sexta-feira, 8 de março de 2013

Nota - Blog exadventistas, o que fazer?


Depois de uma enxovalhada de comentários contradizendo as notas do Editor, este decidiu adotar uma medida radical:

Supervisionar os comentários e permitir somente aqueles que critiquem a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Novamente notamos a presença de pelo menos um comentário estranho, de ordem exagerada, composta de acusações obscuras, extremamente apelativas.

Agora não sabemos se de fato continuaremos seremos taxados como uma seita, inexpressiva, ou se partirão para outra estratégia, de dizer que somos uma organização mundial, poderozíssima que trabalha com bilhões, capazes de dominar inclusive a maior mída do planeta, A Rede Globo de TV.

Nisto percebemos o que o medo da verdade é capaz de fazer com algumas pessoas que não suportam ver o sucesso do adventismo em todo o mundo.

Não somos a menor nem maior religião do mundo, mas talvez uma das que mais incomode.


(Sr. Adventista)




19 comentários:

  1. Sr. Adventista, boa tarde.

    Sou a favor da liberdade de expressão e contra qualquer tipo de ditadura e incoerência.

    O irmão não acha que falta certa coerência em seu questionamento?

    Por quê? Por que a Novo Tempo é ainda muito pior, uma vez que não publica um único comentário que questione os erros da IASD e da Sra. Ellen White em seu blog.

    A Novo Tempo cerceia a liberdade de expressão e é profundamente autoritária. Por que o Sr. nunca disse nada a respeito.

    Já tive oportunidade de ler dezenas de seus comentários no site ex adventistas e até a debater com o Sr. vide o link http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/01/amalgama-o-pecado-esquecido.html#.UTt8GtaG1fQ.

    Portanto irmão, é muito estranho o seu posicionamento tendencioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "erros da IASD e da Sra Ellen White"...você tem uma opção melhor(do ponto de vista doutrinário) ? Lamento,Anônimo X,ruim na IASD,pior fora dela !! Pra mim,pelo menos,as coisas são assim.Sair da IASD e ir por qual caminho ?

      Excluir
    2. Discordo vêementemente amigo Anônimo X!

      A Igreja Adventista do Sétimo Dia, colocou um batalhão de pessoas destinada a atender toda e qualquer tipo de dúvida, inclusive as apologéticas.

      Basta entrar em contato com a escola bíblica. Todas as perguntas são respondidas, lá ninguém é ignorado.

      O programa Na Mira da Verdade também tem feito muito mais do que a obrigação, respondendo inclusive aos questionamentos que os amigos têm feito. E isto ao vivo em rede mundial de TV.

      Porém, o site da novo tempo onde há comentários, estes servem para comentários mesmo e não para apologética.

      Agora o prof. Leandro Quadros possui e-mail e da muitas respostas a perguntas apologéticas.

      Agora faça-se uma pergunta:

      Os que tentam postar no site, estão mais preocupados em obter respostas ou será que estão tentando causar escândalo aos demais leitores das páginas do site, tentando chamar a atenção?

      Veja também que aqueles que acusam o adventismo não mostram a cara, portanto sequer precisariam se dar ao trabalho de responder. Uma pessoa tem que ser no mínimo honesta e se identificar com uma identidade real, para que talvez suas considerações sejam mantidas.

      E mais um detalhe, se olhar no site do na mira da verdade perceberá que há uma grande quantidade de comentários, proferindo acusações ou fazendo questionamentos que colocam em dúvida a integridade dos apresentadores do programa.

      Estes comentários forma mantidos, mas porque?

      Foram montidos porque atenderam ao mínimo que é tentar não ofender aos apresentadores nem aos adventistas, nem aos leitores que lêem o blog!

      Portanto pode ser que esteja apenas faltando um mínimo de educação para que todos os questionamentos apologéticos sejam respondidos.

      Dê uma olhada nesta pagina:

      http://novotempo.com/namiradaverdade/2013/03/02/se-voces-adventistas-dizem-nem-um-i-ou-til-sera-tirado-da-lei-por-que-voces-nao-apedrejam-seus-membros-que-sao-pegos-trabalhando-no-sabado/

      E nas outras mais polêmicas! Percebo que há muitas daqueles famosos questionamentos que encontramos no blog exadventistas e não foram censurados e muitos deles foram respondidos pelo próprio Leandro Quadros.

