domingo, 27 de outubro de 2013

II Coríntios 3 - Uma análise contextual superficial


A Lei veio com tamanha glória que
se refletiu no rosto de Moisés.

Os cristãos estavam receosos, porque não tinham nada escrito para apresentar em suas pregações. Queriam ao menos uma carta de recomendação de Paulo, para que pudessem convencer aos recebedores do evangelho, de que estariam devidamente habilitados.

Paulo advertiu de que não precisariam disto, porque tinham o Espírito! Tendo o Espírito então estariam habilitados. Lembrou de que mesmo a Lei não pôde ser contemplada em toda a sua glória, deste modo, a lei era vista ainda como que encoberta por um véu, e que tal glória era semelhante à glória que resplandecia no rosto de Moisés, de tal forma que precisou ser coberta, porque ninguém a podia contemplar.

De modo que os Israelitas sempre viram a lei, como que encoberta como um véu, sem terem podido contemplar toda a sua glória.

Paulo então diz que com os cristãos era diferente, porque o Espírito lhes havia retirado este véu para que o evangelho pudesse ser contemplado de forma plena através deles.

Explicou também de que a glória da lei, agora descoberta para os cristãos, ainda assim, não seria tão gloriosa quanto o ministério do Espírito.

Se aquele ministério que era de morte (porque apenas condenava) ainda apresentava grande glória, mesmo sendo visto como que encoberto com um véu, quanto mais glorioso é o ministério do Espírito que, ao invés de matar, vivifica.

De modo que a glória, além de encoberta, ainda era vista como que desvanecendo, da mesma forma como a glória do rosto de Moisés, desvanecia, perdendo cada vez mais o seu brilho. 

Esta glória, era o caráter de Deus refletido na Lei, e que jamais pôde ser contemplado inteiramente. Tal revelação, impressionou a princípio, mas com o tempo foi se desvanecendo na mente e no coração dos Israelitas (houveram vários episódios de apostasia).

De modo que os Israelitas só podiam contemplar as coisas vindouras e o perfeito caráter de Deus, como que numa imagem refletida no bronze (o bronze é péssimo para refletir imagens), de modo que o ministério da Lei só nos dava um vislumbre da glória superior que se manifestaria no Ministério de Cristo (Cristo é a imagem perfeitamente refletida de Deus).

Tendo então recebido o Ministério superior da graça, os cristãos puderam contemplar a glória deste ministério diretamente. E não tão somente à partir de uma observação, mas de uma vivência, de modo que hoje, nós também, como cristãos, podemos não apenas contemplar mas viver este ministério.

Porque o diferencial entre os Israelitas e nós cristãos, é que temos o Espírito que nos revela todas as coisas.


Detalhes:

6 - Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Paulo lembra que Deus inicialmente capacitou seu povo, através Lei por escrito;
Mas que os cristãos foram capacitados pelo Espírito (para entender toda a glória da lei e as coisas deste novo ministério espiritual).

A primeira aliança foi feita por meio de escrito em letras em uma taboa de pedra, mas não a nova aliança, pois esta aliança seria colocada no interior de cada cristãos, local onde também seria colocada a lei segundo (Jeremias 31:33 e Hebreus 8:10).

Paulo faz também um contraste entre a Lei que tem por função condenar e o Espírito que tem por função vivificar. (Isto é representado pelo batismo, onde tendo conhecimento da lei e estando condenados, somos sepultados, para então sermos vivificados para uma nova vida.)

7 - O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

Paulo faz uma referência do véu que cobria o rosto de Moisés, para, logo mais à frente, exemplificar a situação do povo de Deus em relação à lei, que também era vista como que encoberta como um véu, onde ninguém conseguia contemplar completamente a sua glória.

Esta glória foi plenamente contemplada através de Cristo e SEU sacrifício na cruz, ali foi mostrado o sentido da lei, que é condenar, tal condenação caiu em sua forma plena sobre Jesus, por isto a lei é importante, pois faz o inventário de nossos pecados, para que possam ser jogados sobre o Cordeiro de Deus e pagos através da cruz.

