domingo, 30 de novembro de 2014

Resposta - Fatos históricos sobre o (Neo-)Trinitarianismo Adventista

"Ofereço provas irrefutáveis no livro AConspiração Advenitista que erra quem pensa que o adventismo crê na trindade dos credos cristãos, isto é, a trindade bíblica. Até mesmo a maioria esmagadora dos adventistas não sabe disso.  "

Em suma: Luciano Sena conhece o adventismo melhor do que os próprios adventistas.

E no que se baseia este conhecimento de Luciano Sema? Será que visitou a cidade berço do adventismo?

Não!

Será que visitou o acervo histórico que trata de toda a história do adventismo?

Também não!

Ellen White por exemplo, era metodista, mas oh!!!! Melhor é não levar em consideração este fato!

Vamos corrigir este texto de nosso amigo Luciano Sena, que demonstra não querer conhecer de fato o adventismo?

A profecia das 2300 tardes e manhãs não é uma falsa profecia, ela é bíblica e se cumpriu no ano de 1844 segundo os cálculos que se pode conferir ainda hoje.

Pessoas que passam a ser adventistas não deixaram o trinitarianismo, pelo contrário, pessoas como Ellen White que era trinitariana continuaram sendo trinitarianas como sempre foram. Os próprio fundadores (os tais anti-trinitarianos) incluíram a doutrina da trindade desde a fundação da igreja, estranho não?!

E como o movimento adventista era composto por cristãos da mais diversas denominações, cada um cria na trindade segundo o que era ensinado em suas próprias igrejas.

Os livros de Ellen White que falam das três pessoas da trindade não deixam dúvidas de que Ellen White cria no Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas coeternas em um único Deus. Ellen White sempre foi trinitariana.

A trindade não APARECE como sendo crença adventista! O Adventismo do sétimo Dia já SURGIU, contendo esta crença, desde sua fundação. E não foram novos adventistas que ajudaram a compor esta doutrina, mas os próprios fundadores e co-fundadores, que tempos atrás Luciano Sena insistia em dizer serem TODOS anti-trinitarianos! Também estranho, não!?

A verdade é que crenças particulares não foi a fonte de origem das doutrinas adventistas, mas sim os estudos feitos em cima da Bíblia quando da formação das doutrinas fundamentais que fariam parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia que então seria fundada.

E entre estas doutrinas bíblicas está a doutrina da Trindade! Mas qual visão da doutrina da Trindade?

A resposta é, a visão bíblica. que foi o único material consultado!

Luciano Sena então teria que afirmar de que os Adventistas do  Sétimo Dia não creem na mesma doutrina da trindade que os demais cristãos, desde a sua fundação, porque os adventistas criam na doutrina da trindade apenas pelo que puderam encontrar na Bíblia!

E esta é mesmo a verdade querido irmão Luciano e o que consta em nosso acervo histórico. Os adventistas não herdaram uma visão da trindade segundo nenhuma das religiões dos componentes do movimento adventista. Como todas as demais crenças, eles a refizeram com o uso da Bíblia. A doutrina se desenvolveu mesmo com o passar dos anos e contínuos estudos da Bíblia.

Torna-se estranho então afirmar de que a visão trinitariana adventista não é a mesmo da ortodoxa, sabendo que a visão trinitariana desenvolvida no decorrer dos anos é baseada na Bíblia, assim como as demais doutrinas como os mandamentos de Deus, encarnação de Cristo, ressurreição, e todas as demais doutrinas ortodoxas cridas pela comunidade cristã atual!

Agora, por que só na questão da trindade é que os Adventistas do Sétimo Dia chegariam à uma conclusão diferente enquanto que nas demais doutrinas comuns chegariam à mesma compreensão ortodoxa?

Percebemos então que este "abutriamento" em torno da questão da trindade é com único objetivo de tentar tornar a Igreja Adventista uma seita por uma das doutrinas mais facultadas como sendo indício de sectarismo quando constatada a sua ausência, a trindade.

Sendo que a IASD surgiu oficialmente já contendo a doutrina da trindade, sob uma perspectiva unicamente Bíblica, embora incompleta, pois seu desenvolver se deu plenamente no passar dos anos, não há como dizer que a IASD alguma vez na história tenha sido sectária, por conta da falta da doutrina de Trindade.

Portanto é estranho dizer de que a visão da trindade adventista tenha sido diferente da ortodoxa, o mais coerente seria dizer que não estava ainda completa, o que é bem diferente!