      Creio que todos os comentários seriam permitidos se deixarem de usar aquelas "forminhas de introduções" costumeiras como: A vossa seita seguidora de uma profetiza de demônios e que prega heresias, com pastores bitolados e fanáticos de mentes cauterizadas poderiam me responder uma dúvida?

      Respeito e educação em primeiro lugar! Lá não temos a mesma liberdade que temos aqui.

      Lá é destinado a evangelizar as pessoas. Aqui é destinado a esclarecer aqueles que atacam o adventismo.

      Portanto a Novo tempo é destinada a todos que querem ouvir a mensagem adventista.

      Aqui pelo contrário é destinado justamente àqueles que não querem ouvir a mensagem adventista, mas questioná-la.

      E o adventismo não foge da raia, qualquer um destes que se escondem com pseudônimos, ou mesmo pastores que pregam contra o adventismo, pode convidar um obreiro adventista para uma pregação ou um debate saudável em suas igrejas ou locais onde se reúnem.

      Sinceramente creio não ser correto aos comentaristas derramarem suas frustrações em páginas que visam a evangelização. Se argumentarem em um nível tão respeitoso como o que ocorre em blogs como o MCA, creio que obterão o mesmo tratamento respeitoso e atencioso por parte da equipe da Novo Tempo.

      Portanto, mudem de atitude e serão ouvidos.

      Excluir
  2. Sr. Jair, bom dia.

    O Irmão escreveu o seguinte:

    "erros da IASD e da Sra Ellen White"...você tem uma opção melhor(do ponto de vista doutrinário) ? Lamento,Anônimo X,ruim na IASD,pior fora dela !! Pra mim,pelo menos,as coisas são assim.Sair da IASD e ir por qual caminho ?

    Estranhei sua resposta, pois parece admitir que na IASD há erros. Entretanto, desculpe-me a sinceridade, mostrou ser uma pessoa acomodada. É uma pena.

    Neste tópico estamos tratando da liberdade de expressão.

    O que o Sr. Adventista escreveu infelizmente é propaganda enganosa. Saiba que de modo algum no site da Novo Tempo as perguntas embaraçosas são colocadas!

    Ele critica o Blog ex adventistas, mas faz vista grossa para a censura da Novo Tempo. Dois pesos e duas medidas. Portanto não dou credibilidade alguma ao que escreveu.

    Por outro lado, mudando de assunto, perguntas simples como as que fiz abaixo sequer são respondidas pelos adventistas de forma objetiva. Se o Sr. puder, gostaria de vê-lo responder as seguintes questões:


    1ª Certa vez ia com minha querida esposa e filhos à IASD no sábado, quando percebi que um dos pneus de meu carro havia furado e fui ao borracheiro que o consertou. Veja bem que esta pessoa estava trabalhando e aí o que o Sr. me diz? Paguei o serviço no sábado, fiz certo ou errado? Transgredi a lei ou não? E o borracheiro está certo ou errado em trabalhar no sábado?

    2ª Em outra ocasião sendo adventista fiz um concurso que caía num sábado, mas por meio de liminar realizei a prova no domingo, depois do pôr do sol do sábado. Fiquei aguardando o término do sábado numa sala à parte juntamente com outros dezesseis irmãos para poder fazer a prova no domingo!.

    Obs: a) A maioria dos adventistas foi de ônibus, assim como eu; b) Aguardamos o término do sábado, tratando do nosso interesse, para fazer a prova no domingo; c) Ficamos aguardando o término do sábado numa sala em que havia iluminação e ar condicionado. Fizemos certo ou errado Sr. Jair? Transgredimos a lei ou não?

    3ª Se morasse perto do Sr. e tendo amizade e liberdade para debater, ao passar em frente a sua casa lhe perguntasse: Sr. Jair, hoje é sábado e o irmão não está fazendo nenhuma atividade espiritual. Pois bem, será que o irmão deixará as lâmpadas acesas, ou ao dormir ou chegar à noite ligará o ventilador, ou chuveiro elétrico sabendo que neste momento as pessoas estão trabalhando para servi-lo? Sabendo que deverá pagar por reste serviços? Estes usos nada têm a ver com a espiritualidade irmão! Por que o Sr. não desliga a chave elétrica de sua casa? O que o Sr. me diria? Será que por conveniência preferirá transgredir a lei?


