terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Lista de Tarefas

Um pai mora longe de seus três filhos, recebendo a visita deles ao sexto dia para ajudar-lhe. Um dia os três filhos estão em uma sala então o pai chega e pergunta ao primeiro filho:

- João, você me ama?
João responde:
- Sim pai, eu o amo!
O pai então pergunta:
- Cumpriu com as suas tarefas?
João responde:
- Não querido pai, não pude porque estava caindo uma terrível tempestade.

O pai então pergunta ao segundo filho:
- Pedro, você me ama?
Pedro responde:
- Sim pai, eu o amo!
O pai então pergunta:
- Cumpriu com as suas tarefas?
Pedro meio sujo responde:
- Apenas algumas, pois a forte chuva molhou minha lista de tarefas e só pude cumprir a metade.

O pai então pergunta ao terceiro filho:
- José, você me ama?
José responde:
- Sim pai, eu o amo
O pai então pergunta:
- Cumpriu com as suas tarefas?
José todo sujo de lama então responde:
- Não meu pai, tentei fazer tudo debaixo de chuva, mas tudo que fiz, porém, a chuva estragou.

O pai então, olhando para João e Pedro que riam-se de José, continua perguntando a Jose:
- Acaso a chuva não molhou também sua lista?
José então responde:
- Em verdade a chuva molhou toda a minha lista, mas eu já sabia da importância dela para o senhor, então guardei tudo o que estava escrito, em minha mente e em meu coração.

O pai então diz em alta voz:
- Este em verdade me amou, pois embora não tenha conseguido cumprir as tarefas diante da tempestade, guardou minhas ordens em seu coração.

(Sr. Adventista)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O JIPE sem motor

Um jovem cumpria o seu dever cívico prestando serviço ao exército, mas
era ridicularizado por ser cristão.
Um dia o seu superior hierárquico, na intenção de humilhá-lo na frente
do pelotão, pregou-lhe uma peça...
- Soldado Coelho, venha até aqui!
- Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
- Mas senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o
que eu lhe ordenei...
- Mas senhor, eu não sei dirigir!
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.
O soldado não temendo, pegou a chave das mãos do seu superior e foi
até o veículo.
Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua
oração.
"Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas mãos e mostre
a essas pessoas a sua fidelidade.
Eu confio em Ti e sei que podes me ajudar. Amém."
O garoto, manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o
seu superior.
Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos...
- O que houve gente? - perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus, Coelho. Como fazemos para tê-lo? Perguntou
o seu superior.
- Basta aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. Mas porquê todos
decidiram aceitar o meu Deus?
O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou com ele até o
jipe enxugando suas lágrimas.

Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo estava sem o motor!

(Um conto extraído da internet)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resposta - O “CHIP®” – MANUAL DO USUÁRIO

(uma paródia ao blog anti-adventista)

Um chip chamado religião


Parabéns! Você acaba de adquirir um produto (classificado por seus próprios fabricantes) como de altíssima qualidade e com a eficácia comprovada (por um incalculável número de cadidatos ao céu).

Entretanto nós recomendamos que você leia antes todas as instruções contidas na bíblia (manual de sobrevivência do cristão), que foi concebido exclusivamente para você usuário.

Somente a leitura cuidadosa deste guia (bíblia) vai assegurar o correto uso do “Chip®”, evitando assim possíveis transtornos causados pelo manuseio inadequado, bem como o mal uso de suas funções.

O pleno conhecimento dos assuntos tratados na bíblia servirá para prevenir que você possa estar colocando o “Chip®” em contato com coisas altamente danosas, como o pecado, a falta de bom senso e a ilógica; que fatalmente poderão causar danos definitivos e permanentes a ele...

Nota:

Lembramos que, se você nasceu numa família de tradição cristã religiosa, a instalação do produto automaticamente forçará o apagamento total de todas as funções pecaminosas pré-programadas pelo inimigo em seu cérebro.


Detalhe: Mesmo que haja milhares de más imagens e centenas de lembranças horríveiss; o software tornará as mesmas inacessíveis ou ainda, fará com que você mesmo às rejeite.

IMPORTANTE!

O fabricante do “Chip®” adverte:

1 - Uma vez instalado; não será mais possível reverter o procedimento

2 - Se instalado com sucesso, o produto terá garantia vitalícia, pós morte e de ressurreição contra defeitos de fabricação, sendo que todo e qualquer problema que ele possa vir apresentar; será atribuído sempre à obra da carne por parte do pecado.

3 - Diante de qualquer defeito de caráter; você poderá somente se dirigir a qualquer uma de nossas inúmeras Assistências Técnicas Autorizadas. Nelas você encontrará sempre um técnico pastor disposto e bem treinado para ajudar a solucionar qualquer tipo de problema.

4 - Cada Assistência Técnica atenderá a um padrão único de resolução de problemas. O único diferencial estará na forma como será cobrado o valor das taxas de reinstalação, atualização, satisfação* e reparos que julgarem necessários ao “Chip®”, variando desde um arrependimento sincero, até entrega total a Deus de sua CPU, levando o pecado a uma pane permanente.

IMPORTANTE!

No caso acima especificado; o fabricante lhe exime de qualquer tipo de responsabilidade; uma vez que seus pecados já foram totalmente pagos.

5 - Para efeito legal, informamos que o valor máximo cobrado não poderá ultrapassar a 10% (dízimo) dos seus ganhos mensais, segundo o manual (bíblia). Qualquer valor acima disto deverá também ser feito de todo coração. As ofertas são por conta do usuário.

  *Nota:

O Usuário do “Chip®” deverá se informar, sobre as taxas cobradas em cima da utilização do produto que equivale a nada, ou seja, coisa alguma, pois sua dívida já foi paga. Não terá que arcar com mais nenhuma despesa, ou seja o chip é totalmente de graça.


Cap. 1 – Especificações técnicas

O “Chip®” vem em três modelos padrão:

1 - Básico (modelo popular) – Rotinas pré-programadas: Dar o dízimo e guardar o sábado; demais programas de comportamento segundo os dez mandamentos.

2 – Padrão (modelo clássico) – Rotinas pré-programadas: Dar dízimos e ofertas; guardar o sábado; freqüentar o JA e a escola sabatina; adquirir algumas literaturas. Demais rotinas ao gosto do Senhor dos exércitos.

3 – Turbo (modelo 2.0) – Rotinas: Doar todo o seu coração para o fabricante do “Chip®” (Deus); guardar literalmente o sábado (incluindo a santificação); não comer carne; não andar de bermuda rasgada; adquirir e compartilhar todas as literaturas que aparecerem na loja do fabricante do “Chip®”; falar de EGW (uma das profetizas do “Chip®”); chipar toda a família; chipar toda a vizinhança; chipar até mesmo quem não quiser ser chipado; desejar o céu para os Ex-chipados e mais uma infinita lista de outras rotinas missionárias.


Nota 1:

O Modelo Turbo vem com um programa especial que permite ao usuário apagar os pecados que quiser em sua vida (incluindo aqueles especificados no manual do fabricante(bíblia)). Também vem com uma rotina especial de comando que permite sair pelo mundo (tanto virtual como fisicamente) propagando a palavra para outros (incluindo sua família e até usuários de outros “Chips”).   


