quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Testemunho - Sobre drogas

Testemunho - Ione, uma paciente terminal que encontrou vida em um hospital adventista

Testemunho - Binho, amigo do Marquinhos Maraial

Anjos da esperança - Coletânea de testemunhos































Propaganda - Respeite o Idoso

Esperança compartilhada - Tv Novo Tempo

Curiosidades Bíblicas - Um será levado e o outro deixado, um será amado e o outro rejeitado



Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; (Mateus 24:40)

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

Ao  analisarmos estes versículos percebemos semelhanças conceituais:

Um será levado e o outro deixado, um será amado e o outro rejeitado

Percebemos que no juízo, Deus agirá de forma coerente com nossas atitudes. Se o amamos somos levados, se o rejeitamos somos deixados. Percebemos também que a questão se dá em torno da questão de servir a um senhor ou a outro senhor.

A bíblia é construída também com esta tecnologia, que nos permitem entender as razões divinas comparando textos que conceitualmente expressam similaridades. Estas são as pequenas luzes que não percebemos em uma breve leitura, mas que com o passsar do tempo e tendo um profundo conhecimento de como Deus atua, descobrimos verdades magníficas que nos ajudam a aceitar ou rejeitar certas doutrinas.

Quando não se estuda a bíblia procurando entender as verdades aparentemente ocultas, surgem as falsas doutrinas que são nada mais que teorias que se afastam da harmonia bíblica.

Comparando estes dois versos encontramos reforço para a doutrina de que seremos salvos por amar a Deus, ou seremos rejeitados por amar a outro senhor, mesmo que este seja o dinheiro.

Mas não apenas isto, esta comparação reforça a idéia de que a doutrina do arrebatamento secreto não se justifica através do verso de Mateus 24:40.

Embora Deus ame a todos de igual maneira e trabalhe para que os que o rejeitam se arrepandam, não será sempre assim.

De tudo percebemos que a relação é reciproca entre Deus e o homem. Deus amará os que o amam e rejeitará os que o rejeitam, no dia do juízo.

Alguns podem perguntar: Mas como posso fazer para chegar a este tipo de racioncínio? De compreender certos versos difíceis à luz de versos mais fáceis?

Basta fazer um estudo bíblico adventista, aprofundar nas regras de interpretações e estudar constantemente a bíblia, para que então o amigo se torne um exímio conhecedor das doutrinas puramente bíblicas, capaz de responder à qualquer pergunta através deste livro, a Bíblia, que contém todas as respostas de que precisamos para irmos para o céu.

Mas devemos nos atentar ao  fato de que, embora a comparação de tais versos possa nos dar uma fagulha de luz para entender o que realmente a Bíblia diz no versículo de  (Mateus 24:40), este não servirá de justificativa para se explicar tal versículo, porque estão em diferentes contextos.

Tendo recebido um vislumbre do que um versículo poderia significar, tiramos a prova de seu significado analisando o contexto de  (Mateus 24:40) a fim de saber o que realmente este versículo está dizendo. Uma boa pista é o evento citado em  (Mateus 24:39) que trata do dilúvio que é usado como analogia para o referido verso. Portanto, uma boa análise contextual é de fundamental importância para se dar uma resposta correta para versos difíceis. A utilização do método historicista aliado à uma boa análise contextual, permitem que entendamos os bastidores e as razões de tais versos. Assim descobrimos o contexto histórico de certos versos, o que nos permite ter uma visão mais ampla sobre certos acontecimentos descritos nas Escrituras Sagradas.

Deixo-vos uma pergunta:

Tomando por referência o dilúvio, que argumentos poderíamos usar sobre (Mateus 24:40)  a fim de refutar a doutrina do arrebatamento secreto que costuma se apoiar  neste verso?

Sintam-se livres para opinar.

(Sr. Adventista)

E-mail - Jesus, sua relação com o Espírito Santo e a chuva serôdia



Recebi  dois e-mails de um irmão que se mostra bastante educado e sincero. É uma honra receber e-mails deste calibre. Colocarei as respostas na forma de artigo e devidamente revisado.


Temas: Chuva serôdia, Jesus, Espírito Santo.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:2)


Um espírito que se move:

E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. (Lucas 3:22)

Uma voz veio do Céu enquanto o Espírito Santo descia sobre Jesus. Ali vemos reunidos, Pai, Filho e Espírito Santo.

Espírito Santo de Deus, Filho de Deus e a parte de Deus que não desceu à terra, no batismo de Jesus, este, o Pai.

No antigo testamento vemos que Deus descia à terra corporalmente e acompanhava nossos Pais da Fé. No novo testamento vemos que Jesus desceu corporalmente e encarnou. Percebemos também que o Espírito Santo da parte de Deus desce à terra, gera e acompanha a Jesus.

Quando Jesus retorna ao céu, o Espírito Santo é dado à humanidade.

Jesus ficou sozinho no céu? Certamente que não, porque foi para junto do Pai, mas o que aconteceu com o Espírito Santo da parte do pai?

Este desceu à terra e permanece conosco até o dia em que se retirará, na eminência da volta de Cristo.

Compare o que lhe tenho dito com as escrituras, então me repreenda se houver engano. O mesmo Deus de amor se manifesta tanto no Pai, como no Filho e no Espírito Santo.

Deus deixou de estar presente corporalmente junto à humanidade porque mandou seu Filho como intermediador. Quando Jesus voltou para o céu, nos deixou o Espírito Santo, como consolador.

O Pai está no Céu e o Espírito Santo aqui na terra, enquanto Jesus nos prepara morada, agora junto ao Pai.

Deus seja louvado por isto.

A chuva serôdia, onde o Espírito Santo será derramado sobre a terra ocorrerá, isto é bíblico e a bíblia não falha. Não tendes visto? A quantidade de pessoas buscando o caminho de Cristo em várias igrejas dignamentes cristãs?

Jesus existe desde o princípio, antes mesmo da humanidade, passou a ser filho por ocasião de ser gerado no ventre de Maria pelo Espírito Santo.

Não seria então o Espírito Santo o pai de Jesus?

Se o Espírito Santo fosse uma projeção de Deus, não seria também Jesus Cristo que proveio do Pai?

Filho de homem, um homem é, mas e quanto ao filho de um Deus? De certo que Jesus não era um homem comum. Sendo portanto, homem e Deus. Porque era filho de uma mulher, mas também filho de um Deus.

Mas sabemos que um Deus não pode ser gerado, este deve subsistir desde a eternidade, senão jamais poderia ser um Deus, nem um filho primogênito do Deus. Seria apenas uma criatura.

Mas como ser uma mera criatura se já existia antes mesmo deste mundo ser posto em magnificência?

"O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.

Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.

Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.

Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.

Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;

Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,

Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.

Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.

Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.

Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.

Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.

Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR."

(Provérbios 8:22-35)

Jesus o está chamando para o SEU ministério.

Com a graça de Deus,

atenciosamente.


(Sr. Adventista)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resposta - PROFISSÃO: VENDEDOR DE ILUSÕES.


Em resposta ao artigo: http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/10/profissao-vendedor-de-ilusoes.html

O que na verdade é uma ilusão?

A primeira característica que encontramos em uma ilusão é que a realidade por trás da ilusão é desconhecida. Quando se conhece o que está realmente por trás de uma ilusão, esta deixa de ser uma ilusão e percebe-se que se trata de um truque.

Existe o efeito chamado de "caixa de pandora" que se trata de algo que se repete contínua e infinitamente, como o caso de uma caixa dentro de outra caixa e que à medida que abrimos estas caixas sempre se encontram outras caixas.

O artigo em questão, procura desfazer a ilusão de que todas as religiões sejam boas, enquanto se aplica outra ilusão, a de que todas as religiões sejam más.

Esta tática desonesta de manipulação mental é utilizada largamente por radicalistas. Por exemplo ao se revelar que a política não é totalmente honesta, enquanto se prega que toda a política é desonesta.

Disto surgem opiniões alienadas como:

Nenhum político presta;
Homem é tudo igual, só muda de endereço;
Casamento é ilusão;
Nenhuma religião é sincera;

Houve, na história, um autor que ficou bastante conhecido por colocar em livros suas idéias radicais e pessimistas, seu nome era Kafka. Este autor em determinado ponto de sua vida decidiu adotar uma postura de crítica pessimista constante em tudo que escrevia.

Desde então quando se há uma situação proposta, onde as situações ocorrem da pior forma possível, indo ao extremo do pessimismo, diz-se que se trata de uma "situação típicamente kafkaniana". As pessoas suscetíveis à este estranho modo de pensar, vêem as coisas de uma perspectiva generaizada e pessimista.

Uma característica que se nota é a atração por figuras bizarras, Kafka, por exemplo descrevia figuras de autoridades como "monstros em forma de gente". Um professor rigoroso, por exemplo, seria visto como um carrasco, um pastor ou padre, seria visto como um demônio. Ao passo que também acreditava que em um instante qualquer poderia ser apanhado por uma armadilha escondida, onde uma corda o arrastaria pelo pé sobre um telhado onde sofreria algum tipo de morte horrível.

Neste mundo de Kafka não existem opiniões equilibradas, Kafka não ligava muito para as partes boas da realidade, assimilando então, somente os aspectos ruins.