Embora já tivessem a crença da Trindade incluída desde a fundação, materiais destinados a desenvolver esta doutrina surgiram anos depois.

Hoje temos a doutrina da trindade já desenvolvida pelos próprios Adventistas do Sétimo Dia. Se é a mesma ou não das demais Igrejas, cabe a cada um adquirir o livro intitulado "A Trindade" e comparar.

https://www.cpb.com.br/produto/detalhe/7728/a-trindade

O que é bem melhor do que confiar nas opiniões pessoais de nossos amigo Luciano Sena contido em seu livro conspiracionista!

O sábado persistiu desde o Éden?

+Seguidor da Palavra Também não á registro querido irmão, de que o sábado tenha perdido a função inicial pelo qual foi designado! Veja, se algo é instituído, permanece ate que se revogue. Em se tratando de uma instituição divina, ainda mais razões temos para NÃO CRER de que o sábado dado no Gênesis tenha sido revogado ao homem.

O homem saiu do Éden mas continuou tendo todas as coisas que foram criadas, água, animais, plantas, nenhuma destas coisas foram negadas.

A Bíblia não trabalha com vãs repetições, uma vez Deus tendo instituído um dia sagrado, este permanece para todo o sempre.

Veja, se não houvesse o relato do gênesis acerca da criação do sábado, eu teria que lhe dar razão, porém, o relato do gênesis revoga qualquer possibilidade de o sábado ser algo dado tão somente a Israel, após a libertação do povo do Egito.

O sábado foi dado a Adão e Eva querido amigo. Daí se guardaram ou não já é outro assunto.

Portanto, se o irmão reconhecer de que o sábado NÃO foi algo que passou a existir tão somente quado Deus libertou o povo do Egito, estará sendo honesto com as escrituras!

A instituição de um dia de descanso foi feita, se os descendentes de Adão e Eva guardaram ou não, isto não revoga de que tal dia de descanso existia. Veja que não é como se o sábado houvesse sido criado e automaticamente revogado após a entrada do pecado no mundo, as escrituras não apontam para esta direção.

Então não podemos REVOGAR um dia divinamente instituído sendo que não há na Bíblia indicação para tal!

Perceba então querido amigo, que a sua ideia é que está indo contra as escrituras. Invalidando um dia de descanso divinamente instituído sem uma boa razão para tal! E veja, a ausência de citações sobre a guarda do sábado após a queda do homem não serve de justificativa, porque do mesmo a constância de citações sobre a invalidação do dia divinamente instituído, também não existe.

Sendo que o Sábado foi instituído no Gênesis e não há relato acerca da mudança da condição deste dia, devemos crer que permaneceu.

Veja, houve uma ação de criar o sábado então o sábado passou a existir! Sendo que a bíblia não relata nenhuma outra ação que venha a revogar este dia, por que deveríamos crer de que este dia foi revogado ao invés de permanecer?

Portanto a razão nos coloca a favor de que, quanto ao sábado, nada foi mudado, desde sua instituição, porque a bíblia não diz algo acerca deste assunto e se a bíblia não revoga algo que nela mesma é instituído, significa que aquilo permanece!

Quanto à atitudes do ser humano diante daquilo que foi Divinamente instituído, isto é o de menos! Não é o fato de o homem obedecer ou não a algo que Deus instituiu que irá validar ou invalidar tal instituição.

Mesmo que o homem tenha se esquecido do sábado com o passar do tempo, assim como esqueceram do próprio Deus Criador, isto não indica que nem o sábado nem o Criador deixaram de existir!

E esta é a tênue ligação entre o Sábado e o Criador. Se a humanidade houvesse prosseguido em conservar a instituição do sábado tradicionalmente, jamais teriam se esquecido do verdadeiro Deus e porque ELE é o verdadeiro Deus:

"Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:11

No contesto do pecado, o sábado seria uma eterna vacina para o homem não se esquecer do SEU Criador e que criou também todas as coisas que há neste mundo.

E o sábado não é citado, porque antes de Israel, não houve nação eleita! Deus elegeu um homem, Abraão! No qual a Bíblia diz:

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5

Devemos crer de que os filhos de Adão e Eva, que não se desviaram como Caim, obedeceram aqueles mesmíssimos mandamentos que futuramente seriam obedecidos por Abraão, guardando inclusive o sábado na companhia de seus pais e irmãos.

