domingo, 16 de fevereiro de 2014

Estudo sobre os Dízimos

Abraão entrega o dízimo
a Melquisedeque

Primeira citação bíblica:

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gênesis 14:20)

Quem deu o dízimo

" E Abrão deu-lhe o dízimo"

A quem o dízimo de Abraão foi entregue:

"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo...E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." (Gênesis 14:18 e 20)

O que Abraão recebeu:

"E tornou a trazer todos os seus bens"


Sobre quais itens Abraão deu o dízimo:

"E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo"


Segunda citação bíblica:

"E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." (Gênesis 28:22)

Quem deu o dízimo:

"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;" (Gênesis 28:20)

Onde a promessa de entrega do dízimo foi feita:

" E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus"

Sobre quais itens Jacó pretendia dízimar:

"e de tudo quanto me deres"




Ponderações:

Qual seria o provável destino dos dízimos entregues por Abraão e Jacó:

Os dízimos serviam para mantimento dos sacerdotes e também para sua obra.

8 comentários:

  1. A princípio, se percebe que o tópico acima já foi iniciado pegando "atalhos" para se chegar a uma conclusão bem conhecida e desejada; ou seja, uma idéia pré-concebida de largo tempo.

    Em relação ao suposto "Dízimo" de Abrão (e não Abraão ainda), que consta em Gên. 14, o Dicionário Prático - Barsa, 1965, p. 81 - Champlin e Bentes nos esclarecem o seguinte:
    "Através das antigas alusões literárias, sabemos que o dízimo existia em muitas culturas antigas, sob uma forma ou outra. O trecho de Gênesis 14:17-20 nos informa sobre o costume, antes da lei Mosaica. Sabemos que a prática existia entre os gregos, os romanos, os cartagineses e os árabes” (CHAMPLIN e BENTES, 1995, p. 201)."

    Realmente a lógica aponta para um costume entre alguns povos daquela época; pois, mesmo após o Cap. 17 de Gênesis, onde Deus firma uma Aliança com Abrão, que também se estenderia a sua descendência (Israel), e lhe diz:
    "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ANDA NA MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO."
    E...seguidamente, Deus muda o nome do patriarca de Abrão para "Abraão", e lhe dá o mandamento da Circuncisão como Sinal da Aliança; contudo, vemos que nem antes (no chamado de Abrão), e tampouco depois (na Aliança de Deus c/ ele), consta quaisquer indícios que sequer sugere, qualquer ordenação da parte de DEUS relativo a exigência de algum Dízimo de Abraão. Até porque, as Leis dadas no Sinai concernentes à Ofertas, Sacrifícios, Dízimos e etc, ainda era uma realidade "futura"; e diretamente associadas ao Santuário (local da habitação da Glória de DEUS). Além de outras funções importantes do Dízimo; pois foi dado com um propósitos especiais.

    Logo, não teria sentido algum, Deus estabelecer este Mandamento a Abrão, se ainda não existia o Templo e nem um Sacerdócio organizado, que desenvolveria um Ministério realmente ordenado por Deus. Sendo eles, uma classe especial (pelo serviço que exercia), dentre outras classes que seriam "alvo" dos Dízimos.

    ResponderExcluir
  2. Então, a conclusão óbvia que se chega, é que o "Dízimo" que Abrão deu a Melquisedeque (Rei de Salém), não foi por força de uma ordenança Divina; até pelo fato de que, os béns sobre os quais, o então Abrão pagou deu uma 10ª parte ao Rei de Salém, não era de propriedade dele; mas "Despojos" de guerra que havia sido "saqueado" por Reis inimigos, e recuperado por Abrão e seus homens; mas que na verdade pertenciam aos Reis de Sodoma e Gomorra, e a Ló (Sobrinho de Abraão). Aliás, a motivação que levou Abrão a entrar nessa guerra, foi principalmente para salvar a Ló por ter sido também levado cativo com seus béns.

    Vale lembra aqui, que sobre esse episódio, escreveu o autor da carta aos Hebreus dizendo: "Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, deu o Dízimo dos DESPOJOS".

    E o que se entende por "Despojo"?

    O Dicionário responde: Despojo é o mesmo que Espólio, ou aquilo que se toma do inimigo durante uma Guerra; Espoliação. Ou ainda uma Ação ou consequência de um roubo.
    Aliás, nem há a necessidade de se recorrer a Dicionário, haja vista que o próprio Contexto Bíblico "exala" esta verdade.