Nota 2:

Uma vez instalado; o Modelo Turbo não permite o retrocesso para modelos mais “econômicos”. Caso o usuário force, o “Chip®” sua vida cristã poderá entrar em curto-circuito.


Cap. 2 - Recomendações de segurança:


O “Chip®” é à prova de falhas; desde que seguidas à risca algumas regras básicas de segurança. Caso as recomendações abaixo não sejam seguidas, você poderá danificar completa e permanentemente sua salvação.

1 – Mantenha distancia de todo e qualquer tipo de material que não seja oriundo do fabricante e que pertença ao “outro” fabricante. 


  Nota 1:


Os “Anti-chipados” são especialmente danosos. Eles emitem uma “descarga elétrica” que pode prejudicar gravemente as conexões do “Chip®” com seu cérebro.

  Nota 2:


Todas as pessoas que quiserem lhe mostrar algum “defeito no Chip®” estarão fazendo isso porque não seguiram as recomendações de segurança, estragaram seu próprio equipamento e agora querem estragar o seu. 


2 - Mantenha sempre perto de você, qualquer tipo de literatura produzida pelo fabricante do “Chip®”. No PC, na estante, na bolsa, no bolso. Ao menor sinal de “interferência” ou “travamento”, recorra a este material. Lendo todos os dias; a garantia contra “defeitos” aumenta significativamente.  

3 - Nunca leia as literaturas oriundas da instituição cristã. Somente os profetas, ungidos e cristãos sinceros podem fazer as interpretações adequadas.


Nota 1:


Quando em dúvida com relação a qualquer livro, sempre haverá um Espírito de profecia para ajudar a entender esse livro.


Nota 2:


Os livros, bem como os livros que harmonizam com os outros livros; não serão fornecidos gratuitamente. Custará todo o seu coração e entendimento.    


Nota 3:

A existência de “tantos livros” se deve unicamente ao fato do fabricante se preocupar muito com o usuário do “Chip®”.


Nota 4:

Nunca questione a existência de tantos que odeiam os livros. Pense somente nos milhares de cristãos que estes livros ajudam a gerar. 

4 - Nunca ponha algo chamado “Pensamento critico torto” ou “Dúvida inquiridora torta” em contato direto com o produto, (aliás, nem mesmo indiretamente) pois isso inutilizará praticamente todas as suas funções.


5 - Tenha sempre em mente que o seu “Chip®” está acima de qualquer outra tecnologia e é o “mais avançado” do gênero.


6 – Você deve tentar entender o funcionamento do “Chip®”; Entender também como é fabricado. Mesmo que sua compreensão humana seja limitada. Mas você precisa entendê-lo, aliás, o “Chip®” só vai funcionar corretamente na sua vida se você tentar entender como ele funciona.


7 – Para que o “Chip®” funcione com o máximo de eficiência, você deverá criar uma unidade única no seu disco rígido/cérebro e dedicar 100%, para a causa do fabricante do “Chip®” que inclui a família e um pequeno espaço para demais coisas boas, puras e de boa fama do mundo real.  Para que não sobre espaço algum para  “aquele” falso fabricante (inimigo).

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Deus desaprova a dança e os jogos?

"E ainda tem mais, vejam só:

Há divertimentos, como a dança, o jogo de cartas, as damas, o xadrez, etc., que não podemos aprovar porque o Céu os condena. Esses divertimentos abrem a porta para grandes males. Não são de tendência benéfica, mas têm influência estimulante, produzindo em alguns espíritos a paixão por aqueles folguedos que levam a jogatinas e dissipação. Tais divertimentos devem ser condenados pelos cristãos, pondo-se em seu lugar alguma coisa que seja perfeitamente inofensiva." Testimonies, vol. 1, pág. 514. (o lar adventista pg 498)
Pois é... dançar, jogar cartas, damas e xadrez... são um "perigo"!!! aí vemos em muitos locais de diversão como clubes, os ASD jogando entre outros pebolim, ping-pong e sinuca... alguém pode dizer qual a diferença de "perigo" entre ping-pong, (que ví até mesmo nos colégios ASD) e o jogo de damas ou xadrez? e quanto aos video-games que os ASD jogam?

A sra white criou restrições que nem mesmo os ASD seguem.
Misericórdia.
Décio - um Aprendiz de Cristão."


(Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/02/curtas-ninguem-liga-mesmo.html#.T0I2nZ_O71s - 20/02/2012)



Os que lêem comentários deste tipo e conhece bem a procedência dos adventistas em suas horas sociais, ficam estarrecidos com tamanha distorção de fatos.

Dando a entender que os adventistas Jogam "truco" ou "caixeta". Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas.

Bem sabemos que os jogos de cartas se resumem à tipo "UNO" e que Deus nunca desaprovou jogos de raciocínio como xadrez e damas, nem jogos físicos (esportes).
O comentarista afirma que tais coisas podem levar a "jogatina". Pois então isto seria uma coisa benéfica, pois xadrez e damas estimulam o raciocínio e a inteligência, assim como jogos com o uso de bicicletas como esporte.

Afirma então que em clubes vêem adventistas jogando sinuca, pebolin, ping pong, como se tais coisas estragassem o caráter. Claramente vemos uma tentativa de denegrir a boa imagem dos adventistas sinceros, que buscam meios inocentes de diversão e entretenimento.

Que fique bem claro que os jogos que nossa doutrina condena são dentre eles:

- Jogos de azar.
- Jogos em ambientes inadequados, tais como bares e bailes.
- Jogos de aposta.
- Jogos que levam a idolatria de uma imagem, própria ou de terceiros.

Quanto a danças se resumem a brincadeiras de roda, estilo ciranda cirandinha, porém com músicas cristãs e comportamento cristão. Se não sabe como é isto, deveria procurar saber, um resgate da cultura e forma antiga de diversão inocente, pervertida pelos bailes de hoje em dia. Nada de dança de salão, ou no estilo de raves, mas tão somente cantigas de roda do tipo "Pai abrão tem muitos filhos, muitos filhos ele tem, eu sou um deles, você também, louvemos ao Senhor"! A dança se resume em correr em roda levantando braços, abaixando braços, levantando perna direita, depois a esquerda, balança a cabeça, pula para frente, pula para trás, anda para o lado. Ou seja, mais exercício físico do que dança. E quem disse que Deus condena este tipo de "dança"?

Creio que tenha ficado bem claro a diferença.

Quanto a dança em sí, ouçam a voz da ponderação e da temperança (Livro de Salmos da bíblia):

Sexta Jovem [Episódio 003] Se ela dança, eu danço? - Leandro Quadros
http://www.youtube.com/watch?v=41YNxUnfvTI

Portanto, andar de bicicleta, fazer malabarismos por esporte, jogos de raciocínio e interatividade são, além de saudáveis, muito bem vistos pela igreja. Claro que moderamos os excessos, como em tudo que fazemos.
Se quizerem conhecer mais a fundo o modo de diversão adventista, procure em fontes primárias, tais como colégios e horas sociais de encontro entre os irmãos.

Quanto a vídeo games é um caso a parte, que necessitaria de um artigo inteiro. Um caso de preocupação digna tanto quanto do uso da televisão aberta em canais não cristãos. Tais coisas não são estimuladas nem recomendadas pela doutrina adventista, embora não haja proibição. O que fica quanto a isto é o acompanhamento dos pais e as regras familiares segundo conceitos cristãos de moderação.