Kafka desfazia a ilusão de que o mundo era um lugar seguro e que certo grupo de pessoas eram boas, mas em contrapartida criava a ilusão de que as pessoas tinham sempre lados sombrios ocultos e que a realidade era algo nada seguro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka

Figuras de cérebros cortados, pessoas com feições bizarras e mistura do chocante com o nojento cabem perfeitamente na visão que Kafka tinha da realidade.

Quando se exagera em uma realidade, esta é mais passível de ser imprimida mais fortemente no subconsciente da pessoa ao passo que também é mais fácil de ser entendida. O problema é que para os kafkanianos não existe meio termo, ou seja, tudo é generalizado e sempre para o lado pessimista.

Voltando para a realidade, percebemos que escritores que trabalham com a generalização, não trabalham com meio termo, ou defendem totalmente, ou criticam totalmente. Notamos que escritores com tendências kafkanianas não conseguem fazer elogios àquilo ao qual critica.

Ou seja, um político pode entrar em uma casa em chamas e morrer resgatando duas crianças. O crítico apontará todos os defeitos e não reconhecerá nada de bom na política, nem mesmo após assistir a notícia sobre o resgate da criança que passa na televisão no exato momento em que este escreve suas críticas.


Um exemplo prático:

Adventistas são sempre tristes;
Adventistas sempre incomodam os outros;
Todos os adventistas são insistentes;
Os adventistas nunca sorriem;
Quando sorriem é porque estão com os bolsos repletos de dinheiro dos fiéis;
Todos os adventistas, mesmos os que possuem títulos de doutorado, seriam burros, cegos, criaturas manipuladas, quando não, criaturas manipuladoras;
Todo pastor é um boa vida;
Todo o dinheiro dos dízimos é empregado em regalias da igreja;
Todos que entram na igreja sofrem lavagem cerebral e passam a não raciocinar direito;
Todo adventista é fanático;
Todo adventista finge que gosta de guardar o sábado;

Ora, qualquer pessoa em SÃ consciência, jamais acreditaria nestas barbaridades. Porém estas afirmações são capazes de criar medo no coração das pessoas e servir como meio de manipulação para que as pessoas não se aproximem do adventismo.

Quando analisamos o artigo do Editor, percebemos este falando sobre o uso do medo para manipular as pessoas a fim de que aceitem ideologias.

Lembra da "Caixa de Pandora"?

Pois o Editor utiliza este mesmo método de amedrontamento para tentar manipular os que lhe dão atenção, a fim de que estes não procurem conhecer a verdadeira realidade adventista.

Imagens de pessoas com dedo em riste são largamente utilizadas em seus artigos e tem se mostrado uma marca pessoal nos artigos do Editor. Estas imagens tem um poder muito conveniente, pois desvia a atenção do leitor para o que está sendo criticado, a fim de que o mesmo não perceba que a crítica caiba também ao autor que faz as críticas.

Este tipo de imagem é um pronto sinal de acusação, repreensão e julgamento.

Um dia um cristão lendo o artigo, de repente se dá conta:

Mas espere aí, o Editor está apontando o dedo, julgando abertamente e às vezes até condenando os adventistas, será que um cristão pode fazer isto?

O Editor então argumenta:

- Os adventistas acusam as outras denominações então eu também posso acusar;

Sem que percebamos, o Editor "Fez Novamente". Mas fez o que? Ora, desviou a atenção de algo que o questionava para o adventismo. Lembra da imagem com o dedo em riste, apontando?

E assim funciona este tipo de artigo, considerando sempre os piores aspectos ,exagerando,  generalizando e jamais proferindo observações sobre qualquer aspecto elogiável do adventismo. Proferindo julgamentos e acusações e incentivando a condenação das religiões.

Quer tirar a prova sobre o adventismo? Visite alguma igreja próxima e veja com seus próprios olhos como são as atitudes dos adventistas. Não se preocupe, o adventismo não é uma seita, pelo contrário é uma das maiores organizações religiosas mundiais, que utilizam únicamente a bíblia como regra de fé. Quem assiste a TV novo tempo  sabe do que estou falando.

http://novotempo.com/


(humor) Quanto ao amigo Editor, ofereço-lhe o Vigonal:


Mas não se preocupe, ao contrário do que diz o anúncio, jamais proibiremos a visita do amigo às nossas igrejas, pelo contrário, faríamos muito gosto que o amigo voltasse à realidade do seio adventista.

(Sr. Adventista)

Prévia - A Última Esperança com Pr. Luís Gonçalves

Conheça os lugares por onde Jesus passou, seu túmulo, o deserto da tentação, o monte das oliverias e diversos outros lugares. Você poderá ver os lugares que Jesus viu e por onde ELE andou.

De quebra, viaje pela Grécia, Itália e outros lugares, aprendendo um pouco mais sobre as cartas dirigidas às igrejas contidas no Novo Testamento.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que nossos jovens andam vendo - Jogos satânicos



Antigamente se ouvia falar muito que certos jogos seriam "coisa do demônio". Tal expressão fora utilizando tanto banalmente que quando se ouve alguém dizer que alguma propaganda ou jogo contenha mensagens "subliminares" de apologia ao ocultimo, bruxaria e outras abominações, geralmente não se dá muito crédito.

Isto porque alguns exageram e criam fábulas que quando se checa, não é bem aquilo que nos alertaram.

Entretanto isto representou uma "faca de dois gumes" porque hoje, jogos satânicos têm invadido as lojas de jogos eletrônicos de forma desapercebida. Se os pais ouvirem hoje da boca de seus filhos, comentários sobre dois títulos em especial, é bom que fiquem em alerta.

O mais novo se chama "Lucius", que trata da história da reencarnação do anti-cristo em um garotinho, cuja missão é matar toda a família. Não é brincadeira, nem uma observação de minha parte, isto faz parte do próprio enredo do jogo portanto é explicitamente um auto-declarado jogo que faz apologia ao satanismo.

O segundo se chama "Dark Alice", uma paródia do famoso conto "Alice no país das maravilhas" porém, se passa em um mundo demoníaco onde a protagonista Alice faz um papel de feiticeira impiedosa e maléfica, enfrentando outros demônios também impiedosos e maléficos.

Por utilizarem crianças como protagonista, estes jogos tendem a atrair o público mais jovem e entram para a galeria dos novos jogos onde o protagonista é um vilão e o objetivo do jogo é promover matança e destruição, por motivos destrutivos como vingança ou busca de poder.

A maior preocupação é a de que o público jovem pode se identificar de alguma forma com um personagem destes jogos, ou um detalhe da história do personagem que geralmente é criado para atrair atenção de um público problemático.

A série de cinema, chamada "Crepúsculo" é um bom exemplo de como se criar personagens capazes de atrair o público jovem, com pequenos detalhes que faz com que este público se identifique com os personagens.

Justamente aí que mora o problema!

Porque o jovem tanto pode se identificar com um "bom" personagem como o "Super homem", como podem também se identificar com um mau personagem, como o protagonista do game denominado "GTA" que é um jogo onde o jogador assume o papel de um bandido para cometer crimes em uma cidade muito bem elaborada.

De fato não é um jogo que fará com que um jovem adquira uma arma e saia matando pessoas "pelo caminho", mas às vezes basta apenas um pouco de incentivo, para que um jovem com problemas comportamentais comece a acariciar uma pequena falha moral, abrindo brechas para que esta se desenvolva.

Assim como a bíblia pode levar uma pessoa, nas piores condições morais, a se converter aos caminhos de Deus e se tornar uma pessoa de bem, os jogos, o cinema e as músicas  podem fazer com que um jovem em boas condições comece a despertar em si, uma fraqueza que este antes não conhecia.

Uma pessoa na beira do precipício pode não pular realmente, mas se alguém provocar ou der um incentivo, este pode sim cometer uma barbaridade contra sua própria vida, como é o caso de um jovem desafiado a mergulhar do alto de uma cachoeira.

Os meios de entretenimento também tem este poder de convencimento. Não fora isto, os comerciantes não gastariam tanto dinheiro colocando suas propagandas neste meio. Portano, assim como a mídia pode convencer uma pessoa a tomar "Coca-cola" também pode convencê-la a se tornar menos "moralista" e mais "controladora de seu próprio destino".

Fato é que muitos jogadores se encontram anestesiados com jogos de tiro e morte, assim, os games violentos têm investido em coisas mais pesadas como, torturas e mortes brutais. Sangue que antes era censurado nos games, hoje, no pleno sentido da palavra, jorram na tela de alguns gamers que já não se incomodam com este tipo de violência.

Um jogo pode não convencer um jovem a repetir as atrocidades que este mesmo comete virtualmente, mas gradativamente o anestesia para este tipo de coisa. Claro que quando um jovem desliga seu aparelho de vídeo game e volta para a realidade, não irá fazer na realidade aquilo que este faz no jogo. Mas e se a pessoa tiver algum problema não identificado? Como a esquizofrenia por exemplo?

Alguém algum dia viu em algum filme ou game a mensagem do tipo: Este jogo não é indicado para pessoas portadoras de "esquizofrenia"!?

Mas não é apenas a esquizofrenia que é capaz de misturar o virtual com o real. Além do incentivo, ou da prática de criar uma vontade no jovem (largamente utilizada por comerciais), além do carisma de personagens malvados, o jovem ainda lida com problemas pessoais e de convivência familiar, que podem estar de alguma forma abordados em um jogo moralmente incorreto.