Isto se repete hoje na vida de cada pessoa, que, através da Lei, reconhece seus pecados e a necessidade de um Salvador Pessoal e então buscam a um salvador, Cristo.

8 - Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?

Paulo estava dizendo, de que o ministério da Lei era gloriosos mas que o ministério do Espírito era ainda mais glorioso.

9 - Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!

Sendo que o próprio ministério da morte (que condena) tinha esta glória, muito mais glória possui o ministério da vida (que salva).

10 - Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.

Mesmo tendo grande glória, o ministério da Lei é incomparável ao da glória insuperável.


11 - E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece!

Paulo compara a glória da Lei com a glória refletida no rosto de Moisés, que desvanecia. Da mesma forma a Lei era apenas uma impressão, em pedras, do caráter de Deus, que com o tempo (este reflexo) também desvanecia.

Hoje podemos contemplar este caráter diretamente através Cristo! De forma que Cristo escreve esta lei diretamente em nosso coração e em nosso entendimento!

Desta forma, os cristãos não precisariam mais da lei escrita em pedras. O Espírito trataria de escrever, neles mesmos a lei e capacitá-los ao ministério do Espírito.

Assim, podemos dizer que a lei escrita em pedra só é útil para aqueles que tem coração de pedra, aos que receberam de Jesus um coração de carne, a lei é escrita no coração e no entendimento.

De modo que o ministério da morte trabalha ainda, sobre aqueles que ainda não aceitaram a Cristo. Mostrando-lhes a condenação, para que busquem a Cristo e aceitem a salvação.

Assim funciona a lei, mostrando a condenação e levando as pessoas aos pés de Cristo, para que através do arrependimento, recebam a graça, mediante a fé.

O ministério da Lei e o ministério da Graça andam juntas, a primeira mostrando a condenação à cada indivíduo enquanto que, de forma embaçada, refletem o caráter de Deus, ao passo que também aponta o Cristo. Então ao buscarem a Cristo, percebem a glória do ministério da Graça que, além de possui maior glória, é capaz de mostrar o caráter de Deus de forma mais legível, através do Cristo.

12- Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

A confiança e a esperança, devem estar na certeza da glória do ministério que aqueles cristãos haveriam de pregar.

13- Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.

Os cristão deveriam, ao contrário de Moisés, manifestar toda a glória, resplandecida neles, para que os ouvintes pudessem contemplar, e assim, tais ouvintes seriam convencidos. (os ouvintes podiam ver o Espírito Santo refletido na face daqueles cristão)

14- Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.
15- De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.
Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.

Pergunto então se o caro leitor deseja que este véu seja removido de sua vida, para que possa ler Moisés, e compreender as implicações de tudo que há ali escrito. Para que possa ler a antiga aliança não segundo a letra, mas segundo o Espírito que está dentro de você.

16- Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.
17- Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
18- E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

Alguém alguma vez já disse-lhe que notou o reflexo do Espírito Santo em seu semblante? Se o caro leitor, é um cristão mas nunca ouviu tal coisa, cuidado, tome muito cuidado, porque os frutos do Espírito são estes:

(Gálatas 5:22)

Se o caro leitor tiver tais coisas, a lei não lhe toca, e será como se de fato estivesse morto para a lei. Mas ai daqueles que não refletem ainda tal caráter, e se embrenham, já como cristãos, nas coisas descritas nos versos anteriores ao citado versículo (Paulo dizia aquelas coisas justamente para os cristãos).

Mas se o caro leitor ainda não alcançou tal transformação, tendes ânimo! Porque:

Ao contemplarmos diretamente a Cristo, somos transformados em semelhança de SEU caráter, algo que era feito de forma obscurecida, pelos Israelitas, através do ministério da Lei (era o caso de Saulo). Mas muitos servos de Deus tiveram o prazer de contemplar o caráter de Deus, por terem alcançado uma relação bastante íntima com ELE, como foi o caso de Davi, Elias, Enoque, Abraão, Moisés e tantos outros.