Que Deus devolva a cada um segundo suas boas obras!

* Obs: (Este artigo está sujeito à estudo dos pontos em vermelho, com base em que embora o jogo de Xadrez ou damas não tenham sido explícitamente proibido na bíblia, alguns dos efeitos maléficos destes jogos podem ser condenáveis biblicamente, levando-se em consideração alguns casos em que jovens viciam-se neste tipo de jogo, o que provoca uma alteração prejudicial no comportamento, tal assunto poderá ser abordado em um futuro artigo).

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Respostas finais a Felipe

Obrigado amigo Felipe pelos textos, segue abaixo as respostas parciais.
Infelizmente por minha pessoa ter exposto tais idéias, fui bloqueado no site  http://exadventistas.blogspot.com, mas a verdade tem que ser mostrada. Por isto Felipe, continue comentando e enviando suas idéias.

Seguem em azul as observações. Em vermelho e laranja pontos a serem verificados. Em negrito vossas palavras, em texto normal, as respostas.
---------

“O assunto é sobre as profecias Messiânicas contidas na lei e nos profetas. Jesus disse que não veio abolir o que estava escrito sobre ele ( O Messias ) na lei e nos profetas, ou seja, nas escrituras”

Correto. Porque o que Jesus disse na verdade foi que não veio contradizer coisa alguma do que estava escrito na lei e nos profetas.

“Vc sabia que na lei tinha profecias sobre o Messias? vc sabia que os profetas profetizaram sobre a vinda do Messias?”

Sim, isto é verdade.

“Lembra daquele verso que falamos de Romanos 3?

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Romanos 3:21”

Lembro, pois aqui não diz que a lei havia sido abolida, mas que a justiça se manifestou sem a necessidade da lei, Jesus, que é a própria lei, ou seja, o testemunho vivo no que diz respeito a lei e os profetas. Ou seja, Jesus fez em si a lei, fez em si a justiça. Porque o objetivo da lei era manifestar a justiça de Deus, isto porém não aconteceu, pois os homens não conseguiram chegar ao objetivo que Deus queria. Portanto Deus fez descer o objetivo através de um homem, para que todos os homens pudessem contemplar o objetivo da lei, o resultado dela. Manifestada no próprio Jesus. Para que Jesus cumprisse as profecias conforme estava escrito, para que soubessem que Jesus era o verdadeiro Messias.


Inclusive as duas testemunhas de apocalipse 11 são essas: a lei e os profetas.

Correto.


Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:18

Veja bem, sem que tudo seja cumprido. Nada cairia da lei sem que todas as profecias se cumprissem.

Correto! Pois:

Jesus não criou aqui uma condição (de que nem um jota ou til cairiam até que tudo fosse terminado).
Em verdade fez uma afirmação!

De que tudo será feito exatamente como está dito na lei, sem passar nem um jota ou til despercebidos, e isto ocorrerá antes que chegue o fim deste céu e desta terra.

“até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra (cumpra o que? Ora as profecias que vão desde antiguidade até o fim deste mundo, TUDO que está na palavra, na bíblia, TUDO mesmo)”

Veja o significado da idéia exposta nos versículos:

Não penseis que vim contradizer a Lei ou os Profetas; não vim para contradizer, vim para fazer conforme está escrito. Porque em verdade vos digo: Até que o mundo se acabe, nem um i ou um til jamais passará da Lei, sem que tudo seja obedecido (de modo que fique algo sem obedecer).” Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os obedecer e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”

A palavra “cumprir” de:
“não vim ab-rogar, mas cumprir”;
“sem que tudo seja cumprido”;
“que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”.

Têm o mesmo significado que é “obedecer, manter”.

Portanto vossa observação está correta!

Jesus não poderia estar falando dos mandamentos da Torá pq os sacrifícios foram abolidos, muitos outros mandamentos da Torá tbm foram abolidos. Jesus mesmo aboliu mandamentos escritos na Torá nesse mesma passagem de Mateus 5 veja

Conclusão incorreta, pois Jesus estava falando de toda a lei, inclusive a Torá

Mandamentos da Torá:

Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:1

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Sim, nenhum til ou jota se omitirá, pois nada da lei foi omitida,

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31-32

Jesus não veio apenas dar um novo sentido em termos filosóficos, mas em termos de entendimento. Porque a lei estava sendo interpretada de maneira errada, ou seja, estava sendo lida de um modo que levava as pessoas a seguirem de um jeito errado, por interpretarem-na incorretamente.

Nenhum ponto foi omitido, o marido continua a ter que dar carta de desquite (embora agora tenha que ser por motivo justo de relação ilícita), porque Jesus deu o verdadeiro sentido de “por nela encontrar coisa indecente” que equivale a “por causa de prostituição”. Porque antes tinham uma idéia errada do que significava “por nela encontrar coisa indecente”. Achavam que poderia ser por exemplo uma conduta dita imoral, como seu modo de vestir. Jesus porém dando o verdadeiro sentido mostrou que o que foi dito significava a prostituição. Disse prostituição e não adultério, porque pensar em outra pessoa e ter pensamentos ilícitos com ela também é adultério. Mas prostituição é consumação do ato. Jesus disse prostituição e não adultério para que ficasse bem claro.
Tanto no antigo testamento como no novo testamento. Qualquer um que se ajuntar com a dita mulher, sem que ela tenha a carta de desquite, comete adultério com ela.
Em resumo, Jesus deu o verdadeiro sentido de que o homem só poderá se desquitar da mulher em caso de prostituição.
O sentido esta aqui em “por nela encontrar coisa indecente”, cujo sentido real, segundo Jesus é “por causa de prostituição”. Ou seja, Jesus interpretou o que dizia na lei, o que realmente dizia. Porque a lei estava sendo interpretada de forma errada.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:38-48


O significado de:

“Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.”

Não era como as pessoas da época pensavam, porque a própria lei dá o sentido:

“E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.”

Ou seja, olho por olho e dente por dente significava, PERDOAR a dívida (que o servo tinha para com o seu senhor por exemplo).

Ou seja, se você arrancasse o olho de alguém, lhe pagaria (porque não poderia dar o seu próprio olho). Mas se matasse um boi, daria outro do seu para compensar.

“Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu.”

Aqui Jesus também deu o verdadeiro sentido, porque interpretavam “Olho por olho, e dente por dente” como sendo, devolver a ofensa. Quanto na verdade significava, reparar o dano.

Uma outra maneira de reparação era aplicada aos que testemunham falsamente contra um irmão. Sofrendo a mesma pena que injustamente seu irmão sofrera.

“Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão, Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.  Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti. O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” (Deuteronômio 19:16-21).

Era uma forma de restituição. Para que se arrependessem sentindo a mesma coisa que impuseram ao seu irmão inocente.


Jesus então ensinou que aquilo não se aplica na nossa relação cristã. Porque a lei era para punir e não gerir nossa relação com os irmãos. As pessoas misturaram lei com a relação entre seus irmãos achando que deveriam devolver as ofensas da mesma forma. Ou sendo fazendo de si mesmos a lei (justiça com as próprias mãos). Jesus então deixou bem claro como deveria ser a relação entre os irmãos.

“E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa”

“Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”

Estas eram as leis para os agredidos!

