quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O modelo da ressurreição - Parte I

Quando vamos à Bíblia, em busca de um modelo que nos mostre como será a ressurreição, encontramos vários exemplos nas passagens que falam sobre a ressurreição de Lázaro, Moisés e do Próprio Jesus, dentre outros.

Fato interessante a se notar é que a Bíblia nos revela que tanto justos quanto ímpios ressuscitarão futuramente, uns para a salvação e outros para a perdição.

Não há dúvidas de que os ímpios ressuscitarão com corpos carnais para sofrerem o castigo, mas será que a ressurreição dos justos será diferente?

Na Bíblia encontramos:

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:53

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 1 Coríntios 15:54

Notamos também que a palavra de Paulo possui precedentes nas próprias escrituras:

Muitos cristãos sinceros tendem a matar a "charada" dizendo que o corpo corruptível é o corpo carnal, enquanto que o corpo incorruptível é o corpo espiritual.

Observando a fundo a Palavra de Deus encontramos precedentes para esta forma de linguagem, como em:

E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:23

Isto pode parecer tanto reforçar quanto minar a crença acima estabelecida.

Mas para se manter esta interpretação é preciso se responder algumas questões:


Quanto à corruptibilidade e incorruptibilidade de corpos carnais e corpos espirituais

a) Se o corpo incorruptível é o espiritual, por que então os próprios anjos de Deus se corromperam, sendo então à partir deles que o pecado contaminou o homem? Isto não nos leva a pensar de que o corpo espiritual é que na verdade seja mais propenso à corrupção do que o corpo carnal, haja vista que através de uma criatura espiritual o pecado veio à existência?

b) Não seria razoável pensar de que a corruptibilidade tem mais a ver com a moral do que própriamente com o corpo, seja ele carnal ou espiritual?

c) Se o corpo canal é por natureza corruptível, por que então Adão e Eva então só conseguiriam pecar após comer o fruto da árvore do bem e do mal? E se o corpo espiritual é incorruptível, por que então Satanás conseguiu pecar sem nem mesmo ter provado do fruto do conhecimento do bem e do mal?

d) O versículo de Romanos 1:23, não dá a entender de que houve uma mudança na natureza humana e que esta mudança é que tornou o corpo carnal corruptível? Sendo assim, não seria o corpo humano, incorruptível, antes do pecado, assim como eram os do anjos de Deus, também antes de haverem pecado?

Notemos que estas são apenas as questões acerca da corruptibilidade ou incorruptibilidade de corpos carnais e espirituais, porque há muitas outras a serem levantadas.


O modelo da ressurreição

Ao analizar as escrituras à procura de um modelo de como será a ressurreição dos justos, encontramos várias passagens que nos mostram pessoas que passaram pela ressurreição, como Lázaro, Moisés, Jesus, dentre outros.

A Bíblia nos mostra claramente que Lázaro e Jesus ressuscitaram com seus corpos, no caso de Jesus houve mudança, de forma que seus próprios discípulos não o reconheceram à primeira vista. O próprio Jesus permitiu que um de seus discípulos tocasse em suas feridas, com o objetivo explícito de demonstrar que era de carne.

No caso de Moisés, houve uma disputa pelo seu corpo entre Miguel e Satanás.


O modelo do arrebatamento

A Bíblia também nos mostra vários exemplos sobre o arrebatamento. No caso de Enoque, este foi transladado, quando Deus o tomou para si. No caso de Elias, subiu ao céu em uma carruagem diante dos olhos de Elizeu. No caso de Moisés, o Arcanjo Miguel, veio buscá-lo.


Características corpóreas dos salvos após a ressurreição

A Bíblia nos dá um vislumbre de como será a vida no céu. Relata que nos sentaremos à messa juntamente com Abraão, também que tomaremos da uva e que comeremos do fruto da árvore da vida. Também de que utilizaremos as folhas desta árvore para a cura das nações.

A Bíblia também nos mostra que os justos habitarão em casas, habitarão também em uma cidade devidamente preparada, que é composta de pedras e outros materiais preciosos. A Bíblia relata também que na nova terra construiremos casas, plantaremos vinhas e trabalharemos com a nova terra.