    Mas, a grande CONFUSÃO, não está na frase: "E de tudo lhe deu Abrão o dízimo"; e sim, nas interpretações um tanto tendenciosas, onde não é levado em consideração todo o contexto histórico, e o "desenrolar" daquela situação, de uma guerra chamada: "QUATRO REIS CONTRA CINCO". (vs 9)

    Muitos partem do pressuposto errôneo, alegando que, ao ter Abrão dado o dízimo de "tudo" a Melquisedeque, se supõem então (de forma precipitada ou proposital), que o Patriarca tenha dado tal "dízimo" sobre os béns que possuía. O que é uma conclusão no mínimo equivocada. Aliás, infelizmente é o mesmo pensamento apresentado pelo sr. Adventista. Uma interpretação que "distorcem" os fatos.

    É lamentável esse "vício" de distorcer de maneira tão "ostensiva" o texto Bíblico.

    ResponderExcluir
  3. E por falar em "Distorções", vejam só, a "colocações capciosas" do sr.Adventista:

    O que Abraão recebeu:

    "E tornou a trazer todos os seus bens"

    - E prossegue o sr. Adventista...

    Sobre quais itens Abraão deu o dízimo:

    "E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo"

    Ou seja, é uma sequência de informações que nada mais é, que um verdadeiro "atentado" à Exegese. E o faz em apôio a um erro (Intencional) de algumas Denominações Religiosas; e que obviamente inclui-se a IASD.

    As "Distorções" foram por ele destacadas (em negrito), como o objetivo de induzir os leitores ao erro (só os desavisados, é claro). Isto é, quis dar a entender que os béns pertenciam a Abrão, e que, sobre os quais ele "teria" dado o Dízimo de "tudo". Que barbaridade !

    Como sempre, faltou honestidade nas citações do sr. Adventista, que numa atitude criminosa, "arranca" parte de um verso para "calçar" a sua opinião particular.

    O texto na íntegra: "Trouxe de novo todos os bens, também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. Gên. 14:16 (ARA).

    Agora, cabe uma pergunta: Que bens eram aqueles ou quem eram os seus legítimos donos? Bém, a resposta está no Contexto, já que se tratava de uma guerra seguida de um "Roubo" (Saque, Espólio, Despojo, Presa).

    Vs 11 "Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram". Isto é, as frase: "TODOS OS SEUS BENS" citado pelo autor do Tópico, é obviamente, uma referência que aponta para os Reis de Sodoma e Gomorra e também a Ló, que era um dos proprietários desses bens, como está escrito no vs 16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim, o que passar disso, são meras especulações, e o que é mais grave, uma conduta desonesta com o que verdadeiramente está escrito, e assim, estar do lado do engano.

      Excluir
  4. Joel,

    Saudações Cristãs!

    Depois de ler um de seus comentários sobre dízimos me surgiu uma dúvida:

    Se os dízimos deveriam ser usados para ajudar os necessitados, órfãos e viúvas; Também a bíblia adverte para não se explorar os órfãos e viúvas; não seria mal uso, ou omissão não ajudá-los, hoje em dia, usando o dízimo, também?

    Seu comentário:
    - Início---- "Ademais, não era somente os Sacerdotes que ministravam no Santuário, que se beneficiavam dos Dízimos; mas também inclui-se as mulheres e crianças; e todos esses da tribo de Levi. Além dos Órfãos, Viúvas, e Estrangeiros, que peregrinavam na terra de Canaã. Enfim, todos os "NECESSITADOS" !
    - Fim

    Abraço,

    Cristão livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvida, Cristão Livre !

      As Igrejas erram por duas vezes; primeiro, quando se apropriam indevidamente de uma "herança" autorizada por DEUS em favor de um povo, de determinadas classes, e de um Ministério bém específico. E ainda mudam a sua forma original para adequar-se ao seus interesses.

      E depois, é quando ignora toda a redação do Mandamento e os seus "beneficiários" como um todo. Que é justamente a questão que você levantou.

      Deut. 14:28-29 "Ao fim de cada três anos, tirarás TODOS os Dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. Então, virão o Levita (pois não tem parte nem herança contigo), o Estrangeiro, o Órfão e a Viúva que estão dentro da tua Cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem".

      É por isso que em Malaquias 3:5, o profeta se levanta contra aqueles que "Defraudavam" o salário do Jornaleiro, oprimiam os órfãos e as viúvas e negavam o direito do Estrangeiro, e assim por diante...

      Mas, os "pastores" só sabem ler o texto de Mal. 3:8-10; que é a única parte que lhes interessa. E mesmo assim, mudam o sentido da mensagem. (porque ignoram o contexto).

      Ou seja, nesse aspecto, as Igrejas falham vergonhosamente !

      Abraços.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.