Isto contudo não significa que o agressor deixará de prestar contas à lei! Claro que este responderá por ter tomado a túnica e a capa do irmão.

Resumindo, seguindo o conselho de Jesus, os ofendidos estariam confiando na lei para punir o culpado. Não confiando a si este direito!

Aos ofendidos a tua parte é oferecer a outra face e todo o teu vestuário. Assim ensinará o bem aos que lhe ofendem. Quando a punição dos que ofendem, isto cabe à lei.

Perceba que Jesus não aboliu um “J” ou “Til” sequer da lei, mas interpretou corretamente ensinando o verdadeiro sentido.

Mandamentos da Torá:

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:12

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Não se omitirá um til ou jota sequer da lei!

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Mateus 5:33-38

Obs. É necessário definir quem eram os “antigos”;

Outrossim significa:
“Foi dessa forma que ouviram que haveria sido dito aos antigos”.

Há aqui, novamente uma má interpretação da lei e Jesus corrigindo.

Deus disse:

“Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. “

E os antigos interpretaram como:

“Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.”

Mas esta interpretação está errada, não foi isto que Deus quis dizer, nem disse.
Jesus reinterpretou da maneira correta:

“de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus”

Ou seja Jesus veio para corrigir formas erradas de interpretação do que foi dito por Deus, pela lei.

Quando Deus mandou que não jurássemos falsamente pelo SEU nome, não estava pedindo que jurássemos verdadeiramente, mas sim que não jurássemos de forma alguma.

Jesus veio dar um novo sentido, não apenas filosoficamente falando, mas realmente veio para interpretar o que foi dito da forma correta e desfazer os enganos INTERPRETATIVOS.




Por isso eu te mandei aquelas dicas :

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Lucas 24:27

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Lucas 24:44-45

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João
Mateus 11:13

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45-46

Foi isso que Jesus quis dizer em Mateus 5:17-18.

Também! Porém devemos lembrar que Jesus estava falando também de mandamentos e não apenas das profecias. Conforme está em Mateus 5:19. Prova disto é o emprego da palavra “justiça” em Mateus 5:20. Para tirar qualquer dúvida, eis um dos mandamentos em Mateus 5:21;

Agora Mateus 5:19 que diz que qualquer,pois que violar um destes mandamentos. O que Jesus estava falando?? estava falando dos mandamentos que ele citou na continuação da passagem que eu ja citei acima

Incorreto, pois mais a frente o próprio Jesus deixa bem claro ao que estava se referindo. Reinterpretando corretamente os mandamentos em Mateus 5:22, Mateus 5:27, Mateus 5:34. Portanto não há dúvidas de que Jesus estava falando da lei como um todo.

''ouvistes que foi dito aos antigos...'' Jesus falava desses mandamentos que vai de Mateus 5:21 até 48. E Jesus não mencionou nada do sábado.

Correto! Porém Jesus não mencionou o sábado também na passagem sobre o jovem rico, onde também não mencionou os outros 3 primeiros mandamentos. Mas note que citou o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão. O motivo é o de que as pessoas já seguiam este mandamento, dando a dever nos demais, aos quais seguiam da maneira errada. Jesus falavao do que estava errado e não do que estava certo. O motivo para crermos nisto é o fato das pessoas estarem vivas. Pois se estavam vivas era prova mais do que suficiente de que guardavam o sábado, caso contrário haveriam sido mortas por apedrejamento. Também não era hora de apontar os erros na observância do sábado. Jesus teve uma hora apropriada para isto.
Ou seja, Jesus não se referiu ao sábado, mas o praticou. Fez de si um exemplo, porque se não guardasse o sábado, também haveria de ser apedrejado e morto, pior, transgrediria a lei de Deus. Uma prova de que Jesus realmente não veio para abolir a lei, inclusive o sábado, porque haveria escândalo. Ora como poderia abolir algo que continuou guardando? E se não tivesse guardando, tentariam apedrejá-lo! Ao contrário até na questão do sábado, Jesus não o revogou, mas mostrou a maneira errada como o sábado estava sendo interpretado. Em outras ocasiões, reinterpretou também o sábado dando o verdadeiro significado.

Vc está certo ao dizer que a lei não salva, mas condena. Pois essa é a única função da lei, tanto a lei de Deus como a lei dos homens, pois ela mostra o erro, mostra sua natureza pecaminosa, sua mente voltada para o pecado, mas não purifica seu coração. Como Paulo disse, a lei serve para que todos fiquem de boca calada, e que sejam condenáveis diante de Deus.

Não exatamente! Pois a lei tem várias outras funções que não vem ao caso aprofundar. Um exemplo é a reeducação e conhecimento da vontade de Deus.

Deus não é evangélico, nem adventista, nem judeu, nem católico. Não se preocupe com isso, com ex-adventistas. . No cristianismo primitivo estava acontecendo algo semelhante, os judeus convertidos achavam que os gentios deveriam se tornar judeus e guardar toda a lei, mas veja o que foi dito por Pedro:

E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, ***dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;***
E não fez diferença alguma entre eles e nós, ***purificando os seus corações pela fé.***
Atos 15:7-10

Correto! Vale lembrar que foi citado a abstenção das coisas sexuais ilícitas e de coisas que poderiam fazer mau à saúde em Atos 15:20 e Atos 15:29.

 Eu nunca te falei, mas eu nunca fui adventista; eu apenas conheço pessoas adventistas. Inclusive eu queria te falar que no último domingo eu fui jantar e eles estavam e me perguntaram sobre o sábado, eu falei um pouco sobre o que tenho te falado, mas eles não entenderam a questão dos tabernáculos, pq eles nem sabiam que existia o tabernáculo do testemunho e muito menos o de Davi. Eu falei sobre a lei, e ele ficaram sem resposta, pois eu falei para eles, que com certeza eles ja tinha ouvido falar que na bíblia fala que não devemos fazer tatuagens, não é mesmo???

veja: Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:28

em outra versão:

"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Eles falaram, que ja tinham ouvido falar sobre isso, daí então eu perguntei pq eles não seguiam o versículo 27 logo acima desse?

veja: Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27

em outra versão:

"Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba.
Levítico 19:27

e por tbm não obedecem este mandamento:

Devo fazer mais pesquisas, porém o que concluo é que a questão do arredondamento de pontas e danificação das extremidades da barba, visava impedir que homens adotassem uma aparência afeminada. Porque estando de cabelos longos, arredondando as pontas do cabelo, se pareceriam ao cabelo das mulheres, principalmente se danificassem as extremidades da barba , ou seja, aparassem a barba (porque bigode também era considerado barba e a barba em si era a extremidade, ou seja, parte de baixo na extremidade do queixo). Porque havia a preocupação de homens com uma aparência feminilizada instigar quem tivesse tendências homossexuais. Hoje o homem cristão não procura utilizar cabelos longos, por isto, arredondar os cantos ou rapar a barba não dão uma aparência feminina. Mas é uma boa advertência, para que homens com aparência e características femininas, deixem a barba para dar-lhes feição mais masculina, procurando utilizar os traços naturais de distinção que Deus nos deu, para evitar confusão. Digo estas coisas porque os adventistas devem levar em conta o contexto em que foi escrita determinadas instrução. Ao meu ver, cabelos com cantos arredondados e barba com pontas aparadas devia ser uma aparência adotada por homossexuais na época. Motivo pelo qual estes atos foram proibidos.


Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, ***e não vestirás roupa de diversos estofos misturados***.
Levítico 19:19

em outra versão:

"Obedeçam às minhas leis. "Não cruzem diferentes espécies de animais. "Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura. ***"Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido.***
Levítico 19:19

Podemos usar algodão com lycra? linho com lã? seda com microfibra, sei lá, ou poliéster??

Podemos! No contexto do que foi escrito está se falando da mistura de espécies, tanto animal como vegetal (hibridismo). Uma advertência que serve para a questão de alimentos transgênicos dos dias de hoje. Também em relação à criação de novas raças como o pitbull. Quanto ao vestuário, não creio que Deus ache profano mistura de linho com algodão, mas sim o uso de vestuário como alegoria. Uma advertência às roupas de carnavais nos dias de hoje. Está basicamente nos dizendo para não nos vestirmos como palhaços. Naquela época já deveriam haver os entretenimentos, teatros e “circos” onde as pessoas misturaram tecidos para dar um contraste e chamar a atenção. Deus quer justamente que nos abstenhamos de chamar atenção através das roupas. Ou seja, com o uso de vestuários alegóricos. Portanto Deus não quer é a confusão. Cristãos sendo confundidos com personagens alegóricos, nem confusão entre espécies, hibridismo. Isto serve também para a regra sobre o corte de cabelo dos homens, para que não sejam confundidos com homossexuais. É isto!

Por isso que digo que pelo menos os judeus messiânicos tem mais coerência com a lei do que vcs adventistas, mas mesmo assim eles tbm ainda não tiveram entendimento da lei e a graça.

Incorreto! Jesus mostrou que estávamos interpretando a lei de forma errada. Seguindo seus ensinamentos, hoje analisamos a historicidade, os costumes e o contexto em que determinadas instruções foram escritas para entender seu real significado. Assim nossos olhos e mentes se abrem para o entendimento. Pois foi assim que Jesus nos demonstrou como proceder para entender corretamente a palavra.

E os alimentos impuros??? os adventistas logo dizem LEVÍTICO 11!!!

Mas se vc segue Levítico 11 pq vc ignora Levítico 12, 13,14,15 que fala do mesmo assunto???

Não ignoramos Levíticos 12, 13, 14, 15, pois não comemos nenhum destes animais.

Vc sabia que se uma mulher der luz a um filho homem ela fica imunda por sete dias? e que se for menina ela ficará imunda por duas semanas?

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
Levítico 12:2

Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
Levítico 12:5

Imundas aqui citada também em “como na sua separação” significa que ficará isolada da mesma forma como ficou durante o parto. Significa que ficará imunda para o marido também, que não poderá ter sexo com ela, por estar com os genitais ainda mutilados, danificados, recuperando do parto e de todo sangue neles acumulados. Período de observação também para ver se a placenta foi expelida totalmente, caso contrário poderia acontecer enfermidades, contaminação e infecções.
No caso de ser uma menina era uma forma de compensação, por terem o costume de dar maior valor ao nascimento de varão. Imunda portanto significa que não se deverá aproximar dela, não incomodar a mulher no tempo de resguardo. Havia também uma preocupação quanto à amamentação, porque os seios ficariam inchados, expelindo secreções leitosas, obrigando às vezes a mulher a ficar com seios descobertos, para amamentação e eliminação dos escessos, visualização disto por outros poderia ser visto com algo imundo, levando algo natural à pecaminosidade por parte de mentes despreparadas, principalmente homens.

Na relação sexual, o sêmen deixa a pessoa impura vc sabia?

Também o homem, quando sair dele o sêmem da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.
Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmem da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde.
E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmem, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.
Levítico 15:16-19

Isto por causa dos feromônios, que saem inclusive durante o suor e o cheiro sexual exalado por quem pratica o sexo. Este cheiro poderia servir de atrativo a outros que não sua esposa. Por isto o suor, o próprio sêmen e as roupas onde tal cheiro e feromônios foram impregnados deveriam ser antes limpos e banhados. Por isto ficariam imundos, ou seja, pecamináveis. Pois o que era natural poderia se tornar motivo de pecado.

Vc sabia que uma mulher menstruada fica imunda até o fim do fluxo? e que tudo que ela toca fica imundo com ela, se ela sentar no banco da sua igreja o banco fica imundo e quem sentar no mesmo banco que ela sentou fica imundo com ela vc sabia? Qualquer sangramento deixa a pessoa impura tbm homem ou mulher.

Sim, tão imundas ficam que falam coisas estranhas e agem estranhamente durante a TPM. Deixando o humor de lado, o sangue é o principal fator, pois devemos nos abster de tocar no sangue de outras pessoas e até no nosso próprio. O meio natural que Deus criou para que nos afastássemos destas coisas é o “Nojo”. Antigamente os absorventes não eram tão eficientes, portanto, sentar no mesmo lugar que uma mulher nesses dias tivesse assentada, poderia nos deixar com imundície, ou seja, coisas provenientes da menstruação. Confesso que só podemos entender estas coisas quando estudamos sobre a sexualidade da mulher e a implicação de certos estados que estas passam na vida de terceiros.

é melhor vc ler por sua conta, senão essa mensagem vai ficar enorme.

No outro texto que vc mandou e que estou respondendo, vc fala novamente sobre o sábado em Mateus 24 e eu já disse sobre isso, vc novamente falou sobre Mateus 24 em uma mensagem mais recente que eu vou falar mais adiante, pois eu estou respondendo um texto de cada vez. Tente anotar tudo o que vc acha para me responder depois, pois eu quero te mandar logo o texto dos tabernáculos.

Ok!

Se Jesus ensinou como se guardar o sábado, vcs adventistas ainda não aprenderam como isso deve ser feito. Pois vcs fazem muito semelhante aos judeus de hoje em dia.

Concordo que deva parecer, embora não tenha muito conhecimento sobre a forma como os judeus de fato guardam o sábado, devo pesquisar sobre isto.

Eu não sou contra a lei, nem contra os mandamentos. Eu acho um absurdo, eu um dia vi nesse blogs ou no youtube, um cara dizendo que odiava a lei, que odiava Moisés, e isso é um absurdo. A pessoa que tem ódio já está manifestando sua carne, dando vazão a ela, e ainda fala isso pq não teve entendimento sobre as escrituras, e prefere chutar o balde e ignorar tudo.

Sua opinião está correta!

Os salmos que vc citou são maravilhosos e eu concordo, para aqueles que são contra a lei deve ser terrível ler o antigo testamento. Eu, porém, estou lendo atualmente o livro de juízes e quero depois ler 1 crônicas. A lei só é obedecida pela fé, pois Deus te faz guardar os mandamentos, nunca por conta própria.

Correto!

Eu vejo que os adventistas são fanáticos quanto ao sábado por causa da denominação.

Como eu ja disse a denominação se chama igreja adventista do sábado e toda a pregação se da em torno do sábado.

Sim, é verdade que prezamos bastante sobre o sábado e nossa doutrina faz ênfase neste ponto, mas há também diversos outros pontos doutrinários e não poderíamos dizer que a guarda do sábado seja fanatismo. O sábado na verdade é o mandamento que mais defendemos, nossa tarefa primordial na preparação para o advento.