Neste mesmo tempo os descendentes de Adão e Eva, que não se desviaram, uniram-se com as filhas descendentes de Caim e logo em seguida, o mundo se encontrou na situação que estava, quando então Noé construiu a Arca.

Veja, a bíblia relata de que após a união os filhos de Deus (descendentes justos de Adão e Eva) com as filhas dos homens (descendentes de Caim), a humanidade caiu na perversidade!

Significa querido irmão que o relato entre a queda do homem e o dilúvio é muito curto! O tempo propício para a citação da guarda do sábado, seria entre Caim assassinar Abel e os descendentes justos de Adão e Eva se unirem aos descendentes ímpios de caim!

Caso a humanidade ímpia surgida desta união, houvesse se arrependido, poderíamos ver o sábado sendo exigido daquele povo, mas isto não ocorreu!

A Bíblia não diz que os descendentes justos de Adão guardavam os mesmos mandamentos futuramente guardados por Abraão, onde poderíamos incluir ali o sábado, mas devemos crer que sim, porque a bíblia os toma como Filhos de Deus. Do mesmo modo, a Bíblia não diz que os descendentes ímpios de Caim guardavam tais mandamentos, mas devemos crer que não!

Particularmente creio que os filhos justos de Adão assim eram chamados de Filhos de Deus, porque continuavam a manter comunhão com o Criador, como Abel fazia e como Caim fazia antes de matar Abel, quando costumavam fazer oferendas a Deus.

Esta relação de encontro com Deus e ofertas de holocausto, nos mostram de que Deus continuava a ter um certo relacionamento com os filhos de Adão, que inclusive ouviam ainda a voz de Deus.

Esta proximidade com Deus nos leva a acreditar na natural continuidade do sábado conforme Adão e Eva se acostumaram no Éden e se perpetuou na descendência justa de Adão, até que esta geração justa se uniu à descendência ímpia de Caim.

Recomendo mais uma vez que o querido irmão leia as antigas escrituras, perceberá de que não há razões para cremos de que o Dia divinamente instituído no Éden tenha perdido sua validade após a entrada do pecado no mundo.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Resposta curta - RESPOSTA AOS ADVENTISTAS.

Em resposta ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=B73RZ403h9k

Textos fora do contexto, usados como pretextos para defender a pressão alta a incidência de câncer e a cisticercose! O que acontece com alguém que come muita carne de porco? Vamos ver... Vão ao médico e ele manda comer mais carne suína porque faz bem para a saúde? É! realmente o Antigo Testamento, a ciência, os médicos e as religiões devem estar erradas e a pessoa que criou este vídeo é quem deve estar certa! Afinal, animais como camarão, porco, abutres, ratos e baratas tão apreciados em países como a china, não devem fazer mal só porque limpam o ambiente das imundícies! Afinal de contas são uma delícia não é mesmo?

O sábado no Éden

Sábado, dia de receber a visita do Criador

+Seguidor da Palavra Querido irmão, o sábado é mais do que um mandamento, é um dia natural instituído por Deus na Criação e continuou existindo desde que foi criado. Assim como as plantas e os animais foram criados para servir ao homem, também o sábado foi criado para servir de descanso.

Que o sábado existe desde a criação, isto é irrefutável (Gênesis 2:1-4). O sábado era NATURALMENTE guardado por Adão e Eva assim como eram guardados os mandamentos de não matar, não furtar, não adulterar.

Adão e Eva guardavam este mandamentos naturalmente, porque não existia pecado e por conta disto não transgrediam nenhum dos mandamentos de Deus. A lei naquela época existia implantada no coração de Adão e Eva, onde naturalmente obedeciam a Deus em toda a SUA vontade. Somente com a entrada do pecado no mundo e a desumanização do homem é que se tornou necessário colocar estes mandamentos em tábuas de pedra.

Este mandamentos morais, antes, não precisavam serem interpretados através de palavras escritas!

Adão, Eva, Abel, Noé, naturalmente guardavam estes mandamentos de Deus, através da consciência.

Não lemos Adão e Eva guardando o sábado, mas também não lemos eles matando, furtando nem adulterando. Deste modo devemos crer de que não transgrediam os mandamentos de Deus. Eles conheciam sobre o sábado e também não lemos qualquer problema em relação o sábado, porque estes, assim como Noé, ainda obedeciam a Deus, e portanto não devemos crer de que transgrediam ao natural dia de descanso instituído no Éden.