O poder de transformação ao contemplar diretamente a face de Cristo e o caráter de Deus é tão forte quanto aquele que ocorreu em Paulo. Mas isto não ocorreu de um dia para o outro, Deus havia preparado o coração de Saulo, que mesmo assim permanecia obstinado em rejeitar a Cristo. Mas isto é outra história, e que se os caros leitores tiverem curiosidade de conhecer, deverá ler nas revelações contidas nos livros de Ellen White.

(Sr. Adventista)


7 comentários:

  1. Hora hora Sr.Adventista judaisante do 7 dia
    Quer dizer que temos que ler os escritos de EGW pra entender??????
    Fala serio! Essa é boa mesmo!
    Vc nao acha que é melhor ler a biblia que é a nossa (UNICA) regra de fé????
    Ora ora meu querido nao precisamos das heresias de EGW pra entender a Biblia só a biblia já responde isso meu amigo:

    13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
    (Mt 11.13)

    16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
    (Lc 16.16)

    Ora ora a lei é perfeita mais é impossivel o homem se salvar pela ler,por que o homem é incapaz de gurdar toda a lei de Deus e ora ora pra isso ser possivel só se a lei de Deus fosse dividida é não ha na Biblia um veciculo nem um que diz que a lei é dividida a léi de Deus,lei de Moiseis é a mesma lei meu camarada.O que o Senhor nos ensinou foi como devemos permanecer no no Seu ensinos que nao precisamos mais da lei pra ser salvos mais si da Graça.
    A lei possui 613 mandamentos no Tora resumidas em 10 mandamentos e Jesus nos ensinou que amar a Deus e amar o Proximo já depende toda a lei e a biblia nos ensina isso vejamos:

    28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
    29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
    30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
    (Mc 12.28-31)

    Agora só resta saber uma coisa Sr.adventista judaisante do 7 dia um Cristao que guarda esses dois Grandes mandamentos superior a todos os outros mandamentos e nao guarda o sabado ta condenado?????
    francamente!!!!
    A lei não salva ninguem:
    7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
    8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
    9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
    10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
    12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
    13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    (Gl 3.7-13)
    Ora ora o Testo é claro! nos samos justificados pela fé e não pela lei!
    Comprimos toda a lei só no amor ao proximo quem tem amor ao proximo a não ha lei ou seja a lei nao condena mais;
    22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    23 Contra estas coisas não há lei.
    (Gl 5.22-23)
    Ora ora meu querido o fim da lei é Cristo pra todos aqueles que nele cre
    (Rm 10.4)
    Pronto nem preciso ler as heresias de EGW pra entender a biblia só a Biblia já basta pra mim só ela é minha luz minha regra de fé.
    Que pena que meu amigo não pode ter o mesmo vc depende dos escritos de heresias de EGW para complementar a Biblia.
    "Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia. Negamos que a qualidade ou grau da inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas." - Revista Adventista, Fevereiro de 1984, pág. 37

    Como fica (Ap 22.1819) ????????

    E vc ainda manda ler os escritos de EGW!!
    Fala serio!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora, hora meu amigo, que visão equivocada!

      Quem conhece os escritos de Ellen White, sabe que embora estejam em plena harmonia com a Bíblia, também nos revelam detalhes dos bastidores das histórias bíblicas.

      Estes detalhes o amigo não encontrará em livros espíritas, nem em livros de Joseph Smith, nem em livros de Maomé, ou livros de Calvino!

      Sim! Os escritos de Ellen White, possuem uma riqueza de detalhes acerca dos bastidores, não apenas das histórias bíblicas e seus personagens, mas de toda a história da humanidade.

      Isto porque Ellen White não era tão somente uma escritora, mas uma profetiza! E o papel de profeta é justamente este, o de nos trazer revelações, sempre com o fim de nos fazer melhor entender e nos interessarmos ainda mais pela Bíblia Sagrada.

      Ora, ora! Amigo que não conhece os escritos de Ellen White, e sequer supõe sobre o que estou falando! Estou falando de uma enciclopédia que hoje somam mais de 100 livros, da escritora cristã mais traduzida de toda a história!

      E lanço ao amigo o mesmo desafio que lancei em outros blogs, e que até hoje, não conseguiram cumprir!