Veja que quando no salmo fala lei, se fala da Torá toda e não só dos 10 mandamentos entende? la se fala dos sábados de festa, do ano sabático, do jubileu, e de inúmeros outros mandamentos que eu citei aqui.

Correto!

Deus ''descansou'' mas não deu como mandamento para Adão, a palavra sábado não é mencionada no livro de Gênesis.

Incorreto. Em Gênesis 2:3 Deus diz que abençoou e santificou o sétimo dia. Portanto este era o sábado. O que Deus abençoa e santifica é para todo o sempre.

E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
Neemias 9:13-14

Perceba que foi dito que “E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer”:  Ou seja o sábado já existia, mas as pessoas não o conhecia. Perceba que o sábado não foi criado para o povo, mas para Deus “teu santo sábado”. Para saber o que é sábado de Deus basta olhar em Gênesis 2:3 para ver quando Deus o criou para si, tanto que o abençoou e santificou.

vc disse: Portanto qualquer um que tente tirar os mandamentos está tentando ser justificado não por seguir a lei, mas por não haver lei para ser condenado.

A lei continua existindo sim, como eu ja disse a lei só pode ser dada como abolida para quem vive guiado pelo Espírito de Deus, se vivermos segundo a carne a lei nos condenará.

Correto!

vc disse:
Contudo irmão não somos justificados pela lei, mas pela fé. Mas então onde entra a lei? Ora, a lei é consequência da fé.
Se temos fé guardaremos os mandamentos não para sermos justificados, mas porque já o somos. Qualquer um que tentar se justificar pela lei ou pela falta da lei será condenado. São farinha do mesmo saco.

Isso na verdade não é assim, vc as vezes diz as coisas certas, mas as vezes diz erradas.
A fé que capacita vc a guardar os mandamentos, e isso é natural, não é forçado. Deus pode purificar o coração de uma pessoa mesmo que ela não tenha a bíblia, Deus não depende das escrituras para poder justificar uma pessoa. Deus fez assim com Abraão. Então uma pessoa que tem a fé, digo a fé verdadeira que produz os frutos do Espírito, já anda em conformidade com a lei pois Deus a transformou.

Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Romanos 7:6-7

Em resumo, morremos para aquilo que nos prendia, a forma errada de interpretação da lei que tornava nossa vida fatídica. Para que sirvamos conforme o novo modo, ou seja, o novo significado revelado por Jesus, a verdadeira forma, a verdadeira interpretação. E não segundo a velha forma da lei escrita, ou seja, da forma como os “antigos” interpretavam o que estava escrito, prendendo-se às letras e não procurando analisar o objetivo (espírito) do que estava escrito, levando a interpretações errôneas.
* Note que vossa pessoa colocou letra maiúscula onde não tem, pois a palavra “espírito” não é uma divindade, por isto é em minúscula pois tem o sentido de “objetivo”, “essência”.

Existem pessoas que falam com vc nos blogs que a lei foi abolida, mas eles não sabem explicar como isso se dá. Eles acham que a lei foi abolida para qualquer um, mesmo que viva na carne, e pelo que já vimos isso é um absurdo!!! Para estas pessoas, eu te dou uma dica, apenas um versículo, veja:

A lei não foi abolida de forma alguma, mas reinterpretada da forma correta por Jesus, permanecendo todos os “J” e “tils” onde sempre estiveram. Ou seja, não foi preciso mudar a forma como a lei estava escrita, para desfazer os enganos, Jesus veio para nos trazer a interpretação correta da lei. Porque o problema não estava na forma como a lei foi escrita, mas no modo como interpretávamos. Porque nos preocupávamos em seguir a lei conforme líamos e não conforme seu objetivo (espírito, essência). Por isto não sabíamos ler as escrituras corretamente. Mas agora com o espírito da lei (verdadeiros sentido da lei, verdadeiro significado, verdadeira interpretação, verdadeira leitura) manifestada por Jesus, traduzida também (além de em suas palavras) em sua própria vida e maneira de agir conforme a lei, sabemos hoje como devemos seguir a lei corretamente. Pelo espírito (objetivo e significado) e não pela caducidade da letra (letra velha interpretada de forma antiquada). Portanto Jesus não trouxe apenas um significado filosófico para a lei, mas real, não gramatical, mas interpretativa. A verdadeira forma como devia ter sido lida desde o início de sua criação.

Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2:13

Paulo fala que os que praticam a lei hão de ser justificados!!! Cara, eu ja tive que estudar muito para entender as escrituras, eu já pensei e escrevi muita coisa errada. Teve uma vez que eu pedi a Deus de todo o coração para que eu aprendesse sobre a lei dEle de um vez por todas pq eu não sabia tbm explicar alguns versículos. Daí no mesmo dia, um cara falou comigo no youtube, ele falava que tinha coisas para me falar que eu nunca tinha ouvido falar, na hora eu duvidei, mas depois vi que ele estava certo. Ele me falou sobre o tabernáculo do testemunho e tabernáculo de Davi. daí eu tive o pleno entendimento e agradeço a Deus por ter se compadecido de mim, e escutado minhas orações.

Isto também aconteceu comigo, quando passei a responder estes textos. Percebi que muita coisa do que escrevi, interpretei de forma errada. Foi preciso abrir os olhos para Jesus para entender realmente o que os versos diziam. Jesus abriu meu entendimento assim como fizera com seus discípulos, para que eu pudesse ver que o significado era prático e não apenas filosófico.
Jesus não veio dar novas interpretações, mas dar a interpretação correta e desfazer enganos. Não veio modificar a lei para que os outros entendam, mas capacitar os verdadeiros cristãos a interpretarem-na da maneira correta.

Se os que praticam a lei hão de ser justificados, é pq eles tem a lei escrita nos seus corações!!! mesmo não tendo a lei escrita como os judeus, Deus as escreve no coração pelo Espírito e Paulo fala sobre isso no decorrer da mensagem. Paulo explica aos judeus que Deus é que faz a obra, e que ter a lei escrita não quer dizer nada, pois todos estão debaixo do pecado pela carne, nossa mente voltada para o pecado herdada de Adão. é tudo pela fé!!!

Não apenas isto, mas também porque interpretam e por isto guardam seus mandamentos na forma correta. Entendendo seu sentido e significado e não somente, da forma como acham que está escrito. Isto é escrever no coração, ou seja, amar a lei e prezar pelo seu entendimento, saber o que a lei está querendo, seu objetivo, sua finalidade, sua essência, seu espírito.

vc disse: Justificados porém são os que tem a fé em Jesus e manifestam a lei, não os que as transgridem, ou que a guardam como meio de justificação.

Eu só vou mudar um pouco do que vc disse

Justificados porém são os que tem a fé em Jesus e manifestam a lei, não os que as transgridem, ou que ( tentam guardar ) como meio de justificação.

Pq ninguém é capaz de guardar a lei por esforço próprio com ja disse, Deus que nos purifica e nos deixa sujeito a sua lei, tudo pelo Espírito.
Por isso eu disse tentam guardar.

Concordo! Porque se tentam guardar como meio de justificação não entenderam o objetivo da lei. Portanto estarão apenas seguindo... letras, enquanto tentam seguir a lei.








Retirando a própria máscara.

Carta dirigida ao site “ex-adventistas”.