    Note bem que citei questões bem concretas. Espero que o Sr. responda as perguntas feitas, pois o Sr. Adventista por conveniência preferiu manter total silencio e jamais as respondeu?

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cristão livre, farei aquilo que lhe disse que não faria!

      Não vejo outro jeito de trazer o amigo de volta à razão, pois bem:

      Na questão

      1) Qual opinião o amigo crê que Satanás teria neste tipo de situação? Por exemplo:

      a) Naquela situação o que Satanás diria para o cristão fazer?
      b) Naquela situação o que Satanás iria sugerir para o borracheiro fazer?
      c) E se ambos houvessem agido como o amigo descreveu, futuramente, no tribunal de Cristo, que argumentos Satanás usaria para acusar tanto o irmão quanto o borracheiro?
      d) E que argumentos Jesus usaria na defesa tanto do irmão quanto do borracheiro?

      Note que estamos naquela zona perigosa de que te falei.

      Excluir
    2. Sr Adventista,

      Fizestes confusão! Esta sua resposta é para o anônimoX.

      Excluir
    3. É verdade Cristão Livre, mas se quiser fique à vontade para participar do debate.

      Obs: percebi o equívoco do Sr. Adventista, por isso, mesmo estranhando as perguntas dele, adiantei-me e postei minha mensagem.

      Att.

      Anônimo x

      Excluir
  3. Sr. Adventista, boa tarde.

    O Sr. é quem precisa responder!

    Veja bem que até a satanás, o Sr. está recorrendo para continuar a deixar de responder às simples perguntas que lhe fiz!

    Não estou entendendo o seu comportamento.

    Por que prefere ficar em cima do muro?

    Muito triste e lamentável o seu procedimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo Cristão Livre, era mesmo para o Anônimo X.

      Ao Anônimo X, o amigo não quer a resposta? Então responda aqueles questionamentos. Se não for capaz de respondê-las então não será capaz de entender.

      Excluir
    2. Sr. Adventista, boa noite.

      O Sr. chegou a recorrer a satanás, a fim de evitar responder o que lhe perguntei. Veja a que ponto V.Sa. chegou!

      Não inverta os papéis, se não quer por conveniência responder ao que lhe perguntei tudo bem.

      Agora conta outra! Como quer que responda algo, se por 4 vezes o Sr. enrolou e nada quis responder?

      Espero que o Sr. Jair também não copie o seu triste procedimento!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Estais com medo de responder aos meus questionamentos? Ou será que não consegue?

      A resposta que lhe darei, dependerá do que me há de responder. Já a um certo tempo havia lhe dito que poderia utilizar esta forma para com o amigo e bem sabe que pegarei um pouco pesado com o amigo. Mas esta é a oportunidade de o amigo obter resposta não apenas para suas perguntas, mas para a raiz de vossos questionamentos.

      Excluir
    4. Sr. Adventista, boa tarde.

      O Sr. deve estar com algum problema, não é possível! Assim o irmão, respeitosamente externo, perderá todo o crédito. Vou colocar os absurdos que escreveu:

      “Estais com medo de responder aos meus questionamentos? Ou será que não consegue?”

      RESPOSTA: Medo de que irmão? O Sr. para não responder o que inicialmente perguntei, utiliza todos os meios para criar confusão, fugir das inquirições e deixar de responder ao que lhe foi perguntado.

      É o Sr. quem está com medo e está enrolando! Como agora quer inverter a situação atribuindo a mim, o que tem sido comportamento e prática sua?
      O Sr. está tão perdido, pode até não ter percebido, que até a satanás recorreu! Por que fica inventando desculpas!

      Continuando com seu estranho procedimento o Sr. ainda escreveu o seguinte:

      “A resposta que lhe darei, dependerá do que me há de responder. Já a um certo tempo havia lhe dito que poderia utilizar esta forma para com o amigo e bem sabe que pegarei um pouco pesado com o amigo. Mas esta é a oportunidade de o amigo obter resposta não apenas para suas perguntas, mas para a raiz de vossos questionamentos.”