Como um dia natural de descanso, devemos crer que Adão e Eva junto com sua descendência, se acostumaram a descansar no sábado, do mesmo modo que a igreja hoje se acostumou com o domingo!

E por tradição, passavam aos seus descendentes os ensinamentos acerca da criação do mundo! Portanto todos os descendentes de Adão conheciam o sábado e como a longevidade era muito grande, já na geração de Jò, Adão ainda estava vivo! Todos podiam ouvir toda a história da criação e as coisas que haviam no paraíso do próprio Pai Adão!

Na época de Noé, Jó ainda estaria vivo! Significa que pela longevidade do homem os ensinamentos e a vida santa que o homem tinha no Éden ainda estava bem fresca, deste modo podiam comparar a vida de paz harmonia onde se praticava apenas o bem com a vida em que a humanidade, então, levava naquele tempo! Assim tinham parâmetro para comparar o bem com o mal, uma vida santa com uma vida de pecados!

Somente quando o povo de Deus se desumanizou por completo e perdeu-se a memória destes dias gloriosos é que Deus precisou trazer aqueles conceitos entendidos naturalmente, agora sob a forma de lei escrita de uma maneira prática e que aquele povo de dura lida pudesse entender.

Veja, os conceitos morais de Deus existem eternamente! E consigo os conceitos de certo e errado! A lei diz que é errado transgredir o sábado, assim como é errado, adorar a outros deuses, fazer para si imagens de esculturas e tomar o nome de Deus em vão!

A lei poderia dizer também quer era errado matar animais para comer, porque o Éden mostra que os animais foram criados para companhia do homem e não para alimento (Gênesis 1:29). Porém Deus permitiu, após o dilúvio o consumo de animais, por uma boa causa, porém Deus jamais permitiu a transgressão do sábado, porque o sábado era um dia Santo!

O Sábado é Santo porque Deus o tornou santo, e o separou para evitar que o homem viesse a burlar o dia de descanso semanal que é algo necessário.

O sábado não apenas físicamente, mas MORALMENTE é necessário para promover a reunião entre os homens e com Deus. Por reunir os homens, tem um significado, assim como toda a lei, de amor ao próximo, e por reunir o homem com Deus tem o significado de amor a Deus!

Por conta deste significado também moral e não apenas de necessidade física é que o sábado está incluído no conjunto de leis Morais de Deus. Veja que se os filhos se reunissem com os pais e os irmãos em família, todos os sábados e juntos adorassem a Deus, teríamos menos problemas com a questão de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos.

A congregação é algo necessária e envolve a reunião em família na presença de Deus! Esta é uma necessidade espiritual. Esta consciência é algo moral.

Nós adventistas cremos de que, como Deus tinha como costume visitar a Adão e Eva, este era um dos propósitos de Deus ter separado um dia, abençoado e santificado!

Lembre-se de que os arredores da sarça ardente que moisés encontrou era santo porque Deus ali se fazia presente naquele momento! Do mesmo modo, o sábado foi tornado um dia Santo, porque naquele dia Deus se faria presente junto à humanidade, na figura de Adão e Eva (Gênesis 3:8).

Deste modo além de um dia de descanso natural do homem (Marcos 2:27) o sábado é um dia santo. Porque também é o dia do Senhor, desde a criação. Portanto quando Deus abençoou estava fazendo isto para o homem, e quando o Santificou estava fazendo-o para si.

E assim entramos no sábado santo, assim como entramos em local sagrado onde Deus está presente! Quando isto ocorre, devemos deixar de lado tudo que estávamos fazendo e dirigir nossa atenção ao Criador.

Esta era a essência do sábado guardado por Adão e Eva e que o pecado deturpou.

Veja o sábado é algo tão natural quanto o não matar, o não furtar, o não adulterar. Embora o pecado tenha nublado o sentido do sábado uma vez que Deus não mais passou a visitar o homem, não significa que este mandamento deixou de existir! Ainda hoje nos colocamos na companhia de Deus pelo canal que ELE proveio, através da oração e da adoração. Quando o pecado então for enfim eliminado, as coisas voltarão a ser como era no Éden!

E todo o sábado nos reuniremos com Cristo, nosso Criador que estará morando conosco em sua natureza 100% humana e 100% divina. Neste dia deixaremos nossos afazeres para nos reunirmos junto com nossos irmãos em uma família universal a adorá-lo.

