quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Os reis e as drogas

Heath Ledger, um artista que roubou o brilho do protagonista em um filme do Batman, morreu após uma overdose acidental de analgésicos e tranqüilizantes. Mas nem sempre as mortes são acidentais.

Em toda a história da humanidade, ouvimos relatos reais de pessoas que superaram todas as outras, com um talento tão grande que se tornaram inigualáveis. A muitos destes damos o nome de reis, por suas façanhas aparentemente sobrehumanas.

Elvis Presley, o rei do rock, foi agraciado com um dom especial que o tornou talvez o maior cantor de todos os tempos e não embalou apenas pessoas, mas uma era.

Michael Jackson, o rei do pop também teve seu momento de fama e glória, dotado de uma capacidade de expressão corporal incomum, produzindo um estilo único de dança imitado por muitos até mesmo nos dias de hoje.

Bruce Lee, o dragão dos filmes de artes marciais, aclamado por muitos como inigualável, também tem seus adeptos, que procuram seguir seu legado ainda nos dias atuais. Além de ator era um real lutador e um instrutor.

A primeira coisa que notamos em comum nestas pessoas é uma elevada espiritualidade, Elvis Presley era evangélico, Michael Jackson também, Bruce-lee seguia uma filosofia de vida que se baseava na natureza.

Mas um fato que também poderíamos citar é que todos estes morreram de uma mesma causa:

O uso de drogas.

Narcóticos, álcool, estimulantes e uso excessivo de medicamentos, têm sido a "criptonita" de muitos dos reis que têm surgido através da história. O resultado disto têm se traduzido, inevitavelmente, numa morte precoce.

Outros porém procuram cultuar a saúde e o corpo, a exemplo do nosso Pelé, rei do futebol e Madona, aclamada como a rainha do pop, que brilhou na mesma época que Michael Jackson. Reis e rainhas dos dias atuais que atuam ainda com bastante vigor, inspirando a muitos, através da saúde.

Estes parecem seguir o mesmo conceito de estilo de vida de outro grande rei, Muhammad Ali, cujas façanhas impactou o mundo do boxe e morreu aos 90 anos.

Atualmente temos presenciado reis e rainhas escolhendo entre os dois caminhos, o da vida e o da morte e o final que espera cada um destes muitas fezes está ligado o estilo de vida que escolhem para se sustentarem.

Amy Winehouse é o ícone mais presente nos dias de hoje, sobre uma carreira brilhante, encurtada por um estilo de vida mergulhado em drogas e hábitos de descuido para com o corpo. Mas a lista de artistas e celebridade que morreram por overdose é tão extensiva que é impossível não se pensar, como teria sido a vida e a carreira destes artistas se tivessem adotado um estilo de vida saudável, sem o uso de drogas.

Lembremos de Marilyn Monroe, uma brilhante atriz do cinema de Holywood, referência mundial em shows e filmes. Jimi Hendrix, Elis Regina, Raul Seixas, Cássia Eller e não podemos nos esquecer da lenda Bob Marley.

Façamos um contrantes com a vida destes reis que nos têm prendido a atenção através das décadas e olhemos para uma figura humilde e incomum que têm atravessado milênios:

Seu nome é Jesus de nazaré, o Rei dos reis, que dá um dom especial à cada pessoa que verdadeiramente busca conhecer a Deus. Levou uma vida santa se abstendo de tudo que era mal, curou e se preocupou com as pessoas. Por onde ELE passava os cegos viam, os coxos andavam, os mudos falavam e morreu à overdose de pecados de toda a humanidade que então estava em seus ombros. Santo e puro não suportou a dor da separação que o pecado causa entre Deus e a humanidade, pela primeira vez Jesus sentiu afastado do Pai, diante da imensa responsabilidades que Deus havia colocado sobre sua cabeça.

"...Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46)

Por seguir uma vida justa, Jesus ressuscitou. Por isto também procuramos seguir uma vida boa e limpa, valorizando a nossa saúde, para que tenhamso direito às árvores que concedem a vida e a cura de todas as enfermidades. Se a saúde física e mental é algo tão importate a ponto de Jesus usar o poder de Deus para nos dar maior qualidade de vida, por que maltrataríamos estes corpos e mentes tão valorizados em troca de prazeres momentâneos e um futuro de graves consequências?

Michael Jackson procurou na bíblia, conforto em seus últimos momentos de vida, tentando preencher o vazio de toda uma vida. Elvis, quando morreu também de overdose de medicamentos, já não era o mesmo, estava gordo e muito aquém da forma que antes tinha, quando ainda cantava hinos evangélicos. Porém muitos hoje têm uma vida saudável, mas longe das veredas de Cristo. Triste pensar que ambos os maus caminhos conduzem à mesma morte.

O Espírito de Profecia esteve pregando insistentemente de que as drogas só matam e nunca curam, que a verdadeira saúde está em levar um estilo de vida saudável, prevenindo doenças e fortalecendo o corpo. Levando uma vida de comunhão junto à natureza com a mente sã e a consciência tranquila.

Fazer a vontade de Deus é o único meio de obtermos plena felicidade. Somente Deus é quem pode preencher o vazio existente em cada pessoa. Somente cuidando de nosso corpo que é o templo do Espírito Santo é que Deus poderá fazer em nós, novamente morada. Ocupando a parte oca onde as ilusões e os prazeres do mundo procuram se alojar. Somente nos enchendo da graça até que o nossso cálice se transborde, jogando todas as impurezas para fora, é que a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias de nossa vida, e habitaremos na casa do Senhor para todo sempre. Do mesmo modo  como temos permitido a ELE habitar em nós, em nossos corpos e em nossa consciência.

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)


(Sr. Adventista)

Comentário: Nem mesmo corpos aparentemente indestrutíveis, como o de Bruce Lee, é sinônimo de imunidade à tudo que colocamos nele.

3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.