      RESPOSTA: todas as respostas já foram dadas ao irmão dentro da Bíblia. O Sr. está tão perdido e confuso que já nem sabe mais o que está escrevendo. Está faltando lógica e bom senso a V.Sa.

      Quem primeiro fez as mesmas perguntas seguidamente ao Sr. fui eu. Contudo o Sr., além de não responder, fica inventando desculpas, as mais esfarrapadas, inclusive ameaçando de pegar um pouco pesado. Conta outra! Será que já não pegou pesado quando recorreu a satanás?

      O Sr. adora enrolar e fugir dos questionamentos, tanto assim que afirmou que sua resposta dependerá do que lhe responder. Como assim irmão, se sequer respondeu ao que inicialmente lhe perguntei? Pare com esse discurso falso!
      Contudo para não deixá-lo fugir e por respeito também aos leitores, darei as respostas que me pede.

      1º Se alguém quer guardar o sábado, não há nenhum erro nisso. Devemos respeitar os que querem guardar o sábado é isso que a Bíblia nos diz.

      2º Agora o que é errado é julgar, condenar e acusar os demais cristãos, igualando-os em termos de pecado aos adúlteros, assassinos, idólatras, mentirosos por estes não guardarem o sábado judaico; e achar que guarda o sábado é motivo de salvação!

      3º Em relação a mim que paguei pelo conserto do pneu do meu carro no sábado e do borracheiro, nem eu nem ele cometemos erro algum. Não há nenhum erro em trabalhar ou deixar de trabalhar no sábado para sustento da família.
      Aliás, se formos partir pela ótica de condenação da IASD, nem Jesus escapa, uma vez que após curar o paralítico no sábado mandou que este carregasse a cama por toda a cidade, como escreveu Ellen White em: “O Desejado de todas as Nações.”
      Por outro lado, deixando Ellen White de lado, na Bíblia lemos o seguinte:

      Colossenses 2:16 e 17

      "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.


      Como então o Sr. e a IASD quer impor ou usar a Bíblia para dizer que errado trabalhar no sábado?

      Continua

      Excluir
    5. Continua

      A forçação de barra dos versos Colossenses 2:16 e 17 acima é tão forte da parte da IASD que o próprio teólogo adventista Samuele Bacchiocchi em seu Livro “Do sábado para o Domingo, comentou o seguinte:

      O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia interpreta o sabbatwn-dias de sábado” como uma referência aos sábados cerimoniais anuais e não ao sábado semanal (Lev. 23:6-8, 15, 16, 21, 24, 25, 27, 28, 37, 38). É verdade que tanto o sábado e o Dia da Expiação em hebraico são designados pela expressão compostas shabbath shabbâthôn, significando “um sábado de descanso solene” (Êxo. 31:15; 15:2; Lev. 23:3, 32; 16:31). Porém esta expressão está traduzida na Septuaginta pela expressão grega composta “sabbata sabbatwn” que é diferente do simples“sabbatwn” encontrado em Colossenses 2:16. É, portanto, lingüisticamente impossível. interpretar este último como uma referência ao Dia da Expiação ou a quaisquer outros sábados cerimoniais uma vez que estes nunca são designados simplesmente como “sabbata”.

      O comentário citado fundamenta sua interpretação, contudo, não no uso gramatical e lingüístico da palavra “sabbatwn”, mas numa interpretação teológica do sábado relacionado a “sombra” em Colossenses 2:17. Argumenta que “o sábado semanal é um memorial de um evento ao princípio da história da terra . . . por isso os ‘dias de sábado’ que Paulo declara serem sombras apontando a Cristo não podem referir-se ao sábado semanal . . . mas deve indicar os dias de repouso cerimoniais que alcançam realização em Cristo e Seu Reino”.

