quinta-feira, 28 de março de 2013

Breve mensagem ao Pr. Nilton Cezar

Nem tanto à terra, nem tanto ao mar. O que é pior para um cristão? Praticar a teologia da prosperidade ou praticar a avareza? Praticar algo que não é bíblico ou deixar de praticar algo que é bíblico? Em verdade para Deus ambos O desagradam. Na temperança e na lei encontramos a vontade de Deus, os dízimos e as ofertas de coração. Os pastores não podem, nem obrigar, nem impedir que as pessoas cumpram uma lei que antecede à Abraão ( Gênesis 28:22; Gênesis 14:20).

81 comentários:

  1. Eis um exemplo "típico" de quem faz acréscimos às Escrituras; fazendo afirmativas por meio de "interpretações" baseadas tão somente na DEDUÇÃO.

    Onde está no Gênesis uma Lei do Dízimo que antecede a Abraão ?
    As passagens de Gên. 14:20 e 28:22 não têm nenhum caráter de lei.

    Pelo visto, a coerência do Pr. Nilton Cesar supera a de todos "Mestres" Adventistas, juntos.

    NOTA: "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nEle. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado Mentiroso." Provérbios 30:5-6 e (Deut. 4:2).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tais doutrinas contrariam o amigo e vosso pastor. Os amigos não crêem nesta parte da bíblia, mas nós cremos.

      Como é bom ter a palavra de Deus e crer em TUDO que nela está escrito!

      Excluir
    2. Você só dá "bola fora" mesmo hein? Não se trata de Crença "senhor Dissimulado", mas sim de provas Bíblicas.
      Prove; aponte dentro do Livros do Gênesis pelos menos um versículo que faz referência ao Dízimo como Mandamento de DEUS antes do Patriarca Abraão, ou até mesmo depois dele. Ou mais simples ainda, mostre um só texto, em que DEUS ordena a Abraão ou ao seu neto Jacó que fizessem a "devolução" do Dízimo.
      Aliás, a expressão DEVOLUÇÃO, é um "artifício" inventado pelo Cristianismo; e com mais ênfase pelos dirigentes da IASD.

      A propósito, já que o "senhor" defende essa idéia, então certamente deverá saber com detalhes, para quem ou onde eles deveriam entregar esses Dízimos que teria, supostamente sido pré-estabelecido por DEUS !?

      Ademais, é só dar uma olhada no texto de Gênesis 14 para perceber que Abraão "deu" a Décima parte dos béns que estava em "seu poder" a Melquisedeque (Rei de Salém) e devolveu os 90% aos seus "legítimos" donos. Será que é tão difícil assim de compreender que, Abraão não "Dizimou" sobre os seus béns, mas sim sobre DESPOJOS DE GUERRA ?! Isto é, os béns dos Reis de Sodoma e Gomorra que haviam sido SAQUEADOS por Inimigos, e recuperados por Abraão com seu Exército ?
      Sem dizer que, parte desses Despojos pertenciam ao seu Sobrinho LÓ, por isto é que, ele (Abraão) se envolveu nesta Guerra para salvar principalmente Ló com a Família, e os béns de Sodoma com todo o povo que haviam sido levado CATIVOS.

      E não tem "absolutamente" NADA a ver com a pseudo-Interpretação que os Mercenários da FÉ apresentam aos seus fiéis (vítimas). Deveriam se envergonhar dessas "Discrepâncias Teológicas"; e claro, já pré-meditadas com o fim de reforçar mais e mais a idéia de que os Cristãos, também, têm o dever de "devolver" 10% dos seus míseros Salários à sua Denominação/Empresa.

      O Dízimo na Lei de Deus à Israel, tinha um propósito e um destino certo; pois estava diretamente ligado ao TEMPLO, ao Sacerdócio LEVÍTICO, aos Órfãos, às Viúvas, aos Estrangeiros (Peregrinos); e o mais importante, ele estava diretamente ligado à Terra de CANAÃ. Pois não se conhece nenhum exemplo de algum Gentio levando dízimo ao Templo, e que fosse oriundo de terras fora das fronteiras de CANAÃ; porque não foi assim que DEUS estabeleceu. E muito menos em "dinheiro".

      A Verdade é, que DEUS que é Santo separou (Santificou) um povo, e os colocou dentro de uma terra também Santificada por Ele, como um cumprimento de Sua Promessa desde Abraão.

      Por isso o Dízimo é chamado: "Santo ao SENHOR".
      E não dinheiro, essa "Versão falsificada", e que muitas vezes é de origem duvidosa e as "Igrejas" aceitam, ou melhor exigem, com a alegação de que é para DEUS, e que o que realmente vale é a intenção.

      Para Deus? Que BLASFÊMIA !!

      Sr.Adventista, aprenda a respeitar o Contexto da Palavra de DEUS. Pare de enganar e de ser engado. Analise os 2 Contextos de (Gên.14 e 28) na íntegra para entender do que realmente o texto está tratando.

      Abandone esta "interpretação tendenciosa". Pare de distorcer as Escrituras em prol dos interesses de tua Denominação! Porque isto, além de ser pecado, é também vergonhoso.

      Excluir
    3. Ora! É fácil! Mais fácil do que comer mamão com açúcar:

      Gênesis 26:5

      Tenha um feliz sábado!

      Excluir
  2. Sr. Cidadão ou sr.sabe tudo e "sem nome", cadê os teus argumentos em favor de tuas afirmativas. Não é você mesmo que gosta da frase: "Na falta de argumentos..." e blá blá blá...
    Então mostre pelas Escrituras "quais Mandamentos" que DEUS havia pré-Ordenado ao Patriarca Abraão onde continha a ordem do Dízimo? Consegue citá-los verdadeiramente sem "Manipular os textos Bíblicos ? Se não conseguir, pode pedir ajuda ao Leandro Quadros (rs); esse é perito em "descontextualização".

    Para você "MAMÃO COM AÇÚCAR" é sinônimo de Enganação, não é isto ? E se você acha que pode facilmente me enrolar, está redondamente enganado camarada ! Não é atoa que deixei esta Denominação Manipuladora.

    Quem sabe, você conseguirá enrolar alguém do teu nível !?

    Ademais, siga o conselho e a sinceridade da Srª Maria Gonçalves, sobre o respeito de questionamentos destinados a você, com respostas coerentes; e principalmente fundamentas Biblicamente.

    Sei que não é fácil para um adepto de EGW, mas pelos menos, tente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, o que o texto de Gênesis 26:5 tem a ver com as "más interpretações"? (rs); ou melhor, o que esses ensinos Fraudulentos têm com a verdade ? R. Nada.

      Excluir
    2. Ellen White disse que um "Assim diz o Senhor" geralmente é mais que suficiente.

      Então o amigo não crê, também, naquela passagem bílbica?

      Excluir
    3. "Assim diz o SENHOR" é uma coisa; agora, assim dizem: a IASD, Ellen White, e o sr.Adventista, é outra coisa bém diferente.

      Quem te disse que eu não creio nesta passagem Bíblica ? Eu só não creio na tua "interpretação" tendenciosa e desprovida de provas Bíblicas. Você continua apresentando uma ideia distorcida de passagens Bíblicas, e ainda tem a coragem de tentar fazer com que as pessoas creiam que a tua opinião tem o AVAL das Escrituras.

      Outra coisa, onde estão os argumentos solidificados Biblicamente ? Ou só vai ficar nos "Achismos" ? É um: Assim diz o SENHOR, ou um:assim pensa o "senhor" Adventista ?

      Se quer saber quais foram os mandamentos que DEUS disse que Abraão os guardou, em GEN. 26:5, então é só examinar desde o seu chamado por DEUS do meio de um povo Idólatra a partir de Gên. 12, alí consta a primeira ordem dada a ele (Ordem = Mandado = Mandamento = Lei). E muitas outros e Juízos que Deus lhe deu.

      Examine as Escrituras para "desmistificar" essa ideia que a Lei de DEUS se restringe apenas aos Dez Mandamentos; e principalmente para deixar de tentar enganar e também continuar sendo enganado.

      Cadê, Sr. Adventista, os teus argumentos "Mamão com Açúcar" ?

      Excluir
    4. Sou todo ouvidos, explique-nos a que mandados, preceitos, estatutos e leis Deus se referia (lembre-se que suas exigências agora voltam contra ti mesmo).

      Excluir
  3. Ora, Sr.Adventista quem até agora só "enrolou" é você mesmo. Ainda bém que as pessoas que aqui visitam, sabem desta verdade. Quem sempre está em débito, no sentido de apresentar provas Bíblicas do que sempre afirma, é vossa pessoa.

    Vamos só recapitular para "refrescar" a tua memoria. Você postou esse pequeno "tópico" sobre o assunto Dízimo endereçada ao Pr. Nilton Cezar, e escreveu que:

    "Os Pastores não podem obrigar e nem impedir que as pessoas cumpram uma lei que antecede à Abraão"; e citou como base GÊN. 14:20 e 28:22. Só que estas passagens de modo algum trata de Lei de Dízimo. Logo não serve nem de longe para apoiar a tua afirmação .

    E quando questionado sobre o apôio Bíblico, respondeu um tanto irônico dizendo que seria mais fácil do que: "comer Mamão com Açúcar" e citou Gênesis 26:5, que apesar de DEUS estar alí afirmando que Abraão guardou os SEUS Mandamentos, mas também não serve como parâmetro p/ fundamentar a crença de que Abraão deu o Dízimo a Melquisedeque porque DEUS tenha Ordenado; e por uma razão muito simples, isto é, todos os Mandamentos dados por DEUS a Abraão estão muito claros a partir de Gênesis 12; mas não consta nada sobre o Dízimo.

    Eu repito, desde o chamado de Abraão no Cap. 12 de Gênesis não contem uma só passagem sobre Dízimo dado a ele como Mandamento.

    -Então, quais são os "Mandamentos, Preceitos, Estatutos e leis que Abraão guardou ?"
    A dica já foi dada no comentário anterior. Eu não vou colocar aqui verso a verso. Examine você mesmo.

    Logo, é óbvio que quem deve alguma explicação é você; e claro, de preferência com provas Bíblicas. Haja vista que, foi você mesmo quem disse que o Dízimo "antecede a Abraão".

    Ou vai continuar enrolando como sempre faz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resumo: não sabe dizer ao certo!

      Como esperado.

      Lhe darei mais um tempo pra fazer sua pesquisa e responder àquela solicitação:

      Sou todo ouvidos, explique-nos a que mandados, preceitos, estatutos e leis Deus se referia [em GEN. 26:5] (lembre-se que suas exigências agora voltam contra ti mesmo).

      Nada de especulação hein! Lembre-se de suas próprias exigências.

      Excluir
  4. Olha, Sr. Adventista, na verdade quem ficou devendo uma explicação sobre Gên. 26:5, foi justamente a vossa pessoa; afinal, quem foi que postou aquele "Tópico" asseverando que a Lei do Dízimo antecede a Abraão, e fez uso do referido texto insinuando que o Patriarca já tinha as mesmas Leis que foram dadas por DEUS Moisés ? Não foi você mesmo meu caro?!

    Mas, antes de abordar novamente o assunto de Gên. 26:5, eu pergunto se você conhece o provérbio: "FULANO OUVIU CANTAR O GALO, MAS NÃO SABE ONDE".

    Pois é, você só ouviu dizer (e repassou o boato) de que em Gên. 14:20 Abraão estava cumprindo uma Lei que já existia, quando deu o Dízimo dos "Despojos" de Guerra a Melquisedeque. Despojos estes, de propriedade dos Reis de Sodoma e Gomorra e de Ló (sobrinho de Abraão) que havia sido "Saqueado" por Reis inimigos (na chamada guerra dos 4 Reis contra 5), conforme o Contexto de Gên. 14:1-24.

    Ops ! Dízimo de despojos de Guerra ? Dízimo sobre bens alheios ? O que este "dízimo" tem a ver com aquele que Deus estabeleceu em Lev. 27, Núm. 18, Deut. 14?

    Eu fiz referência ao texto completo (14:1-26) para ver se você aprende a examinar cada texto na íntegra e abandona este "vício" de tentar provar alguma coisa com apenas um verso Bíblico. Quem sabe conseguirá "captar" a essência do Contexto.

    Bém, posteriormente quando te questionei sobre o embasamento Bíblico, você diz que era mais fácil do que comer "mamão com açúcar"; aí citou apenas Gên. 26:5. Mas, como você pode provar que os Mandamentos citados neste verso se refere a Dízimo, Sábado ou até mesmo, o equivalente à porção de Leis dadas por DEUS a Israel no Sinai ? Com que base?

    Mas, eu vou começar te respondendo com outras perguntas: "Quais Leis DEUS deu a Adão no Éden?" Será que foi os Dez Mandamentos, Sábado ? É óbvio que não; pois além de não fazer sentido algum, também não está escrito. Veja só:

    -Primeiro: Não havia pecado e nem consciência deste p/ que Deus desse uma Lei "Regulamentando" a conduta moral do homem.
    -Segundo: Conforme o Gênesis, DEUS aparecia ao casal TODOS os dias no final da tarde. Logo, a Comunhão deles com o Criador era diária, e não só no Sábado.

    O Sábado é um mandamento perpétuo, não porque "teria" sido dado no Éden (porque não foi), mas porque foi "apresentado" a Israel no deserto de Shim (Êx. 16) e oficialmente no Sinai (Êx. 20, Deut.5).

    Em Neemias Cap. 9 Vs 13-14 está claro que: Israel não conhecia as leis, os Estatutos e os Juízos de DEUS, bém como o Sábado.
    O Vs 14 diz: "O teu santo Sábado lhes fizeste CONHECER; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés, teu servo.."

    O texto acima não diz que Deus "relembrou" a Israel Suas Leis e o Sábado (como se eles já tivessem conhecimento de tudo quando estavam no Egito); mas que Deus os fizeram "Conhecer" naquele deserto. Nada mais que isto.

    O próprio Moisés é taxativo em Deut. 5:1-3, quando afirma categoricamente que, aquela Aliança (com todas aquelas Leis), DEUS não havia feito ainda com os Patriarcas, mas sim somente com eles (Israel). E o texto não deixa dúvida ao dizer que aquela Aliança foi com aqueles que estavam ali VIVOS. Há inúmeros textos Bíblicos que provam exatamente isto.

    ResponderExcluir
  5. Cont...
    Voltando ao assunto sobre Abraão; se caso as Leis que ele guardou, descritas em Gên. 26:5 fosse as mesmas dadas no Sinai, então estamos diante de uma Grande Contradição Bíblica. Porque sabemos que Abraão era casado com a sua IRMÃ (filha do seu Pai), conforme Gên. 20:12; o que contraria a vontade de Deus revelada a Israel. Senão vejamos a proibição seguida de uma punição severa por DEUS para o tipo de casamento anteriormente adotado por Abraão. VEJA:

    LEV. 20:17 "E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; portanto serão EXTIRPADOS aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniquidade."

    E então, Sr.Adventista ? Será que DEUS se esqueceu que Abraão transgrediu esse mandamento, quando disse que ele guardou TODOS ? ou o erro está com aqueles que ensinam através de conjecturas, deduções, achismos; isto é, fazendo acréscimos à Palavra de DEUS e caindo na desobediência de Deut. 4:2 ?

    Você não acha que, se esta proibição de Lev. 20:12 já fosse do conhecimento de Abraão, DEUS não teria reprovado em algum momento reprovado essa conduta do Patriarca?

    Logo, quais foram os Mandamentos que Abrão guardou ?
    É mais que óbvio que:
    1º) - Certamente Abraão reconhecia o Único Deus Verdadeiro em meio a tanta Idolatria, (Inclusive seus pais eram Idólatras), por isso O Eterno o chamou. E também não resta dúvida que ele fazia o que era reto aos olhos de DEUS ao seguir as Leis Naturais sobre o que é certo e o que é errado, que o homem passou ter consciência depois que seus olhos foram abertos em relação ao conhecimento sobre o Bém e o Mal. A Lei Cósmica. Caim, por exemplo já tinha consciência de que Matar era errado, mas mesmo DEUS tendo o alertado, ele foi em frente e consumou o ato, e por isso pecou. Em nenhum momento Deus fez com que CAIM se lembrasse de alguma Lei que Ele teria dado no ÉDEN proibindo Matar. Mas, apenas foi claro que o seu mal impulso (Inclinação p/ o mal) era uma parte natural do seu ser (do homem) que havia criado; mas que, "caberia" a ele (Caim) se auto-dominar (Gên. 4:7). E isso se chama: "Livre Arbítrio", ou melhor, Liberdade p/ escolher mas, com consequências positivas ou negativas de acordo com cada escolha.

    É óbvio que esta "liberdade" está diretamente associado a natureza (Bém/Má) inerente do próprio ser humano. Do contrário não existiria livre arbítrio. Por isto, não atribua a nenhum Satã Mitológico a culpa pelas suas falhas; pois seria o mesmo que colocar sobre "alguém" uma responsabilidade que é só sua; e ficar isento da culpa.

    Por outro lado, não espere que alguém irá pagar as suas culpas ou seus pecados; pois isto vai contra a Justiça de Deus. A morte de JESUS para pagar a dívida da Raça humana, é uma Invenção Romana/Cristã. O Cristianismo Romano é uma inversão de valores, por isto "Sacrificaram" MILHARES de Judeus e muitos outros nas Inquisições e Cruzadas.