O maior engano do inimigo é nos fazer crer que o problema está ligado com a violência do game. Não é a violência do game em si que é o nosso inimigo, mas sim as ideologias introduzidas nestes games PRINCIPALMENTE as sutis que vão direto para o subconsciente e daí fazem uma verdadeira confusão na cabeça do jovem e que só percebemos o estrago quando o jovem faz algo de muito grave.

Muitos pais não tem o cuidado de observaras algumas atitudes dos filhos e perceber sutis mudanças comportamentais. Não é apenas a presença de sangue ou violência no que este assiste que o torna insensível, mas os distorcidos conceitos morais que este passa a assimilar.

Um jogo não convencerá um jovem a matar, através de um jogo onde soldados, defendendo seu país, sai a matar vários inimigos, fosse assim, nosso policiais e até a força militar se tornariam criminosos cruéis e insensíveis.

O problema se dá quando o jovem, no jogo, assume por exemplo a identidade de um assassino cruel que é pago para matar pessoas inocentes em troca de dinheiro, ou simplesmente para fazer parte de um grupo secreto poderoso que controla uma cidade inteira através do medo.

Estudos feitos no japão com jovens acostumados a games violentos revelou que estes tinham ainda menos propensão à violência do que jovens acostumados com outros tipos de jogos. O que nos leva a crer que um jovem com tendências sádicas não se satisfaz com coisas virtuais, isto é um fato. Portanto o fato de um jovem preferir jogos violentos, não, necessáriamente, indica que este seja violento ou tenha propensão para a violência.

Mas aqueles que preferem jogos moralmente errados, que tem até pouco sangue, mas que incentiva o jogador a atropelar pessoas inocentes pela rua como o intitulado "Carmagedom", estes sim são os perigosos.

Toda vez que se associa um personagem de um jogo violento à uma imagem moralmente correta, como um policial por exemplo, em um enredo onde o objetivo principal seja algo moralmente correto, como defender a lei, as chances de isto "estragar" a personalidade de um jovem é infinitamente menor.

Porém basta adicionar à este enredo que o protagonista principal com o qual o jovem irá jogar é na verdade um policial corrupto, que a coisa "começa a desandar".

É a eterna luta entre o bem e o mau que ocorre inclusive nos jogos. Portanto a pergunta que os pais devem fazer aos jovens não é necessáriamente o quanto de violência possui um jogo mas:

- De que lado você está no jogo?

Se este disser que é do bem, será um certo alívio.
Se disser que é do mau, também não será o fim do mundo.
Mas os pais deverão tremer na base se ouvir da boca de seu filho a confissão:

- Sinceramente, não sei de que lado eu estou!

Porque aí sim o estrago terá sido feito, porque o jovem demonstra então não ser mais capaz de identificar o que é o certo do que é errado, o bem do mau.

Se este não consegue fazer esta diferenciação no mundo virtual, como fará no mundo real? Afinal o mundo virtual tende apenas a repetir o que ocorre no real.


(Sr. Adventista)

Evidências - Podemos confiar no Novo Testamento?

** Terceira parte da série adicionada.







domingo, 28 de outubro de 2012

Notícia - Rádio Adventista alcança países muçulmanos



Agora não há mais volta, o adventismo decidiu enfrentar o desafio de pregar o cristianismo abertamente em países muçulmanos.

O ponto alvo será um local conhecido como  "A Janela 10/40"  berço de várias religiões.

Para mais informações visite: http://novotempo.com/radio/2012/10/25/radio-adventista-alcanca-paises-muculmanos/

Está escrito - A Idolatria Cristã

De Budista a Adventista - Testemunho do Dr. Luigi Braga (com uma mensagem aos ex-adventistas)

Advogado da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Dr. Luigi Braga é um ex-budista que entendeu sobre a graça e se converteu ao cristianismo. Seu testemunho se encontra à partir dos 3 minutos.







Assim é um adventista vitorioso, e bem humorado!

Fonte: http://adventismoemfoco.wordpress.com/2012/10/20/testemunho-do-dr-luigi-braga-advogado-da-divisao-sul-americana-da-igreja-adventista-do-setimo-dia/

Paul Washer - Mensagem para os Cristãos Brasileiros

Curiosidades Bíblicas - Jesus repete a mesma pergunta a Pedro por três vezes.

"Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17)

Por que Simão Pedro teve que responder por três vezes a mesma pergunta de Jesus?

Opinem!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bíblia - Discernimento do que nossos olhos não vêem



A bíblia é sem dúvida o livro mais facinante de toda a história. Quando uma pessoa lê este livro pela primeira vez, desde o livro de Gênesis até o livro de Apocalípse, é capaz de compreender a essência deste livro que é sobrenatural.

Quando tornamos a ler novamente este livro, este parece se ampliar em nosso entendimento, começamos a enxergar coisas que antes pareciam ocultas e a entender melhor as mensagens nele contidas.

Com o passar do tempo o Espírito Santo, atua sobre nosso entendimento, abrindo cada vez mais nossos olhos espirituais para que vejamos a luz das escrituras para, então, aceitarmos a sua mensagem. Quando uma pessoa inicia seu estudo da bíblia utilizando seu entendimento carnal, muitas coisa parecerão não fazerem sentido ainda, mas quando esta pessoa aceitar por fé, que é racional, o que diz a palavra, tudo se tornará  diferente.

Após crer e ser batizado pelo Espírito Santo, o cristão recebe então o dom do discernimento espiritual. Um dom que acompanhava Adão e Eva e permitia que estes pudessem entender as coisas e as criaturas espirituais.

Longe de ser um novo dom é apenas o Espírito Santo devolvendo ao homem a capacidade de recuperar gradativamente este discernimento, mediante a fé nas escrituras.

Jesus ao abrir o entendimento dos apóstolos, possibilitou que estes pudessem compreender as escrituras. As coisas que pareciam ocultas sobre o messias, então, tornaram-se claras e assim puderam entender o sacrifício de Jesus e o plano da redenção.

Passaram também a ter um profundo conhecimento sobre a pessoa de Jesus e suas dúvidas então se dissiparam. A certeza que obtiveram foi tamanha que não se importaram em dar a vida pelo Cristo apresentado nas escrituras e tiveram a confiança de que a vitória sobre o pecado estava garantida e a redenção estava próxima.

O cristão então, que lê a bíblia, recebe revelações chaves que hão de destrancar mais e mais seu entendimento sobre as coisas divinas a fim de que nas próximas leituras possam encontrar respostas para certos "enigmas" contidos nos livros da Palavra de Deus, desde o gênesis até o apocalipse.

Os Salmos que antes poderiam parecer apenas cânticos, começam a se tornar uma descrição de algo importante que não notamos em uma primeira leitura. Porções de descrições proféticas, que pareciam não fazer sentido, passam a nos revelar coisas sobre o mundo que está além de nossos olhos.

Como uma casca de cebola, mais e mais as verdades vão sendo descobertas e a fé nas escrituras vai se fortalecendo.

A medida que lemos a bíblia esta nos apresenta verdades mais e mais complexas, como se a cada leitura e cada estudo, a bíblia aumentasse o nível de conhecimento possível de se adquirir. A Palavra se torna cada vez mais rica de informações à medida que vamos compreendendo as escrituras.

A bíblia, que antes era um livro com um certo número de capítulos e versículos, em nossa mente se torna uma enciclopédia de informações, graças à tecnologia Divina presente na bíblia que permite que esta assuma vários níveis diferentes que nos permitem alcançar verdades cada vez mais elevadas.

Pela atuação constante do Espírito Santo na mente do cirstão, revelando, através das próprias escrituras, os bastidores do que ocorre no mundo espiritual, descobrimos um mundo de verdades não reveladas, nas palavras inspiradas dos profetas. Percebemos que a bíblia fala não apenas do mundo carnal, mas também do espiritual em uma sintonia particular que apenas os que recebem o discernimento da parte do Espírito Santo, podem compreender.

Se em uma primeira leitura entendemos a história que se passa neste mundo, após várias leituras, usando de discernimento espiritual, entendemos mais sobre história do que ocorre no mundo que não conseguimos ver. Conforme o tempo passa e as profecias vão se cumprindo, novas verdades começam a ser entendidas, em um processo que só findará quando estivermos no céu, quando então todas as verdades nos serão reveladas da boca do próprio Deus.

Nas palavras dos profetas e da boca do próprio Deus, estão revelações de uma forma tão bem trabalhada que somente olhos e mentes bem atentas conseguem enxergar. Revelações estas que o homem carnal não entende, mas que o homem espiritual se torna pronto a enxergar.


(Sr. Adventista)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como são as encenações adventistas?

A salvação em Cristo Jesus e o terrível Dia do Senhor



Uma mensagem ao amigo que desacredita de Jesus:

Muitos não entendem as implicações incluídas quando Jesus disse que veio pra Cumprir a Lei (Mateus 5:17).

Em verdade Jesus veio para completar tudo que havia sido escrito no AT, inclusive a TORAH. Quando entramos em contato com o Espírito Santo e então lemos o AT, conseguimos enxergar e entender  (Lucas 24:45) que TODO o AT serviu de preparação para a vinda do Messias  (Lucas 24:27) .  

Não houve outro propósito, desde que o homem pecou. Entretanto, a pessoa de Jesus não é citada diretamente (João 1:10). Este é citado apenas como Deus (Isaías 9:6), ou como o verbo, ou a palavra, ou o arquiteto  (Salmos 33:6-7) .

