quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O antigo testamento e as cartas de Paulo - Sr. Adventista, Na Mira!

Tito Rocha, apresentador do programa Na Mira da Verdade
(foto meramente ilustrativa!)


Façamos uma brincadeirinha do tipo, Na Mira da Verdade:

Recebi uma pergunta de nossa estimada amiga Maria Gonçalves que pergunta:

"...as cartas de Paulo ensinam-nos muito sobre o pensamento cristão e se o senhor as leva em conta como pode dizer que através delas podem-se construir doutrinas que não são bíblicas? Não foi Paulo inspirado? Se não foi, as suas cartas são textos apócrifos."


Olha! Muito boa essa sua pergunta! Se utilizarmos as cartas de Paulo, sem levar em conta o resto das escrituras, poderemos encontrar desculpas até para começarmos a comer ratos contaminados. Pois foi dito de que o que contamina não é o que entra pela boca.

Isto é só um exemplo! Vemos também um capítulo onde Paulo declara seu desejo de estar logo com Deus, ou seja, Paulo estava falando mesmo sobre morrer, para ir logo para os braços do Pai. Mas se não soubéssemos, através do Antigo testamento de que Deus abonima o ato de se tirar a própria vida, alguns poderiam utilizar tal passagem para justificar o suicídio.

Muitos cristãos morreram, durante toda a história, por crerem de que poderiam tirar a própria vida para estar com nosso Deus e foram muitos.

Percebe o quanto é perigoso se adotar um livro como regra de fé, separando-o de todo o contexto Bíblico!?

De forma que só conseguimos construir o verdadeiro entendimento quando começamos a ler a Bíblia desde o início, montando as bases morais pregadas por Deus, para evitar qualquer tipo de equívoco.

Além do mais, que ofensa há em perguntar a religião de uma pessoa? Acaso ter uma religião é motivo de vergonha?

Sobre textos apócrifos, permita que eu explique uma coisa aos amigos e aos demais leitores. Quando os cristãos se reuniram para definir o cânon Bíblico, a regra primordial era a de que os escritos deveriam estar em conformidade com as Escrituras! Que naquela época era tão somente o Antigo Testamento.

Se determinada carta de Paulo, tivesse alguma parte que disesse algo do tipo!

"Não há problema em comer carnes imundas ou ensopados de abominações!"

Acha que tais escritos teriam entrado  no cânon Bíblico!?

E veja que, repito, os livros aceitos para fazer parte do Novo Testamento, não poderiam entrar em conflito com os escritos Antigo Testamentários, quanto mais revogá-los como muitos tem pregado por aí.

A razão de livros apócrifos terem sido rejeitados é justamente pelo fato de haverem neles, coisas que contradizem princípios Bíblicos. Então é obvio de que temos que analizar os escritos Bíblicos como um todo, e não tão somente através de textos isolados.

Deste modo a Bíblia só é PERFEITA, quando todos os versículos estão em seu devido lugar! Se retirarmos versículos da bíblia, doutrinariamente, a bíblia, poderá se tornar imperfeita, porque haverá lacunas não preenchidas que poderão dar margens para falsas interpretações! Ou seja, a Bíblia estaria doutrinariamente incompleta!

E por que existem tantas falsas interpretações, principalmente acerca das cartas de Paulo!? Justamente porque existem os chamados dispensacionalistas (há outros, mas citarei apenas estes), que crêem que Deus trabalha de formas diferente em várias dispensações! Até aí tudo bem! O problema é que justificam isto para abolir leis e revogar palavras ditas pela própria boca de Deus, alegando:

Ah! Mas Deus mudou de idéia e não trabalha mais assim com o seu povo!

Hoje se difundiu o termo 'sola scriptura'! E muitos destes pregam isto de boca cheia!

Mas que escrituras? Todas as escrituras!?

Nananinanão!

Estes se concentram apenas em porções bíblicas, dizendo que o resto não tem importância.

A maior parte da cristandade moderna, aceita os mandamentos de Deus e as leis e recomendações Neo Testamentárias, mas, alguns, negam o restante, como levíticos, a literalidade do Gênesis e até alegam que livros como o de Jó sejam fábulas.