    ResponderExcluir
  6. Cont..
    2°) - Abraão obedeceu a Deus sem questionar desde o momento do seu chamado para sair do meio daquele povo idólatra para fazer a vontade de Deus. A primeira ordem de Deus a ele foi, SAI do meio de tua parentela; em seguida o mandamento da Circuncisão a ele e todos os seus servos, e todos os seus descendentes. Aliás, este também é um mandamento perpétuo para o Gentio que queira abraçar a Aliança. Não é só o Sábado.
    Mas, a maior prova de obediência de Abraão foi em relação a ordem de Deus para o Sacrifício de Isaque. E muitas outras coisas que ele (abraão) acatou sem murmurações.

    Sr.Adventista, as Ordens Divinas desde o Éden, é o mesmo que Leis, Mandamentos e Juízos. A Lei de Deus não se restringe a apenas aos 10 Mandamentos. As tábuas da Lei escritas por Deus, foi um símbolo do testemunho do CONCERTO entre ELE e Israel.

    A exemplo de Abraão, temos Enoque, Noé e outros que viveram antes do Sinai.

    VEJA mais este texto: "Mostra a Sua palavra a Jacob, os Seus estatutos e os Seus juízos a Israel. NÃO FEZ ASSIM a nenhuma outra nação; e quanto aos Seus juízos, NÃO OS CONHECEM." Salmos 147:19 e 20.

    Será que precisa argumentar mais alguma coisa ?

    Conclusão: Entre escolher ficar com as provas Bíblicas escritas pelo maior Profeta Moisés, Neemias e o Salmista Davi, e as "deduções" Adventistas, será que preciso dizer qual é a minha escolha ?

    Caso você consiga refutar o que expus, então apresenta provas Bíblicas. Sem afirmações descabidas. Sem achismos !

    Tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora amigo Joel, isto é muito fácil de explicar!

      Quais as coisas que se constituem pecado desde a queda do Homem no Gênesis até hoje e que SEMPRE foram consideradas como SENDO PECADO?

      Ora! Estes são os mandamentos morais de Deus! Sabe aqueles, não matar, não furtar, não adulterar, não ter outros deuses?

      Alguma vez em toda a existência do homem tais coisas foram consideradas como NÃO sendo pecado?

      As pessoas na época de Abraão cometiam pecados diferentes daqueles praticados hoje, como a cobiça, a mentira, ter imagens de esculturas e prostar-se diante delas?

      Eram estas as leis que Abraão guardou, porque se ABRAÃO HOUVESSE-NAS TRANSGREDIDO Deus jamais e repito, JAMAIS, diria que Abraão guardou os seus mandados, preceitos, estatutos e leis.

      Fato é que Abraão, no mínimo, GUARDOU os mandamentos de Deus. Tomando pelo máximo, o amigo poderia incluir outras leis, mas o próprio amigo confessou que não saberia dizer, que outras leis seriam estas!

      Mesmo que fossem outros mandamentos além daqueles descritos como 'os 10 mandamentos', Abraão teria que TAMBÉM guardar aqueles contidos nos 10 mandamentos, porque Deus JAMAIS diria que um idólatra, assassino, mentiroso, adúltero, que desonra pai e mãe e de quebra adora um outro deus em um outro dia da semana de alguém que guardou a sua lei.

      FATO!

      Na afirmação de (Gênesis 26:5) é imprescindível que Abraão tenha guardado a lei dada à Israel, para que tenha recebido aquele "elogio". Qualquer transgressão daqueles 10 mandamentos seria motivo para Deus se IRAR contra Abraão ao invés de dizer que era um homem segundo a SUA lei.

      Quanto à Elias também seria imprescindível que este NÃO fosse um assassino, idólatra, mentiroso, adúltero, espancador de pai e mãe para Deus o ter levado ao céu.

      Quanto a Enoque procegue a mesma coisa, nenhum assassino, anda com Deus, nem mentiroso, nem idólatra, quanto menos ser levado ao céu!

      Portanto a vida DESTES homens eram segundo os mandamentos que vemos escritos em Êxodo 20.

      Então amigo Joel? Abraão, Elias e Enoque guardaram o CONTEÚDO dos 10 mandamentos?

      Agora vem a questão controversa! O sábado! É preciso aceitar que o sábado seja um mandamento moral, senão haveria de se pensar de que tais profetas guardaram todos os mandamentos exceto o sábado! Aí que entra a criação do sábado em gênesis, porque tendo sido, separado, abençoado e SANTIFICADO, o sábado se tornou, SANTO, portanto transgredi-lo é uma profanação!

      Aí que entra a parte no mandamento que diz "LEMBRA-TE do dia de sábado" porque em seis dias fez Deus os céus e a terra e AO SÉTIMO DIA DESCANSOU da obra que fizera. E acrescenta que foi por isto que Deus abençoou e santificou o dia de sábado em Êxodo 20 à partir do verso 10.

      Então por que guardamos o sábado amigo Joel? Porque foi dado à Israel ou porque em seis dias criou Deus os céus e a terra e ao sétimo descansou, o abençoou e santificou?

      Pois este é o mesmo motivo pelo qual Abraão guardava também este mandamento juntamente com todos os outros 9.

      Já que o amigo é meio dado ao judaísmo, então não acredite em mim, ouça o que dizem os seus "colegas".

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2013/04/judeus-da-nova-alianca-cacoam-das.html

      Excluir
    2. Sr.adventista, apenas uma pergunta curiosa. No A.T. sabemos de sobeja as coisas proibidas de se fazer ao sábado. Atualmente, como é que se transgride o sábado? Que punições são aplicadas na igreja adventista a esse respeito?

      Excluir
    3. (humor) As disciplinas variam desde uma advertência, afastamento temporário (do cargo), perda de cargos, uma boa conversa com o pastor, ouvir conselhos dos irmãos preocupados até a orelha ficar meio inchada (um tanto constrangedor), ouvir um sermão do pastor (sermão como daqueles que damos aos filhos que fazem algo de errado), mas existem outras possibilidades (penas alternativas), como fazer parte de uma dupla missionária, fazer trabalho missionário ou outra atividade que ajude a pessoa a fortalecer seu compromisso com a missão de cada cristão.

      Em casos mais graves a pessoa passa por alguns meses de disciplina, alguns podem ter seus nomes cortados do rol de membros (casos extremos) geralmente quando causam um grande escândalo entre os membros.

      A pessoa continua frequentando a igreja, e cumprida a disciplina, a pessoa volta a ter seu nome colocado novamente no rol de membros, se e somente se, a pessoa demonstrar que regularizou sua situação com Deus. Nos casos extremos, como o caso da pessoa abandonar a vida cristã e ficando longo período longe dos caminhos de Cristo, é fortemente recomendado que a pessoa se rebatize.

      Fortemente se refere a dois guarda-costas com tacos de baseball olhando com um olhar intimidador (é brincadeira).

      Enfim, na igreja há uma continuação da disciplina que costumávamos receber quando éramos crianças e nossos pais nos disciplinavam.

      Os irmãos que por vezes cometem deslizes (eufemismo de transgressão dos mandamentos), é tratado pela igreja como meninos ainda na fé e sempre temos a esperança de que um dia se tornarão homens na fé. Enfim, na igreja, estamos todos em crescimento espiritual em um processo contínuo de santificação até o fim de nossas vidas, ou da volta de Jesus (o que vier primeiro).

      Mas falemos de coisas boas, sobre o sábado e como foi criado para ser um dia bonito:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2013/04/biblia-facil-verao.html

      Talvez este estudo ajude a amiga a ver o sábado com outros olhos.

      Excluir
    4. Caro sr. adventista, evitou propositadamente a minha primeira pergunta...Preciso de saber: como é que um cristão transgride sem querer o sábado? Fazendo exatamente o quê?

      Excluir
    5. Como se transgride o sábado nos tempos modernos!? Ora é simples!

      Tentando se enriquecer materialmente ou monetáriamente no dia de sábado.

      E como se faz a coisa certa?

      Tentando se enriquecer espiritualmente e ajudando as pessoas, materialmente e espiritualmente com o que necessitam.

      Simples assim!

      Se assistiu ao vídeo perceberá que uma pesso apode até montar uma banca de verduras e trabalhar no dia de sábado entregando tais verduras, só não poderá cobrar por isto.

      Poderá guinchar quantos carros com famílias perdidos na estrada precisar, porém não poderá cobrar pelo serviço.

      O serviço deve ser VOLUNTÁRIO no dia de sábado.

      Eis a verdade:

      Muitos irmãos sinceros pregam que devemos sim fazer nossos trabalhos normalmente no dia de sábado, contribuindo para com a socieadade e servindo ao próximo.

      Dizemso tudo bem! E todos se alegram! Mas daí dizemos: - Só que vocês não devem cobrar pelos serviços!

      E agora?!

      Se não tem possibilidade de abrir seu comércio no sábado e oferecer tudo gratuitamento, então melhor não abrir, e se abrir que tudo seja como um trabalho voluntário e de graça.

      Portanto não pregamos que o sabatista não deva trabalhar em prol do próximo no dia de sábado, por nós, todos os sabatistas abririam seus comércio no dia de sábado, porém não combrariam coisa alguma, TUDO teria que ser GRATUITO ou no mínimo do mínimo a PREÇO DE CUSTO e isto não inclui os serviços, todos os funcionários teriam que se dispor a estar trabalhando gratuitamente e ainda teriam que reservar parte do dia para ir à igreja e louvar a Deus.

      Portanto não proibimos o trabalho no sábado, mas vamos mais além, exigindo que o trabalho não deva ser cobrado, nisto os adventistas estão um passo além, cumprindo a real vontade de Cristo e o propósito do sábado.

      O que proibimos é o trabalho empregatício ou aquele que durante a semana utilizamos para nosso próprio sustento. Também as tarefas, inclusive de caridade, que possam ser realizadas no meio da semana. Se o sábado puder ser reservado inteiramente para Deus! Melhor ainda, senão que seja reservado não para si e seu próprio enriquecimento, mas sim para aqueles que sequer possuem o necessário.

      Se eu disses isto ANTES para a amiga e o amigo Anônimo X, ririam de minha cara, mas como já me conhecem a algum tempo e conhecem também um pouco mais sobre o que pregamos nas igrejas, HOJE posso lhes dizer estas coisas.

      A verdade é esta, o domingo sequer chega aos pés do significado do sábado, que se praticado hoje, da maneira correta, resolveria grande parte dos problemas sociais e espirituais que temos hoje. Po isto satanás focou tão vêementemente durante a história a derrubar o mandamento do sábado e a dificultar sua prática da forma como Cristo nos exigiu.

      Excluir
    6. Percebi a ideologia por detrás da resposta. Trabalhar em prol dos outros e não cobrar, ajudar os necessitados...mas quem o faz?

      Excluir
    7. Os obreiros de Deus. Há muitos deles por aí, mas não vemos a propaganda do bem que eles fazem na televisão. Fazem voto de não acumularem riquezas para si, mas de fazer a vontade de Deus e ir onde Deus mandar. A maioria está em países pobre, onde há conflitos e carência de quase tudo. Mas alguns atuam na periferia das cidades, das favelas, nas invasões onde geralmente não colocamos os pés, por isto seus trabalhos não ficam tão evidente.

      Muitas vezes imaginamos que as pessoas precisam de roupas e alimentos, mas nos esquecemos do principal, que é levar esperança e a verdade de que este mundo de sofrimento em breve irá acabar.

      As pessoas não estão em necessidade por falta de coisas materiais, o país é rico e tem riquezas de sobra, mas por causa do coração duro dos homens em repartir o que tem.

      Nenhum cristão tem poder para cuidar das necessidades de uma pessoa por toda a sua vida, mas Deus tem. Fazemos o necessário sabendo que é temporário, mas damos algo mais, o Cristo que nos salvou porque este é eterno e por si só é capaz de provê todas as coisas de que seus filhos necessitam.

      Uma pessoa que conhece a Cristo, recebe dignidade, ela afasta de sua vida tudo aquilo que atrapalha: Vícios, hábitos que lhes trazem doença e há principalmente uma cura moral.

      Os pais deixam de bater nos filhos e estes deixam de sair de casa para as ruas. Casais deixam de se espancar, a mulher não cai na prostituição e o marido não cai na bebida.

      São estas as causas da miséria que assola as periferias de nossa cidade, não é somente a pobreza.

      Pessoas carregam doenças por toda a sua vida, provinda de maus hábitos e estas sugam toda a sua riqueza. Pessoas sem esperanças se entregam aos prazeres do mundo, se tornam pessoas frias e antisociais e afastam a própria família. Filhos perdem pais, mães perdem maridos. Famílias desestruturadas.

      Não! O problema não é a falta de alimentos, pois se isto resolvesse o problema da miséria, nenhum presidente pestanejaria em doar alimentos para toda a população e assim resolver o problema!

      A miséria é o problema? Não! A miséria é o resultado que nos mostra que há um problema com o homem e muito grave. A doença se chama pecado, e tudo de ruim que vemos no mundo é resultado de quando o homem vive afastado de Deus, fazendo coisas erradas para si e para os que lhe são próximos.

      (...)

      Excluir
    8. Gravidez na adolescência, gravidez indesejada e sem planejamento por não seguir a lei de Deus e que geram famílias desestruturadas, pais irresponsáveis e filhos que carregarão problemas psicológicos por toda a vida e que se refletirão em sesu futuros filhos.

      Todas estas coisas que estão claras na bíblia e que não enxergamos, Jesus através do dom profético, tratou de nos abrir os olhos, de forma que não há desculpas para não entendermos que o problema que suga a saúde de todo o mundo não é outro senão o pecado. Pecado é tudo aquilo que desvirtua a pessoa humana e que faz com que a pessoa perca suas características humanas e deixe de se importar com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo.

      Maus hábitos que trazemos para nossoa vida. Estilos de vida desregrados que tendem a consumir a maior parte de nossos investimentos. Avareza, adultério e outros pecados como furto, cobiça, mentira que acabam com toda a estrutura social de um grupo.

      A lei civil pune, mas não recupera e por isto não resolve o problema. O único poder de transformar uma pessoa totalmente errada em uma pessoa honesta e produtiva pela sociedade não é outro senão aquele contido na Bíblia que transforma todo aquele que crê.

      Esta transformação de vida capacita a pessoa a viver novamente na sociedade. O desesperançoso, agora tem ânimo para trabalhar. O doente, tem sua saúde melhorada. Problemas de relacionamento e de família são resolvidos.

      Familias então sadias, e devidamente tratadas, agora podem gozar de um belo dia de sábado, junto à sua família e uma imensa comunidade de pessoas a quem pode agora chamar de irmãos.

      Eu nunca vi um cristão passar fome, nunca vi um cristão que pediu ajuda, permanecer em necessidade. Nunca vi um adventista ir para a igreja vestindo trapos e olha que a igreja é aberta para todos, até mesmo mendigos que se propõem ao batismo são bem recebidos em nosso meio, bem como a ex-prostituta, o ex-ladrão e o ex-presidiário. A igreja adventista está cheia de ex, por isto não somos perfeitos, mas somos menos imperfeitos do que éramos antes quando não éramos cristãos, nem adventistas.

      Excluir
  7. Sr. Adventista, o caro colega me desculpe, mas o senhor "novamente" fez uma tremenda de uma confusão no teu raciocínio.

    O assunto girava em torno de Abraão. Logo, estávamos falando de um Servo de Deus que viveu antes da Revelação no Monte Sinai. Mas você misturou tudo, citando até Elias, o Profeta.

    Sr.Adventista, a idéia aqui, é fazer um "paralelo" sobre o tipo de código de conduta para o homem de antes e depois de Israel (a entrega da Torah). Se há uma coisa expressamente claro nas Escrituras, esta é a forma com que DEUS trata o ser humano nas diferentes épocas. Pois Ele revela a Sua vontade de acordo com o nível de consciência do ser humano.

    Veja este texto: "...Sobe a Mim ao monte, e fica ali; e darte-ei as Tábuas de Pedra,(10 mandamentos) a Lei e os preceitos que ESCREVI para os ensinar " Êxodo 24:12.
    Percebe ? ENSINAR; significando que aquilo era "Estranho" para eles. Ou seja, TEM QUE ESTAR ESCRITO, para poder ver, ler, estudar e aprender. E não esse tipo de ensino "fantasioso" com base em "conjecturas". Como por exemplo esta insistência de que o Sábado foi ordenado no Éden. Cadê a prova Bíblica. Não tem. Logo, não é digno de crédito.

    Sr.Adventista, o que acontece, é que você não está conseguindo "conceber" a idéia de que a guarda dos Mandamentos por parte de Abraão, está "intimamente" ligado a questão do discernimento espiritual que alude a capacidade de decisão sobre o Bém e o Mal (O que é certo ou errado). O homem "desvendou" essa consciência após comer da "Árvore do Saber". E a partir daí, tornaram-se livres para decidirem entre fazer o bém ou fazer o mal. Enoque, Noé e Abraão, fizeram o que era correto aos olhos de Deus. A contrário de Caim e o povo de Sodoma por ex., esses deixaram-se dominar pela inclinação para o mal. Mas, nenhum desses tinha uma "didática" ou algo por escrito a ser seguido. Mas somente a voz da consciência.

    -Vou colar aqui a tua pergunta:
    "Então amigo Joel? Abraão, Elias e Enoque guardaram o CONTEÚDO dos 10 mandamentos?"
    -RESP/ A minha resposta é "Não" para o caso de Abraão (que é o foco da discussão aqui). E vou complementar a minha resposta com uma pergunta a você:
    "O que ocorreu com Abraão e Agar (sua serva)? Não foi um Adultério ? E também, como você analisa o casamento de Abraão com sua a própria IRMÃ? Como se conceitua isso ?

