segunda-feira, 26 de junho de 2017

A salvação no Antigo Testamento era pela lei?

Olá, irmão Fabio, Paulo nunca defendeu a existência de uma salvação por meio de obras. Tal pensamento de que o povo poderia ser salvo por meio da lei é totalmente herético. Não era o sangue de animais que conferia perdão pelos pecados, mas o sangue de Cristo que seria derramado na cruz e que era representado pelo sacrifício de animais. O cordeiro não fazia nada mais que representar a Cristo, em si mesmo nem o sacrifício de animais nem a guarda da lei conferiam salvação: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se." João 8:56 Abraão entendeu que um substituto seria enviado para morrer no lugar dele, de seu filho e toda humanidade, o Cordeiro de Deus o qual João Batista reconheceu em Jesus Cristo, assim como o apóstolo João. Cristo é o verdadeiro cordeiro, irmão. Cristo veio para a assumir o lugar que só pode ser ocupado por Ele como cordeiro sacrifical. Cristo veio para transformar tudo aquilo que era representado em realidade. Todos os acusados pela lei, encontravam justificativa na obra de Cristo, não em suas próprias obras: "Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado. O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa do amigo." Jó 16:19-21 O ensinamento de Jó é o mesmo de Paulo: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1 João 2:1 Não eram as obras da lei que justificavam o ser humano mas um intercessor elegido para ser o cordeiro desde o princípio. "... do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." Apocalipse 13:8 Nenhuma boa obra pode apagar nossos pecados, a dívida tinha que ser paga na cruz. Cristo veio para pagar ESTA DÍVIDA, não veio trazer um novo meio de salvação, mas tornar realidade o plano que existe desde o princípio e que era representado pelo sacrifício de animais e cujo trabalho intercessor era representado pelos sacerdotes e o sumo-sacerdote. Todo o cerimonialismo era unicamente para falar do Cristo, que seria sacrificado e do seu sangue que seria usado em favor da humanidade. Então o que mudou? Nada irmão! A salvação era representada por meio do sacrifício do Cordeiro de Deus e continua sendo pelo sacrifício do Cordeiro de Deus. Antes era exibido por meio de cerimônias e agora é contemplado em seu cumprimento na cruz. Houve apenas um modelo de salvação, irmão, por meio de Jesus Cristo: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8,9 Não vem de nós, não vem de obras, a salvação vem unicamente de Jesus Cristo. É para Deus que todos os servos e profetas apelavam, pedindo perdão pelos pecados, confiando Nele e não em suas próprias obras. "ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa do amigo." Jó 16:21 É Jesus Cristo, nosso mediador, único meio pelo qual podemos ser justificados perante Deus. Acerca da declaração de Paulo supostamente ter sido para fariseus: "Ainda que eu não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor." 1 Coríntios 9:2 A carta foi dirigida à igreja de Corinto, irmão, sua suposição não tem base. Acerca do argumento da ausência, nem o Pai, nem o Filho ensinaram que a lei seria revogada e não havendo tal ensinamento as coisas permanecem como sempre foram. Portanto não é argumento baseado puramente da ausência, mas na continuidade de algo que Deus não suspendeu. E leia todo o livro de Tiago, irmão: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." Tiago 2:10-12 É neste contexto que Tiago expõe os dois versos seguintes: "Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" Tiago 2:13,14 Nem mesmo dispensacionalistas negam de que Tiago esteja falando da lei. Por conta disto, neste meio ensinam de que Tiago era legalista e assim, nem de longe, ensinam os livros de Tito e Tiago aos seus ouvintes. Leia também Tiago 4:11. Tito, um pleno defensor da lei: "Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado." Tito 3:9-11 Tratando da mesma coisa que Tiago, no verso imediatamente anterior: Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens." Tito 3:8 Reavalie esta posição de crer de que a salvação no antigo testamento era pelas obras da lei, irmão, este é um ensinamento falso e que insulta o sacrifício que Cristo fez por nós. Um abraço.

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