      Determinar o significado de uma palavra exclusivamente por suposições teológicas, ao invés de fazê-lo por evidências lingüísticas ou contextuais, é contra os cânones da hermenêutica bíblica. Além do mais, até mesmo a interpretação teológica que o Comentário Adventista dá ao sábado é difícil de justificar, pois vimos que o sábado pode legitimamente ser considerado como a “sombra” ou o símbolo adequado da presente e futura bênção da salvação. Além do que já anotamos que o termo “sombra” é usado, não em sentido pejorativo, como rótulo para observâncias sem valor que perderam sua função, mas para qualificar o seu papel num relacionamento com o “corpo de Cristo”. Uma outra indicação significativa insurgindo contra os sábados cerimoniais, é o fato de que estes já estão incluídos na palavra “eorthς-festival” e se “sabbatwn” significasse a mesma coisa haveria uma repetição desnecessária. Estas indicações obrigatoriamente mostram que a palavra “sabbatwn” como está utilizada em Colossenses 2:16 não pode referir-se a quaisquer dos sábados anuais cerimoniais.

      4º Não devemos fazer caso de dia algum. Se alguém quer guardar o sábado. Amém! Se quer guardar o domingo, sexta-feira ou qualquer outro dia, amém! Jesus nos libertou deste fardo! Os que pregam coisa diferente, infelizmente viverão em hipocrisia e não farão a vontade de Deus. Tanto assim que até agora o Sr. não teve coragem de responder o que já lhe perguntei diversas vezes.
      Base bíblica para o que afirmei.

      Romanos 14: 5 e 6

      Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, aquele que faz caso do dia, para o senhor o faz.


      Continua


      Excluir
    6. Continua

      Espero que agora, após respondê-lo, sem que o Sr. respondesse ao que lhe indaguei, espero que responda as questões abaixo:

      Sr. Adventista, pela 5ª vez seguida vou lhe fazer as perguntas que estás evitando responder. Se necessário for, admita que não sabe respondê-las e não tenha vergonha em pedir ajuda ao Pr. de sua igreja ou à Novo Tempo.
      Obs: Acrescentarei mais uma pergunta concreta.

      1ª Certa vez ia com minha querida esposa e filhos à IASD no sábado, quando percebi que um dos pneus de meu carro havia furado e fui ao borracheiro que o consertou. Veja bem que esta pessoa estava trabalhando e aí o que me diz? Paguei o serviço no sábado, fiz certo ou errado? E o borracheiro está certo ou errado em trabalhar no sábado?

      2ª Em outra ocasião sendo adventista fiz um concurso, por meio de liminar depois do pôr do sol do sábado. Fiquei aguardando o término do sábado numa sala à parte juntamente com outros dezesseis irmãos e fiz a prova no domingo á noite.

      Obs: a) A maioria foi de ônibus, assim como eu; b) Aguardamos o término do sábado, tratando do nosso interesse, para fazer a prova no domingo; c) Ficamos aguardando o termino do sábado numa sala em que havia iluminação e ar condicionado.
      Sr. Adventista responda-me: transgredimos ou não o sábado? E as pessoas que trabalharam na Cia elétrica pecaram ou não? E os fiscais da prova transgrediram o sábado ou não?

      3ª Certa vez um conjunto adventista foi convidado para a ir à Igreja da IASD no sábado, ao final, em decorrência de um imprevisto, não havia almoço para o grupo. O que fizemos? Fomos ao supermercado comprar alimentos
      no sábado e a seguir preparamos rapidamente o almoço.
      Pergunto ao Sr. cometemos pecado por comprar alimentos no sábado? E os funcionários do supermercado, cometeram pecado por trabalhar neste dia?

      4ª Se morasse perto do Sr. e tendo amizade e liberdade para debater, ao passar em frente a sua casa lhe perguntasse: Sr. Adventista, hoje é sábado e o irmão não está fazendo nenhuma atividade espiritual. Pois bem, será que o irmão deixará as lâmpadas acesas, ou ao dormir ou chegar à noite ligará o ventilador, ou chuveiro elétrico sabendo que as pessoas estão trabalhando para servi-lo? Estes usos nada têm a ver com a espiritualidade irmão! O que o Sr. me diria?

      Obs: Lembre-se que o fornecimento dos serviços se dão devido ao contrato feito pelo contratante que é o Sr. e o os contratados que são as empresas!

      Note bem que citei questões bem concretas. Espero que desta vez esclareça as perguntas feitas. Se necessário for ratifico, peça ajuda ao Pr. de sua igreja ou aos teólogos da IASD.