    -O amigo não conseguiu Refutar a questão do casamento de Abraão com sua IRMÃ, em contraste com a proibição e um severo castigo estabelecido por DEUS no código de conduta MORAL dado no Sinai. A menos que você não reconheça que Lev. 20:12 não possui um "caráter" Moral em sua essência.

    Sr.Adventista, em se tratando do Sábado, eu nunca disse que não precisa ser guardado; nunca fui contra. O que precisa ser discernido é a seguinte questão:
    O Sábado santificado por Deus na Criação, e o Sábado Estabelecido por Ele no SINAI. Não devemos confundir Santificação (separação/consagração), com o Estabelecer (dar como Mandamento, Ordenar). São coisas muito distintas. E isto Deus não fez no ÉDEN.
    Mas, parece que os Teólogos Adventistas não conseguem fazer essa diferenciação.

    A única Ordem "Negativa" que Deus deu a ADÃO foi transgredida. E esta Ordem até as crianças conhecem.
    Cont...

    ResponderExcluir
  8. No livro do Gênesis e em outras partes das Escrituras encontramos evidências da existência de um código "natural" impresso na humanidade, e que foi gravado por DEUS no inconsciente de cada indivíduo.
    Por exemplo, a humanidade foi destruída no grande dilúvio
    por causa da maldade certo ? Qual foi a lei que definiu o que é o mal e o que é o bem no comportamento moral das pessoas na época do dilúvio ou até mesmo depois dele ? Sabemos que o dilúvio ocorreu antes da entrega da Torá (Leis), então chegamos a conclusão óbvia de que as pessoas sabiam o que era errado e o que era certo fazer. Havia um "código moral natural" para definir a direção comportamental dos que prestavam atenção em sua consciências. Naturalmente que haviam os maus que não faziam isso. Exemplo em Gênesis 13:13 "E os homens de Sodoma eram maus e pecadores contra o Eterno".
    E como as pessoas sabiam que eles eram maus ? Porque não faziam o que era certo. E o que era certo ? o que o código determinava, seu código natural de comportamento animal, assim como o encontramos na natureza. O leão não ataca suas fêmeas, pois elas são as mães de seus filhotes, isso “ não se faz. “ Mesmo o predador não matará a menos que esteja com fome, ele sabe que é errado desperdiçar, matar e não comer, pois se fizer isto, pode faltar presa quando precisar. Quem foi que ensinou os índios a se respeitarem ? Foi o código de moralidade natural. É a ordem natural das coisas.

    Além disso, se olharmos para o capítulo 26 do Gênesis, vemos
    Abimeleque, rei dos filisteus, veja, ele sabia que o adultério era errado e teria consequências contra ele. Pode se ver a base indicativa do código moral "natural" em toda a história humana.
    Este código de moralidade "natural" é, provavelmente, estampado em nossas mentes desde a concepção; cortesia, afabilidade, respeito, compreensão, são gravados na nossa memória genética, chamamos isso de sabedoria instintiva, que os animais também tem.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Abraão NÃO guardou os mandados, preceitos, estatutos nem a lei de Deus?

      Porque há somente duas possibilidades, ou Abraão guardou ou não guardou.

      O amigo diz que não guardou enquanto que a Palavra de Deus diz que guardou!

      A definição da parte de Deus foi ampla: mandados, estatutos, leis, preceitos.

      Outro ponto:

      Em Êxodo 20 o próprio Deus escreve de próprio punho que o sábado é o sétimo dia onde ele descansou, abençoou e santificou. Mas o amigo diz que não, que não!

      Percebeu que o amigo está contradizendo as próprias escrituras?

      "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." (Êxodo)

      "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." (Gênesis)

      E então, devemos acreditar no amigo ou no que está escrito nas escrituras?

      Terceiro ponto, quanto ao incesto:

      Lhe perguntei quais são as transgressões consideradas pecado desde que o homem pecou!

      Incesto era pecado na época de Adão e Eva? E quanto a matar? Viu a diferença?

      E não estou lhe questionando, estou afirmando-lhe que TODAS as transgressões que SEMPRE foram consideradas pecado, são estas que, no mínimo, Abraão deixou de praticar.

      Portanto excluem-se as leis que NÃO são morais e que vieram posteriormente a Abraão. Entenda que a aliança com Israel depende da guarda dos dos mandamentos e não o contrário! Vai dizer que a guarda dos mandamentos depende de uma aliança prévia com Deus? Sem aliança não há pecado?

      A bíblia diz que SEM LEI é que não há pecado. Portanto se existe o pecado, existe a lei,.

      E se existe o mal, também existe o bem. De sorte que cumprir a lei é fazer o bem e transgredi-la é fazer o mal.

      Os mandamentos de Deus não precisam de uma aliança para vir à existência. Mas antes é necessário, que Deus faça se conhecer as leis de seu interesse, antes de propor a aliança.

      E não vou me ater a questioamentos simplórios. Direi apenas que o povo, durante a escravidão no Egito se esqueceu das leis de Deus. Eram escravos e faziam a vontade do faraó e não a vontade de Deus. Aprenderam a praticar o mal e por isto desaprenderam da prática do bem.

      (...)

      Excluir
    2. Ainda bem que o amigo entende de código moral natural. Então deve entender que as leis morais sempre existiram, embora não houvessem sido gravadas ainda em pedras.

      Deus, em suas leis, não faz outra coisa senão restaurar estas leis morais, através de SUA palavra, suas ordens, estatutos, preceitos, mandamentos que visam corrigir o povo, ensinar lições e educá-los quanto à vontade do SENHOR.

      Não há, e repito NÃO HÁ como se separar estas leis morais naturais das leis morais contidas nos 10 mandamentos. São a base e a essência de toda harmonia entre Deus e o homem e entre o homem com seus semelhantes. Quebra-se um dos mandamentos, quebra-se a harmonia.

      Caim quebrou a harmonia quando matou Abel, o homem quebrou a harmonia quando passou a cultuar outros deuses.


      Conclusão:

      a) O sábado de Êxodo é o mesmo sábado de Gênesis;
      b) As leis que Abraão guardou incluía, obrigatóriamente, os mandamentos de Deus. Poderiam haver outros preceitos, que o amigo não saberia apontar, mas os mandamentos são essenciais.
      c) Casamento com irmã passou a ser considerado incesto depois de certo tempo, haja vista que os filhos de Adão e Eva haveriam de casar entre si, portanto isto era algo natural antes do avanço do pecado.

      Se o amigo considera estas afirmações falsas, mostre-me versículos bíblicos e convença-me do contrário. Senão continuarei acreditando de forma literal no que dizem estes versos bíblicos. Que o sábado é o sétimo dia de Gênesis, que Abraão guardou a lei e que casamento com uma irmã foi proibido depois da época de Abraão, haja vista que este tipo de casamento não era proibido na época de Adão e Eva.

      Mostre-me vesículos que expressem literalmente o contrário! Lembre-se, sem conjecturas, só versos, conforme o próprio amigo propôs. Se não puder fazer isto, não tem o poquê de continuar argumentando.

      Excluir
    3. Sr. Adventista, cheguei definitivamente a conclusão de que, dialogar com vossa pessoa, é a maior perca de tempo. Aliás, não há diálogo; aliás, está bém mais para um "Monólogo". Por mais que se fundamente um tema, contudo, você ignora tudo com o intento de desviar o foco da discussão. Você nem mesmo se atém aos textos Bíblicos que lhe apresento, provando que estas Leis só foram dadas no Sinai. E que as Leis que Abrão guardou, estão expostas desde o seu chamado, além do Código Natural impresso na mente humana. Deus deu a ele o sinal da Circuncisão e não o Sábado.

      O problema é que tua mente está empregnada com o ensino Adventista, que seguem uma "linha" de raciocínio Teológico, que se "convencionou" chamar de TODA Verdade. São idéias pré-concebidas oriunda de uma interpretação FALHA, que você não consegue se desvencilhar pois o teu cérebro já foi "Condicionado" a isto. Muito dos ensinos do Cristianismo, são fundamentados em meras suposições; bem como a Teologia da IASD.

      Ademais, o "sr. Adventista", como de sempre já começa o seu comentário com MENTIRAS, afirmando que eu neguei o conteúdo de Êxodo 20 (sobre o Sábado).
      Será que o caro colega não se envergonha desta postura de colocar palavras da boca dos outros, para depois acusá-las de uma inverdade ?

      Se você não sabe, os Mentirosos também serão banidos da era vindoura.
      Na minha opinião ou você é muito cabeça dura, ou tem o péssimo hábito de "se fazer" de desentendido.

      -Na verdade o que eu disse em relação ao Sábado, é que este Mandamento só foi dado por Deus a Israel, como um Sinal entre Ele e este povo; e não para toa a humanidade desde o Gênesis. Não precisa ser nenhum Erudito para saber disso. Basta saber ler.

      Agora, a "interpretação" Adventista gosta de "forçar" a barra ao pregarem que o Sábado foi estabelecido no Éden, mesmo que a Bíblia se silencia a este respeito. Não conseguem ver a diferença entre Santificar e Estabelecer.

      -Santificar, é tornar santo, Sagrado.
      -Estabelecer: É determinar, Ordenar, Instituir.

      Na Criação consta que o Criador Santificou o Sábado; porém, não consta que Ele tenha ordenado a Adão para guardá-lo.

      Só pelo simples fato de Deus afirmar que o Sábado é um Sinal entre Ele e o povo de ISRAEL, já é uma prova contundente que este mandamento não foi dado antes do Êxodo. Êx., 31:13-14, Ezeq. 20:12, 20, Jer. 17:22. VEJA:

      cont..

      Excluir
    4. cont..
      Êxodo 31:13-14
      Vs 13. "Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e VÓS pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
      Vs 14. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo".

      Observe que Deus ao Ordenar o Sábado à Israel, também SANTIFICOU esse povo; e ainda disse: "...O Sábado é santo para vós [Israel]". E...o Sábado é um Sinal entre Mim e VÓS [Israel]. Ele não disse o mesmo dirigindo a toda a humanidade. Afinal, um PACTO ou ALIANÇA depende das 2 partes envolvidas. E, quem foi que Deus reuniu em torno do Sinai para dar a Sua Revelação, a Sua Lei? Por acaso foi com algum Gentio ?

      Portanto a Profanação ou Transgressão do Sábado, só Israel pode fazê-lo, pois foi para esta Nação que Deus deu o Sábado como Mandamento e como Sinal a este povo "Separado" (Uma Nação Sacerdotal).

      Os Adventista "tentam Arrogantemente" se colocar como Depositários do Sábado; dizendo-se restauradores deste Mandamento; mesmo sabendo que os Batistas do Sétimo dia já o guardavam a mais de 100 anos do surgimento do movimento Adventista. Ademais, o povo de Israel sempre observaram. Exceto em períodos de perseguição e Exílio.

      Agora, em se tratando do Sábado para nós, os Gentios, está muito claro em ISAÍAS 56, onde o Eterno não deixa dúvida que Ele se agrada quando um não-Judeu abraça a Sua Aliança; porém, em momento algum Deus ameaça esse Gentio de pena e morte por não guardá-lo. Ademais, "Abraçar" a Aliança não significa observar somente ao 4º Mandamento, mas a Aliança como um TODO, inclusive a CIRCUNCISÃO.

      Conclusão: Quem está equivocado e contra as Escrituras é exatamente você e a IASD com essa "interpretação" distorcida e "estreita".

      Até outra hora.

      Excluir
    5. Sr.adventista, não havia casamentos no tempo de Adão e Eva. Caim não se casou com nenhuma irmã pois a bíblia não refere tal ato. O sr. deduz isso para explicar a multiplicação dos seres humanos neste nosso planeta. Indique-nos os versículos onde o incesto é consentido entre os descendentes de Adão. Não existem, portanto não pode fazer conjeturas. A sua interpretação é sempre literal, então continue fiel a essa postura.

      Excluir
    6. As mulheres dos descendentes de Adão nem sequer eram importantes. Os patriarcas pareciam que geravam os filhos sozinhos como se lê na genealogia de Seth. E viviam muitos anos que era para dar tempo à formação de várias gerações. Qual era o objetivo de relatar que se viveu 815 anos, por exemplo? Contar unicamente a verdade? l

      Excluir
    7. Hehe! Não é bem assim.

      Aqui ó: Gênesis 4:17

      Adão e Eva tiveram que (produzir) uma esposa para Caim, pois só haviam Adão e Eva e Caim na terra, já que matou a seu irmão Abel. Na época não haviam poblemas com a genética e a degradação moral, os descendentes de Adão não tinham chegado ainda ao ponto de casamento entre irmãos trazerem alguma consequência.

      Portanto ou Caim se casou com uma irmã, ou um filho e uma filha de Adão e Eva se casaram e (produziram) uma sobrinha para se casar com Caim, de todo modo houve casamento entre irmãos, como era natural de haver.

      As genealogias levam em consideração os homens. Mulheres e crianças muitas vezes nem eram contados. Se houvessem chegado a um lugar 2 homens 5 mulheres e 2 crianças, anunciava-se tão somente que chegaram 2 homens. Por isto os escritores bíblicos adotaram aquela forma.

      Faça uma soma, de quanto tempo se passou até surgir Noé! Verá que Adão ainda estava vivo quando Noé nasceu. Basta somar as idades onde cada descendente produziu um filho, somando-se tudos, temos quanto tempo se passou até a chegada de noé. Isto é pura matemática, faça as contas.

      Enfim, não houveram espaços mortuários entre os pais e seus descendentes, por que os homens viviam quase 1000 anos, ocorriam várias gerações antes de um patriarca chegar ao fim de sua vida.

      Por exemplo, se hoje vivêssesmos 1000 anos e tivéssesmo filhos sempre aos 20 anos, passariam 50 gerações e o patriarca ainda estaria vivo. 20x50=1000.

      Excluir
    8. Sr.adventista, o sr. está apenas a exprimir uma opinião. Devo respeitá-la mas não a aceito. Adão não caçava por isso não corria o risco de ser morto por qualquer animal selvagem, não é?Não enveredava por caminhos desconhecidos por isso nunca caiu em nenhum buraco. Não experimentava comer frutos e plantas que cresciam espontaneamente no matagal por isso nunca morreu envenenado. Se a natureza estava em estado selvagem e até havia dinossauros como é que os nossos primeiros pais e respetivos filhos tinham vida tão longa e morriam todos de doença natural? Quanto à degradação moral, devia haver uma grande promiscuidade entre todos embora ninguém percebesse que estava em pecado. Mas Deus sabia ou não? O sr. diz que não havia problemas genéticos. Com que base o afirma?

      Excluir
    9. Para a amiga entender estes detalhes dos bastidores do relato bíblico, a amiga precisaria ler os livros de Ellen White. Ela dá explicação para o porquê de cada uma destas coisas.

      Você sabe que altura Adão tinha? Lembra de Sansão que partiu a boca de um leão com as próprias mãos?! Pode imaginar a perfeição e a força física do homem que Deus criou?

      Naquela época Deus ainda andava com Adão, Adão ainda era mais perfeito do que imperfeito. Deus o amparava.

      O veneno das plantas ainda não haviam se desenvolvido, haviam apenas espinhos e os animais ainda não eram totalmente selvagens e todos aqueles animais ali próximos conheciam a Adão.

      Deus impôs a idade de 120 anos após o dilúvio! Se hoje uma pessoa vivesse afastado das doenças das cidades, comendo apenas alimentos naturais e tivessem a genética perfeita a ponto de não desenvolver câncer nem outras doenças, chegaríamos aos 120 anos velhos, mas lúcidos e com boa saúde. Tão somente moreríamos de velhice.

      O estilo de vida adventista permite chegar próximos aos 100 anos fácil, mesmo dentro das cidades. Do mesmo modo, os homens antigamente chegavam próximos aos 1000 anos fácil. A genética foi se corrompendo com o pecado, o homem foi perdendo suas imunidades, estatura, força, capacidade mental e a alimentação foi um fator primordial, bem como os maus hábitos em geral. Este fator genético influiu diretamente na proibição de casamento entre irmãos, onde percebemos hoje que tal união geralmente gera fetos defeituosos.

      Veja um vislumbre de como seria a força do Homem na época posterior a Noé (nem estou comparando com a época de Adão):

      http://www.youtube.com/watch?v=msR3RxRRmxY

      Percepção e reflexos:

      http://www.youtube.com/watch?v=n8NkjI0NzyI
      http://www.youtube.com/watch?v=sLAjXIFypm4

      Resistência à ameaças naturais:

      http://www.youtube.com/watch?v=Xo1Np0Lev1o

      Os descendentes dos dinossauros, só se tornaram uma ameaça na época de Noé, por isto não foram preservados, bem como outras espécies de bestas e certos homens que se tornaram também uma ameaça pois estrapolaram os limites da barbaridade, eram gigantes, os quais lemos em vários lugares da bíblia.

      Noé e sua família constuíram uma arca praticamente sozinhos, daí dá para se entender a força e resistência que cada homem tinha.

      Um colega certa vez disse que se víssemos Adão hoje, tamanha sua perfeição, muitos pensariam: Quem é este? Um deus? Então ouviriam: - Não! Este é apenas Adão!

      Excluir
    10. Por mais perfeito que Adão fosse e de estatura gigantesca, para a sua defesa pessoal teria que ter o corpo coberto de escamas duras como aço, mandíbulas de leopardo, garras de leão, agilidade de chita, musculatura de gorila, olhos de águia, olfato de lobo e veneno de escorpião. Só assim ele viveria 900 anos.

