terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Haja Luz - Entenda o Problema! (resposta)



"Primeiramente, o adventismo faz tudo parecer uma questão de obediência ao Senhorio de CRISTO. Chega a afirmar que seus fiéis são salvos em CRISTO pela graça e, por conta dessa salvação (provisória e potencial) são obrigados submeter-se à Lei Mosaica. Assim, o adventismo revoga para si a posição de substituto, ou de continuidade, para Israel."

No verso acima encontramos facilmente alguns erros doutrinários:

a) Segundo as doutrinas adventistas, a salvação é dependente da aceitação do sacrifício de Cristo e não da obediência a ELE, portanto não fazemos parecer que "tudo seja uma questão de obediência":

"10. A Experiência da Salvação
 Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e Exemplo. Esta fé que aceita a salvação, advém do poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo somos justificados e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos justificados. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no Juízo. (Sal. 27:1; Isa. 12:2; Jonas 2:9; João 3:16; II Cor. 5:17-21; Gál. 1:4; 2:19 e 20; 3:13; 4:4-7; Rom. 3:24-26; 4:25; 5:6-10; 8:1-4, 14, 15, 26 e 27; 10:7; I Cor. 2:5; 15:3 e 4; I João 1:9; 2:1 e 2; Efés. 2:5-10; 3:16-19; Gál. 3:26; João 3:3-8; Mat. 18:3; I Pedro 1:23; 2:21; Heb. 8:7-12)." (Doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia)


b) Também não há nada nas doutrinas adventistas que afirme que a salvação seja provisória ou potencial, mas sim que a permanência em Cristo é que nos dá a certeza da salvação "AGORA" e no Juízo. Portanto, nossa doutrina é clara no quesito que a salvação é algo imediato. Entretanto:

c) Não há uma obrigação de submissão á toda Lei Mosaica (mandamentos morais, mandamentos judiciais, mandamentos cerimoniais), os adventista, como a maioria das outras denominações guardam os mandamentos morais (10 mandamentos) e demais orientações oriundas de preceitos judiciais e leis cerimoniais. Porém há uma necessidade de se permanecer fiel aos mandamentos, não com o intiuito de se obter a salvação (porque já se tem), mas para não se dispor dela. A salvação não é mediante somente a crença, mas permanência (obediência) em Cristo. A visão de Fé segundo os adventistas consiste em crer e se submeter à vontade de Cristo. Cremos que até mesmo a obediência é um dom, fruto da graça que provém de Cristo e não vêm de nós mesmos (2 Coríntios 3:5). Nisto consiste a salvação pela fé (aceitação e permanência) em Cristo. Não fosse essencial a permanência em Cristo, não haveria necessidade do arrependimento. Portanto se há arrependimento então há um estilo de vida em obediência. Pois o arrependimento vem pela desobediência.

d) A atribuição de continuidade como sendo parte do Povo de Deus, porém, não se dá por estas razões. Mas baseado em livros e versículos proféticos bíblicos:

"13. O Remanescente e sua Missão
 A Igreja universal compõe-se de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo; mas, nos últimos dias, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. (Mar. 16:15; Mat. 28:18-20; 24:14; II Cor. 5:10; Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; Efés. 5:22-27; Apoc. 21:1-14)." (Doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia)



"Em segundo lugar, o sábado cerimonial judaico hebdomadário está apenas na superfície."

a) Não cremos que o sábado seja cerimonial, uma vez que não está descrito nos capítulos que tratam das leis cerimoniais, mas sim nos capítulos que tratam de preceitos morais, juntamente com os 10 mandamentos(Êxodo 20:10, Deuteronômio 5:14). Além do que o sábado independe de tal contexto , uma vez que se apresenta também na criação: (Gênesis 2:2) confirmado pela própria lei em (Êxodo 20:11):

b) Embora o sábado em questão seja  hebdomadário no sentido de ocorrer toda semana, acreditamos que seja específico ao 7º dia, não podendo ser observado em outro dia da semana.

"bem nos alicerces da seita, nas escavações sérias de um diligente e sério pesquisador bíblico, encontraremos a Doutrina do Santuário."

Esta é uma afirmação tipicamente preconceituosa, uma vez que no sentido pejorativo, a igreja adventista jamais poderia ser categorizada como seita, uma vez que contém em seu corpo doutrinário, todas as doutrinas fundamentais exigidas para ser considerada uma legítima religião cristã. Como muitas igrejas, o adventismo possui um pequeno numero de doutrinas heterodoxas. Assim 90% das doutrinas adventistas são comuns a outras religiões cristãs e apenas 10% se divergem entre uma ou outra religião.

A Doutrina do Santuário embora distintiva, é bíblica. Tendo sido representada cerimonialmente através das leis cerimoniais, sendo que o sacrifício de Jesus foi a primeira etapa (sacrifício do cordeiro), prosseguindo então para os trabalhos sacerdotais, sumo-sacerdotais, até a expiação dos pecados, conforme representado pelas cerimônias ritualisticas promovidas pelo povo de Israel:

24. O Ministério de Cristo no Santuário Celestial
Há um santuário no Céu. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios de Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por ocasião de Sua ascensão. Em 1844, no fim do período profético dos 2.300 dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório. O juízo investigativo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos será digno de ter parte na primeira ressurreição. Também torna manifesto quem, dentre os vivos, está preparado para a trasladação ao Seu reino eterno. A terminação do ministério de Cristo assinalará o fim do tempo da graça para os seres humanos, antes do Segundo advento. (Heb. 1:3; 8:1-5; 9:11-28; Dan. 7:9-27; 8:13 e 14; 9:24-27; Núm. 14:34; Ezeq. 4:6; Mal. 3:1; Lev. 16; Apoc. 14:12; 20:12; 22:12).  (Doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