      De me apresentar ao menos um estudo de teólogo, que comprove a taxa de 'heresias" e de acertos contidos nos livros de Ellen White! Não existe!

      Não se ama Ellen White, mas ninguém se dispõe a catalogar os erros e qualquer tipo de heresia!

      O último grupo de estudos que tentou tal coisa, o fez por cinco anos a fio, tratava-se de um estudioso muito conceituoado e de tradição católico, aclamado inclusive pelos próprios críticos de Ellen White.

      Dê uma lida no relatório de Veltman, acerca dos escritos de Ellen White, e na conclusão pessoal a que chegou, ao analisar seus escritos a fim de apoiar acusações da época.

      Leia também as conclusões de um outro especialista, Dr. Ramik que analisou os trabalhos de Velteman e chegaram à mesma conclusão!

      Portanto amigo, falar é fácil, falar é realmente muito fácil, quero ver é provar!

      Enquanto isto, milhões de pessoas, tem tido contato com suas obras e se apaixonado pela Bíblia! Hoje eu sou um deles!

      Fica aí o desafio!

      Excluir
    2. Quanto à Bíblia, se o amigo me apresentar um único teólogo que apóie esta idéia do amigo, lhe darei a devida atenção!

      O amigo não demonstra estar aqui com o espírito de aprender, nem de entender sobre a Bíblia, mas sim de exercitar uma arrogância!

      Teológicamente:

      Os dez mandamentos são vistos como uma síntese da lei.
      O amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, são vistos como um resumo da lei (Quer seja toda a lei ou os 10 mandamentos).

      Resumir não é revogar e nem diminuir a quantidade de de mandamentos, a fim de aliviar a carga dos cristãos que pretendem pecar, de livre e espontânea vontade. Mas sim, dizer o SIGNIFICADO e o resultado na prática.

      Está escrito:

      "...mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:18)

      Jesus se utilizou desta expressão do próprio Deus! Portanto, nada de mandamento novo substitutivo à lei! Porque tal resumo, já existia desde a época em que Moisés recebeu as tábuas e nem por isto era preciso se jogar fora a Lei para se seguir esta síntese ou resumo! Poque justamente guardando a Lei é que se amaria ao próximo como a ti mesmo (deixando de praticar-lhe o mal).

      Se você ama ao próximo, você não o mata, nem o furta, nem adultera com sua mulher, nem mente, nem cobiça suas coisas. E se o amigo ama a Deus, guardará também os 4 primeiros mandamentos, não se prostituindo com outros deuses, ou com imagens e dias de outros deuses.

      A própria Bíblia assim o diz:

      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Romanos 13:9)

      De forma que o Amar a Deus sobre todas as coisas, é o resumo de:

      Não ter outros deuses diante de ti;
      Não fazer para ti imagens de escultura;
      Não tomar o nome do Senhor teu Deus em vão;
      Guardar o dia de sábado para o santificar;

      E peço ao amigo que faça o mesmo que nosso amigo "papamentira". De que o amigo me explique, verso, por verso, os capítulos que o amigo colocou aqui! Verso-por-verso hein, para que eu possa entender o contexto daquilo que o amigo está me dizendo.

      Nosso amigo "papamentira" cumpriu a tarefa com louvor, então se o amigo for mesmo um estudioso, que fa da bíblia sua fonte de fé, como o próprio amigo disse, nos explicará a razão da vossa fé!

      Lembre-se verso-por-verso hein, aqui agora trabalhamos assim! Tudo dentro do contexto!

      Excluir
  2. Querido sr.adventista, tem toda a razão sobre o resumo dos mandamentos. Os dois primeiros englobam todos os outros. Mas o não cobiçar a mulher do próximo era somente para o sexo masculino como uma vez eu lhe disse e o senhor brincou com isso. Considerando que o papel da mulher era nulo na sociedade, este mandamento não se aplicava a ela. E, por isso, não se aplica hoje. Deus não muda, segundo a opinião de muitos crentes. Para as mulheres existem apenas 9 mandamentos.