      Excluir
    11. Bem irmã Maria Gonçalves, crê-me segundo a bíblia que Adão não precisaria de todos esses aparatos apresentados pela irmã, pois o mesmo tinha acesso a toda árvore do jardim, inclusive a árvore da vida (Gênesis 2:9 e 16), logo ele poderia chegar aos 930 ou mais tudo isso pelo efeito do fruto.

      Gentilmente.

      Gênes Soares.

      Excluir
    12. Olá, querido Gênes! Permita-me só uma dúvida. Quando ele foi expulso do Éden deixou de ter direito a todas as árvores do jardim. Assim, os seus superpoderes estariam inativos. Ele teve que contar consigo próprio para se conseguir alimentar e trabalhar como nunca o tinha feito antes.

      Excluir
    13. (se me permitem)

      Adão não perdeu imediatamente as características que tinha quando estava no Jardim do Éden, ele teria prejuízos nestas características gradualmente, no processo que chamamos de velhice e de geração após geração no processo de degradação genética. O que ocorre com nossa genética ao longo da história é o mesmo que acontece com nosso corpo enquanto estamos vivos, estes vão se degradando. Com a moral ocorre a mesma coisa, por isto vivemos em uma época tão degradadas moralmente.

      Excluir
    14. Além disto, Adão não estava sozinho, além de Eva, teve vários filhos e filhas, portanto estava bem amparado e naquela época, os pais eram visto como o bem mais precioso por seus filhos e não eram abanonados na velhice. A velhice de Adão não era como a de hoje, ele poderia ainda cuidar muito bem de um animal ameaçador de pequeno porte e ainda tinha a Deus que o protegia de todo o mal, além de filhos dispostos a dar a vida pelo pai e pela mãe. Naquela época havia uma amor pelos pais que raramente vemos nos dias de hoje. Este respeito também encontramos na antiga cultura Israelita. E está também nos mandamentos de Deus.

      Excluir
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    16. Sr. Gênes, permita-me participar desta tua conversa com a Sra. Maria Gonçalves, e tecer um pequeno comentário sobre esse assunto.

      Bom, pra começar tenho que discordar da tua afirmativa acima; haja vista que você está se baseando em meras suposições com base em apenas 1 ou 2 versos Bíblicos. Por mais que o vs 16 do cap.2 diz que que o casal poderia comer livremente de toda a árvore, exceto a do conhecimento do Bém e do Mal, logo subentende-se que a árvore da vida era sim permitido comer; até aqui tudo bém.

      Porém, a Escritura só pode ser entendida pelo seu Contexto mais amplo.

      Veja bém que, a narrativa do Gênesis não dá a entender que Adão e Eva tiveram a oportunidade de comerem do fruto da "Arvore da Vida", e também, não fornece "subsídios" para se chegar a uma conclusão sobre o período que transcorreu desde a criação do homem até a sua "queda" para que pudessem ter tido tempo suficiente de apreciarem dos mais variados frutos do jardim, inclusive o que conferia a vida ETERNA a eles, ou a Imortalidade.

      Logo, os dois versos (Gen. 2:9 e 16) que você utilizou para fundamentar a tua opinião, não servem como parâmetro de que Adão e Eva tenha realmente "provado" do fruto da Árvore da Vida". Porque, se isto tivesse acontecido, aí sim, eles viveriam ETERNAMENTE. Porque a eternidade deles estava diretamente associada a essa Árvore, conforme as Palavras do próprio DEUS. Ou seja, era "Condicional".
      E não esse ensino errôneo que pregam "por aí", de que Adão foi criado IMORTAL e que tenha perdido essa suposta "Imortalidade" por causa da desobediência. A Bíblia não ensina isto.

      Conforme Gên. 3:22, as Escrituras dizem claramente, que eles foram expulsos, justamente para que não tivessem acesso a tal Árvore e comesse do seu fruto. Então o texto está querendo dizer, que eles ainda não tinha sequer provado daquele fruto, tampouco eram IMORTAIS.

      Qual é a essência deste Verso (Gên. 3:22 e parte do 23)?
      Resp.:Deus está simplesmente dizendo que a partir daquele momento, o homem tinha aberto os olhos da Razão (o despertar da consciência, do conhecimento); dando a entender que com esse "despertar", era uma questão de tempo para que eles chegassem a essa nova "descoberta". Isto é, a árvore da vida que até então, dá a entender que eles ainda não tinham descoberto entre tantas outras do Jardim.
      Por esta razão é que tiveram que serem expulsos do Éden. Não porque pecaram, mas para não se tornarem ETERNOS ao se depararem com aquela "Arvore da Vida" e dela comessem.

      Essas não são conjecturas. Mas, são informações que estão implícitas no próprio Contexto.

      Lógo, se conclui que a "Longevidade" de Adão não tem quaisquer relação com o "efeito do fruto" como você equivocadamente concluiu.
      Primeiro - porque não há prova que ele tenha comido.
      Segundo - porque, os seus descendentes viveram até mais que ele. Metushélah (Matusalém) por exemplo, consta que ele tenha vivido 969 anos; e Yerede (Jarede), pai de Enoque, 962 anos.

      Até mais.

      Excluir
    17. Não sabemos, sr.adventista, como era o respeito e o amor pelos pais durante a vida de Adão. Só sabemos que, nos mandamentos de Deus, os filhos seriam assassinados por desobediência aos pais.

      Excluir
    18. Querida irmã Maria Gonçalves, o que Adão perdeu foi o privilégio de poder perpetuar a vida eternamente, portanto a sua herança genética foi diminuindo gradativamente até leva-lo a morte.
      Prova disso e a capacidade regenerativa mesmo que pequena, ainda á possuímos.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    19. Não sabemos amiga Maria Gonçalves?

      Individualmente cada pessoa pode falar por si! Me chamaria de louco se dissesse que Deus responde às nossas perguntas particulares?

      Portanto embora não possamos fazer doutrinas com nossas experiências particulares, nada impede que obtenhamos de Deus respostas para nossas dúvidas. Um Cristão que permanece em constante comunhão com Deus, dialoga com ELE de dia e de noite, sendo enchido de sabedoria.

      De onde acha que veio a sabedoria de Salomão? Todo bom cristão já teve a experiência de obter respostas da parte de Deus.

      Por exemplo, a amiga não precisaria permanecer em dúvida, se quer saber algo, basta orar à Deus, levar suas dúvidas e pedir por uma resposta (ou um sinal como é comum de se ouvir).

      O problema é que ainda faltam à maioria das pessoas e até muitos cristão, a fé, de crer que Deus é real e perfeitamente capaz de responder às suas perguntas.

      Já lhe contei de minhas experiências e a forma como o Espirito Santo me guiou no caminho do que é verdadeiro. Esta experiência nunca falhou! Constantemente Deus me responde desta forma, além de outras várias respostas, que muitas vezes só percebo depois.

      Entre nós, Cristãos, é comum dizermos um ao outro quando estamos com dúvida sobre algo: - Pergunte a Deus, ele lhe dará a resposta.

      Quanto a mim, vejo-O como um ser tão pessoal quanto eu e você. Estas experiências temos quando buscamos a Deus de todo o coração e sem reservas.

      Excluir
    20. Irmão Joel, bom dia.

      Vejo que a colocação do irmão por mais sincera que pareça contém certos equívocos.

      Se o irmão me permitir irei aborda-los.

      1º= O irmão inicialmente enfatiza o fator TEMPO, usando – o como argumento para poder limitar o acesso do homem a árvore da vida.
      De fato irmão o tempo era demasiadamente curto, mas esse argumento se mostra insuficiente, pois o mesmo não tira a capacidade dos mesmos terem se alimentado da árvore da vida, por isso externo que o vosso argumento é muito vago e insuficiente.

      Já os versos por mim mencionados, mostram que não havia nenhuma restrição quanto à árvore da vida, pelo contrário assim como as demais também lhes era permitido tal acesso. (Gênesis 2: 9, 16 e 17).

      Portanto Deus não lhes escondeu esse acesso, pois as duas árvores eram bem notáveis e as mesmas situavam-se no meio do jardim. (Gênesis 2:9) (Gênesis 3:2).

      2º= O irmão também enfatiza a questão do COMER e viver ETERNAMENTE, usando também como argumento de que se eles tivessem comido desse fruto não poderiam em outras palavras morrer, desmerecendo assim os versos por mim mencionados.
      Bem irmão Joel, de fato a bíblia não ensina que o homem possui imortalidade inerente, por isso a necessidade de o homem á buscar CONSTANTEMENTE da fonte, a árvore da vida não foi posta ali no centro do jardim apenas para embelezar o ambiente era para se alimentar assim como as demais permissíveis, pois como bem disse o irmão era para fazer com que o mesmo pudesse perpetuar lhes a vida.

      “Logo percebemos que o comer e viver eternamente não é fruto de uma única ação ou ato isolado, mas sim a repetição contínua da mesma“.

      Portanto mesmo na eternidade não possuiremos a imortalidade inerente, pois Deus é o único ser que á possui. (I Tim. 6:15 e 16). Por isso é que teremos que recorrer sempre a essa fonte (Apocalipse 2:7; 22:2,14 e 19).

      3º= o irmão tenta se valer dos versos 22 e 23 do capitulo 3, para tentar abonar a vossa interpretação equivocada do contexto amplo.
      Qual era o verdadeiro sentido das palavras professadas por Deus logo a queda do homem?

      Portanto o leitor atento perceberá que a preocupação de Deus era com relação á uma coisa básica.
      “O MAL NÃO PODERIA SER IMORTALIZADO”, essa é a preocupação primordial da parte de Deus.
      Logo depois de desobedecer a Deus o homem passou a ter conhecimento pleno do mal, pois agora acabara de VIVÊNCIAR o próprio, afastou – se de Deus afastou se da fonte de sua vida.
      Deus não poderia deixar mais que o homem tivesse acesso livremente á árvore da vida nas condições em que se encontrava, ele não deveria mais fazer o seu uso, esse foi um dos motivos que levou Deus a guardar o seu caminho.
      O verdadeiro sentido das palavras de Deus: “... assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente”.

      Portanto a força que o contexto amplo nos dá quanto ao significado dessas palavras é que o mesmo não podia mais ter acesso àquilo que já fazia uso, agora não lhes era mais permitido.

      Se Deus lhe permitisse o acesso à árvore da vida, ele não mais teria a capacidade de poder restringi-lo novamente, o homem então iria constantemente fazer o seu uso imortalizando por vez o mal.

      Logo o plano da redenção não teria sentido.
      Mas graças a Deus como já sabemos ele está em vigor, e tudo vai voltar ao seu estado original os justos irão se alimentar novamente dessa fonte perpetuadora da vida (Apocalipse 2:7).

      Agora quanto à conclusão do irmão, gostaria que me respondesse as seguintes questões.

      1º - Gostaria que o irmão me mostrasse alguma prova bíblica da imortalidade inerente do homem.
      Para o irmão o comer e viver eternamente é apenas fruto de um único ato?

      2º- Para o irmão existem graus de intensidade do pecado?

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    21. Boa Noite Irmão Gênes.

      Gostaria de iniciar este comentário elogiando a tua postura por me chamar de irmão; ao contrário de "certo" Adventista que taxa os contrários às suas idéias de "filhos de um tal Ser Maligno".
      Agora, se este teu cumprimento é deveras sincero, sem dúvida é digno de louvor. Por isto, te cumprimento da mesma forma.
      Por outro lado meu caro, terei que ser franco em meus argumentos, e claro, sempre levando em conta a narrativa Bíblica.

      Bém, fazendo um pequeno esboço do teu comentário, chega-se a conclusão que em princípio você comenta sobre a "queda", mas em seguida entra em outros temas não pertinentes, e faz grande confusão no final. E ainda fez dois questionamentos que segundo tua opinião, os fez com base em minha conclusão sobre o assunto Éden ? Como assim sr.Gênes ?

      Onde foi que afirmei ou insinuei "Imortalidade" inerente do homem ? e..
      Em que momento do meu comentário, toquei no assunto: "Graus de Pecado?"

      Vá com calma Irmão Gênes. O assunto abordado era sobre a idade (930 anos) de Adão e sua relação com a "Árvore da Vida", bem como sua EXPULSÃO do ÉDEN; que segundo o teu entendimento, em um comentário dirigido à Sra.Maria Gonçalves, a sua longevidade se deu devido a ele se alimentar dessa Árvore.

      Mas, será que a narrativa do Gênesis "respalda" este teu raciocínio" ?

      Bém, pra começar, o "tempo" que citei não é um fator preponderante; mas o próprio texto Bíblico o é. Ademais, não enfatizei o "fator tempo" para limitar o acesso de Adão àquela árvore como você disse. Porém, o meu argumento de forma alguma contradiz o contexto, pois em nenhum momento o Autor do Gênesis sequer dá a entender, que Adão tenha provado daquele fruto. Muito pelo contrário, eles foram expulsos justamente para EVITAR que isso ocorresse. É assim que diz o texto Sagrado.
      Todavia, mesmo que você considere este argumento como vago e insuficiente (como afirmou), ele ainda está em consonância com Gên. 3:22. Ao contrário da tua afirmação que está sendo alicerçada sobre dois versos que, repito, não corrobora com o teu pensamento.
      Veja: vamos fazer uma análise desses versos que vc citou como base:

      1º - Gên. 2:9 E do solo o SENHOR Deus fez brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para comida. A árvore da vida estava no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

      2º - Gên. 2:16-17 "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: de toda árvore do jardim comerás livremente;
      (17) Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás, porque no dia em que comeres, certamente morrerás".

      -No primeiro verso há duas informações:
      1) Sobre a existência das árvores que Deus criou para alimento.
      2) Sobre a presença da "Árvore da Vida" no MEIO do jardim, e... da Árvore do conhecimento do Bém e do Mal.

      No segundo (vs 16-17) há uma permissão (o comer de toda árvore), exceto da árvore do Saber; seguido de uma promessa de punição em caso de desobediência.
      cont...

      Excluir
    22. -Agora, cabe a seguinte pergunta: em qual destes versos pode-se extrair alguma informação que o casal se alimentava normalmente da "Árvore da Vida" como o amigo reafirma? Simplesmente, não há nada nesse sentido. É por isto Sr. Gênes que a tua conjectura não cabe aqui, nem como uma hipótese; pois o contexto sinaliza em outra direção.

      A tua "interpretação" está muito distante tanto do contexto simples quanto do sentido Real do Contexto mais AMPLO.

      É óbvio sr.Gênes que de acordo com estes dois versos, realmente não havia restrição quanto ao acesso à Árvore da Vida; neste aspecto estamos em comum acordo. Mas isto não quer dizer que eles tiveram a oportunidade de comer do tal fruto. Até porque a Bíblia não relata isso, meu caro.

      Bém, continuando vamos analisar o texto chave, que é Gên. 3:22 e 23b que diz:

      "(22) Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bém e do mal; "Ora, para que não estenda a mão, e tome TAMBÉM da árvore da vida, e coma, e viva eternamente;
      (23b) O SENHOR Deus, POR ISSO, o lançou fora do jardim..."

      Sr. Gênes, há dois pontos importantes a ser analisadas nestes versos.
      1º ponto:"Com Uma análise simples do contexto destes versos, vemos claramente que: Eles foram expulsos para que não ESTENDESSEM a mão e tomassem do fruto..." O texto NÃO diz que foram expulsos para que não CONTINUASSEM comendo daquele fruto. O que é muitíssimo diferente.

      O texto não sugere uma ação contínua. Ou seja, que eles já se alimentavam normalmente daquele fruto.

      2º ponto: "A presença da expressão TAMBÉM na frase: "Ora, para que não estenda a mão e tome TAMBÉM da Árvore da Vida...", denota que, se caso permanecessem por mais um pouco no Éden eles agiriam da mesma forma como fizeram em relação a Árvore proibida. Já que o significado da palavra "também" é:DO MESMO MODO, ou IGUALMENTE. Ou seja, caso permanecessem alí, comeriam da segunda Árvore "Igualmente" como comeram da primeira.
      Ademais, a própria frase em si já diz tudo "para que não estenda a mão..." Significando que isto ainda não tinha sido feito.

      Então Sr.Gênes, se ainda mantém a opinião de que estou equivocado, significa que está ignorando até mesmo as regras básicas da nossa Gramática para que cheguemos a uma interpretação pelo menos o mais próximo do sentido real.
      cont..

      Excluir
    23. -Caro Gênes, você disse que eu utilizei dos versos 22 e 23 do cap. 3 para "Abonar" minha interpretação equivocada. Mas o "Curioso" é que você mesmo citou estes mesmos versos, mas não percebeu que é justamente neles que está a "chave" para a compreensão ? Por isto que é imprescindível uma análise antes de "bater o Martelo" sobre determinado texto.

      E mais uma vez chamo a tua atenção para o teu equívoco, em que insinua que eu teria falado sobre a Imortalidade Inerente do homem; ou sobre Grau de intensidade de Pecado. Pois em nenhum momento falei sobre isto. Embora seja um assunto que poderemos tratar em outra ocasião. Não vamos misturar as coisas.

      Tenho a impressão que você tenha interpretado mal, quando eu disse que o homem NÃO foi feito Imortal, como pregam os Teólogos Adventistas e outros também. Pois as Escrituras não afirmam tal coisa. Contudo, creio que o homem é Imortal em sua essência (aquela centelha que o Criador soprou nele). É essa essência/espírito que volta para DEUS que é a fonte da vida.

