo do que a Deus, porque nossa carne é pecaminosa e se agrada mais nas coisas do mundo do que nas coisas de Deus.

A própria vida destes cristãos apostatados, mostra que o prazer espiritual pode acabar sucumbindo aos prazeres carnais. A palavra de Deus então lhes parecem por condenação, então tratam de prontamente invalidar boa parte dela, deixando tão somente as palavras que lhes convém.

Retiram toda a lei, preceitos, o sábado e as recomendações sobre o estilo de vida de um cristão, mas mantém as promessas de salvação, prosperidade, perdão dos pecados.

Não mais seguem a bíblia, e passam a utilizá-la sem compromisso para com o cristianismo. Nada de igreja, nada de congregação, nada de dízimo, nada de cuidar do vestuário, ou das palavras, nada de pregação do evangelho.

Se diferem e muito dos cristãos que procuram seguir toda a Bíblia fazendo dela sua única regra de fé, praticando seriamente as coisas ali descritas.

Sentem-se pessoas capazes de contradizer as coisas ali escritas, tornando-se agentes gratuitos de Satanás que agem de forma a cada vez mais procurar revogar as leis de Deus, suas ordens, seus preceitos, seus profetas.

Do outro lado percebemos a diferença, pois está Jesus e Seu povo, dizendo que jamais será revogado sequer um único "~" ou "j" da lei até céus e terra passem.

Quanto aos cristãos em apostasia, acreditando terem alcançaram a salvação e a liberdade, servem de joguetes na mão do inimigo, para tentar atacar a palavra de Deus e invalidar esta Palavra que tem um caráter tão enterno quanto o próprio Deus.

Só há garantia de salvação quando percebemos que nossa vida se encontra em harmonia com o que diz toda a bíblia, pois somente assim teremos a certeza de que fomos verdadeiramente transformados, de que realmente entregamos nossas vidas inteiramente para Cristo, e somente para Cristo.

Muitos porém entregam uma mão, um pé e às vezes o corpo todo para o mundo e quando enfim passam a combater as leis de Deus e a sabedoria escrita na bíblia significa que seu coração também foi entregue ao mundo e que pertence ao inimigo.

Deste dia em diante, gradativamente entregam também suas mentes, alcançando um sabedoria muito grande, que o inimigo lhes dá, de forma que se surpreendem em poderem contradizer a própria bíblia e se fazerem coerente diante dos que os houvem enquanto manipulam ao bel prazer as palavras ali descritas.

Há dois tipos de professos cristãos e são bem distintos:

a) Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, procurando viver de acordo com TUDO quanto está escrito na bíblia.

b) Os que tratam de abolir os mandamentos de Deus, cuja fé em Jesus não é precedida de compromisso nem melhoria de hábitos nem mudança de estilo de vida, que crêem tão somente nas promessas de salvação de Jesus e rejeitam as obrigações!

De tão distintas, não há possibilidade de ambas as classes de cristãos serem a do caminho estreito que leva à salvação.

Um está no caminho estreito e difícil, onde também há uma porta estreita e difícil onde poucos conseguirão passar.

O outro está no caminho largo e fácil, onde há também uma porta larga que leva à perdição, por onde muitos passarão, rumo à condenação.


A mensagem de Deus é:

Escolha o caminho estreito e difícil, converta os teus caminhos os teus hábitos e os teus gostos. Permita que Deus lhe modifique a fim de sentir prazer na lei de Deus e se agradar nas coisas do SENHOR. De modo que passará a odiar as coisas do mundo e amar cada vez mais as coisas santas.

Permita se abster dos prazeres do mundo para que Deus lhe ensine os prazeres espirituais, que não satisfazem à carne, mas nos traz paz e ânimo mesmo em meio às dificuldades.

Que o nosso prazer esteja em fazer o bem e obedecer à vontade de Deus, fazendo tudo que lhe agrada, amando-O em atitudes e boas obras. Que nossas vidas possam ser usadas como testemunho da transformação que Deus faz na vida de cada Cristão a fim de que este se pareça mais semelhante a Jesus na fé e na prática do que ao mundo.