Mesmo que o amigo não aceite a Jesus como o Cristo. Deverá entender que o AT fala de alguém que sempre esteve à sua destra (Salmos 80:17) e revela SEU trabalho junto ao PAI (Daniel 3:25).

Os judeus não ignoram o fato de que o esperado messias não seria alguém comum. Mas um Rei com o poder de subjugar nações (Daniel 2:37-44), fazer maravilhas e cumprir tudo que há escrito sobre ELE em todo o AT (Daniel 9:24-25).

Tenho dito que o amigo pouco conhece sobre as doutrinas adventistas, mas o amigo conhece o AT?

O fato de não aceitarem Jesus como Deus é porque sequer o aceitaram como Messias. Esperam um representante que virá tomar o lugar da humanidade, manifestando todo o poder de Deus, inclusive o de julgar e destruir (Salmos 110).

O que não sabem porém é que estas duas coisas não se dariam no mesmo tempo.

Antes o Messias viria para tomar o lugar da humanidade, cumprir tudo que havia sido escrito na lei e nos profetas sobre sua vinda (Isaías 53) e morrer em nosso lugar (Isaías 53:4-5).

Somente então, após vencer o pecado, este assumiria seu total caráter Divino, para só então, julgar e destruir este mundo juntamente com os ímpios (Sofonias 1:3).

Jesus é o próprio caráter de Deus, um caráter que o homem não conhecia, porque Deus nesta terra havia sempre lidado com o pecado, mostrando a sua Justiça e poder (Salmos 54:1). Seu amor não ficou totalmente evidente.

Quando Deus deu seu único filho para morrer em nosso favor, o verdadeiro caráter de Deus foi evidenciado em Jesus. Um Deus de amor, misericórdia e perdão.

Deus mostrou que ama também o homem e não somente suas leis.

Os seguidores do AT acreditam que amando aquilo que Deus ama, a lei, conseguirão o favor do Senhor. Mas isto é um erro gravíssimo. Somente alcançaremos o favor do Senhor amando-o diretamente.

Por isto ELE se fez carne e habitou entre nós, para conquistar nossos corações. Um Deus que sentiu na própria carne toda a consequência do pecado, mesmo não tendo pecado.

Ao homem faltava ainda o essencial, a humildade. Jesus foi o mais humilde dos humildes, se colocou à serviço de todos, o próprio Deus.

É esta a natureza de Deus que muitos desprezam, consideram-na vergonhosa e por isto rejeitam a Jesus.

Se Deus quizesse mostrar todo o seu poder, esmagar os ímpios e destruir este mundo, não precisaria mandar um Messias. Entretanto nenhum homem deixará de ser ímpio nem deixará de ser injusto, a menos que aprenda a lição dada por Jesus.

Somente com extrema humildade diante de Deus, arrependidos e demonstrando nossa carência de salvação é que conquistaremos o favor do senhor.

Não com soberba nem arrogância nem com orgulho.

Os seguidores do AT se inspiram muito em Moisés, ao qual os adventistas também dão muito valor, mas o espelho deve ser Cristo. Não o Rei poderoso que virá julgar e condenar. Homem algum tem permissão de se espelhar no Rei. O homem deve se espelhar no Cristo. Aquele mutilado, moído pelo pecado, desprezado e humilhado.

Jesus veio para mostrar a nossa condição e demostrar o comportamento diante de Deus que devemos adotar para receber a SUA graça.

Mas os fariseus não querem ser humilhados, nem desprezados, nem tratados como serviçais. Preferem se espelhar no Rei que vem em glória e pretendem tomar parte nesta glória.

Pouco conhecem sobre o AT a que lêem, Deus havia dito que SUA glória não seria dada aos homens. O que recebemos foi o favor do Senhor em nossa condição de humilhação, assumindo nossa culpa e nossos pecados.

Jesus veio para buscar os perdidos, quem se considera salvo, não precisa do sacrifício de Jesus, pois de modo algum se arrependeram e não querem se arrepender. Estes por si próprio estão condenados. Esperam as mordomias, achando que os trabalhos obrais da lei pagarão a salvação.

Custam acreditar que a salvação é unicamente por misericórida divina e que todos devem se prostrar diante do Cristo e reconhecer que a condição que merecemos é aquela que Cristo recebeu em seu sacrifício.

Sim, todo homem deveria ser humilhado perante o universo e as outras criaturas de Deus. Deveríamos ser desprezados, motivo de abominação diante das criaturas perfeitas que nunca cederam ao pecado. Deveríamos receber o castigo pelo mal que temos feito.

Mas Cristo veio para se humilhar em nosso lugar diante de todas as criaturas do universo, diante do próprio Deus na figura do Pai e do Espírito Santo.

Jesus tomou nosso lugar e foi motivo de zombaria pelos espíritos malignos que acompanham Satanás. Mas o universo inteiro se calou e todo o desejo de Justiça foi abastado. Foi uma imagem terrível, ver o Cristo inocente ser crucificado e humilhado de tal forma.

Por causa do amor de Cristo pela humanidade fomos perdoados. O universo não nos condena, porque grande é o amor de Jesus pela humanidade.

Fomos perdoados pela consideração que Deus e todas as criaturas têm pelo fundador dos mundos, a pedra fundamental de toda criação de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.

Nada de bom fizemos, nada merecemos. Em Cristo morremos, somos humilhados e pagamos por todos os pecados.

Aceitar a Cristo é aceitar a condição que cristo assumiu, recohecer que mereceríamos ser castigados, humilhados, receber todo o desprezo e morrer da pior forma que existe.

O julgamento e a sentença que deveria cair à humanidade caiu sobre a cabeça de Cristo. O mais humilhante é que o próprio homem, a criatura pecaminosa, foi quem imolou o Senhor Jesus.

Cristo não foi humilhado por criaturas santas, mas pelas próprias criaturas pecaminosas que mereciam morrer da pior forma possível.

Quando cristo levantou os olhos ao céu e perdoou a humanidade, seu exemplo de misericórdia e benevolência fez Dele o Rei. Quem poderia superá-lo em bondade, misericórida e amor pela criação?

Satanás é quem não era!

Então se tornou evidente à todo o universo que Jesus era Santo, Perfeito, Justo e Fiel. Por causa de Cristo formos perdoados.

Mas ai daquele que rejeita o Cristo. Os olhos de Deus e das criaturas celestiais olham para estes homens soberbos que pensam serem auto-suficientes para a salvação, aguardando o dia em que receberão o que lhes é de merecimento. Miseráveis, não percebem a própria condição e se colocam como Satanás em soberba.

Os olhos de Deus em SUA justiça já demonstra o fogo que consumirá tais pessoas. Todo universo se apronta para acompanhar o castigo daqueles que se tornaram semelhante ao desprezível Satanás, esperando que ainda se arrependam e escapem do terrível destino que lhes é reservado.

Em contrapartida Deus e as criaturas do universo preparam as boas vindas aos que vencerão o pecado através de Cristo. Que aceitaram a sua própria condição miserável e se colocaram à serviço do Criador que também é Libertador, mas que sobretudo se arrependeram e creram em Jesus.

A pergunta é:

Estais preparado para comparecer pessoalmente diante Daquele que é Santo e não tolera o mínimo traço de pecado?

Somente por Cristo escaparemos da justiça que até os demônios temem, não há nada que possa descrever o desespero dos demônios quando o Rei dos Reis vier em glória. Terrível será o dia do Senhor.


* Seguidores do AT  se refere aos que não seguem a cristo, mas tão somente o que está contido no AT, desprezando o que está escrito no NT.


(Sr. Adventista)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rafaela Pinho - Máscaras

Dedico esta música à uma certa Jovem rebelde, a quem o Senhor ama.

Rafaela Pinho - Teu Olhar Me Encontrará

Rafaela Pinho - Aprendendo a Confiar

Como é a participação dos jovens na igreja?

Expressão Vocal - Se Meu Povo Orar

Novo Tempo - Guia-me, Daniela Araujo

Uma talentosa cantora batista, cantando na rádio Novo Tempo.

Novo Tempo - Entrevista com Wasthi

Entrevista da WASTHI, uma jovem que participou da casa da Ana Hickman e deu seu testemunho de fé e fidelidade ao Deus que a amou e lhe deu a vida.


sábado, 20 de outubro de 2012

Os ministros acusadores


Além dos ministros espirituais, os próprios colegas de Satanás que também foram expulsos do céu, existem homens que trabalham como ministros à serviço dos espíritos que estão aqui na terra.

Estes defendem um mundo onde o inimigo trará a paz ao mundo, com a condição de que joguemos as leis de Deus na lata do lixo. Não vêem problemas em adorarmos ao verdadeiro Cristo, desde que nos prostremos também diante daquele que um dia traiu a Deus, Satanás o enganador. Também não se incomoda que sejamos fiéis ao antigo testamento, desde que rejeitemos a Cristo como salvador.

Ambos os comportamentos servem bem ao própósito de Satanás. Rejeitando ou as leis de Deus, ou ao Cristo, satanás obterá para si a vitória sobre uma pessoa.

O Antigo testamento nos serve de preparação para que reconheçamos o verdadeiro Cristo, no qual é Jesus de Nazaré. As leis contidas nesta poderosa testemunha (AT) são os alicersses de todo o ministério de Jesus, que sempre utilizou este livro em suas pregrações, em seus ensinamentos.