      Segundo o teu raciocínio, é que, a preocupação de Deus era que: “O MAL NÃO PODERIA SER IMORTALIZADO”. Porém, o texto não dá margem para essa "interpretação" ou conjectura, porque o que DEUS realmente deixou claro foi que:O HOMEM TERIA QUE SER PRIVADO DAQUELE FRUTO, para que não tivesse acesso a ele, e que, comendo viveria ETERNAMENTE. Então, o que estava em questão alí, era a situação do homem e não do MAL. Até porque, o mal é parte integrante da natureza humana criada pelo próprio DEUS. De outra maneira seria impossível ao homem exercer o seu LIVRE ARBÍTRIO, dado pelo Criador ao casal e, representado de forma simbólica por meio da árvore do conhecimento do bem e do mal.
      DEUS não é o autor do pecado, mas é o autor do Bém/Mal que é parte natural da natureza humana.

      -Portanto, as tuas conclusões nas abordagens 1º, 2º e 3º não condiz com a realidade do Contexto. E mais, a tua dedução ao associar a "Longevidade" de ADÃO (930 anos) ao fruto da Árvore da Vida, esbarra frontalmente com as Longevidades "superiores" de Matusalém e Jarede (969 e 962 respectivamente); pois não é possível conciliar a tua "visão" em relação a esses outros dois, já que eles nasceram em outro "cenário" posterior ao ÉDEN, e talvez, no máximo, somente ouviram falar da tal Árvore da vida. Então porque viveram bém mais que Adão ?

      Fique na paz do Altíssimo e Único Criador.

      Excluir
    24. Bom dia a todos do blog, e me perdoem pela demora, o tempo tem me faltado nesses dias.

      Bem irmão Joel obrigado pelas palavras, claro se as mesmas também forem realmente sinceras.

      Portanto, vamos aos fatos.

      Quanto ao esboço levantado pelo irmão, vou deixar que o mesmo seja esclarecido pelo desenrolar dos fatos.
      Já com relação aos questionamentos que o irmão não compreendeu, irei aborda-los em momento oportuno.
      Bem vamos á narrativa do Gênesis.
      De fato o irmão destaca o fator tempo, e como já sabemos o mesmo não é conclusivo em si, justamente pela carência de informação, por isso ele é vago.
      Inicialmente peço perdão ao irmão por ter o entendido como argumento de vossa parte.

      Agora quanto ao contexto, por mais que o “tempo” esteja implícito nele, repito novamente, não o devemos usar como algo conclusivo, pois o mesmo em si é VAGO.

      Agora quanto à análise dos versos por mim mencionado, vejamos então o seu verdadeiro sentido.
      1º - Gên. 2.9. O Senhor Deus fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

      2º - Gên. 2:16-17 “E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
      - Informações do Primeiro verso:

      1 - Mostra- nos que do solo do jardim Deus criou as mais variadas espécies de “arvores” para alimento.
      2 – Deus destaca duas árvores, que se situavam no centro do solo do jardim á “árvore da vida” e a “árvore do conhecimento do bem e do mal”.

      - Informações do segundo verso:
      1 – Deus ordenou “coma” de “qualquer” árvore do “jardim”.
      2 – Deus faz exceção de apenas uma que é a “árvore do conhecimento do bem e do mal”, e a sua consequência que levaria á “morte”.

      Bem os versos são claros em dizer que o homem podia “comer” ou fazer “uso” de qualquer árvore do “jardim”. A árvore da Vida se enquadra dentro delas, pois não há restrição direta a ela, lembrando que tal restrição se deu SOMENTE DEPOIS DA QUEDA DO HOMEM.


      Excluir
    25. ... Portanto antes dessa queda não havia restrição ao acesso à árvore da vida e muito menos do uso de seu fruto.
      Portanto irmão Joel, o senhor só vai encontrar uma restrição a essa árvore da vida somente depois da queda do homem porque será?

      Portanto não era para o homem só ter acesso à árvore da vida era para se fazer também o seu uso igualmente as demais permissíveis.

      Agora vamos analisar o texto chave apresentado pelo irmão Gên. 3: 22 e23.
      “(22) Então o SENHOR Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, que não estenda a sua mão, e também tome da árvore da vida, e coma, e viva eternamente."
      (23) O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

      Destaco apenas três Informações do primeiro verso:

      1-O homem já havia desobedecido à ordem de Deus, já cometera o pecado.
      2-O homem não deveria estender a mão, ele não deveria pegar algo.
      3-E de igual modo ele não deveria comer da árvore da vida.

      Bem vamos deixar que as próprias informações contidas no verso respondam as seguintes questões.

      A)– Porque o homem não deveria estender a mão para pegar do fruto da árvore da vida?
      B)– porque o homem não deveria comer do fruto da árvore da vida do mesmo jeito que fez com a do conhecimento do bem e do mal?

      As respostas se encontram no inicio do verso, no item (1).
      R: Porque O homem já havia desobedecido à ordem de Deus, já cometera o pecado.

      Agora como entender a frase: “NÃO ESTENDA SUA MÃO E TOME TAMBÉM”.
      Portanto deixando de forma mais clara e simples, estas palavras ficariam da seguinte forma dentro do verso:

      “... que não pegue com sua mão e do mesmo modo coma da árvore da vida...”

      1º - Ora, porque o homem ”não deveria pegar” do fruto da árvore da vida? Será que era porque ele nunca o tinha pegado antes?

      2º - Porque o homem não deveria proceder do ”mesmo modo” com relação á árvore da vida? Será também que era porque o seu acesso era restrito igualmente a proibida antes do pecado?

      Vamos aos fatos:

      Portanto não podemos pular o fator “ fruto da desobediência” já demostrada logo no inicio do verso.
      Bem o homem desobedeceu a uma ordem direta de Deus, “Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal”, portanto é nessa “SIMILITUDE” de “PROIBIÇÃO” e que Deus á iguala árvore da vida.

      O homem não deveria pegar do fruto da árvore da vida do mesmo modo “proibição” que a do conhecimento do bem e do mal.
      Portanto e nesse fator “proibição” e que Deus iguala a árvore da vida, não que a mesma antes do pecado tivesse tal “proibição”, mas sim porque após o pecado ela teria a mesma proibição pertencente a do bem e do mal.

      Portanto o verso não condiz com a interpretação dada pelo o irmão, e nem o contexto amplo.
      Agora se o irmão deseja continuar afirmando que havia uma proibição de se alimentar da árvore da vida do mesmo modo que a árvore do conhecimento do bem e do mal antes do pecado o irmão terá que me apresentar versos anteriores á essa queda, por motivos óbvios.

      Portanto os versos 22 e 23 do capítulo 3, já se mostraram contra a interpretação apresentada pelo irmão, eles se harmonizam com os versos 16 e 17 do cap. 2 que diz que antes do pecado não havia restrição ao uso do fruto da árvore o que os versos 22 e 23 do cap.3 nos afirmam e que depois da queda do homem á árvore da vida passou ater certa restrição quanto ao comer de seu fruto e essa restrição agora pós-pecado iria ser idônea a da árvore do bem e do mal.

      Cont...

      Excluir
    26. Agora quanto ao comer e viver eternamente.

      Porque não foi mais permitido que o homem pudesse perpetuar a vida?
      Porque ele havia quebrado uma regra dada por Deus.
      Essa quebra acarretaria em MORTE.

      O homem foi feito mortal ou imortal?

      Portanto a árvore da vida nos mostra duas coisas básicas:

      1º - o homem não possui tal imortalidade inerente.
      2º - afastar se dela, á sua vida “inteligência e sentimentos” correm sérios riscos.

      Agora quanto ao “pecado” como vimos ele está contido no contexto do Gênesis principalmente no que diz respeito ao seu surgimento devido a desobediência.

      Bem vou reformula-la para que fique melhor o seu entendimento.

      Para o irmão existem graus de intensidade dos efeitos do pecado?

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    27. Olá irmão Gênes; desculpe a minha franqueza, embora a vossa pessoa tenha argumentado bastante, porém, parece que está tendo um problema de raciocínio; porque está fazendo confusão sobre uma das partes principais dos meus argumentos.

      Veja só (§ 5º da 2ª parte do meu comentário anterior):

      "É óbvio sr.Gênes que de acordo com estes dois versos, realmente não havia restrição quanto ao acesso à Árvore da Vida; neste aspecto estamos em comum acordo. Mas isto não quer dizer que eles tiveram a oportunidade de comer do tal fruto. Até porque a Bíblia não relata isso, meu caro."

      Agora, veja o que você respondeu:

      Agora se o irmão deseja continuar afirmando que havia uma proibição de se alimentar da árvore da vida do mesmo modo que a árvore do conhecimento do bem e do mal antes do pecado o irmão terá que me apresentar versos anteriores á essa queda, por motivos óbvios.

      -Ou seja, ficou sem sentido o que você escreveu.
      Observe Gênes que vc continua a repetir que eu estou afirmando uma PROIBIÇÃO em relação a árvore da vida. O que não é verdade.
      1º- Eu disse que realmente não havia nenhuma restrição.
      2º- Também disse que, nesse aspecto, estamos em "comum acordo". (Confere lá)

      O que ocorre, é que estou escrevendo uma coisa, e você está lendo outra. Assim, fica difícil chegar a um entendimento.

      -Por isso, vejo que os teus argumentos estão sendo feito no "vazio".
      cont..

      Excluir
    28. Vamos lá de novo irmão Gênes Soares; vamos ver se desta vez o amigo me entende: Veja, o que está em questão não é se havia ou não RESTRIÇÃO sobre o comer da árvore da vida (Sabemos que não havia). A questão é outra, isto é, será que eles tiveram a oportunidade de comer da tal árvore ?
      Esta é a linha de raciocínio que devemos seguir para se chegar a uma compreensão correta do texto.

      E, seguindo esta "linha" e principalmente respeitando as regras básicas da nossa GRAMÁTICA para interpretar um texto, pode-se chegar facilmente a conclusão, de que, eles NÃO provaram do fruto daquela árvore.

      Eu já havia colocado estes "pormenores" para o irmão no comentário passado; mas parece que fui ignorado. Ou melhor, a Língua Portuguesa, é que foi ignorada. Você está passando "por cima" da gramática para abonar a tua idéia. Isso é inconcebível !

      Sr.Gênes, não se trata nem das regras de hermenêutica (que é mais complicada), mas de uma simples análise do texto.

      Portanto, mantenho o mesmo posicionamento anterior, e vou citar a mesma análise anteriormente colocada, respeitando os quesitos mais básicos de nossa língua:

      "(22) Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bém e do mal; "Ora, para que não estenda a mão, e tome TAMBÉM da árvore da vida, e coma, e viva eternamente;
      (23b) O SENHOR Deus, POR ISSO, o lançou fora do jardim..."

      Repito: O Advérbio "TAMBÉM" é fator Determinante de que, Adão e Eva de forma alguma, sequer havia tocado no fruto da árvore da vida. Esta e a conclusão óbvia que o próprio texto fornece.

      Logo, o contexto de Gên. 3:22-23 não dá margem para especulações; pois diz "Textualmente": "...Para que não estenda a mão e tome TAMBÉM da árvore da..." vida...", e não diz: "...Para que ele [o homem] não continúe TOMANDO da árvore da vida"

      -Percebe a diferença ?

      Nesse caso, quem está contrariando o texto, é você caro Gênes.
      cont...

      Excluir
    29. Bém, sobre o "comer e viver eternamente":

      Você disse que: "não foi mais permitido que o homem pudesse perpetuar a vida, porque ele quebrou uma regra que acarretaria em morte".

      Veja, que o teu entendimento é que, os 930 anos de Adão, deveu-se ao fato do efeito do fruto árvore da vida"; que segundo o teu raciocínio, eles (o casal) já se alimentavam normalmente da referida árvore, que lhes perpetuava a vida. Isto se nota pelas tuas palavras que disse: "não foi mais permitido..."
      -O que não é verdade. Já mostrei a você que o contexto não dá margem para essa interpretação.
      Portanto, esta afirmação é por tua conta própria.
      Ademais, você não está levando em conta que Matusalém, Jerede e até
      Noé, viveram bém mais que Adão.

      Outra coisa, eu observo que você faz interrogações, mas sempre carece de respostas; porque os "ítens" (1º e 2º) que seguem imediatamente a tua pergunta, não esclarece em nada. Ou seja, você discorda do meu pensamento, mas também não a refuta Biblicamente.

      Veja o exemplo que colocou:

      O homem foi feito mortal ou imortal?
      Portanto a árvore da vida nos mostra duas coisas básicas:
      1º - o homem não possui tal imortalidade inerente.
      2º - afastar se dela, á sua vida “inteligência e sentimentos” correm sérios riscos.

      -Me desculpe, mas não entendi aonde você quis chegar.
      Você nem perguntou e nem afirmou nada (ficou em cima do muro).
      Outra coisa, eu também não disse que o homem possui imortalidade inerente dele mesmo (é outra confusão tua).
      - - - -
      Mas, vou colocar a minha opinião: (do que se percebe implícito na narrativa)

      Eu creio que o homem ao ser formado pelo Criador, estava num estado de "TRANSIÇÃO", pois estava numa "condição" de total DEPENDÊNCIA da conduta dele mesmo. Isto é, o seu próprio Livre Arbítrio é que determinaria a sua situação de MORTAL OU IMORTAL. É neste sentido que o destino do homem era Condicional à sua escolha. Não há como fugir disso. Então a inclinação para o desejo do "conhecer", fez com que o homem escolhesse a opção que DEUS não queria. Por outro lado, não sabemos qual era o real propósito de DEUS em por diante do homem algo "proibido", e que Ele na Sua onisciência já sabia o desfecho de antemão.

      cont..

      Excluir
    30. Agora, a essência Divina (espírito) soprado no homem é Imortal, porque é uma centelha Divina; e Deus é a fonte da vida. É aquilo que volta para Ele por ocasião da morte. Portanto, a "perpetuidade" da JUNÇÃO do homem criado (espírito) + o homem formado (pó) dependeria inteiramente de sua escolha. Logo, pela desobediência, o homem perdeu a chance de se tornar eterno. Ele não passou no teste.

      Gênes, tem uma coisa, que muitos deixam passar desapercebido, que é o contexto do cap.2:17, onde claramente diz: "...Porque NO DIA que comeres Certamente morrerás". Viu, NO DIA; e não 930 anos depois. Muitos alegam que quando DEUS disse "NO DIA", na realidade Ele quis dizer que o homem "Tornaria" Mortal e obviamente morreria. Um absurdo !

      Então porque Adão e Eva não morreram naquele mesmo dia ?
      Resp.:porque Deus não estava se referindo a uma morte física, mas ESPIRITUAL, que possibilitaria a eles uma Imortalidade. Aquela comunhão espiritual "Face a Face" e diária da criatura com o Seu Criador, acabou alí.

      Agora, a tua pergunta em relação a graus, intensidade e efeitos do pecado; eu já havia entendido, não precisava reformular. Eu só não entendi o porquê da pergunta, se o assunto é outro, Ok?

      Bém, conforme o teu entendimento, o "pecado" está contido no contexto do Gênesis. Seria esse o motivo da pergunta ?
      Então, te pergunto: Em que momento o Criador disse que Adão pecou ? R. Em momento algum. Veja: Nós vemos Deus amaldiçoando a Terra por causa do homem; e, a partir de então ele obteria o pão com suor e fadiga. E por fim DEUS disse que o homem havia se tornado conhecedor do Bem e do Mal. Mas, em nenhum momento Ele disse que o homem havia se "tornado um pecador" por causa daquela escolha. E porque não ?

      Eu creio que seja pelo simples fato de que, o homem ainda estava na sua inocência, e não tinha sequer noção de conhecimento do MAL e tampouco sabia das consequências decorrente da atitude que iria tomar.
      Uma criança por exemplo, que pega uma arma que está ao seu alcance, puxa o gatilho e acerta alguém, apesar das consequências, mesmo assim ela é penalmente INCULPÁVEL. Assim foi Adão, a sua escolha trouxe consequências, mas a narrativa do Gênesis não diz que ele pecou por isso.

      E o conceito de "Pecado Original", é uma deturpação.
      A primeira vez que as Escrituras menciona a palavra pecado, é no assassinato de Abel por Caim. E alí está muito claro que a intenção de matar (inclinação p/ o mal) dominou a sua Inclinação p/ o bém. Ele pecou porque já sabia a diferença do que era CERTO e do que era ERRADO fazer, e tendo a capacidade de evitar, não o fez. É uma questão de CONSCIÊNCIA. Tanto é verdade, que o próprio DEUS lhe disse, que ele podia se "Auto-dominar". Mas ele ignorou e foi em frente em seus desígnios.

      E o interessante, é que DEUS disse a Caim que se ele consumasse o seu intento "O PECADO JAZ À PORTA"; o que Ele não disse para Adão. Logo, é errado afirmar algo que não está escrito.

      É só por hoje.

      Fique na paz do Altíssimo. "

      Excluir
    31. Queridos irmãos, como já deu para perceberem estou realmente sem tempo para poder estar participando aqui nessa troca de informações com os irmãos, por esse motivo peço perdão á TODOS do Blog.

      Bem irmão Joel,
      Será que o irmão não consegue “VER” o seu equívoco?

      “TODA A “SIMILITUDE” DA ÁRVORE DA VIDA COM Á DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL APARECE SOMENTE “APÓS A DESOBEDIÊNCIA” DO HOMEM”.

      “ANTES DA DESOBEDIÊNCIA ESSA “SIMILITUDE” DA ÁRVORE DA VIDA NÃO É COM Á DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, MAS SIM COM AS DEMAIS PERMISSÍVEIS COMER”.

      Portanto a pergunta é (o homem comeu do fruto da árvore da vida “antes de sua desobediência” )?
      Se para o irmão ele não comeu, é simples, apresente-me o texto bíblico antes de tal desobediência que mostre que o mesmo não o tenha comido.
      Portanto se o irmão persistir em mostrar novamente o seu verso chave, estará mostrando em que se baseia a vossa teologia.