"para que DEUS tenha tempo de realizar o Juízo Investigativo, fez-se necessário a Doutrina do Sono da Alma"

A doutrina da morte como um sono não se dá em ligação ao Juízo Investigativo, mas na naturalidade bíblica de que Corpo, Alma e Espírito precisam estar juntos para que haja vida, sendo esta ainda dependente de Deus para que haja continuidade:

7. A Natureza do Homem
O homem e a mulher foram formados à imagem de Deus com individualidade e com o poder e a liberdade de pensar e agir. Conquanto tenham sido criados como seres livres, cada um é uma unidade indivisível de corpo, mente e alma, e dependente de Deus quanto à vida, respiração e tudo o mais. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. A imagem de Deus, neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes partilham dessa natureza caída e de suas conseqüências. (Gên. 1:26-28; 2:7; Sal. 8:4-8; Atos 17:24-28; Gên. 3; Sal. 51:5; Rom. 5:12-17; II Cor. 5:19 e 20).  (Doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia)


"Nesse ponto nasce o aniquilamento dos ímpios, a posição de Satanás como o bode Azazel como sendo ele, o próprio Lúcifer, a carregar os pecados dos homens no fim dos dias. Satanás é para o adventismo dessa maneira uma espécie de co-salvador."

Esta afirmação, além de uma heresia, não se encontra dentre as crenças adventista. O adventismo não prega que alguém vá carregar os pecados do homem no fim dos dias, mas que cada um dará conta de si. Quanto a Satanás, não se atribui nenhum papel nos dias imediatos à aniquilação senão o de costumeira rebeldia precedidos por uma profunda solidão e desolação que durará os mil anos referidos na Bíblia, seguido então da aniquilação e consequente fim de sua contínua rebeldia:

"27. O Milênio e o Fim do Pecado
O milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos, no Céu, entre a primeira e a segunda ressurreições. Durante este tempo serão julgados os ímpios mortos. No fim desse período, Cristo com Seus Santos e a Cidade Santa descerão do Céu à Terra. Os ímpios mortos serão então ressuscitados e, com Satanás e seus anjos, cercarão a cidade; mas fogo de Deus os consumirá e purificará a Terra. O Universo ficará assim eternamente livre do pecado e dos pecadores. (Apoc. 20; Zac. 14:1-4; Mal. 4:1; Jer. 4:23-26; I Cor. 6; II Pedro 2:4; Ezeq. 28:18; II Tess. 1:7-9; Apoc. 19:17, 18 e 21)."


"E, finalmente, se atualmente está ocorrendo um juízo investigativo da parte de DEUS, que avalia a obediência dos homens decididos a serem salvos, tal investigação deve estar embasada no que é mosaico, já que a Lei define um padrão de conduta e, se DEUS há de investigar condutas, logo se inclui o proceder moral da Lei, incluso o sábado hebdomadário e as leis de alimentação, mas estranhamente deixando ausente a circuncisão. Isto é pregar a salvação pelas obras! Por mais que afirme salvação pela graça o adventismo é contrário às Sagradas Escrituras!"

Esta é uma afirmação que provêm de uma falta de conhecimento bíblico sem tamanho! Até mesmo no tempo em que Israel observava os mandamentos de Deus e as regras de levíticos, a salvação era pela graça. O próprio Jesus observou a lei. Portanto é um erro servero fazer uma dicotomia entre Lei e Graça:

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:33)

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; ( Hebreus 8:10)

Entre outros versículoso como: Romanos 3:31; Mateus 5:17;  Apocalipse 22:14;   Mateus 19:17.

"Lembremos que a Sra White profetizou continuamente a volta de Cristo para cada ano seguinte ao que viveu, até sua morte."

Esta é uma afirmação mentirosa provinda de uma extrema falta de conhecimento, somandada a uma boa dose de ma fé:

Primeiro porque, a pessoa de Ellen White, jamais profetizou a data da volta de Cristo. Segundo porque até mesmo através de suas próprias visões, pregava-se que datas jamais seriam marcadas:

 "Precavenham-se todos os nossos irmãos e irmãs de qualquer que marque tempo para o Senhor cumprir Sua Palavra a respeito de Sua vinda, ou acerca de qualquer outra promessa de especial importância, por Ele feita. "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder." Atos 1:7" (Testemunhos Seletos - Volume 2 p. 359)

"Tenho sido repetidamente advertida com referência a marcar tempo. Nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem baseada no tempo" - Mens. Escolhidas, vol. 1, pág. 188.


http://www.ellenwhitebooks.com/?l=24&p=359

O que se conhece históricamente é que os milleritas, que marcaram datas, deram origem aos adventistas, que não mais marcaram datas e passaram a guardar o sábado e que influenciados pelas profecias de Ellen White, deram origem mais tarde à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Portanto há uma uma grande diferença de tempo entre os milleritas que marcavam data e o período em que Ellen White passou a atuar de forma profética entre o movimento que descendeu deste grupo, os adventistas.

Sabendo então que a própria Ellen White, profeticamente, influenciou os adventistas da época a não marcarem datas como faziam os Milleritas, é de uma leviandade sem tamanho fazer uma afirmação deste tipo sobre tal pessoa, seja por ma fé ou por falta de conhecimento.

Deste ponto em diante, como a qualidade intelectual do texto decai drásticamente, finda-se então este artigo por falta do que se aproveitar.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.