Esta mesma testemunha foi utilizada para combater ministros acusadores e serviu poderosamente ao próprio Jesus para resistir à tentação de Satanás no deserto:

"E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus." (Mateus 4:4)

Esta poderosa palavra que frustra as investidas de satanás é um poderoso escudo, que o inimigo pretende destruir. O inimgo aprendeu amargamente do modo mais direto que a palavra de Deus, destrói o perspicaz ardil de Satanás.

Assim os ministros acusadores, trabalham àrduamente para destruir esta verdade, um escudo intrasponível àqueles que tentam deturpar as verdades pregadas no ministério de Cristo.

Estes ministros acusadores estão em toda parte, disfarçados de ovelhas, acusando o verdadeiro cristão e ludibriando os fiéias a deixarem de lado os conselhos Divinos.

Quando abordados por estes ministros a serviço do inimigo, tentando nos convencer a jogar parte da palavra de Deus no lixo, devemos responder com as palavras de Jesus:

"E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus."

A mesma palavra pregada pelos apóstolos de Jesus:

"E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." (Atos 13:44)

Neste tempo o Novo testamento não havia ainda sido escrito e a palavra em que Jesus e os apóstolos se firmavam eram o (AT), conforme registrado no livro de ações dos apóstolos (Atos).

A má notícia é que, se possível, os ministros acusadores utilizarão até a palavra de Jesus e seus apóstolos pala ludibriar os fiéis.

A boa notícia é que, tendo como alicerce, também o velho testamento, o cristão terá base sólida para desfazer qualquer engano misturado com verdade que se possa criar utilizando afirmações destes santos homens, contidas no novo testamento.


(Sr. Adventista)

Jesus o protetor


Sempre que um cristão é acusado, Jesus como advogado, sai a defendê-lo. Como advogado, Jesus nunca acusa um cristão mas trabalha para que este se arrependa e alcance o perdão.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1)

Embora o acusador persista em acusar o cristão, mesmo após o arrependimento, o cristão não deve se entristecer, porque assim diz o SENHOR:

"E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jeremias 31:34)

 Não é necessário que um cristão viva atormentado, sendo constantemente lembrado de seu erro para obter a salvação. A salvação é gratuita e nada lhe é cobrado por isto, nem mesmo uma constate penitênica. Se você quer, Jesus a dá gratuitamente.


(Sr. Adventista)


O acusador



"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." (Apocalipse 12:10)


A Palavra de Deus nos diz que Satanás é o acusador, que atua dia e noite procurando apontar os erros da humanidade a fim de condená-la ao mesmo destino que lhe é reservado, o lago de fogo e enxofre.

Existem algumas religiões especializadas no trato direto com satanás e que por meio de suas filosofias procuram implantar confusão no meio do povo de Deus, os eleitos. Cristãos de todas as denominações que amam verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo estão suscetíveis às artimanhas do Diabo e seus ministros:

Assim diz o senhor:

"Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." (Marcos 13:22)

Os escolhidos são aqueles que amam ao Senhor Jesus mas que além disto, fazem também a SUA vontade. Fazendo a vontade de Deus, um cristão é facilmente percebível através de suas atitudes, seus hábitos e da constante pregração da Palavra.

Satanás, odeia estas pessoas e fará de tudo para desviá-las dos caminhos de Deus para as vaidades do mundo, apontará-lhes os erros e fará com que os demais vejam nos cristãos uma pessoa comum e não um filho de Deus.

O inimigo e acusador odeia aqueles que em bom vestuário, com a bíblia debaixo do braço se portam diferente das pessoas do mundo e que com o brilho do Espírio Santo em seu rosto, conduz sua família aos cultos e louvores a Deus em suas estimadas igrejas.

Aquele que é contra os cristãos é contra o próprio Jesus e de sua boca nunca sairá a verdade.

"E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Atos 22:7)


(Sr. Adventista)

"Blog exadventistas" - A serviço do acusador


A bíblia nos apresenta dois personagens totalmente opostos. O primeiro é Jesus, que veio ao mundo para perdoar pecados e redimir a dívida da humanidade para com Deus.

O outro é Satanás, que está no mundo para apontar os pecados dos homens e impedir que o homem alcance a salvação pela dívida paga na cruz.

O blog exadventistas é um site que trata de desviar a atenção das pessoas, do evangelho para os erros cometidos por cristãos. Bem sabemos que o homem é falho e pecador, portanto, mesmo os bons cristãos hão de falhar em algum ponto em sua jornada, jornada esta, de aprimoramento espiritual até que se alcance uma fé maior que transformará a sua vida.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (  Provérbios 4:18)

O blog exadventista é um exemplo de site que procura policiar as atitudes dos cristãos a fim de os apanhar em alguma falha. Cada mínimo erro é um pronto motivo para escárnio e críticas de todas as formas que se puder imaginar. Não trabalham com pregação do evangelho, em seu currículo, a evangelização está fora de questão. Procuram "pregar o amor de cristo" apontando os erros cristãos, tratando então de demonstrar que os acusadores têm o verdadeiro caminho que conduz a Cristo.

Jamais se encontrará um artigo contendo elogios ou zelo pelos bons exemplos e boas obras feitas por cristãos, nem de pastores nem de membros da igreja.

Devemos desconfiar de pessoas que não sabem elogiar, nem reconhecer boas atitudes e que tão somente tratam de acusar e apontar o erro daqueles que são falhos e pecadores mas que buscam àvidamente alcançar o favor de Cristo.


Assim diz o Senhor:

"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade," (2 Timóteo 2:24-25)

Conseguiríamos encaixar as atitudes dos "pregadores" do blog exadventistas neste verso contido na Palavra de Deus?

(Sr. Adventista)

Blog "exadventistas" - Comentários apagados 12/10/12




Mais uma vez o adminstrador do blog "exadventistas", tentando encobrir falsidade cometidas contra seus leitores, persiste em apagar comentários. Segue abaixo os comentários apagados:

Em resposta ao comentário: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350574666156#c3734236635443524188

"Amigo Décio,

Farei observações simples e diretas.

A Noiva, Jovem Revolucionária, já havia assumido a autoria deste tipo de construção de relato:

http://exadventistas.blogspot.com/2012/05/testemunhos-um-pedido-de-socorro.html?showComment=1335996338085#c6882529418993129150

Além disto, como o amigo demonstra conhecer coisas como "ônus da prova" deveria saber que ao se construir acusações, mesmo na forma de relatos a pessoa deve se identificar. Tais relatos construídos pela pessoa em questão são caluniadores e difamatórios.

"art. 5º da Constituição:

"IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"

A própria Jovem em questão assumiu sua marca pessoal:

http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/todos-merecem-respeito.html?showComment=1339948234860#c2783291924084524627

Já se perguntaram por que os últimos comentários da Jovem Revolucionária engolem o espaço depois do ponto? Uma efeito indesejado da correção de seu hábito de digitar os três pontos "..."?

Como o amigo percebe, antes de eu ter que apresentar algum ônus, alguém, teria muito trabalho em provar diversas calúnias feitas através dos referidos falsos testemunhos. Entretanto, no que me toca, me disponho de imediato a dar qualquer informação a quem desejar, bastando me procurar por e-mail.

Já disse por várias vezes e repito, não apóio a censura, nem disputas judiciais entre cristãos, mas não me omitirei de alertar os demais leitores sobre os falsários que estão sendo acariciados pelo administrador deste blog.

Quanto a pessoas cometendo falsidade ideológica se passando por adventista, tenho outra opinião. Mas minha opinião é irrelevante neste contexto, o importante é que os que acompanham este blog tenham ciência das falsidades ocorridas.

Atenciosamente."



--------

 Em resposta ao comentário: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350664047639#c3278991175350084948

"Não julgue para não ser julgado. Não seria parecido com "Não vos ajunteis na roda dos escarnecedores" o amigo tem lembrado de minhas palavras? Vejos que o trato de vossas atitudes em vossas duas últimas "aparições" parecerem bem diferente daquelas manifestadas por outros pesudônimos como Manoel Santos, Blog Adventista, etc. Mas será que antes, havia alguma diferença?

Sessão nostalgia:

"SUGESTÕES PARA DIVULGAÇÃO

Atenção Atenção
Muita Atenção
Quem não for Adventista não vai ser salvo não

OU

Igreja Adventista do 7° Dia, eis o único caminho que leva a salvação . Outras igrejas, tal o da perdição.

OU AINDA

Estou salvo. Seja salvo você também. Procure uma Igreja Adventista do 7° Dia mais próxima de sua casa. Não há outro caminho para a salvação."

http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/01/o-significado-dos-10-mandamentos.html?showComment=1327112143970#c3896725947502379558

Atenciosamente."




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pr. Leandro Quadros - Como fazer uma apologética saudável?



"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade," (2 Timóteo 2:24-25)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Blog exadventistas" um site que se apóia no charlatanismo


Introdução

Diante da vergonha, o Editor do blog "exadventistas" têm procurado esconder de seus seguidores e demais leitores, as falsidades cometidas em seu blog.

Novamente iniciou-se a caça de meus comentários apagando-os na tentativa de esconder de seus caros leitores a verdade por trás de falsidades cometidas por membros de seu grupo particular.