      Agora quanto ao comer e viver eternamente.
      Querido irmão Joel, o livro do Gênesis não mostra tal RESTRIÇÃO quanto AO COMER do fruto da ÁRVORE DA VIDA ANTES DA DESOBEDIÊNCIA, portanto isso é uma “INDICATIVA” positiva de que eles á COMERAM.

      Portanto o irmão TENTA me apresentar que essa indicativa sequer existia, e usa como argumento os versos 22 e 23 do cap.3 em um evento PÓS-DESOBEDIÊNCIA.

      Por motivos ÓBVIOS, já mostrei que tais versos que o irmão se vale não servem, pois os mesmos por mais que se encontram no livro do Gênesis, os mesmos são apresentados em EVENTOS DISTINTOS, totalmente CONTRÁRIOS.

      Portanto em respeito também aos demais participantes do blog, o irmão por questão de COERÊNCIA deveria apresentar textos ANTES DA DESOBEDIÊNCIA que abone a vossa interpretação, que a meu ver se constitui em um EQUÍVOCO, se o irmão não apresentar-me tais versos logo á NARRATIVA CONTINUARÁ INDICANDO QUE ELES COMERAM.
      Estou aguardando os versos irmão Joel.

      Agora quanto aos descendentes de Adão e suas longevidades.
      Creio que o irmão ainda não digeriu a minha PERGUNTA RESPOSTA.
      Eis ela aqui NOVAMENTE.
      Para o irmão existem graus de intensidade dos efeitos do pecado?

      Agora quanto á imortalidade do homem.
      Apenas mostrei para o irmão que a IMORTALIDADE DO HOMEM, sempre foi CONDICIONADA á UMA FONTE, Deus fez a ÁRVORE DA VIDA para que o homem pudesse PERPETUAR A SUA VIDA.

      O homem AFASTANDO SE DESSA FONTE PERPETUADORA DE VIDA correria sérios riscos, que o impediria de RECEBER o “ESPÍRITO” da parte de DEUS, ou seja, essa centelha de vida esse PODER GERADOR e também MANTENEDOR do SER CRIADO.

      Vou dar um exemplo bem ilustrativo e bem conhecido de muitos.

      Lâmpada, boquilha, fio = CORPO HUMANO.
      Luz = CONJUNTO de “PENSAMENTOS E SENTIMENTOS”.
      Energia = PODER GERADOR DE VIDA.

      Tem como uma lâmpada dá a luz, se sua boquinha ou fio estiverem danificados?

      R= Claro que NÃO, para que a luz possa existir ela requer que os mecanismos preparados para SUA EXISTÊNCIA estejam em perfeitas condições.

      Portanto á ÁRVORE DA VIDA tem como função dar totais CONDIÇÕES ao CORPO para que ele possa continuar a receber aquilo que esta LONGE de seu alcance, ou seja, esse PODER GERADOR e MANTENEDOR que vem da parte de DEUS, pois sem ele JAMAIS EXISTIRIA a LUZ, ou seja, A ALMA “pensamentos e sentimentos”.

      Portanto REPITO NOVAMENTE, mesma na eternidade o HOMEM estará na mesma condição que foi criado, ELE SEMPRE SERÁ CRIATURA um ser dependente TANTO do PODER GERADOR e MANTENEDOR Da VIDA, quanto também DA ÁRVORE DA VIDA para que sua estrutura física possa perpetuar juntamente com o “SOPRO DE DEUS” fazendo o assim viver ETERNAMENTE.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.








      Excluir
    32. Caro Gênes, são muitas as pessoas que resolvem passar por cima de tudo para poder continuar defendendo o seu ponto de vista de uma forma "única". Esses são os que não reconhecem as regras básicas e naturais a serem seguidas sobre quaisquer circunstâncias.

      Eu não sei se é por desconhecimento ou de forma deliberada; mas é exatamente esta, a "fórmula" que você está utilizando para"firmar" a tua opinião. Ou seja, está traçando uma "linha" de raciocínio, sem nem mesmo levar em consideração as regras mais primordiais para um estudo correto de qualquer texto; seja este Bíblico ou não. Pois até mesmo para uma análise das mais simples, temos que no mínimo e obrigatoriamente respeitar esses "pontos" da nossa Gramática. Sem isto, é impossível entendermos o contexto de maneira correta.

      Então eu pergunto ao irmão Gênes: "A Língua que falamos, não é a Língua Portuguesa" ? R. Sim. Então, porque o caro amigo está ignorando justamente as regras mais importantes dessa Gramática para se chegar a uma interpretação plausível ou pelo menos o mais próximo disso ?

      É a velha e indispensável análise Sintática. Recusar isto, é "Distorcer" o sentido real do Contexto.

      Logo, a pura realidade é: Se você continuar ignorando o princípio desse "ínten" essencial, não fará sentido algum levarmos isso adiante, ou eu continuar repetindo a mesma coisa; e tentando fazê-lo entender uma coisa que você mesmo se recusa a enxergar.

      Sr. Gênes, a tua insistência sobre a NÃO "Restrição" do fruto da Árvore da vida" antes da desobediência, já se tornou irrelevante desde o teu segundo comentário. Pois quanto a isso, já havia ficado claro que estávamos de acordo. Porém, os versos Bíblicos "chaves" que vc usa só provam que haviam árvores permitidas para comer e uma proibida; mas não quer dizer que eles tenham "comido" da Árvore da Vida. Muito pelo contrário.

      O texto por meio do qual, estou tentando fazê-lo enxergar, é que, tanto textualmente quanto GRAMATICAMENTE, afirma que eles NÃO tiveram sequer a oportunidade de tocar nesse fruto. Ou seja, pela simples presença da expressão "TAMBÉM" na passagem de Gênesis 3:22 já esclarece de vez todo o assunto; e dispensa comentários.

      E uma coisa fica esclarecida no texto; e esta é, como aquele único ato de provar da árvore "proibida" lhes foram tirarado a chance da Vida Eterna; assim também ocorreria, se caso provasse do fruto da Árvore da Vida"; isto é, viveriam ETERNAMENTE.

      Por meio de uma só escolha lhes seriam "conferido" a VIDA ETERNA, mas, escolhendo uma segunda opção, lhes seriam tirado esta chance; e a MORTE seria uma consequência natural.
      -NOTA: Uma coisa é alguém "vislumbrar" uma chance, outra, é ter algo concreto nas mãos.
      cont..

      Excluir
    33. É o texto que está afirmando Sr.Gênes que eles não comeram; não sou eu.
      Esta narrativa dispensa Interpretação ou "reinterpretações" como muitos fazem.

      Então, o teu "debate" é contra o texto Bíblico e não contra mim.

      Ademais, não é necessário comentar sobre as semelhanças entre as duas árvores após a desobediência para saber se Adão e Eva tocaram naquele fruto.

      Veja bém, se formos usar como base o teu raciocínio baseado somente em uma parte do texto, então podemos afirmar que lhes era PERMITIDO comer de tudo; até mesmo da árvore do Conhecimento do bém e do mal. Por que estou dizendo isto? Veja:
      Gênesis 1:29 disse: "E disse DEUS ainda:Eis que vos tenho dado TODAS as Ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e TODAS as Árvores em que há fruto que dê semente; isso VOS SERÁ para Mantimento."

      Viu ? TODAS. Logo, de acordo com este verso (se lido isoladamente), subentende-se que não havia "restrição" para NADA. É por isto que o texto tem que ser estudado e compreendido em sua forma progressiva e na íntegra. E não, de forma apreçada fazendo conclusões precipitadas antes do término do texto.

      Ademais, a tua "Exemplificação" sobre a Árvore da Vida e a existência humana ficou sem sentido e equivocada. VEJA:
      -Você afirmou que: A ÁRVORE DA VIDA tinha como função "dar totais CONDIÇÕES ao CORPO..." Isso não é verdade; pois se fosse assim, não haveria a necessidade de o homem ter que se alimentar "Normalmente" dos outros frutos e sementes para continuar vivo. Bastava então só a "Árvore da Vida" como alimento único.
      -Depois você disse que: A ALMA, "pensamentos e sentimentos", JAMAIS EXISTIRIA sem esse PODER GERADOR e MANTENEDOR que vem da parte de DEUS", mas que, segundo o teu entendimento, esse provinha da tal "Árvore"...

      Ora, você está querendo dizer que a ALMA deixou de existir após a desobediência ?! Já que o Adão ficou privado daquela árvore?
      -Se for isso, não poderia ter equívoco maior sr. Gênes !

      Estás "mergulhando" cada vez mais na confusão Sr. Gênes; a função da "Árvore da Vida" não era a de dar vida ao corpo físico como você quer fazer acreditar. Ela não estava associada de forma alguma à vida física. Do contrário não haveria a necessidade de outros tipos de alimento presentes no Jardim do ÉDEN para manterem Adão e Eva vivos; assim como o Arroz, o Feijão, a carne e demais tipos de alimento que nosso corpo necessita.
      Porque nesse caso, somente a Árvore da Vida resolveria a questão toda.

      Fique na paz do Altíssimo.

      Excluir
    34. Bem irmão Joel como já era de se esperar, parece que o irmão não tem os versos bíblicos ANTES DA DESOBEDIÊNCIA do homem que abone a vossa interpretação, por esse motivo FICA PROVADO que sua interpretação se constitui um EQUÍVOCO.

      O irmão não pode pegar uma determinada REGRA GRAMATICAL e TENTAR força-la á dizer aquilo que o seu CONTEXTO não DIZ.

      Portanto toda tentativa de igualar a árvore da vida á do conhecimento do bem e do mal ANTES DA DESOBEDIÊNCIA DO HOMEM, se constitui em um erro, pois a narrativa do Gênesis ANTES DA DESOBEDIÊNCIA nos mostra que a árvore da vida era igual ás demais, e não igual á árvore proibida.

      POIS TAL IGUALDADE APARECE SOMENTE APÓS Á DESOBEDIÊNCIA DO HOMEM, A REGRA GRAMATICAL APONTA PARA ESSE EVENTO QUERIDO IRMÃO EVENTO E NÃO PARA OUTRO.

      Portanto agora “pós-desobediência” á árvore da vida passa a ser igual á “árvore do conhecimento do bem e do mal” no quesito do não PEGAR e não COMER.

      PORTANTO O QUE FICA VISÍVEL É QUE ESSES DOIS QUESITOS, SÓ PASSARAM Á EXISTIR APÓS A QUEDA DO HOMEM.

      Agora o que eu pedi para o irmão é que o mesmo me mostrasse de forma TANGÍVEL apenas uma verso que mostre que tais QUESITOS eram existentes ANTES da QUEDA do homem, até o presente momento o irmão não me mostrou, será que o irmão não tem tal verso?

      Até quando o irmão vai continuar a forçar a gramatica á ir contra o contexto de tal evento?

      Portanto querido irmão, não se trata de ir contra a uma determinada regra gramatical, mas sim em saber compreende-la dentro do evento na qual a mesma se encontra inserida.

      Bem irmão Joel, o próprio contexto do Gênesis põem fim a sua ideologia.
      Será que o irmão não consegue visualizar que os versos mencionados por mim, que se encontra em Gênesis 2:16 e 17 esclarece a questão. Portanto eu lhe mostrei que ANTES DA DESOBEDIÊNCIA o homem não podia comer APENAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.

      Portanto esses versos põe fim a qualquer interpretação equivocada do verso 1:26 e também de qualquer uso indevido de nossa gramatica que tenta desmentir esse texto CRISTALINO.

      Gênesis 2:16 e 17.
      “E o Senhor Deus ORDENOU ao homem: Coma livremente de QUALQUER árvore do jardim, MAS NÃO COMA da árvore DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

      Agora quanto a minha exemplificação da árvore da vida, creio que é irmão que comete tal equívoco, leia com mais cuidado irmão Joel.

      Como já vimos antes da queda do homem, á árvore da vida era similar às demais, cada uma dessas árvores tem os seus devidos frutos e consequentemente cada fruto com suas devidas funções.

      Portanto o que se pode afirmar é que algo contido no fruto da árvore da vida tinha o efeito em maior grau que as demais, pois eram para a subsistência do homem.

      Agora quanto ao “espírito” essa centelha de vida esse PODER GERADOR e MANTENEDOR vem de DEUS e não da ÁRVORE querido irmão.
      O que eu disse é que essa energia provinda da fonte não poderia correr fluentemente num mecanismo danificado nada mais que isso irmão.

      Portanto quem está mergulhado em confusão é o irmão, pois até o presente momento o irmão se nega a me mostrar os versos antes da desobediência que abone que o homem não tenha comido do fruto da árvore da vida.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.




















      Excluir
    35. Correção do 11º paragrafo, onde se lê “... verso 1:26" lê se " verso 1:29".

      Excluir
    36. Sr. Gênes, me perdoe a comparação, que é Inevitável; mas você deve ter feito o teu "cursinho" de interpretação na mesma Escola que fez o sr.Adventista. O vosso "estilo" é praticamente o mesmo; ou seja, vocês têm a Audácia de Distorcer todo o sentido de um texto em favor do posicionamento Adventista. E mais, chega ao cúmulo de menosprezar até mesmo as regras mais primordiais de nossa língua e com isto, não deixam que a Verdade vem à tona.

      Ou seja, defendem idéias esdrúxulas por estar de acordo com opiniões de falsos Mestres, em detrimento da verdade. Isto, é Cegueira no mais alto grau Sr.Gênes!

      É o mesmo que "implorar" para permanecer ao lado da Ignorância e da Cegueira!
      Mas, se isto é o teu intento, então que faça um bom proveito.

      Você tem a coragem de dizer que eu, é que estou usando uma "Determinada" regra Gramatical e ainda diz que estou "Forçando" o texto ?

      Então faça o seguinte, antes de se meter a interpretar um texto, primeiro estude sobre a forma correta pelas REGRAS GRAMATICAIS, ok?

      Ora, Gênes, você está confundindo as coisas. Não sou eu, mas a própria gramática é que determina a forma de interpretação, para que não haja deturpações ou má fé; exatamente como você está fazendo.

      E também, não estou em hipótese alguma tentando "igualar" as duas árvores. Onde você viu isto? Você é outro Adventista TEIMOSO e que tem o hábito esquisito de colocar palavras na boca dos outros. Sejamos no mínimo honestos Sr. Gênes.

      Nesse caso, ou você é um ignorante ou tenta se fazer de conta que é. E eu quero te lembrar o seguinte: "AS REGRAS GRAMATICAIS ANDAM JUNTAS COM QUALQUER ANÁLISE DE QUALQUER TEXTO".
      Portanto, fora disso, não há Interpretação honesta, mas somente idéias tendenciosas; ou uma "interpretação" de faz de conta.

      Ora, Sr. Gênes, nós podemos dizer que o Contexto do Gênesis é o mesmo, mas que os eventos é que são distintos. Ou seja, há uma proibição da parte do CRIADOR, seguida de uma desobediência do casal no ÉDEN.

      Ademais, eu não sei o que você vê de tão consistente em Gênesis cap. 1:1-26 que CONTRADIZ a gramática e abone a tua idéia !?

      cont...

      Excluir
    37. Gênes, vou tentar fazê-lo entender que estás completamente errado em teu raciocínio. Veja bém, você tenta provar que os versos 16 e 17 do cap.2 de Gênesis são favoráveis à tua idéia, só porque DEUS disse que Adão poderia comer de todas as árvores, exceto a do conhecimento do Bém e do Mal.

      Porém, observe um outro exemplo do Gênesis que fará você refletir um pouco entre aquilo que foi PERMITIDO por DEUS, e aquilo que foi CONCRETIZADO. Ou seja, aquilo que o homem chegou a fazer, ou não não.

      -VEJA: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra …” (Gên 1:27-28).

      Observe Sr. Gênes, que a Ordem Divina era tanto a de ser Fecundos como a de Multiplicar e encher a Terra...

      Mas... então eu te pergunto: "Adão e Eva tiveram filhos dentro do ÉDEN antes da Desobediência, só porque lhes foram ordenado por DEUS ??
      É claro que não; pois tanto CAIM quanto ABEL já nasceram em outro contexto; onde o bem e o mal já era uma parte Real e integrante das suas escolhas.

      Logo, a tua opinião continua no achismo; e sem fundamento Bíblico.

      Sr. Gênes, eu não preciso mostrar nenhum verso sobre proibição da Árvore da vida" antes da desobediência, e tampouco é minha intenção.
      Na verdade, a tua compreensão é que não ajuda muito. Pois estás insinuando uma coisa que nem passou pela minha cabeça.

      Francamente sr. Gênes, a tua "interpretação" é totalmente sem sentido.
      Eu já tinha acompanhado alguns "Debates" entre você e outros aqui; mas não imaginava que é era tão Irredutível e com argumentos tão truncados assim !?

      Entretanto, eu concordo que o texto é CRISTALINO, porém, não pra você e nem da forma que está querendo que seja, já que ignora os princípios mais básicos para se chegar ao "fim do caminho".

      -Como é que quer andar na luz "Tapando os olhos" ?!?!

      Fique em paz.

      Excluir
    38. Gênes, a tua "correção" só serve pra fortalecer aina mais, os meus argumentos. Senão veja:

      Em Gên. 1:28 confirma o que eu havia dito; ou seja, havia uma Ordem DIVINA para que Adão e Eva fosse Fecundos e se Multiplicassem.
      Mas a pergunta é: Eles tiveram tempo de cumprir esta Ordem ainda dentro do Éden ? R. NÃO.