    ResponderExcluir
  3. A Ideologia "construída" pelo autor de II Coríntios 3 para atingir o seu objetivo, é completamente "abstrata", além de fazer uma exposição depreciativa através de uma "reinterpretação" sobre o real propósito da Aliança de DEUS com Israel. E desta maneira, conduzindo muitos a uma conclusão equivocada da Lei; e por conseguinte, tendo uma má impressão sobre o caráter de DEUS.

    O raciocínio que foi empregado nesta passagem é um "antagonismo" que reflete claramente uma idéia antinomista (anti-Lei). SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER; ou não admite para não ferir a suposta "inerrância" da Bíblia.

    Em primeiro lugar, o autor (Paulo ?) não fez uso da expressão: "TRANSIÇÃO", mas sim "TRANSITORIEDADE"; que embora sendo vocábulos semelhantes, possuem significados distintos. Transição, é algo que está num estágio intermediário e que serve como uma "ponte" ou uma ligação de uma condição para algo "Novo".

    Agora, TRANSITORIEDADE diz respeito àquilo que é de caráter "temporário" (provisório ou de pouca duração, ou que acaba). "Passageiro", e não um instrumento de passagem.

    Uma coisa, é dizer que determinado instrumento serve de "Transição" (passagem, ponte, intermediação) entre uma coisa e outra, ou de um estado de coisas para outra. Porém, é "inapropriado" utilizar o mesmo raciocínio sobre algo que NÃO tem a função de "ligação", mas sim, de "Temporariedade" (terminação, fim). Sendo que, foi justamente o termo empregado no texto em discussão (atribuído a Paulo).

    Além do mais, o autor desses escritos "imputou" uma natureza má e consequências negativas ao Ministério e função da lei dada por DEUS.

    Primeiro ponto: A lei "Letra" (Instrução/Didática) tinha como finalidade ENSINAR o povo sobre a vontade de DEUS; e a sua obediência representava bênçãos e VIDA abundante.

    ResponderExcluir
  4. Segundo ponto: A condenação era o resultado de um ato de desobediência do povo; e não, que o "Ministério" em si mesmo tivesse a finalidade exclusiva de condenar; como quer fazer crer o escritor de II COR. 3.

    No livro de Prov. 3:1-2 e 18 está dito: "Filho meu, não te esqueças da Minha Lei, e o teu coração guarda os meus Mandamentos. Eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. (v.18) ÁRVORE DA VIDA ela é para os que a abraçam e são felizes os que a retêm."

    Lev. 18:5 diz: "Porquanto, observai as minhas Leis e os meus estatutos guardareis: os quais fazendo-os o homem, VIVERÁ POR ELES."

    Ou seja, a Lei que tinha a função de proteger e proporcionar VIDA, Paulo inverteu o seu valor, e a transformou em "Ministério de Condenação e Morte".

    Talvez, Paulo tivesse sido bem mais sensato caso a premissa dos seus argumentos girasse em torno da incapacidade do pecador guardar a lei de maneira plena. E não atribuir a ela um caráter injurioso e diverso daquilo que nela está "legitimado".

    Nesse caso, esta passagem coloca o homem como um ser que é vítima de uma "manobra" criada pelo próprio DEUS, para, somente apontar a esse pecador os seus erros, e a sua incapacidade em poder segui-la a risca; e sucessivamente a sua Condenação que seria inevitável, pois é um prêmio que já está "embutido" no pacote: "Ministério da Condenação". Que disparate !

    Portanto, não há mérito algum no uso deste subterfúgio, que é a "reinterpretação" de um texto, como forma de não admitir o seu real sentido que possivelmente causaria um Conflito com a posição da "minha" Igreja.

    O mais honesto é reconhecer os absurdos contraditórios que existe até mesmo dentro desses próprios escritos. Quanto mais ainda, se confrontados com as Escrituras Hebraicas (V.T) !

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Heresia, não querem tirar o véu do rosto .
    2 coríntios capítulo 3 é muito claro.
    A pessoa que tenta mudar a bíblia sagrada chamasse faço profeta.
    O meu profeta, professor, espelho e a bíblia sagrada a palavra do meu salvador Jesus Cristo santo perfeito sábio glória a ele só ele é mais ninguém aleluia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.