Diante desta clara e inequívoca atitude de proteção à estas pessoas que trabalham com falsidade em seu blog, responsabilizarei-o pelos acontecimentos ocorridos debaixo de "seu bigode". Quer seja por participação ou por conivência, o Editor tem contribuido, dado guarita e incentivado que tais pessoas atuem em seu blog na forma de contribuição, contribuições estas que o Editor usa para beneficiar suas próprias idéias.

Comentários repreendidos


Sr. Adventista 16 de outubro de 2012 22:42

1) Vício do ponto e vírgula;

"Olá; prefiro não me identificar por nome."
"Ele me ensinou sobre a graça de Cristo e graças a Deus; hoje estou liberta dessa escravidão que os adventistas se gabam tanto"

2) A protagonista do conto, mais uma vez, é um personagem feminino;


3) Corriqueiro vício dos três pontinhos;

4) A mesma construção dos falsos testemunhos anteriores;

5) O mesmo argumento apelativo;

Em resumo, mais um falso testemunho fabricado.

Atenciosamente.

Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350452577946#c5351719843821676295


EDITOR17 de outubro de 2012 01:57

Mas é claro; e o "doutor em divindade" devoto da vossa senhora "uaite"; senhorio das ovelhas sabatinas, já que é o dono dos pensamentos alheios...

Sabe tudo o que vai passando na cabeça dos outros, inclusive ele adivinha até se uma pessoa teve diarreia a 10 anos atrás.

Se toca Sr. adventista; você já passou do ridículo!

Vai lá para sua igreja:

"Dar dinheiro e chipar todo mundo"

Esse é o vosso lema não é mesmo?

Então vá lá e nos deixe em paz; nos poupe dessa sua arrogância nojenta.

O Editor

Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350464242974#c2652593133544490684

Resposta em: http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/10/blog-exadventistas-charlatanismo-em.html


Comentários apagados

Segue em vermelho os comentários apagados e que, por isto, não estão mais em seu blog:



Adailton Pirôpo17 de outubro de 2012 07:57
Outro dia escutei um adventista dizendo que Deus tinha dado a sorte a ele de ter nascido em um lar adventista e que era uma pena Deus não dar essa sorte a todo mundo ... Ou seja, para ele Deus joga com a sorte a vida das almas que cria privilegiando algumas em detrimento de outras. Quando frequentava essa igreja, quando criança, e parte da minha adolescência, o fazia também por ser obrigado por meu pai que, na época, era adventista. E embora hoje o condenem, (até gente que é o que é, e tem a posição que tem hoje graças a esse homem), o considero muito mais cristão por não ter e seguir religião alguma que muitas pessoas que se dizem e se rotulam de cristãs.

Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350485850126#c3336982339123069431

Resposta: 

Sr.Adventista (comentário apagado)

Talvez tenha sido vossa pessoa mesma que tenha dito tal coisa em um de vossos peseudônimos, "Manoel Santos", "Blog Adventista".

O amigo pode ter ódio de pessoas que levam uma vida religiosa e tentar se passar por quem está no caminho certo, mas vosso pai o aguarda e este não é amoroso como o Cristo a quem louvamos em nossas igrejas.

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44)

Atenciosamente.



Adailton Pirôpo17 de outubro de 2012 10:48

Use essa passagem bíblica para você mesmo e seus irmãos adventistas ... Não vou fazer parte deste sistema religioso NUNCA ! Você é tão NADA e tão HUMANO quanto eu para ficar proferindo qualquer julgamento a quem quer que seja.

Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html?showComment=1350496087617#c5588873436804809864

Resposta:

Sr.Adventista (comentário apagado)

Faço minha as palavras de uma certa pessoa que lhe parecerá "familiar":


Gilson Medeiros disse...

Prezado Adilton, eu sabia que o Plácido era um "pseudônimo", e você sabe muito bem que não publiquei todos os e-mails "bajulatórios" que você enviou usando este nome falso... aliás, quem é mesmo o pai da mentira?!

Quanto ao seu preconceito com relação aos Adventistas, sinto informar-lhe que você està REDONDAMENTE enganado. Se alguém no passado foi injusto e magoou seu frágil sentimento, não tenho nenhuma culpa por causa disso. Gente boa e ruim existe em todo lugar, e na Igreja não seria diferente. Aliás, o próprio Jesus Cristo, prescrutador do mais profundo de nossos corações, escolheu pessoas que, depois, se mostraram infieis para com Ele e Seu amor.

Sua revolta para com os Adventistas não me dá nojo... me dá pena!

Mas, como eu já disse em outra ocasião, seu nome está no meu caderno de orações e todas as manhãs, quando estudo minha Lição de Escola Sabatina, coloco você em minhas preces.

É o máximo que posso fazer.

Um abraço.
Gilson.
3:44 PM



Fonte: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2009/04/nao-deixe-para-amanha.html?showComment=1307385869429#c674165694556560708


Conclusão

É inequívoca a evidência de conhecimento por parte do adminstrador do blog http://exadventistas.blogspot.com.br das formas de charlatanismo empregadas por colaboradores de seu blog. O Editor se mostra ciente das falsidades cometidas em seu blog, conhecendo bem os fatos e os responsáveis por tais atos.

Entretanto, o mesmo responsável pelo intitulado blog continua a apoiar e receber apoio de tais pessoas, mesmo tendo conhecimento sobre os fatos que desde muito tempo tem sido levado ao seu devido conhecimento.

Portanto posso afirmar sem medo de errar que a pessoa por pseudônimo Editor que atua e administra o blog intitulado "exadventistas" se coloca como cúmplice de falsidadedes cometidas por colaboradores de seu blog.

Registro aqui minha decepção e na falta de pronunciamento do Editor sobre o assunto, que lhe sejam atribuídas as devidas responsabilidades.


(Sr. Adventista)

Onde estão muitos ex-adventistas?

Estão aqui! Muitos voltaram ao lar que sempre os esperaram.


Deus seja louvado por isto!

Curtas - Onde foram parar os comentários adventistas?

O Editor bradou com voz poderosa:

Os adventistas sumiram porque este Artigo é simplesmente impossível de refutar...

(http://exadventistas.blogspot.com/2012/09/uma-analise-minuciosa-sobre-doutrina-do.html?showComment=1350340620787#c7786436119074533793)


Mas vamos dar uma olhada mais de perto para ver o que o Editor andou realmente fazendo com comentários adventistas em seu blog:

Que vergonha hein amigo Editor?!


Opiniões de usuários:
(Sr. Adventista)

Blog "exadventistas" - Charlatanismo em forma de contos? Ou um conflito com a realidade?



Segue a análise do último testemunho fabricado e postado no blog "exadventistas" comparando com os dois ùltimos relatos antecedentes.

http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html


Trata-se de mais um conto fabricado, como aqueles melodramas comuns de se ouvir em rádio. Produzido pela pessoa de pseudônimo "Jovem Revolucionária" que também utilizava o pseudônimo "A Noiva". Que por vezes costumava comentar anonimamente como se fosse outra pessoa.


Mas não se indignem, por trás de falsos contos, pode haver um sofrimento real. Não podemos imaginar o que se passa na cabeça ou na vida de um jovem ainda mais nos dias de hoje. Mistura de emoção, razão e fé, podem ser perigosos quando contrapostos com a dúvida.


Método:

Extraiu-se 1 exemplar de cada um dos 3 últimos relatos, contrapostos para que o leitor perceba claramente as similaridades.


1) Os textos sempre se iniciam justificando um anonimato

"Olá; prefiro não me identificar por nome."
"Olá, irmãos. Por motivos pessoais, prefiro me manter no anonimato."
"Infelizmente tenho que ficar no anonimato."


2)  Após ajustificativa do anonimato, a autora faz o mesmo timpo de referência (tempo e alegação de ter sido adventista)

"“Sou adventista” desde que nasci."
"Desde os 4 anos de idade fui levada à igreja Adventista."
"Há um ano e seis meses freqüento a IASD,"


3) Como terceiro passo sempre faz referência à família ou a um integrante:

"Minha família é adventista desde que minha mãe era pequena, então"
"Meu pai era católico quando criança (chegou a ser coroinha)"
"meu marido também freqüenta a igreja no mesmo período que eu e também foi batizado no mesmo dia"


4) Como quarto passo a autora costuma citar uma crítica indireta ao adventismo;

"Nasci em “berço de ouro”; como já ouvi muitos falarem"
"(não preciso nem dizer o quanto fui precipitada para este batismo e o quanto fui pressionada)"
"que é alertar o Seu povo contra as heresias que assolarão o mundo no fim dos tempos"


5) Uso inapropriado do ponto e vírgula ";".

"Ele me ensinou sobre a graça de Cristo e graças a Deus; hoje estou liberta dessa escravidão que os adventistas se gabam tanto!"
"mas abandonou o catolicismo quando se tornou mais velho, ou seja, sempre foi um devoto; minha mãe não era ligada à religião, mas a minha tia (irmã do meu pai) era adventista e foi ela quem os levou para a denominação."
"Quando vejo outros cristãos, vejo alegria em seus rostos; mas comigo não"


6) Uso vicioso e desenfreado dos três pontos "..." em todo o texto

"Minha família é adventista desde que minha mãe era pequena, então... Nasci em “berço de ouro”; como já ouvi muitos falarem..."