Cristo, viverá conosco por toda eternidade, se sentará a mesa e poderemos partilhar de longas conversas com Abraão Isaac e Jacó.

O sábado é um bem natural que jamais será revogado, um presente dado por Deus à humanidade, um dos maiores, o de ter o privilégio de desfrutar da companhia de SEU Criador um dia a cada semana. O criador que agora é também nosso libertador e salvador.

Esteja com Cristo.

(Sr. Adventista)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O sábado é a Marca Registrada de Deus



Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:11

Marca de autoria dada na Criação, Libertação do Povo de Deus no Egito e na Salvação por meio  do Descanso no Senhor;

Propriedade de Cristo:
E então lhes disse: "O Filho do homem é Senhor do sábado". Lucas 6:5

Propriedade de Deus:
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala.

Isaías 58:13-14

Dado aos homens:

E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27

Por ocasião da Criação:
No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus,
Gênesis 2:2-4

O sábado era puramente cerimonial?


Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11



Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. Deuteronômio 5:15



Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. Hebreus 4:4



E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. Isaías 66:23

 Se o sábado fosse cerimonial, deveríamos aceitar de que o pecada haveria entrado em nosso mundo antes mesmo de Adão e Eva comerem do fruto! Veja que o cerimonialismo é uma sombra da figura redentora de Cristo!

O sábado não é cerimonial querido irmão, assim como não é cerimonial a luz, a separação entre águas, os animais e as plantas! Tais coisa são bens naturais que Cristo deixou aos homens!

O irmão quer enquadrar o sábado que existe antes mesmo do pecado de Adão e Eva existirem, no aspecto cerimonial, apenas para aboli-lo com as demais coisas cerimoniais!

Veja de que o irmão concorda de que as coisas cerimoniais perderam a validade. Concorda também de que os demais 9 mandamentos da Lei de Deus continuam vigentes na nova aliança!

O problema do amigo é enquadrar o sábado que é um bem natural, instituído no Éden e que está incluído entre os mandamentos de Deus aos homens no aspecto cerimonial!

Mas isto é pura teimosia, veja de que o sábado consta junto dos demais mandamentos de Deus, aqueles mesmos que o irmão assumem como válidos nesta aliança. E foi dado junto com as demais criações no Éden!

O irmão sabe que está errado ao tentar enquadrar o sábado como dado junto com os demais aspectos cerimoniais, e isto se confirma quando lemos em Levítico de que o sábado era guardado pelo povo de Israel, antes mesmo de serem entregues as leis cerimoniais!

Os Israelitas já guardavam o sábado, antes mesmo de receberem-no escrito junto às leis morais de Deus!

Êxodo 20 confirma que o motivo do sábado é a sua criação em gênesis, como memorial da criação.

Portanto o sábado nunca esteve subordinado à circuncisão, porque foi instituído em um contexto em que sequer existia o pecado neste mundo, nem a necessidade de um salvador. O sábado, por curiosidade possui também a característica de apontar para Jesus, porém como Criador e isto não é um prenúncio do que Cristo faria, mas sim de algo que Cristo já fez, a criação dos céus da terra, do mar e de tudo que neles há!

Deste modo o sábado comemorativo da criação aponta para o passado e não para o futuro! De um tempo em que não existia pecado, onde a terra era perfeita!

Após a libertação dos escravos no Egito, o sábado assimilou para si as características de Cristo como LIBERTADOR! 

Nisto sim, o sábado serviu como um sinal cerimonial! Mais tarde o sábado seria usado como símbolo para o Descanso no Senhor! Nisto sim o sábado servia como sombra de um bem futuro! Uma comemoração agora do Cristo, não apenas Criador e Libertador, mas também SALVADOR!

Veja que a sombra do sábado como comemoração do Cristo que libertou o povo escravo no Egito, alcaçou uma função mais nobre, a de enfim Salvar o SEU povo! O que é maior a libertação ou a salvação? A libertação da escravidão no Egito, ou a libertação do Pecado?

Por isto entramos no Descanso do Senhor ao qual o povo escravo do Egito não entrou enquanto grupo! Alguns como Davi, Salomão entraram neste descanso, individualmente!

E em todos estes casos, o sábado sempre apontou para algo que Cristo JÁ FEZ! Portanto o sábado é essencialmente COMEMORATIVO e não um PRENÚNCIO!

E veja, o fato de o sábado apontar quem é nosso Criador, prenunciava quem haveria de ser nosso Libertador e também nosso Salvador!