O motivo de estarem lendo este artigo se deve ao fato do Editor do site “ex-dventistas” estar bloqueando meus comentários.
Contradizendo tudo o que ele mesmo disse a respeito de liberdade de opinião, direito à pesquisa e liberdade de idéias, o Editor do site decidiu adotar uma postura digna de ditadura em filtrar os argumentos que atacam suas idéias. Não apenas isto, mas apagar aquilo que lhe convém.
Fica evidente, que neste momento, o Editor do blog intitulado “ex-adventista” procura de várias formas não permitir que seus membros e demais participantes, tenham acesso à idéias que contrariem uma certeza empregada por ele mesmo em seu blog.
O Editor demonstra assim, que não cumpre o que diz e que no fundo, age como “aqueles” adventistas que este tanto critica. Impedindo a liberdade de expressão e não moderando, mas censurando as postagens através da deleção, mostrando realmente o motivo a que veio no qual é impor uma verdade e não dialogar.
Apagar comentários antes que demais pessoas tenham acesso é uma forma de censura prévia.
Neste exato momento, o Editor do site “ex-adventistas” adota uma postura que durante toda história representou um perigo à liberdade de expressão. Fazendo discriminação segundo suas próprias ideologias, não permitindo que idéias de outrem concorram com suas próprias idéias.
Deixo aqui meu sentimento de repulsa ao ato de censura contra participantes do seu próprio blog e minha indignação. De minha parte por enquanto procurarei um outro reduto de ex-adventistas cujo administrador esteja disposto a dialogar e argumentar ao invés de censurar, no aguardo que o Editor do site “ex-adventista” volte à razão de suas afirmações e permita que todos  participem de seu blog.
Aos sinceros que ficam, digo que não tenho nada contra a pessoa do Editor, pelo contrário, agradeço por permitir que parte das idéias por mim manifestadas fossem compartilhadas.
Que os membros do blog façam como o Editor diz em buscar a verdade, dialogar e aceitar opiniões contrárias, mas não façam como este fez. Censurando e fugindo de argumentos e informações alheias à sua vontade.


Ao Editor.

Peço humildemente que me permita participar do blog novamente, sem censuras. Entretanto se não for de vossa vontade, agradeço pela estadia, embora não concorde com vossa atitude, respeitarei a sua vontade. Agradeço por ter me permitido compartilhar idéias com os amigos do blog. Que Deus lhe abençôe.

Que Deus esteja com todos nós!

Resposta - CURTAS NINGUÉM LIGA MESMO



Traduzirei para os que não conseguiram perceber a diferença do que Ellen White estava falando com o evento de apresentação de bicicletas.

Observação: Este não é um texto íntegro de Ellen White, mas uma adaptação para ensinar os que se fazem de desentendidos.

Apelo aos estudantes em nossas escolas a que sejam sóbrios. A frivolidade da juventude não é agradável a Deus. Seus esportes e jogos abrem a porta a um dilúvio de tentações. Em vossas faculdades intelectuais estais na posse de dotação celestial, e não deveis permitir que vossos pensamentos sejam baixos, rasteiros. O caráter formado segundo os preceitos da Palavra de Deus revelará princípios firmes, nobres e puras aspirações. Quando o Espírito Santo coopera com as faculdades da mente humana, altos e santos impulsos são o resultado certo. ... Deus vê aquilo que os cegados olhos dos educadores não logram discernir, isto é, que imoralidade de toda espécie está procurando dominar, está trabalhando contra as manifestações do poder do Espírito Santo. Conversação banal e idéias eróticas ou sexualizadas, são entretecidas na textura do caráter. Festinhas para desfrutar dos prazeres da carne, aglomeração para comer porcaria, beber álcool e cantar funk do tipo “mãos para o alto novinha, mãos para o alto, você tem o direito de sentar...” são inspirados por um espírito inferior. Representam uma oferta a Satanás. Exibições ousadas com shortinho curtos apertado e “enfiado”, são ofensa a Deus. Sua ira está inflamada contra os que fazem tais coisas. Nessas satisfações pessoais a mente se torna tola, como ocorre com a embriaguez. A porta é aberta para encontros de pegação de ficantes. Os pensamentos, autorizados a correr pelo canal que liga a espinha aos testículos ou ovários, logo pervertem todas as faculdades morais do ser.”

Quanta diferença disto para o tal evento adventista hein?! Chega a ser um crime tentar enquadrar um encontro adventista saudável em algo deste tipo!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Resposta - colossensses-216-analise-parte-ii

Texto Baseado em:

Cuja principal base é:

““Portanto, ninguém vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,” (Col. 2:16)”

Primeiramente argumentarei do ponto de vista gramático:

Perceba que este versículo faz referência a “bebida” no singular, “dia de festa” no singular, “lua nova” no singular, “sábados” no plural. Observe que não se referência ao sábado ma sim aos sábados, ou seja, vários.
No contesto deste versículo também não se faz referência alguma aos dez mandamentos, note que a conversa em questão são sobre comemorações, mais especificamente trazendo para o dia de hoje, os feriados.

Sobre:
“Todos os versos que falam desses feriados, mostram que naqueles dias especiais (da festa), não se podiam realizar trabalhos ou obras, mas com exceções; ao contrário do dia de sábado, onde nenhuma obra podia ser feita. Observe que, em todos os versos sobre os feriados, os tais  “sábados cerimoniais”está especificado:
“...nenhuma obra servil fareis”, enquanto que para o sábado, é dito que “nenhuma obra fareis”. E o único dia de feriado onde é dito “nenhuma obra fareis” como no sábado, é o dia da expiação.
É repetido 2 vezes( Lev 23:28e31) que nenhuma obra poderia ser feita, igual ao sábado semanal...”

Segundo sua tese: O Sábado somente é utilizado para designar dias onde não se fariam obra alguma, enquanto que os “feriados” eram designados por serem dias onde não se fariam apenas obras servis alguma. Por causa disto as únicas vezes em que o termo sábado era empregado “seria”, além do sábado do 4º mandamento, o sábado de Levítico 23:28, referente ao dia da expiação.
Então para provar que o sábado de (Col. 2:16)  “poderia” se referir aos feriados daquele tempo, ter-se-ia que provar primeiramente que o termo “sábado” era tanto utilizado para designar o 7º dia quanto feriados, embora seus significados fossem diferentes.




Um pouco da crença dos judeus.

“A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar", "parar". Apesar de ser vista quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessação", com a implicação de "parar o trabalho". Portanto, Shabat é o dia de cessação do trabalho;”

“Em algumas ocasiões a palavra Shabat refere-se a lei de Shemitá, a feriados judaicos ou a uma semana de dias, dependendo do contexto mas sempre associado a um período de cessação de trabalho..”

“Os Shabatot especiais são associados com festas judaicas importantes que eles precedem. Por exemplo, Shabat HaGadol, que é o Shabat antes de Pessach, Shabat Zachor que é o Shabat antes de Purim, e Shabat Teshuvá que é o Shabat antes de Yom Kipur.”

Portanto fica provado que o termo “Shabat” era utilizado para definir não apenas o sábado 7º dia pois refere-se à “cessação” e não tem nada a ver com diferenciação entre “obra” ou “obra servil”. O que o amigo fez foi definir a diferença do sábado da expiação com os demais sábados, pois esta se assemelhava mais ao sábado do sétimo dia! No entanto isto não é argumento para se dizer que “A única solenidade anual com título de shabbath – sábado”  seja o Dia da Expiação. Para isso é preciso buscar fontes históricas.