"que ela é a única igreja verdadeira, aí começou a citar textos... Eu não queria mais ouvi-lo berrar nos meus ouvidos aquelas coisas que convivi e sabia decorado quando criança, mas que passei a rejeitar quando cresci..."


7) Faz apologia à igreja batista

"Meu namorado é da Igreja Batista; ele é muito abençoado; foi ele quem levou a própria família aos pés de Cristo"

"Eu fui indo aos sábados de manhã para a IASD e à tarde, aos ensaios do coral na Batista e aos poucos eu fui me desligando da IASD"


8) Uso da linguagem coloquial "pra" ao invés de "para";

"ir pra Adventista"
"tínhamos que ir pra casa"
"não dá pra se vestir a padrão"


9) As postagens são acompanhadas de comentários com o mesmo "problema no teclado" de engolir o espaço depois da pontuação, fazendo também apologia à igreja batista. Tal problema foi detectado nos comentários da intitulada "Jovem Revolucionária".

"Simplesmente isso;Jesus foi simples amoroso,companheiro,autentico,não julgava,não separava dos outros,era parceiro e é por isso que ele é meu exemplo e por isso não sou e nunca serei Adventista,pois quero servi a esse Deus na Graça que ele me deu e voçê acha que eu vou perder essa liberdade maravilhosa ,jamais sirvo ao meu Deus em uma Igreja Batista e sou muito feliz e que Deus abençõe as demais igrejas co irmãs."

"Obrigado Senhor porquê eu só creio em ti,de um Batista com os colegas das demais igrejas co -irmãs,temos respeito um com o outro,pois servimos o mesmo Deus Jeová,diferente dos colegas adventistas."


10) A protagonista é feminina
(não há necessidade de colocar exemplos)


11) Costuma dar ênfase em um relacionamento com um namorado ou marido (traços comum em romances de escritores femininos)

"Recentemente comecei a namorar um rapaz de outra igreja"
"Depois eu comecei a namorar um amigo meu, que era ADV"
"meu marido também freqüenta a igreja no mesmo período que eu e também foi batizado no mesmo dia"


12) Costume de dizer que foi obrigada a fazer algo:

"Isso porque sou OBRIGADA a ir pra Adventista"
"Eu era obrigada a tomar suco de agrião"
" Como se estivesse sendo obrigada a freqüentar"


13) Costume de dar explicação à pormenores entre parênteses, ao invés de colocar as explicações entre vírgulas

"Eu era obrigada a tomar suco de agrião (pra repor o ferro do corpo, não bastava comer feijão, tinha que ser isso)"
"Meu pai era católico quando criança (chegou a ser coroinha)"
"Sem contar que na sexta-feira (dia da preparação)"


14) Exagero no uso do ponto de exclamação

"Eu era obrigada a tomar suco de agrião (pra repor o ferro do corpo, não bastava comer feijão, tinha que ser isso) e eu ficava com nó nas vísceras!!!"
"Eu não sei mais o que comer!!!"


15) Encerra referindo-se ao blog "exadventistas"

"Gosto muito do Blog Ex-adventistas.com; ele está me dando muito conhecimento."
"Continuem esse trabalho maravilhoso... muitas pessoas hoje, ao se deparar com as verdades contidas aqui podem voltar a enxergar e dar um novo sentido às suas vidas"
"Digam o que devo fazer, preciso ajudar meus filhos e meu marido. Conto com a orientação espiritual de vocês"


Nota:

Foram citados apenas um exemplo de cada texto, porém, as ocorrências se repetem por inúmeras vezes,


Fonte:

http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/10/testemunhos-mais-um-comovente-pedido-de.html
http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/09/testemunhos-aprendi-sobre-graca-de-deus.html
http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/05/testemunhos-um-pedido-de-socorro.html


Informações extras:

Além das 15 semelhanças demonstradas neste artigo, existem outras já analizadas anteriormente neste blog que se encaixam perfeitamente, também ao último testemunho. Ver:

http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/05/indicios-de-que-dois-testemunhos-do.html

Para saber mais sobre a pessoa por trás da fabricação de tais contos visite:

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/05/indicios-de-que-pessoa-que-supostamente.html


Comprovações sobre o costume da autora em comentar anonimamente identificada, dentre outros, através seu problema com o teclado e uso vicioso dos três pontos "...":


"Sr. Adventista27 de junho de 2012 12:48

Com esse vicio dos tres pontos (...) e engolimento do espaço do ponto final:

"vergonha.Deveriam", "seita.Estou", "medo.Paz de Jesus" "não é nada alegre.Um ancião"

Já daria para preceber que o texto era de vossa pessoa.

Poblemas ainda com o teclado?

Atenciosamente."


(http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/todos-merecem-respeito.html?showComment=1340826495793#c1457251313083456136)


"Anônimo28 de junho de 2012 13:42

E tem mais.Meu teclado ainda está com defeito e não comprarei outro tão cedo, visto está, passando sérios problemas financeiros.Isso porque deixei meu trabalho por causa do sábado.Agora que não me considero mais dessa seita, trabalho quando arranjar um.

Valeu fui JOVEM REVOLUCIONÁRIA"


(http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/todos-merecem-respeito.html?showComment=1340916127052#c5823875464691609390)


Resumo:

O que se percebe, por tais contos, aliado ao que obtive em conversa com a "Jovem Revolucionária" é que provavelmente se trata de uma jovem que namorou com um rapaz da Igreja Batista. Em um dos relatos ela o trata como marido. A autora procura justificar o abandono da igreja por coisas corriqueiras mas o que se percebe é que a provável causa de seu afastamento da igreja tenha sido de fato o envolvimento com uma pessoa de outra denominação.

Um caso típico de adventista que se une em julgo desigual e decide abandonar a própria fé em prol da do companheiro, quer seja namorado ou cônjuge. Motivo pelo qual a IASD desapoia vêementemente o casamento entre pessoas que não professam a mesma fé.

Percebe-se um total desapoio da família à nova fé que a autora dos contos descreve. Percebe-se também falta de coragem da mesma em assumir a fé de seu companheiro. De um lado a pessoa amada, do outro o conforto da família e do meio adventista à qual estava acostumada.

Sim irmãos o julgo desigual é terrível, um problema que não deve ser banalizado.

(Sr. Adventista)






sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curtas - Jesus é a palavra



Deus disse: 

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens." (João 1:1-4)


Jesus disse:

"eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença." ( Provérbios 8:30)


A bíblia diz:

"O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu." (João 1:10)

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:3)


Assim desvendamos o mistério por trás da criação em:

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Gênesis 1:3)


Conclusão:

Jesus é senhor tanto do antigo, como do novo testamento ambos os livros são a palavra de Deus e falam das obras de Jesus, que é a própria palavra de Deus. Havia um arquiteto que executava as ordens de Deus, mas haveria este arquiteto criado também o sábado?

"E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado." ( Lucas 6:5)


(Sr. Adventista)

Leis morais, preceitos judicias, leis cerimoniais, tradição e ordenanças



Quando analizamos as cartas do novo testamento, percebemos que certas ordenanças descritas no livro de Êxodo deixaram de serem praticadas. Os exemplos de Jesus demonstram que algo importante aconteceria e que mudaria a forma como o homem passaria a observar os Mandamentos de Deus que vão de Êxodo 20 até Êxodo 40 e que incluiam os mandamentos morais, os preceitos judiciais e as leis cerimoniais .

Uma passagem que nos dá uma clara idéia disto se encontra em   João 8, que relata o caso de uma mulher que haveria sido apanhada em adultério e levada à presença de Jesus.

"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes. Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar."

Mas como Jesus seria acusado?

A resposta para esta pergunta está nas leis romanas que proibiam o apedrejamento. Haveria portanto Deus esquecido de levar em conta em sua oniciência que um dia Israel seria subordinada aos romanos e teria que seguir suas leis?

Como resposta para esta pergunta, temos o exemplo de Jesus que ensinou ao povo que era necessário obedecer as leis romanas e pagar seus tributos.

Jesus então teria vindo em um período de transição entre os preceitos judiciais de Israel e as leis romanas?

Ao fazermos um estudo biblico percebemos claramente que sim. Nas cartas do novo testamento, o apóstolo descreve um episódio onde um membro da igreja de Corinto havia tomado a própria mulher de seu pai.

"Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai." (1 Coríntios 5:1)

A punição para este tipo de prática que constitui um adultério seria o apedrejamento, mas veja a recomendação dada à igreja:

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais." (1 Coríntios 5)

Este é o motivo pelo qual hoje o povo de Deus, os cristãos, não mais apedrejam os transgressores da lei, mas o disciplina afastando-o do meio do povo.

Este episódio claramente nos mostra o propósito de Jesus ao dizer:

"... Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." (João 8:7)

Não só o adultério, mas também o sábado, recebeu um tratamento diferente do que ocorria antigamente. Jesus não deu ordens pra apedrejamento dos transgressores do sábado, coisa que os isrealitas também não mais poderiam praticar em virtude das leis romanas.

Ao defender que os israelitas deveriam obedecer às leis vigentes naquela época, inclusive as leis relativas aos impostos, Cristo nos mostra que não haveria repreensão aos israelitas por não mais praticarem as punições relativas aos preceitos judiciais dados à moisés, que neste caso específico se tratava de uma ordenança relacionada ao mandamento do sábado imposta em   Êxodo 31:14.

