sábado, 24 de agosto de 2013

Sábado, tão eterno e presente como o arco que um dia Deus colocou no céu.


As luzes do arco-íris existem desde a criação

Algumas semelhanças encontramos entre o arco de Deus e o sábado.

O arco íris como promessa e aliança nos foi entregue após o dilúvio, mas sabemos que o arco íris (a refração da luz do sol nas gotículas de água) existe desde sempre. Do mesmo modo o sábado sempre existiu, sendo apresentados com promessas e alianças após a descida de moisés com as táboas escritas da parte de Deus.

O sábado é uma obra divina da criação que toma lugar em um dia da semana, onde deixamos nossos afazeres diário para uma comunhão com Deus. Não tivesse o sábado esta importância, não haveria sido dado no Éden e teríamos hoje, tão somente 6 dias na semana.

O sábado é uma necessidade humana, tanto para o descanso, como para a comunhão com Deus e tornou-se ainda mais importante para o homem após o pecado. Uma excessão nos dias de labuta, onde o homem pode gozar um pouco da paz que tinha antes no Éden.

O sábado é um lembrete de nossa antiga vida, quando éramos totalmente sustentados por Deus e voltados para Deus, mas hoje também é um sinal de fidelidade do homem para com a lei de Deus. Ao criar o homem, Deus já sabia que sua estrutura necessitaria de descanso e nos deu tanto o sono como o sábado.

Achar que o sábado não precisa ser guardado é como achar que não precisamos mais dormir. O sono nos lembra na chegada da hora que temos que descansar, e isto também ocorre com o corpo no final da semana. O sono pode vir mais cedo ou mais tarde, bem como a necessidade do descanso integral semanal.

Mas assim como o sono é marcado por fenômenos naturais como a chegada da noite, assim também é o sábado com a chegada do sábado. Assim o sábado não é tão somente uma questão teológica ou religiosa, mas natural, de necessidade do ser humano, algo importante para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Deixar de guardar o sábado é como deixar de colocar o óleo no carro, o carro pode até andar, mas um dia começará a dar sinais dos prejuízos que lhe ocorrem internamente.

Assim o arco íris também é marcado por fenômenos naturais, como a chegada da chuva, mas não precisamos do arco-iris, como precisamos do sábado. E se o arco-íris mesmo não sendo necessário, continua a brilhar, que diríamos do descanso semanal do sétimo dia, que traz novo ânimo e fôlego para os trabalhos da semana que há de vir?

Deus sabe que o homem precisaria não apenas do descanso físico, mas também do espiritual, nisto, Deus abençoou e santificou o sábado com tudo aquilo que o homem precisaria para restabelecer suas energias espirituais. E as bênçãos deste dia não são materiais como as dadas nos 6 primeiros dias da criação, e também hoje em nossas vidas, mas espirituais, nos elevando de forma a estarmos mais próximos de Deus e mais focados Naquilo que Ele deseja de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.