      Em Gên. 1:29 Está dito que lhes eram permitido comer de TODAS as árvores, sem exceção. Logo, este verso "joga por terra" a tua pretensão. Pois, se usado ISOLADAMENTE, até mesmo a Árvore do conhecimento do bém e do mal, seria permitido comer.

      Então, ou vossa pessoa aja com coerência e considere sem distorções o Contexto mais amplo, ou ficará em "Maus Lençóis".

      Até mais.

      Excluir
  9. É isso aí Sra.Maria Gonçalves; faz todo o sentido o teu raciocínio. Realmente não se pode fazer afirmativas com base apenas em idéias defendidas por alguns Teólogos. É bem verdade que a Bíblia não faz referência alguma sobre isto no período chamado Adâmico (no Gênesis). No meu comentário anterior acabei me esquecendo de falar sobre isso ao sr. Adventista.

    O acontece é que o sr. Adventista copia as idéias do Leandro Quadros & Cia (rs). Ao mesmo tempo que ele defende os princípios morais antes do Sinai; se contradiz, pois afirma que o "Incesto" passou a ser AMORAL depois.

    Eu creio que ninguém conhece com profundidade, a história real de como se desenvolveu o princípio da Raça humana. Mas, não é conveniente fazer afirmações sem base Bíblica alguma.

    No programa "Todos na Mira 2", o Dr. Rodrigo Silva afirmou, com base apenas em uma Tradição Judaica, que o Jardim do Éden foi elevado ao Céu, e que no fim dos tempos voltará "Restaurado". Agora, pergunta se ele fundamentou essa idéia em algum texto Bíblico ? Não. Além da Tradição que mencionou, ele usou Ellen White como apôio para tal disparate.

    Como sempre a Dona White plagiou de tudo; até a tradição Judaica.

    Não existe absurdo maior do que "firmar" uma Doutrina em cima de uma tradição. Depois não querem receber críticas !

    Fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que a cidade vai descer do céu, isto vai, isto é, para aqueles que acreditam em Cristo. Teremos a árvore da vida, que por acaso a Bíblia diz que estava no jardim do Éden, então, meu amigo, é puro senso de lógica. Só não podemos afirmar bíblicamente porque a bíblia não diz, mas basta perguntar onde estava a árvore da vida que lemos no NT que veremos que faz todo o sentido.

      Excluir
    2. Todo aquele que expressa a sua opinião, tomando como base Escritos de procedência duvidosa, como é o caso desse compilado chamado "Novo Testamento", fatalmente correrá o risco de ficar em "maus lençóis" a todo momento.
      E o pior é que, na maioria da vezes, o faz sem perceber; haja vista o nível de cegueira que o impede de enxergar o "mundo" de Contradições à sua volta. Por exemplo, o seu "Pastor" propositalmente se "Depara" com uma "Aparente Contradição" Bíblica (segundo a versão dele é claro); mas, em seguida, em um "passe de mágica", esse "Ungido" apresenta a solução daquilo que ele chama de "aparente contradição"; utilizando-se do Artifício de Manipulação de textos.

      Em seguida, esse ouvinte, uma vez que está "Inibido" com a suposta Erudição desse "pastor", não faz outra coisa a não ser ACHAR O MÁXIMO !

      Obviamente, isto se deve devido a ignorância e confiança exacerbada que esses Incautos têm nos seus "mestres". E, quer queira ou não, de alguma forma esta Cegueira impedirá que esse "Crente Esperançoso" pare por um momento, Investigue antes de assimilar, e reflita sobre a qualidade do "alimento" que ele recebe; bém como, sobre a sua origem e autenticidade.

      Bém, é óbvio que há uma grande contradição nessa idéia Cristã de uma vida Eterna "em Cristo" (ou por causa de Cristo); por quê ?
      Resp.:Porque conforme a afirmação do Sr. Adventista, os SALVOS terão a "Árvore da Vida" (aquela mesma do Jd. do Éden). ORA, qual é o sentido de se proclamar uma vida Eterna, se ao mesmo tempo se reconhece a necessidade de alimentar-se de um fruto para manter a vida do corpo ? Ou seja, essa suposta Eternidade é "Condicional", isto é, depende do Alimento para sobreviver.

      -Sobre uma suposta "Nova Jerusalém" descendo do Céu, deve ser mais um delírio do Autor de Apocalipse; porque nenhum Profeta do Eterno, sequer insinuou sobre alguma "Cidade" descendo dos Céus na era Messiânica ou pós Messiânica. Assim como a crença da Morada no Céu por 1000 anos ou pela Eternidade é uma "Verdadeira" Fantasia, da mesma forma é essa Suposta Jerusalém Celestial que, segundo João, desce do Céu.

      Sr. Adventistas, todos têm o direito de sonhar e alimentar a sua esperança, até mesmo com uma morada no Céu. Mas, há também a opção de acordar, abrir os olhos e encarar a realidade de que o homem foi criado por DEUS para habitar a Terra, e não o "mundo" espiritual.

      Então, se o Cristo prometeu que vai te levar para o Céu, então ele está fazendo uma promessa por contra própria. Isto é, sem o "Aval" do Altíssimo e Soberano do Universo.

      Sr. Adventista, o teu senso de lógica não condiz com a realidade, pois está atrelado à estranhas promessas e a uma FALSA esperança de morada no Céu; e de uma "Árvore da Vida" que irá descer de lá, sem ao menos ter subido (rs). Já que a Escritura não diz nada a respeito.

      Excluir
    3. Israel recebeu muitos profetas, muitas revelações, muitos conselhos, muitos detalhas sobre as coisas do céu e da terra.

      Nem tudo está na bíblia meu amigo, embora a Bíblia seja a base, não significa que as águas que passaram por debaixo da ponte sejam apenas aquelas descritas na Bíblia.

      A bíblia contém toda a história, mas paresenta apenas uma fração dos detalhes de tudo tudo que ocorreu. Isto porque a Bíblia tem o intuito de apresentar a salvação e não dar uma aula de história propriamente dita.

      A Bíblia diz que podemos confiar nos profetas, que se encarregariam de nos revelar os detalhes. Bem, Ellen White foi uma profetiza, que trouxe a guarda de tudo que está escrito na bíblia para nosso cotexto histórico moderno, para que não houvessem dúvidas.

      Claro que entre Ellen White e a bíblia, vamos apoiar a bíblia, mas como a citação de Ellen White tem base judaica e também não contradiz a bíblia, pelo contrário, faz todo o sentido com o que lemos, não vejo porque não aceitar esta possibilidade quanto ao Jardim do Éden não ter sido destruído.

      O fato de Deus ter colocado anjos para guardar sua entrada após expulsar Adão e Eva, demonstra que Deus tinha o intuito de proteger aquele Jardim. Não sabemos as razões de Deus, mas esta revelação de Ellen White que condiz com uma tradição judaica, pode sim consistir na resposta para a dúvida de onde foi parar o Jardim do Éden. Como o amigo dirá que não, se a bíblia não apoiando, também não contradiz, pelo contrário, dá pistas que apontam neste sentido.

      Excluir
    4. É bem verdade que Israel recebeu tudo isso que você escreveu, e mais um pouco; mas essa crença de "Morada no Céu" não consta das promessas de DEUS.

      O Salmista Davi escreveu que "Os mansos herdarão a terra" Salm. 37: 11, e não o Céu. Mesmo que a Bíblia fala de Reino dos Céus, não devemos confundir com "Reinos NOS Céus". A expressão Reino dos Céus significa simplesmente que o Reino Messiânico e o Vindouro (Terreno), será de Origem Divina, pois o domínio será do Eterno Deus. Logo, trata-se de sua origem (Celeste) e não de lugar.

      Você disse que nem tudo está na Bíblia, querendo com isso dizer que a Revelação de Deus ao homem foi deficiente. Em seguida você cita Ellen White, como se ela fosse a parte que faltava para complementar. Na verdade você misturou as coisas novamente, quando disse que a Bíblia não tem o intuito de dar uma "aula de história". No entanto, o assunto era sobre a Revelação de DEUS.

      Quando você faz esta declaração dizendo que os assuntos Bíblicos estão incompletos, simplesmente está ignorando a passagem de Deut. 29:29, onde diz: "As coisas encobertas pertencem ao nosso DEUS; porém as Reveladas são para nós e nossos filhos, para sempre..."

      Então o que não está revelado, é porque não cabe a nós sabermos, e muito menos especular a respeito. E pior ainda, é quando você sugere alguns "detalhes faltantes", conjecturando em cima da tua imaginação, para depois dizer que esses supostos detalhes vieram com a tua "profetiza".

      -Agora, quando a Bíblia diz para confiarmos nos Profetas (II Cron.20:20), temos que levar em conta o contexto histórico quando isto foi dito, e principalmente quem eram estes Verdadeiros profetas de Deus. Ademais, o Eterno escolheu Israel, tanto para dar a Sua Torah (Lei/Instrução), quanto o Ministério profético. Então qualquer não-Israelita "metido" a profeta ou profetisa, não passa de FRAUDE.

      Ellen White está no mesmo nível dos seus contemporâneos, como Charles Russel (T. Jeová), Joseph Smith (Mórmos) e muitos outros picaretas. E com um "agravante" sobre E.White, que foram os "empréstimos" das obras alheias, sem que esses Autores soubessem; dizendo ser "visões" de Deus.

      Outra coisa Sr. Adventista, você pode mostrar na Bíblia algum Profeta que "comercializou" a sua Inspiração ? Tirando o caso de Balaão.

      Sr. Adventista, pela tua declaração no teu último parágrafo, pode se ver que os escritos de tua "profetisa" estão de cegando ainda mais.
      Você disse que não sabe as razões de Deus ter colocado Anjos para guardar o Jardim ?! Aonde você leu isto ?

      O que consta em Gên. 3:24 é que os Querubins foram colocados alí por Deus, para guardar o CAMINHO DA ÁRVORE DA VIDA; ou seja, para evitar o acesso do homem àquele fruto; e não o Jardim como um todo. Só isso. O texto é muito claro.

      E por fim, só uma perguntinha: Você crê em um Assim diz o SENHOR, ou numa tradição humana sem apôio Bíblico, só porque E. White PLAGIOU esta mesma tradição ?

      Excluir
    5. "Você disse que nem tudo está na Bíblia, "

      Falácia, veja o que eu disse:

      "A bíblia contém toda a história"

      E os livros de Ellen White são gratuitos, a quem quiser copias os originais e distribuir pelo mundo por seu próprio financiamento. Mas já que se tem gastos para produzi-los e ninguém mais além de Ellen White se dispôs a financiá-los, o que impede de seus livros servem vendidos assim como a Bíblia?

      Se alguém quiser toda a obra de Ellen White gratuitamente em DVD basta pedir no site oficial. Se alguém quizer fazer milhões de impressões e entregar gratuitamente, também lhe é permitido, o copyrigth apenas garante que outrem não obtenham lucros com as obras de Ellen White, como Walter Rea intentou fazer em sua época, antes de decidir atacá-las. Além de outras seguranças trazidas pelas leis de proteção literárias.

      E o amigo conhece a doutrina adventista sobre o "herdarão a terra", ou será que não? 20 anos de adventismo hein?

      Se fosse adventista por 20 anos saberia que passaremos mil anos sabáticos no céu, depois retornaremos à terra. O amigo tenta conjurar os dois eventos dando um sentido simbólico às afirmações. Da mesma forma como faz com as profecias sobre a vinda do Messias, conjulgando dois eventos e dando uma forma simbólica às profecias.

      Enquanto o amigo continuar tentando girar as profecias em torno do "umbigo de Israel", continuará se equivocando grandemente. Há um mundo inteiro fora de Israel e que Deus definitivamente não deixou de lado, nem na questão da salvação, nem sobre as profecias.

      Ou o amigo crê que os cristãos, por não serem israelitas, vão todos à perdição? Lembre-se que a maioria das religiões cristãs não guardam todos os mandamentos! Além de Crer em Jesus como Deus.

      Gostaria que o amigo conseguisse responder à esta última questão, em vista que não tem conseguido responder as perguntas recentes que lhe tenho feito.

      Excluir
    6. O problema maior, é que você é muito confuso e não "sustenta" o que escreve. Diz e depois "desdiz". Reveja o teu comentário sr. adventista e tenha a hombridade de assumir o que escreveu. Veja:

      "Nem tudo está na bíblia meu amigo, embora a Bíblia seja a base, não significa que as águas que passaram por debaixo da ponte sejam apenas aquelas descritas na Bíblia".

      Você consegue entrar em contradição de um parágrafo para o outro fácil, fácil (rs); e depois quer justificar o injustificável.

      -Sobre o "delírio" de morar no Céu; ainda bém que você admite que é uma "doutrina Adventista e Cristã, que obviamente, não é definitivamente uma Doutrina Autêntica; ou melhor não foi uma Esperança transmitida pelos Profetas do Antigo Testamento, e que tenha sido autorizado por DEUS.
      Nem Davi, nem o Sábio Salomão, e nem mesmo o maior Profeta Moisés, tiveram esse tipo de Revelação. E se não tiveram, é porque é uma HERESIA. Um meio de dominar a mente dos INCAUTOS com essa falsa esperança.

      Então você "pensa" que não conheço essa "fantasia" de que os salvos passarão 1000 anos no Céu ?
      Meu amigo, eu não só conheço, como muitas vezes Refutei essa "Inverdade" em classes da "famosa" Escola Sabatina. Aliás, não só isto, mais muitas outras Crendices ensinadas pela IASD. Como por ex.: Um grande conflito entre o Soberano Deus e um outro Ser "Mal e decaído" que nunca existiu, mas que é pregado pelo Cristianismo e defendido com "Unhas e dentes" pelos Adventistas (Um Dualismo Exacerbado assimilado dos Persas). E outros ensinos Blasfemos.

      Sr. adventista realmente quem faz toda confusão com aquilo que outros escrevem, é você mesmo; talvez por ter dificuldade de Interpretação ou porque tem o hábito de agir de "Má Fé".
      Eu nunca disse que todos os "Não Israelitas" vão se perder. Até porque, sou parte desses. Mas, o que a Escritura diz, é que Israel foi e sempre será o povo "Peculiar" do Eterno. E não, essa mentira criada por ROMA e proclamada também pelos Adventistas, de que Deus mudou de idéia e trocou Seu povo pelos Gentios (a Igreja). É a chamada "Teologia da Substituição" inventada pelos "pais" da Igreja Romana com base nos "delírios" de Paulo de Tarso (Um apóstata que se auto-promoveu a Apóstolo).

      Então se você realmente conhece a Bíblia (o que eu duvido muito), logo tem a obrigação de saber que os Gentios são convidados a participarem da Aliança de DEUS com o Seu povo; mas há critérios. Eu não vou ficar aqui colocando textos e mais textos, porque sei que nos fim das contas você não os "reconhece". Já está bitolado com outro ensino.

      Nesse caso o "Umbigo" da IASD está inteiramente ligado à ROMA e suas idéias malignas do Anti-semitismo e da Blasfema Trindade, e também do PARADOXO deus/homem. As Escrituras são claras, que DEUS é capaz de destruir uma Nação inteira por causa da IDOLATRIA. Ele não divide a Sua glória com nenhum outro; até porque não há outro Ser que sequer se assemelha ao Eterno.
      cont..

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Sr. Adventista, esta é a tua forma astuta de ser; sempre enrolando e desviando a atenção para outra direção; e tudo isto só para não responder os questionamentos de forma direta e honesta.

      O que questiono é o comércio descarado e o lucro Milionário sobre pseudos-escritos que dizem ser "Espírito de Profecia". Então nesse caso, a IASD erra duplamente, primeiro por atribuir uma pseudo-obra à Inspiração Divina, e depois, por levar a milhares de pessoas a comprar e acreditar nisso como se realmente tivesse algum "resquício" de verdade. E se fosse o caso de ser uma mensagem Divina, da mesma forma essa Igreja estaria passiva de Condenação por VENDER algo que teria que ser anunciada de graça. Eu disse "se fosse" Divina.

      Por mim, podem cobrar o preço que for; porque hoje não quero nem de graça.

      Mesmo o comércio de Bíblias, também passou a existir após ter caído nas mãos do mundo Gentio; homens de mentes corruptas que viram nisso a possibilidade de dinheiro fácil. É por isto que hoje se encontra Bíblias para todos os gostos.

      Quer dizer então, que depois que depois de Ellen White ter Plagiado tantas obras alheias, hoje o Copyrigth faz questão de proteger isso para que ninguém mais defrauda sobre algo que já é um produto de Fraude ?!

      Não querem concorrência, não é verdade (rs). Quanta hipocrisia !

      E para concluir, eu te digo que nos mais de 20 anos de Adventismo eu só fui condicionado a crer, fui bitolado; ou seja, um mero repetidor; mas estou "curado" deste Mal. Por isso não conto com esse "suposto conhecimento".

      E mais, você continúa me questionamento sobre esse assunto, só que, você mesmo não consegue interpretar corretamente nem mesmo um verso Bíblico como demonstrou em relação a Gên. 3:24; e ainda se acha em condições de me questionar ?

      Excluir
    9. Ora amigo Joel, se são escritos "milionários" como o amigo diz, então devo entender os motivos de o amigo se mostrar tão assustado! O amigo então crê que as obras de Ellen White tenham uma vendagem assustadora, bem como haja um extremo número de pessoas adquirindo e apreciando suas obras.