Ao lembramos de que temos um Criador, lembramos de que temos alguém em quem está contido todo o domínio e todo o poder para nos libertar e salvar.

O sábado nos lembra da reunião entre o Criador e SUAS Criaturas, algo que sempre existiu eternamente pois as Criaturas de Deus sempre se reuniram com SEU Criador!

E para que as criaturas possam se reunir com SEU Criador torna-se necessário um dia marcado para tal! A este dia, Deus dá o nome de sábado, dia sagrado. ESTE e não outro, foi o motivo original da criação do sábado, para que o homem pudesse descansar, algo que é necessário ao copo físico e também se encontrar com seu Criador, algo que é natural neste universo criado por Deus.

Portanto o sábado não é um mero mandamento cerimonial que apontava para o Descanso no Senhor, mas uma imagem do verdadeiro descanso, em paz, junto ao Criador.

Não houvesse o pecado entrado no mundo, Deus continuaria se reunindo com suas criaturas humanas, como ocorria com Adão e Eva! Foi por conta da entrada do pecado no mundo que Deus deixou de visitar ao homem!

O sábado portanto é uma lembrança daquele tempo em que não existia pecado e podíamos estar bem perto de nosso Criador e conversar com ELE face-a-face.

Por isto Deus faz questão do sábado, honrando-o na esperança e na onisciente certeza de que um dia, mais uma vez, toda carne irá se reunir para adorar ao SEU Criador, no dia em que ELE Divinamente instituiu.

Portanto, quando falamos de sábado, estamos remontando o tempo da Criação e não da libertação do povo do Egito, portanto, o sábado não pode ser tomado como um mero mandamento cerimonial, porque em sua essência é muito mais do que isto!

Jesus é Senhor do sábado, o sábado foi feito por causa do homem, isto remonta tempos da criação e não da libertação do povo do Egito. Deste modo, antes do sábado ser aquilo que lemos em Deuteronômio 5, o sábado sempre foi aquilo que lemos em Êxodo 20. Isto mostra que o sábado existe desde a criação do homem!

Deus não criou o sábado para ser dado somente ao povo de israel, milênios depois quando a terra estaria mergulhada no pecado! Não foi este o plano de Deus do qual derivou o sábado!

O sábado foi criado como um dia pleno de descanso na companhia do Criador em um mundo sem pecado. Guardar o sábado nos remonta a lembrança destes dias e da paz que Adão e Eva comungavam com SEU Criador!

Infelizmente e felizmente, este Criador teve que uma vez ser também o Libertador e por fim o Salvador da mesma criatura que houvera feito no Éden. Isto mostra que de um jeito ou de outro, nosso Criador permaneceu conosco.

Cristo poderia ter escolhida um dia à parte do Sábado para comemoração da libertação do povo do Egito, mas escolheu o sábado, que já era memorial da criação! Procedendo desta forma, os sabatistas comemora a Libertação do povo de Deus do Pecado e voluntariamente, entendendo a vontade de nosso Criador e Libertador, fazem esta comemoração também no sábado e não no domingo, como fazem os dominguistas!

Isto porque O DIA DO SENHOR É O SÁBADO! É Nele que devemos comemorar as proezas de nosso criador! Tornando este dia um eterno dia de lembranças e comemoração de tudo que o Senhor fez por nós, pelos séculos dos séculos.

Guardamos o sábado portanto porque nele lembramos de nosso Senhor, Libertador e Salvador e podemos então adorá-lo, agradecê-lo e louvá-lo por tudo quanto tem feito por nós não apenas na semana, mas em todas as eras, desde que existe a humanidade.


(Sr. Adventista)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A teoria abolicionista da Lei

Provando da  teoria da abolição dos
mandamentos de Deus

Baseado em Levítico 26:

É por isto que os abolicionistas NÃO ensinam as Antigas Escrituras em suas igrejas e fogem delas como o Diabo foge da Cruz!

No antigo testamento existem bênçãos e maldições eternas, uma para aqueles que guardam os Mandamentos de Deus a outra para aqueles que não guardam os mandamentos de Deus.

E se hoje Deus permite que  caiam pestes, doenças, miséria e violência sobre a terra, é porque a humanidade se afasta cada vez mais deste mandamentos de Deus fazendo com que Deus esconda SUA face diante de tanta maldade.