Pratiquemos os mandamentos de Deus, seguindo SEUS conselhos, SUAS recomendações e permitindo que o Espírito Santo crie em  nós a vontade de seguir a Deus acima de nossas próprias vontades pecaminosas, acima de nossas vaidades, nosso orgulho.

Como cristãos devemos buscar constante transformação, a fim de sermos transformados em algo cada vez melhor.


(Sr. Adventista)

3 comentários:

  1. Como é que o sr. concilia a lei de Deus com a lei civil do seu país? A lei de Deus é bastante extensa, não se resume aos dez mandamentos, como bem sabe.

    ResponderExcluir
  2. O próprio Deus é quem concilia: (Romanos 13:1-8)

    Daí um dos motivos de Deus ser mais tolerante com os "reis" de hoje. Tolerância, esta, que durará até que lideres novamente imponham a transgressão de SUAS leis, o que ocorrerá muito em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:

      http://novotempo.com/namiradaverdade/2013/03/02/se-voces-adventistas-dizem-nem-um-i-ou-til-sera-tirado-da-lei-por-que-voces-nao-apedrejam-seus-membros-que-sao-pegos-trabalhando-no-sabado/

      Estude a bíblia com foco na transição das leis punitivas civis de israel para a adoção das leis de Roma. Então entenderá que os princípios de Deus não mudam, o que muda é a aplicação da lei, conforme a cerviz dos povos.

      Perceberá então que a dureza com que Deus tratou os povos da antiguidade foi apropriada pela situação em que se encontravam e que a vontade Deus sempre foi a de que o homem em toda a terra quebrantassem seus corações e aceitassem as leis de Deus.

      Os israelitas foram os únicos dentre os povos que aceitaram a lei de Deus, porém, mesmo assim, metade do povo teve que ser destruído. Quanto aos povos que se colocaram no caminho de Deus e do povo de Israel, eram pessoas moralmente irrecuperáveis, uma gangrena moral irremediável.

      A tolerância de Deus e a paciência de Cristo se deram em um momento em que os israelitas se prestavam a observar a lei de Deus e louvar SEU nome. Tratavam a Deus como Deus e por isto foram tratados como entes queridos pelo Pai.

      Aqueles que foram destruídos, haviam rejeitado a Deus por mais de 400 anos. Nenhum sequer se converteu dos seus maus caminhos, exceto aqueles poucos que Deus tratou de proteger e retirar daquelas cidades fadadas à perdição.

      Entre no pior presídio que existe sobre a face desta terra, retire dali os piores homens e ainda sim, não será possível de compará-los aos povos que Deus teve que destruir para abrir caminho para a passagem de SEU povo e o seguro estabelecidmento de um lugar apropriado para o nascimento do Messias.

      Roubaram a terra que pertencia a Abraão e por direito aos seus descendentes, escravos do Egito. A terra da promessa que Deus preparou para cumprir suas palavras de contruir uma grande nação.

      Satanás estava do lado de tais povos insensíveis aos alertas de Deus. Rebelando-se contra Deus provocaram a ira pois Deus é Deus.

      Muito diferete de hoje, onde cada país busca a justiça, a paz e o bem estar das pessoas. Devemos isto à graça de Deus e a Jesus que colocou um profundo senso moral em todo o mundo.

      Deus atuou em todo o mundo e por causa disto a gangrena moral foi eliminada e os povos puderam se tornar mais mansos. Mas se Deus não tivesse intervido e permitisse que as nações sem justiça houvessem prevalecido, estaríamos vivendo hoje em um mundo com condição moral degradada demais para que alguém pudesse se salvar.

      A bíblia é apenas uma parte da atuação de Deus em toda a terra, seu poder está além do que podemos entender e até mesmo a sua vida está sendo guiada por ELE. Este Deus que pende todos a buscar os seu caminho de justiça.

      É possível senti-lo em todo lugar. Se o mundo ainda hoje é um lugar possível de se viver, devemos isto únicamente ao bem que Deus tem derramado sobre a terra impedindo que esta novamente se corrompa totalmente como aconteceu na época de Noé.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.