      Em relação ao sábado, somente em relação ao sábado, desculpe-me a sinceridade, pois sei que é uma pessoa de bem, porém mais uma vez escrevo que não vejo base moral no Sr. para me avisar, aconselhar ou preconizar a guarda deste dia, tendo em vista que o irmão transgride todos os sábados, dentro do acredita ser certo, quando usufrui do serviço daqueles a quem condena ou acredita pecar por trabalharem neste dia.

      O seu erro irmão não é guardar o sábado, mas criticar quem não o guarda e usufruir em sua casa dos serviços daqueles a quem critica!

      Não tenho dúvidas quanto às questões que lhe perguntei, mas as perguntas feitas visam mostrar ao leitor deste blog a conduta do Sr. em se omitir nas respostas., bem como a sua incoerência em pregar um sábado que não vive.

      Não me omiti em respondê-lo. Espero que o Sr. não se omita ou será que tem algo a esconder?

      Que Deus continue a abençoar a todos nós, em nome de Jesus.

      Anônimo X.

      Excluir
    7. Amigo Anônimo X, vosso comportamento é natural. Porque estou lhe tirando da zona de conforto e trazendo-o para uma zona de conflito.

      As perguntas que lhe fiz já iniciaram um processo de questionamento dentro de vossa mente. Tirei uma espécie de negativo das vossas perguntas. Como uma foto que possui um negativo com cores invertidas, é necessário pegar vossas perguntas, invertê-las, tratá-las, para em seguida retirar o positivo da imagem que tratamos em negativo.

      Muitos se assustam com o resultado do que vêem na imagem, mas não ficará nada oculto.

      O amigo possui muitas defesas ao tratar das coisas como se apresentam, naturalmente, mas não tem defesa alguma ao tratar de questões em negativos. Minhas palavras adentrarão nos meandros de vossa mente e não conseguirá se esquivar nem maquiar o resultado do que encontraremos.

      O amigo será exposto, mas obterá uma resposta ao qual não conseguirá questionar, pois a resposta será retirada da vossa própria mente à partir do que acredita.

      Estou procurando ser honesto devido à gravidade deste tipo de abordagem que estou fazendo com o amigo. Como uma leve recompensa, o amigo entenderá o tipo de trabalho que tenho feito com as pessoas a fim de ajudá-las a lidar com seus conflitos.

      E sim estou sendo invasivo. Mas não há outro meio que eu conheça e que seja eficaz no seu caso.

      Excluir
    8. Ok. Acredito que tanto eu; bem como muitos leitores deste blog estão aguardando o que o Sr. tem a apresentar.

      Mas veja bem que primeiro deve responder ao que seguidas vezes lhe perguntei.

      O que o Sr. fez até agora foi se esquivar seguidamente de responder.

      Quando há omissões de respostas, isto gera nas pessoas certeza.



      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    9. Estarei esperando a resposta para aquelas perguntas. Quanto antes responder mais cerdo obeterá as respostas.

      Excluir
    10. Queridos leitores quando estamos debatendo com o louco, não há o que fazer.

      Vejam bem que expliquei o que o Sr. Adventista me perguntou e ainda assim ele faz de conta que nada leu, se faz de desentendido, nada responde e dá as desculpas mais esfarrapadas possíveis.

      Até hoje não encontrei um adventista que responda as perguntas que fiz ao Sr. Adventista.

      No caso do Sr. Adventista pensei que fosse o fato dele ficar enrolando, agindo astutamente por não saber responder, mas é mais grave. Por quê? Porque mostra desequilíbrio psicológico e grande falta de lógica.

      Contudo as pessoas de bom senso hão de perceber que a ausência de respostas dos adventistas nas perguntas formuladas por mim já diz tudo!

      Como passei a entender qual é o problema do Sr. Adventista, serenamente concluo minha participação neste blog e fraternalmente me despeço.

      Um abraço fraternal e que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus.

      Anônimo X

      Excluir
  4. Sr. Jair, boa noite.

    Estou também esperando a sua resposta.

    Espero que não siga o comportamento do Sr. Adventista.

    Att.

    Anônimo X

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.