E dói mais ao coração do Pai, quando percebe de que são aqueles próprios chamados de SEUS filhos que tratam de desprezar estes mandamentos e assim ensinar a outros.

Querem apenas a salvação e não o compromisso com Deus de permanecerem andando segundo SEUS Mandamentos. Pregam uma Graça descompromissada com a obediência aos preceitos de Deus.

Se alegram a adorar a Deus em gritarias, desordem, jogando-se ao chão, girando em torno de si mesmos, falando línguas que não se entendem.

Mas sentem-se enfadados em ficar um dia na presença de Deus, em calma, mansidão, domínio próprio, em tranquilos cultos de oração em tom suave e manso como é o Espírito Santo.

A lei nos leva a costumarmos e a nos agradarmos destas coisas e a afastarmos de tudo que é pernicioso.

A fim de defender práticas perniciosas, muitas igrejas recomendam a não leitura ou estudo das Antigas Escrituras, que nos mostra o processo educacional de Deus ao SEU povo e que permitiu criar uma Israel mais mansa e pacífica.

Todo o antigo Testamento é um livro de EDUCAÇÃO, sendo o livro pelo qual toda criança judia era ensinada e assim continua a todo Filho de Deus.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" 2 Timóteo 3:16

Disse o próprio Deus:

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39

Mas os abolicionistas dizem justamente o contrário:

Não examinem as escrituras, a salvação está apenas no Novo Testamento. Desprezem as antigas escrituras, elas não servem hoje para redargüir, corrigir ou instruir em justiça.

Pregam o analfabetismo antigo-testamentário!

E pela ignorância das Antigas Escrituras e suas sérias advertências àqueles que TENTAREM derrubar a Lei de Deus, pretendem, implantar o falso senso de que os mandamentos de Deus perderam a validade.

Nada do que Cristo ou Paulo disse, poderiam contrariar a mínima vírgula daquilo que fora dito pela própria Boca de Deus anteriormente.

Portanto esta dicotomia que os abolicionistas fazem entre Antigo e Novo testamento, Antiga e Nova aliança, Lei e Graça, Cristo e Deus é uma heresia tamanha que não há como se descrever!

Toda a Bíblia deve ser lida, estudada e ensinada! E toda ELA, a Bíblia, determina o padrão moral que todo Filho de Deus deve seguir, quer seja ele Judeu, Cristão, Japonês, Polonês, Africano, negro, pardo, branco, amarelo, capitalista, socialista, homem, mulher, adulto, velho, criança, historicista, preterista, dispensacionalista, adventista, kardecista, calvinista, arminiano, batista, metodista, presbiteriano, católico, papa, bispo, pastor, presbítero, padre, freira monge ou abolicionista.