Então surgem algumas peguntas:

a) Por que corpos espirituais habitariam em uma nova terra, uma nova cidade e uma nova casa?
b) Por que corpos espirituais comeriam, beberiam e se sentariam à mesa?

De tudo percebemos que só pode haver um equívoco quanto à natureza dos corpos espirituais.


Características dos corpos espirituais

A Bíblia nos relata que Lúcifer se cobria, ou era coberto de pedras preciosas. Nos relata também que o alimento dos anjos, o maná, foi dado ao homem em certo período da história do Povo de Deus e este alimento possuía as características de um alimento humano, sendo perfeitamente compatível, também com as necessidades nutricionais humanas.

A Bíblia também nos relata episódios em que anjos se alimentaram de comida terrestre, assim como os homens se alimentaram de comida celeste.

A Bíblia também nos relata que corpos espirituais batalham e que podem portar espadas flamejantes.

Disto surgem algumas perguntas:

a) Corpos espirituais precisam se alimentar?
b) Corpos espirituais dão valor à pedras que são físicas?
c) Como corpos espirituais poderiam batalhar?


Levantamentos sobre a corruptibilidade e a incorruptibilidade

Percebemos que a corruptibilidade está mais ligada à uma condição moral do que física e que no aspecto físico é mais razoável pensar que a corruptibilidade e a incorruptibilidade, na Bíblia, se trate de uma comparação entre os aspectos de perfeição físca (como as denotadas em Adão e Eva), com os aspectos de imperfeição física, como no próprio caso de Paulo, sujeito à doenças e ao envelhecimento.

Isto é reforçado pelo fato de que na nova terra comeremos da árvore da vida, e tomaremos de suas folhas.

Isto, muito apoia a visão adventista de que tanto as folhas como o fruto se tratem de curas preventivas para os males do envelhecimento, do adoecimento do corpo e também como meio de perpetuação da vida. concedendo a vida eterna.


Levantamentos sobre os corpos espirituais

Por meio da Bíblia, notamos que o erro só pode estar na nossa compreensão acerca dos corpos espirituais que, por meio da mitologia grega, pensaríamos não ter propriedade física. A própria Bíblia, quanto ao novo testamento, foi feita em escrita grega, e o próprio Israel era influenciado por esta cultura, mas mesmo assim, não encontramos na Bíblia, qualquer apoio à esta visão de corpos espirituais imateriais.

A Bíblia, ao tratar tanto da pessoa humana como dos anjos, demonstra mais que se referiram à espíritos dentro de um corpo, o que podemos chamar de corpos espirituais.

A visão israelita sobre espírito, também não se parecia com a mesma visão grega. O espírito bíblico é visto como um sopro de vida que sai da boca de Deus, um princípio ativo e não uma vida propriamente dita. O livro de Gênesis demonstra que o homem só se tornou vivente à partir do momento que passou a possuir alma, mediante a colocação do espírito em um corpo, surgindo assim uma alma consciente, totalmente dependente do corpo para exercer as suas faculdades vitais.


Levantamentos sobre a relação entre os corpos espirituais dos humanos e dos anjos.

A Bíblia aproxima os corpos dos anjos mais à um corpo parecido com os dos seres humanos do que parecido com um corpo composto puramente de espírito, mesmo não sendo estes corpos constituídos de carne. A sequência lógica é de que Deus é espirito e que o espírito de Deus é colocado nos corpos tanto dos anjos como do ser humano, possibilitando a vida. Assim, podemos crer que anjos tenham corpos espirituais mas não que sejam tão somente compostos de espírito e no fim das contas, tanto homens quanto anjos contém este princípio ativo necessário à vida que é o espírito.


Levantamentos sobre o modelo da ressurreição

Bíblicamente está claro de que a ressurreição dos justos será corpórea, assim como a ressurreição dos ímpios, com a diferença de que habitaremos em um corpo de natureza espiritual incorruptível. A Bíblia nos leva a crer de que tais corpos serão ainda humanos, porém diferentes dos corpos corrompidos pelo pecado que temos hoje, mas em semelhança ao corpo que Cristo possui desde a ressurreição, porquando seus discípulos não o conseguiu reconhecer. Mas será que estes corpos seriam de carne e osso?

Leia a Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.