Indo mais adiante encontramos aqueles que aboliram totalmente as Antigas Escrituras de seu doutrinariamento e, principalmente, de suas pregações, aceitando tão somente o Novo Testamento!

Há um grupo porém, indo mais ao extremo, que alega de que todos os ensinamentos, inclusive os de Jesus nos evangelhos, devam ser filtrados pelas cartas de Paulo. Ou seja, se as cartas de Paulo não confirmarem um escrito, significa de que tal ensinamento não vale para os cristãos gentios!

De modo que fazem uma acepção entre Judeus e gentios dizendo!:

Olha! Isto aqui era para os Judeus, mas para os gentios, isto não vale, porque Paulo é quem foi encarregado de dizer aos gentios o que deveriam guardar.

Mas há também aqueles que dizem que o Antigo Testamento é como se fosse o arroz! E que o novo testamento é como se fosse o feijão! E que na nova aliança, sequer precisamos do arroz e do feijão, porque Cristo fez tudo por nós, então não precisamos mais guardar a Bíblia!

Estes são os apologetas do submundo!

Por isto é importante se conhecer a religião de uma pessoa, porque, querendo ou não a religião dita sim, muitas das regras e crenças de seus integrantes. Isto é importante para se conhecer a crença de uma pessoa, a fim de dialogar com entendimento acerca das crenças assumidas por tal pessoa.

Quem não tem religião, mas que estuda a Bíblia e a aceita integralmente, aí já é outro assunto! Tendo aceito a Jesus são os chamados cristãos puros! Como exemplo posso citar Cid Moreira!

Representam um terceiro grupo que, além dos Adventistas, fazem da Bíblia e de TODA a Bíblia sua regra de fé e de prática!

'sola scriptura e tota scriptura'

Antigamente era este o lema pregado na igreja primitiva!

Tiraram primeiramente o 'sola scriptura' então tivemos o período da igreja paganizada de Roma Papal!

Martinho Lutero, tratou de iniciar o movimento de reforma que trouxe novamente o 'sola scriptura', mas o que houve com o 'tota scriptura'?

Este tem sido deixado cada vez mais de lado, e muitos cristãos hoje, consideram normal não lerem mais a bíblia em seus cultos mas se dedicarem a ministérios exclusivos de libertação, curas, milagres, teologias da prosperidade, unção e venda de objetos.

Temos então o neopentecostalismo invadindo as igrejas.

Não fôra somente isto, mas temos que lidar também com um outro problema que surgiu justamente em meados da época de Ellen White, o espiritismo moderno, que tem se aproveitado das crenças gregas relacionadas com a imortalidade da alma, para se engedrar em diferentes religiões!

Hoje vemos o espiritismo na igreja, com pessoas sendo possessas, pessoa caindo no espírito (a mais nova e devastadora moda em algumas igrejas) e até entrevistas com demônios em grandes igrejas, com pastores bastante conhecidos.

E estas coisas acontecem, porque já havia sido profetizado de que um poder iniciaria o processo de mudar os tempos e as leis. Hoje então vivemos em uma babilônia de confusão religiosa, cada um crendo naquilo que lhe convém, onde muitos poucos se dedicam de fato a estudar a Bíblia e fazer dela e toda ELA sua insubstituível regra de fé E DE PRÁTICA.

Porque não adianta estudar e não praticar!

A amiga consegue ver então o quanto é perigoso se seguir uma religião que não faz DA BÍBLIA e de TODA A BÍBLIA sua regra de fé e de prática!?

Pois lhe digo que a situação há de piorar! Porque enquanto o homem trata de abolir cada vez mais os santos e corretos ensinamentos de Deus, mais a religião se corrompe, indo por veredas que antes de trazer o bem, trazem o mal.

Então não há outro método para se conhecer a verdade neste mar de confusão religiosa!

É a Bíblia, somente a Bíblia e toda a Bíblia.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu artigo (informal) Sr. Adventista!

    É a Bíblia, somente a Bíblia e toda a Bíblia, Amém!

    Que o Senhor continue a iluminar seus caminhos...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.