      Acredita mesmo que alguém em sã consciência vai acreditar nestas sandisses, sobre condicionamento mental, lobotomia, lavagem cerebral que o amigo tem alegado? Em verdade o amigo não conhece sequer a "cartilha" da escolinha sabatina dos pequeninos. Nunca foi uma adventista de verdade e jamais fez um estudo bíblico adventista que é regra em todas as igrejas.

      Em matéria de adventismo, o amigo é um analfabeto e dizer que os profetas antigos jamais falaram do céu, comprova que o amigo ignora as escrituras, tirando dela, para si, apenas aquilo que lhe convém.

      E agora o amigo tenta ME convencer de que eu tenha dito algo que eu realmente não disse! Sim o amigo demonstra ter sérios traumas adquiridos por algum evento, mas garanto que não foi dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não sei por que lugares o amigo esteve andando, com quem esteve dialogando e de onde tem tirado vossas crenças, mas dá para ver que tais crenças, são usadas apenas como uma vacina pra manter a si mesmo longe do cristianismo.

      O amigo foi adventista por 20 anos? Mentiroso!
      O amigo teve sua mente condicionada dentro da Igreja? Mentiroso!
      A bíblia fala que o homem não subirá ao céu?! Bem então é melhor o amigo subir lá e avisar para Elias, Enoque, Moisés e Jesus descerem.

      E se o amigo acredita que segundo sua visão os "idólatras de Jesus" que deliberadamente transgridem os mandamentos e que se prostram ao poder do Papado poderão se salvar, isto demonstra o quanto o amigo não sabe do que está dizendo, pois outrora os estavam atacando justamente nestes quesitos!

      Suas pregações se contradizem, ao mesmo tempo que condena os cristãos, diz que estes podem se salvar. Ao mesmo tempo que se exclui dos que não são de fato israelitas, se inclui entre eles.

      É como se o amigo disesse! Os cristãos são hereges e adoram a Jesus como se fosse Deus, guardam o domingo ao invés do sábado e seguem ainda a autoridade da Igreja Romana Papal, mas não se preocupem estes podem se salvar.

      Ao mesmo tempo que diz: Mas os adventistas hereges que adoram a Jesus, mesmo guardando todos os mandamentos, ESTES não vão se salvar, porque fizeram uma lobotomia em mim e me transformou na criatura que sou hoje.

      Amigo Joel, apenas tenho a dizer que esta criatura que o amigo vê no espelho foi o próprio amigo quem criou. O amigo culpa a igreja pelos efeitos da SUA escolha pessoal.

      Veja o pastor Ivan Saraiva por exemplo, a igreja é culpada pela vida que ele leva? De amor e cuidado para com a família? De amor e zelo pela palavra de Deus? Por trabalhar incansavelmente a fim de pregar o evangelho em todo o mundo?

      NESTE caso o amigo diz que não, bem como no caso do Tito, do Leandro Quadros, do pastor Luiz Gonçalves. Estes que demonstram a alegria de viver enquanto pregam, o amigo não diz que são frutos da igreja.

      Mas pega toda a rapa do tacho, composta de anti-adventistas, de pessoas que caíram em decadência, e isto inclui o amigo, e dizem que são produtos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

      Ora os produtos da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão lá, na igreja. Você amigo Joel é uma maçã podre jogada para fora do cesto. Daí o motivo de vossas indignações, de culpar a Igreja pelas consequências de suas escolhas e por ter preferido adotar crenças do submundo e tornar-se um anti-cristão, um anti-cristo e um anti-adventista.

      A bíblia fala sobre estes anti-cristos, bem reforçado por Ellen White, este é o motivo de o amigo bem como alguns outros que alegam serem ex-adventistas terem tanta aversão às obras de Ellen White, pois estas obra colocam uma luz sobre vocês e mostram exatamente o que estão fazendo.

      (...)

      Excluir
    10. Dizem-se ex-adventistas para agregar algum ar de confiabilidade. Mas são tão confiáveis quanto a atitude de se esconderem, com receio de revelarem quem realmente são.

      Vossas teorias, deduções e opiniões não são bem aceitas no mundo real, pessoas em sã consciêcia, não dão bola pra o que os caros amigos acham, ou deixam de achar. Pegue vossas teorias e as entreguem para qualquer estudioso especialista de cada assunto que os amigos se propõem a tratar e tais obras não terão outro destino senão a lata do lixo.

      Sim amigo, Joel, este seu mundo de fantasia uma hora cansa aos próprios que inicialmente lhe dão crédito. Pensam, talvez esteja na hora de voltar para o mundo real, no lugar onde o sol bate, onde há pessoas de verdade com opiniões de verdade, materiais de estudiosos e especialista, ao invés de uma "rumba" de pessoas que acreditam cada um que descobriu a verdade e que por isto têm que atacar o adventismo. Porque as obras de Ellen White claramente mostram quem são e o que fazem, e lhes atribuem um papel apocalíptico nada agradável que os amigos bem conhecem.

      Vós tendes por pai o Diabo e faz tudo o que lhe apraz, desde o início ele não se firmou na verdade, por isto é mentiroso e pai da mentira.

      O amigo jamais poderia ter se firmado no adventismo, pois desde o início o amigo é incapaz de se firmar na verdade. De tudo quanto tem saído de sua boca, prospera a obra da mentira. Cristo é a Verdade, o próprio fato de batalhar contra o Filho de Deus, mostra de que lado o amigo está.

      A bíblia nos alerta que a primeira face de todo anti-cristo é que este nega que o Filho de Deus veio em carne.

      Portanto eis aí a razão para a existência de anti-adventistas e anti-cristãos e anti-religiosos. Inconformados justamente com as pregações e revelações acerca deste grupo de pessoas que no tempo do fim tratariam de combater os verdadeiros cristãos em suas denominações e a imagem do próprio Cristo.

      Dizem pois: - O adventismo está a nos delatar, principalmente pelas obras daquela profetiza. Eis que estão dificultando que misturemos a mentira com a verdade e nos vinguemos destes povo religioso que tanto nos tem desprezados. Portanto escondemo-nos e os ataquemos nas sombras com toda sorte de boatos que tivermos.

      Porém digo que cada cristão fique em sua religião e não saiam a seguir estes que se apostataram da fé. Que ninguém arrede seu pé um passo sequer em abandonao a Cristo. Estas pessoas não falam por si próprias mas fazem o trabalho daquele que sempre atuou de forma camuflada, corrompendo a humanidade, tentando convencer as pessoas de que todo mal é fruto de Deus, do Cristianismo, da religião cristã, ou dos próprios cristãos.

      Sigamos a Bíblia e somente a Bíblia, se estes não falarem conforme TUDO o que está escrito, então saberemos que na palavra destes não há luz, mas trevas.

      (sim amigo Joel, usei "aquele" tom do qual o amigo tanto se incomoda")

      Excluir
    11. E uma mensagem extra para os que ainda acusam Ellen White de plágio:

      A menos que mostrem as benditas obras das quais Ellen White teria copiado seus mais de 100 livros integralmente, ou refutem as conclusões os 5 anos de estudos inegrais de um especialista da época, Veltman. Ou consigam legalmente comprovar que Ramik, um especialista legal da época, estava errado. Não há outra coisa do que vos chamarem senão:

      Caluniadores, Difamadores e Desonestos!

      Excluir
  10. Sr. Adventista, começando pela tua última frase, lamento mas vou decepcioná-lo, pois os teus palavrórios não me atingem. Pois não há consistência nenhuma no que fala. Quando parte para o ataque pessoal, é um indicativo de pura falta de argumentos de tua parte.

    Conheces aquele provérbio: "Céu da boca da Onça" ? então, deve ser pra lá que você irá. Porque um indivíduo com todas essas qualidades de dissimulado, Irônico, Mentiroso; enfim são condutas associadas ao Maucaratismo. E ainda acha que o teu Jesus vai te purificador dessas obras más e te levar para o Céu ?! Vá sonhado com Céu, afinal não custa nada sonhar.

    Sobre vendagem "Milionárias" de EGW, eu não estou nem um pouco preocupado, o que me deixa estarrecido é com a "Burrice" desses adeptos que muitas vezes deixa comprar coisas necessárias para "empregar" o dinheiro suado em Livros oriundos de Fraude. Esses sim demonstram NÃO estarem em sã consciência. O fanatismo lhes deram como recompensa uma cegueira quase que irreversível.
    Nesse caso, são cegos guiando cegos e/ou "líderes" aproveitando da simplicidade e cegueira dos néscios.

    Você disse que sou um analfabeto em matéria de Adventismo. Bém, o pior que, ao meu ver você demonstra ser um Analfabeto em questões Bíblicas. Ademais, acho que já fui claro o suficiente que, em relação aos "ensinos" Adventistas, são águas passadas; são "doutrinas" que "deletei" da minha mente há muito tempo. Então não adianta vossa pessoa ficar trazendo isto à tona.

    Tampouco se trata de trauma como você insinua, mas sim de abrir os olhos. É claro que um cego, nesse caso, segue pelo que escuta e se guia pelo "decoreba"; pois não enxerga para que possa questionar. E também não conseguem mais largar essas "Muletas".

    Sr. Adventista, penso que você deve ter um ou dois parafusos a menos, quando atribui seus delírios a outro pessoa. Eu te pergunto quando e onde foi que eu disse que: "Os que transgridem deliberadamente os Mandamentos irão se salvar ?" Poderia apontar isso ?
    Se tem tanta dificuldade assim de interpretar uma simples Frase, porque não pergunta ? É bém mais sábio e honesto, do que distorcer as palavras dos outros.

    O que eu disse e repito é que, Adorar um homem como se fosse o próprio DEUS é Idolatria. Logo, tanto os que se arvora guardadores da Lei, quanto os contrários a ela, estão no mesmo nível. Ou seja, são Idólatras tanto quanto.
    cont..

    ResponderExcluir
  11. E não adianta se iludir pesando que os Adventistas guardam a lei, porque não é verdade. Porque a transgressão já começa pelo primeiro Mandamento com a farsa do deus 3 em 1 e do Jesus deus/homem. É nesse sentido que a IASD está com o seu "Umbigo" ligado à Mãe (ICAR). Entendeu agora ?

    Com relação aos Gentios e a Aliança Eterna, já se tornou um assunto "maçante"; pois está tão claro no Antigo Testamento. Mas parece que é forcar demais os teus Neurônios para que possa entender, não é mesmo? Quem manda ficar aí focado nas tolices de Ellen White, ao invés de se aprofundar nas Escrituras ?!

    Cidadão, quanto a esses "pastores" que vc citou como sendo um exemplo que, segundo a tua opinião, eles demonstram "alegria de viver", são falácias que só mesmo você para acreditar. Se pelos tivesse feito referências a tantas outras pessoas de "boa fé" que ficaram uma vida toda dando Estudos Bíblicos sem receber um "centavo" por isto, aí sim. Não pela mensagem em si, mas pelo empenho desses sem esperar um ganho material em troca.

    Mas, quanto a esses "mestres" ? Tire deles as Mordomias, as Regalias e outras coisas pra ver aonde vai parar toda essa "animação" que você falou !? É o mesmo que "arrancar" uma presa da boca de um Leão.
    Vá enganar outro Sr. Adventista.

    Meu caro, "Maça Podre" é a própria Instituição Adventista como um todo, pois já nasceu de uma Mentira. O alicerce da IASD é a falsa data de 1844; cuja base é uma Falsa Profecia. Você pode "espernear" o quanto quiser que será impossível mudar este cenário.

    Esta é a marca da IASD; a Igreja da Profecia... Falsa, é claro.

    ResponderExcluir
  12. Quem é que esconde de quem "senhor" dissimulado ? Você quer que os Ex-adventistas devam agir como Ativistas com bandeiras e tudo mais, na frente de sua Denominação/Empresa para se aparecerem? É isso?

    Sobre essa questão de anti-Cristo, se você estudasse as Profecias e encará-las como elas realmente são, certamente enxergaria que o próprio Messias prometido é um Anti-Cristo; e esse Cristo "criado" por Roma, é definitivamente um Anti-Messias (se é que você consiga me entender). O verdadeiro ainda não veio, conforme as Escrituras Proféticas, é óbvio. E o que foi apresento ao mundo como tal, é um impostor.

    Em Deut. 13:1-4, o próprio DEUS declara que concede poderes de fazer sinais e prodígios a Falsos Profetas para testar a lealdade do Seu povo. Mas, os Adventistas que se dizem tão sábios, não cansam de afirmar que os Milagres de Jesus é uma prova irrefutável de sua Messianidade. Ingênuos ! Qual Profecia diz que milagres e curas seria um critério para se reconhecer o Messias (Ungido) ?

    Agora, sobre Enoque, Elias e Moisés você está provando que só sabe o que ouviu falar. Prova é, que sem nenhum embasamento Bíblico tem a coragem de afirmar que até Moisés foi elevado ao Céu. Te pergunto: Qual é a Bíblia, Capítulo e versículo está dito que Moisés está no Céu?
    Você gosta de usar o termo: "Apologetas arco de barril"; mas se esquece que Leandro Quadros & Cia estão sempre insistindo que Moisés foi ao Céu, mesmo que não exista sequer um verso Bíblico que apóia essa idéia. Talvez eles estejam se baseando em Livros Apócrifos que falam da suposta Ascensão de Moisés. logo, posso sim afirmar que esses "pastores" são uns HEREGES.

    E se você ainda não sabe, esses Autores apócrifos são mesmos que invetaram a "estorinha" de um Anjo rebelde decaído, que você tanto crê.

    Que moral tem esses pseudos-mestres que pregam doutrinas anti ou extra-Bíblicas ?

    Partindo dessa premissa, pode-se detectar quem é que de fato vive a Fantasia de um mundo Irreal; com direito a morada no Céu e tudo mais.

    Eu, batalhando contra o filho de DEUS ? Onde a Escritura diz que O ETERNO tem um filho no sentido Literal ? Ainda não caíu a tua ficha que Roma enganou 1/3 do mundo com a sua astúcia ? Em Êxodo 4:22 DEUS chama Israel de Meu Filho, Meu Primogênito. Mas os autores do "N.T" inventou que O Altíssimo tem um Filho (um outro Deus gerado do Eterno). E os Adventistas vão ainda mais além em suas idéas mirabolantes; ao pregarem que esse Filho é também "Co-eterno" com o Pai.

    Pode existir uma contradição maior que essa ?

    Outra coisa, tem certeza que a IASD segue a Bíblia e somente ela, como diz ?
    Quem colocou essa inverdade na tua cabeça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Joel, não pretendo que o amigo se incomode com meu último comentário. Afinal quem se incomodaria? Joel, o pseudônimo?

      O amigo poderia continuar usando este blog como uma válvula de escape para vossas indignações. O proprio fato de neste blog, onde há debate entre adventista e anti-adventistas, haver este tipo de diálogo nada construtivo, apenas demonstra o quanto esta forma de anti-religião é uma perda de tempo.

      ---------------------------------------------------

      Creio ser tempo propício. Este blog então iniciará o amadurecimento.

      Excluir
    2. "Válvula de escape" sempre foi um artifício chamado disfarce daqueles que nunca têm um argumento plausível e autêntico; senão, falácias !

      Esse suposto "amadurecimento" não seria propriamente do Blog como você disse; mas de você mesmo que não é capaz de externar a outros o reflexo daquilo que prega, e professa ser.

      Não adianta vossa pessoa vir com esse comentário com "ar de mansinho"; pois as suas próprias palavras em muitas outras ocasiões já te denunciaram quem realmente és.

      A verdade nua e crua, é que você nunca "encarou" um debate com serieade; porque o teu propósito e da maioria dos Adventistas fanáticos, é de acusar e condenar aqueles que são contrários ao Sistema Adventista, seus Dogmas e sua "profetisa".

      Ademais, o "senhor" sempre diz que minha pessoa não refuta ou não responde os teus questionamentos (o que é uma mentira); mas ao mesmo tempo é tão incoerente, que não é capaz de pelo menos "tentar" argumentar sobre minha postagem anterior, bem como as outras, que é razoavelmente extensa em comparação com a tua; que além de "minúscula" só serviu mesmo para a tua saída (pelas portas dos fundos).

      E... não confunda "anti-religião" com "anti-erros doutrinários" ou falsos ensinos.

      Passar bém.

      Excluir
    3. Quando tiver tempo, não esqueça de responder quais eram aquelas leis citadas em (Gênesis 26:5), ainda estou esperando.

      Se tiver um tempinho, tente reponder aquela outra pergunta, de o porque Deus ter chamado o sétimo dia criado em gênesis de sábado conforme (Êxodo 20:11).

      Traga uma lista também de como o amigo tem feito a vontade de Deus, melhor do que a IASD. E se sobrar tempo estou curioso para saber quantas pessoas, além do amigo, possui esta crença peculiar, que diverge até mesmo da religião judaica.

      Ah! E não esqueça de explicar por que Abraão deu o Dízimo.

      São falsos ensinos? Quero ver o amigo justificar sua opinião!

      E ainda tem aquele vídeo feito por judeus da nova aliança! Convém o amigo refutar algumas coisas mínimas ali, porque estão realmente MUITO parecidas com as crenças adventistas, aliás, diria-se de passagem idênticas. Mas é aquela questão, bebemos da mesma fonte, a Bíblia, então é natural que tenhamos basicamente as mesmas crenças.

      Um abraço.

      Excluir
    4. Vá dormir sr.CÍNICO; que já é hora de "criança" estar no berço.

      Já passa das 21:00h (rs). Mas, primeiro jogue fora os delírios que assimilou de E.White e outras interpretações INFANTIS. Quem sabe, você acordará amanhã com algumas idéias menos piores que essas que coloca aqui.

      Boa noite.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.