sábado, 22 de novembro de 2014

Suposto diálogo do apóstolo Paulo com o CACP

[Estou no Mestrado (Teologia) aqui na Argentina. Na medida do possível separarei tempo para postar novidades para vocês estudarem à fundo a Bíblia e defender a Verdade bíblica com a força do Espírito Santo!]
Tema da conversa: A Lei de Deus
Não preciso dizer que esta conversa é fictícia. Meu objetivo é mostrar a você como seria um breve “debate” entre Paulo e os membros do CACP, para que não tenha dúvidas de que a teologia apresentada por eles sobre a Lei é uma perversão das Escrituras.
Convido a todos os irmãos protestantes (ou não protestantes) a analisarem com carinho os textos bíblicos que serão apresentados. Peço que não usem a Bíblia para “refutar a própria Bíblia” e sim que estudem o todo para que se possa alcançar uma compreensão coerente do assunto.
Alguém poderá se sentir “tentado” a me enviar um tipo de “diálogo entre Paulo e os adventistas”. Adianto que perderá seu tempo, pois, a compreensão adventista sobre a Lei não é a mesma dos Gálatas. Eles criam que a obediência era o meio de salvação enquanto que os observadores do sábado acreditam ser ela o resultado de um coração transformado pela graça – como ensina a Bíblia (Ef 2:8-10; Hb 8:10).
Apóstolo Paulo: – Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Por que vocês usam meus textos para ensinar a abolição da Lei?
CACP: – Porque você mesmo disse em Romanos 6:14 que não estamos debaixo de lei, mas, da graça!
Apóstolo Paulo: – Concordo filhos que estamos debaixo da graça de Cristo. Mas, será que a graça salvadora nos dá a liberdade de pecarmos ainda mais? (Rm 6:15)
CACP: – Claro que não, mas você ensinou que a lei foi abolida…
Apóstolo Paulo: – Esperem aí. Que incoerência é essa? Vocês não leram o que escrevi em Efésios 2:10? Por que só leram os versos 8 e 9 trazendo assim confusão aos demais cristãos? No verso 10 eu explico que não somos salvos pelas obras e sim para a prática das boas obras.
CACP: – Então, por que você disse em Romanos 10:4 que “o fim da lei é Cristo”?
Apóstolo Paulo: – Do mesmo modo que Pedro não estava ensinando que a fé chegou ao fim em 1 Pedro 1:9, não estou dizendo em Romanos que em Jesus a lei acabou. A mandamento “não adulterarás” (Ex 20:14), por exemplo, ainda é válido. O termo grego para “fim” tanto em 1 Pedro 1:9 quanto em Romanos 10:4 é “telos” e significa “alvo”, “propósito”, “objetivo”.
- Desse modo, meu filho protestante A. Chouraqui estava correto ao sugerir a seguinte tradução para o texto de Romanos: “O objetivo ou a finalidade da Torá é o Messias”
CACP: – Tudo bem, Paulo. Podemos até aceitar que nove mandamentos são válidos, mas, o sábado não pode ser válido ainda para os dias de hoje. Afinal, o Antigo Testamento foi abolido, como você mesmo ensinou em 2 Coríntios 3:14. Além disso, estamos num mundo pós-moderno.
Apóstolo Paulo: – Como eu poderia abolir a minha própria Bíblia? Vocês esqueceram que ao escrever 2 Timóteo 3:16 eu tinha como única Bíblia o Antigo Testamento? Como puderam chegar a uma conclusão horrorosa dessas?
CACP: – Paulo, não foi bem isso que quisemos dizer…
Apóstolo Paulo: – Não quiseram dizer, mas, disseram. Cuidado com esse ensinamento, pois, quando Jesus incentivou o estudo da Bíblia em João 5:39, a Bíblia que Ele tinha também era composta pelos livros do Velho Testamento. Na pós-modernidade a Bíblia continua sendo o Livro mais atualizado de todos! Não coloquem em dúvida a Bíblia que o próprio Cristo usava. Além disso, Ele não mudou a Lei; antes, ampliou o significado dela (Mt 5:17-19).
CACP: – Aceitamos que a Bíblia de Jesus ainda é importante para nós, mas, o sábado ainda não. Você mesmo Paulo escreveu em 1 Coríntios 9:19-22 que procedeu com os judeus como judeu para ganhá-los para Cristo. Ora, isso significa que você guardava o sábado por que era judeu!
Apóstolo Paulo: – Não leiam no texto aquilo que não existe. Jamais eu iria deixar de lado os princípios de Deus para me adequar aos judeus ou aos não judeus. Eu estava tratando de aspectos culturais, tanto que, mesmo não crendo mais na importância da circuncisão, circuncidei a Timóteo para falarmos aos judeus que praticavam tal rito (At 16:1-3).
- Vocês não podem aceitar 9 mandamentos e ignorar o sábado, pois, Ele foi dado ao ser humano como um memorial do poder Criador de Deus (Ex 20:8-11) antes mesmo de existirem judeus no Planeta (Gn 2:1-3). Além disso, Tiago ensinou que qualquer que rejeita um preceito da lei de forma consciente e rebelde se torna culpado diante de Deus (Tg 2:10).
- Não tentem reinterpretar tal texto como vocês o fizeram em vosso site por que ele é claro demais. Eu mesmo nunca transgredi qualquer lei (At 25:8) e isso inclui o sábado, que observei até mesmo longe da presença de judeus (At 16:13). Eu agradei a Deus e não adaptei os princípios dele para agradar a homens.
CACP: – O que faremos agora, sendo que tudo o que ensinamos é contrário ao que você está nos dizendo?
Apóstolo Paulo: – Deus perdoa vocês desde que deixem de lado o orgulho pessoal e abandonem esta compreensão antinomista da Lei (1Jo 1:9). Se continuarem com dificuldades em aceitar o sábado bíblico, façam a oração de Davi registrada na nossa Bíblia que não foi abolida:
“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Sl 119:18).
Fim.
Os membros do CACP tentarão “refutar” esse diálogo ou se arrependerão do erro em ensinar os outros uma doutrina (abolição da Lei) tão perigosa para a vida cristã? [Leandro Quadros]