"Guardareis o sábado, pois ele vos deve ser sagrado. Aquele que o violar será morto; quem fizer naquele dia uma obra qualquer será cortado do meio do seu povo"

Mas o que eram os preceitos judiciais?

Ora os preceitos judiciais eram as ordenaças dadas por Deus e que diligiam a forma como o povo de Deus guardaria os mandamentos, bem como as punições pela infração de um mandamento.

Os preceitos judiciais iam além disto provendo uma "constituição" para o povo de Deus que não tinha lei judicial alguma naquela época. Estas leis judicias definiam a forma de resarcimento de danos, punição de crimes a forma de castigo e até a pena de morte para certos tipos de infrações.

Quando lemos apenas o livro de Êxodo 20 percebemos que Moisés recebe a táboa dos mandamentos, entretanto, não recebe recomendação alguma quanto às punições que deveriam ser aplicadas ao povo, no caso de uma transgressão.

Mas afinal de contas, onde estariam escritos os preceitos judiciais dados ao povo de Deus?

Encontramos a resposta no capítulo seguinte, em Êxodo 21, onde Deus descreve os estatutos que serviriam de lei civil para o povo que não tinha lei civil alguma ainda.

Ao lermos os textos de Êxodo do capítulo 21 até o final do capítulo 23 entendemos que além dos 10 mandamentos, Deus entregou à moisés preceitos judiciais que serviriam para regulamentar a sociedade israelita.

Quando lemos o capítulo 25 percebemos que Deus dá à Moises um novo conjunto de leis, referentes aos rituais cerimoniais, como a do sacrifício do cordeiro. À este conjunto de novas leis dá se o nome de Leis Cerimoniais, que são nada mais que as leis referentes à todo aspecto cerimonial que deveria ser observado pelo povo de Deus.

Estas leis descrevem desde a forma de construção do templo até a construção dos móveis e compartimentos sagrados. Também define os apetrechos e das roupas sacerdotais além de definir os dias de sábados cerimoniais para prática das festas e rituais.

Percebemos que a punição de morte aos que transgridem os sábados está justamente nesta parte que fala do aspecto cerimonial à partir de  Êxodo 31:13:

"Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.

Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.

Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.

 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se."


Percebemos que Deus deu uma nova ordenança em relação aos mandamentos, neste caso o sábado, onde diz que quem porfanasse o sábado deveria morrer.

Os versos seguintes trata da descida de Moises, do monte, após receber os mandamentos, passemos adiante para o versículo 34 de Êxodo.

À partir do versículo 34 percebemos o que seria o muro de separação citado em:

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio," ( Efésios 2:14)

Tratavam-se de ordenanças que impediam o povo de Israel se achegar a outros povos:

"Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deus" (Êxodo 34:15-16)

Ao lermos o livro de Neemias percebemos que o povo chegou a cair em apostasia, justamente por desobedecerem esta ordenança, onde seus filhos se uniram à filhas de nações pagâs e foram corrompidos por seus deuses:

"E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos." (Neemias 13:25)

Percebemos então que à partir de Êxodo 34 há uma série de ordenanças que não mais eram praticadas pelos cristãos após o sacrifício de Jesus e muitas delas eram até combatidas pelas cartas do novo testamento, porque o povo tentava usá-las como meio de salvação.

Mais um exemplo das ordenanças relativa ao mandamento do sábado se encontra em Êxodo 35:3:

"Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado."

Quando analizamos as cartas do novo testamento, percebemos que as críticas são referentes ao trato dos novos cristãos em relação às leis cerimoniais. Estas leis serviram de sombra de representação do papel de Jesus, logo, deveriam deixar de serem observadas quando o próprio Jesus cumprisse o papel das cerimônias.

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossenses 2:16-17)

Percebemos que o aspecto referente à comida, bebida e também dos sábados cerimoniais (Êxodo 31:14), não deveriam mais serem observados porque todo o aspecto cerimonial da lei havia sido trasferido para Jesus, mas haviam também certas ordenanças dadas ao povo de Deus.

Estas ordenanças que incluiam, também, regras para observação dos sábados, havia sido tomado pelos israelitas como um meio de obter a salvação, inclusive agregaram à estas regras outras que não estão descritas na palavra de Deus, um exemplo destas regras é a Mishná. Estas regras agregadas por homens era tomada por Jesus como tradição de homens.

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?" (Mateus 15:3)

Veja que Jesus faz uma referência explícita a um dos mandamentos:

"Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus." (Mateus 15:5-6)

Outros exemplos de tradições agregadas à lei eram as proibiçõesde levar a própria cama, ou andar além de limites pré-estabelecidos no sábado. Estas tradições, por vezes, eram composta de regras absurdas que foram agregadas ao modo de observância dos mandamentos, especialmente do sábado, tão rigorosa que a observação delas por parte do povo se tornaram inviáveis.

"E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." (Marcos 7:9)

"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade." (  Tito 1:14)

Muitos apologistas que pregam a abolição dos mandamentos e que um dia decidem estudar a fundo a palavrade Deus, se sentem nus, ao descobrirem que estavam errados, porque percebem que Jesus jamais combateu os 10 mandamentos dados à moisés, mas tão somente aprática do cerimonializmo como meio de salvação.

Jesus e seus discípulos nunca combateram os mandamentos, nem o sábado, mas tão somente a observância de aspectos cerimoniais da lei que já haviam cumprido o seu papel. O propósito original das cerimonias era ensinar a salvação ao povo por meio da representação do sacrifício do cordeiro. Eram atos simbólicos do papel que o Cristo assumiria na cruz e passaria então a dar continuidade no céu.

O povo achou que o cerimonialismo era o meio de Salvação, não compreendendo que a salvação era por meio de Jesus, o cordeiro representado pelo cerimonialismo e não pelo cerimonialismo.

Além destes aspectos cerimonial, Jesus e seus discípulos combateram certas tradições e regras que eram meramente humanas e que o povo insistia em acreditar que eram indispensáveis, como o lavar de jarros, não apanhar frutos para alimentação imediata no dia de sábado, não carregar muitas roupas sobre o corpo, ou não carregar um pertence volumoso.

Uma explicação contundente para a observância de leis locais em detrimento dos preceitos judiciais de Israel é que o evangelho seria pregado à outras nações e estas não seriam, necessariamente, obrigadas a obedecer os preceitos judiciais de Israel. Como poderiam as nações do mundo, deixar suas leis vigentes e mudarem seu contexto socio-cultural e adaptar-se aos preceitos judiciais dados à Israel por meio de Moisés?

Jesus nos deu a resposta ao incentivar o povo a obedecer as leis romanas e ao não incentivar o apedrejamento de transgressores. Fazendo isto, estava preparando a derrubada do muro de separação  (Êxodo 34:15-16). Esta derrubada do muro envolve tanto preceitos judiciais como leis cerimoniais e certas ordenanças relacionadas aos mandamentos como o apedrejamento dos transgressores do sábado, o não acender fogo no dia de sábado e outras medidas que tinham um único propósito:

Prevenir a corrupção do povo.

Com o sacrifício de Jesus, muita coisa mudou, para melhor. O cristão se tornou uma nova criatura, combatente do pecado. A presença do Espírito Santo e do próprio Jesus na vida do cristão o capacita a ir por todo o mundo pregando o evangelho, mesmo nos lugares mais pecaminosos. Depois do sacrifício de Jesus, o poder de satanás sobre o homem foi restringido e Jesus passou a ter liberdade de atuar plenamente na vida do cristão.

E foi muito além disto, o sacrifício abriu as portas para que Jesus pudesse arrebanhar aqueles que antes não lhe pertencia antes do sacrifício. Jesus pagou o preço por todos, portanto não somente o povo de Israel, mas toda a humanidade passou a fazer parte dos domínios de Deus.

Mas isto significa que os 10 Mandamentos de Deus haveriam sido também abolidos?

De Jeito nenhum, qualquer dúvida, basta observar a vida de Cristo e dos apóstolos:

"Se me amais, guardai os meus mandamentos." (João 14:15)

"A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus." (1 Coríntios 7:19)

"E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista" ( 1 João 3:22)

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5:3)

"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 2:4)

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1 João 3:24)

"Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus." (1 Tessalonicenses 4:2)

Veja o contraste: Enquanto Jesus e os apóstolos combatiam o cerimonializmo e a tradição judaica, estes mesmos pregavam e firmavam os dez mandamentos entre os fiéis.

A própria vida de Jesus e seus ensinamentos nos mostras o que devemos ou não observar nos dias de hoje. Este, tomou para si todo o papel do cerimonialismo, ao qual este nos representa hoje no céu. Jesus também nos mostrou que embora não observemos os preceitos judiciais de Israel, devemos observar os preceitos judiciais de cada nação por onde passarmos.

Quanto aos mandamentos, Jesus simplesmente os guardou e os ensinou aos cristãos:

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:19)

Jesus fez questão ainda de mostrar os mandamentos de uma forma mais rigorosa do que pregavam os escribas e os fariseus:

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."  (Mateus 5:20)

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mateus 5:27-28)

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno."  (Mateus 5:21-22)

Sigamos o exemplo bíblico, observando os 10 mandamentos como Jesus observou, observando os preceitos judiciais de cada país e pagando seus impostos como Jesus o fez e colocando os méritos de nossa salvação em Jesus e não em cerimonialismo ou tradição, como fizeram os fariseus.


(Sr. Adventisa)