Sobre:

“Por esse motivo, no original hebraico, nos versos referentes aos feriados festivos anuais, é dito que, nesses dias (e nem são todos) haveria descanso solene (shabbâthon), mas esses dias não eram chamados de sábado (shabbath);  a única solenidade  fixa, o único feriado anual chamado de sábado, onde a palavra hebraica (shabbath) aparece, é para o dia da expiação.”

Deveria pesquisar mais a historicidade dos termos, perceberá que estas afirmações estão altamente equivocadas.
Como todo o argumento do texto se apóiam basicamente nos argumentos refutados, não há necessidade de se comentar os demais que se tornam comprometidos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eu quero ser um capacho de Deus.


Vem ò Deus fazer de mim teu capacho, pisai sobre mim e fazei-me santo. Porque até o capacho onde pisas é santo.
Fazei de mim, ò Deus, seu humilde servo, porque o capacho onde pisas é mais útil do que eu presto. Fazei então de mim, ò Senhor, seu humilde capacho, enxuga teus pés em mim e ficarei ainda mais limpo. Porque teus pés nunca ficam empoeirados.

Ò Senhor, fazei de mim um instrumento de servitude, porque ao lavar os pés do semelhante, Jesus criou em mim a vontade de ser um capacho. Portanto ensina-nos Senhor as veredas da servitude, porque o servo não repreende, nem reclama, mas apenas serve como humilde capacho.

Eis que o senhor ouve nossas preces e permite que nos tornemos SEUS humildes capachos. Obrigado Senhor por ter nos feito isto. Felizes capachos nós somos, porque servimos em humildade, com boa vontade, em espírito e verdade. Deixamos de lado o orgulho para servir de verdade.

Vem ò senhor e utiliza teus humildes capachos, porque seu julgo é leve e seu fardo suave. Lava-nos com teus pés, para que todos vejam o quanto de sujeira o Senhor tem nos tirado. Esfrega-nos com teus pés até ficarmos brancos como a pura neve. Joga toda nossa imundície pelo ralo e nunca mais se lembre dela. Mergulha-nos em água corrente para emergirmos totalmente limpos.

Estende-nos sob o sol da TUA justiça, para que fiquemos totalmente alvos.
Recolha-nos no varal da VOSSA misericórdia e leva-nos a TUA casa.
Estende-nos sobre o VOSSO melhor quarto, traga sobre nós os pés feridos do Salvador. Para que ELE derrame sobre nós todo o SEU sangue.
Lava-nos Jesus com o TEU sangue e coloque em nós a TUA carne.
Vista-nos com o manto de SUA justiça.
Dá-nos Senhor Jesus, novo fôlego de vida, para que passemos de capacho a filhos, fiéis à SUA vontade.

(sr.adventista)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Caminhando com Jesus

Seu antônio caminhava ao lado de Jesus em uma praia, onde Jesus lhe mostrava as pegadas de sua vida, notou também que as pegadas estavam marcadas pelos anos em que elas foram feitas.
Seu antônio então perguntou o que era aquilo.
Jesus respondeu que eram as pegadas de sua vida.
Seu antônio notou que ao lado de suas pegadas, haviam outras pegadas.
Antônio então perguntou, o por que de haverem outras pegadas ao lado da sua.
Jesus então respondeu:
- Estas pegadas ao lado das suas, são as minhas pegadas.
Antõnio então percebeu que as pegadas eram demarcadas por anos e vinham desde sua infância.
Num dado momento em que caminhava com jesus olhando suas pegadas, percebeu que as pegadas se tornaram bem próximas, quase ao ponto de se tocarem.
Indagado de o proquê daquilo Jesus respondeu:
- Olhe e veja que neste ponto em que as pegadas se juntam é quando vc se firmou na fé e batizou-se.
Dali em diante antônio percebeu que embora as pegadas estivessem bem próximas, as suas pegadas tornaram se sinuosas, ora aproximando-se, hora distanciando-se das de Jesus.
Antônio percebeu que naqueles anos onde as pegadas mais se afastavam, era quando estava em crise com sua fé.
Antônio comecou a se lembrar das dificuldades que passou e seu rosto começou a derramar timidas lagrimas.
Num dado momento, Antônio viu que suas pegadas em muito se afastavam das de Jesus, percebeu também que embora suas pegadas se mostrassem sinuosas, a de Jesus permanecia reta e firme.
As lagrimas de Antônio comecaram a escorrer de seu rosto, Jesus então colocando a mão em seu ombro disse.
Não se aflinja, veja que mesmo andando longe de mim, eu nunca te abandonei, e mesmo quando vc se afastou eu sempre estive adando ao seu lado.
Antônio comecou a se lembrar então das dificuldades que teve em sua vida e comparando com as pegadas, percebeu que os momentos mais tristes e angustiantes eram quando as suas pegadas mais se afastavam das de Jesus.
Antônio então se lembrou de uma coisa, e comecou a correr como um louco como se procurasse algo em suas pegadas. Jesus porém continuou caminhando calmamente.
Quando Jesus enfim se aproximou de Antônio, este olhava para o chão, em uma parte onde haviam apenas um par de pegadas.
Antônio, então, em voza alta exclamou:
- Eu conheco esta parte! Este foi o momento mais triste e doloroso de minha vida, em meio a minha dor eu busquei respostas e não encontrei, eu orei, implorei para que o Senhor me ajudasse porque eu já não tinha mais forças para caminhar, mas o senhor permitiu que eu estivesse só.
Por que senhor? Porque justo no momento mais triste de minha vida o senhor deixou de caminhar ao meu lado? Por que o Senhor me abandonou?

Jesus abraçando-o apotou para as pegadas e disse:
- Veja meu filho! Note que, neste mesmo ponto de sua vida, embora uma par de pegada tenha desaparecido, as que ficaram, estão ainda mais profundas na areia.
- Antônio ainda triste respondeu: Sim senhor, parece que nestas pegadas profundas haviam o peso de dois homens.
Jesus então respondeu:

Pois neste momento doloroso de sua vida, meu filho, onde há apenas um par de pegadas e onde as pegadas se tornam mais profundas, na época em que você não teve mais forças para caminhar, foi quando Eu te carreguei.
(sr.adventista)

Um homem e outro homem

Havia um homem e outro homem, e eles eram vizinhos.
Um homem decidiu construir parte de sua casa por cima do muro que separava as casas de ambos. Outro homem ficou um pouco insatisfeito com a massa que caía em seu quintal por causa da construção de um homem. Este outro homem também achou um absurdo seu vizinho, um homem, construir parte de sua casa aproveitando o muro que pertenciam tanto à um homem como a outro homem.
O rato percebeu que se os dois homens se desentendessem, poderia futuramente sobrar um lugar onde pudesse morar, por causa disto tentou persuadir um homem a não permitir que outro homem construísse parte de sua casa sobre o muro.
Entretanto, outro homem decidiu permitir que um homem construísse suas paredes sobre aquele muro que compartilhavam e assim foi feito.
Tempos mais tarde, outro homem quis também aumentar sua casa, ao ponto de alcançar o muro onde um homem já havia construído uma das paredes de sua casa.
Como solução, outro homem decidiu aproveitar-se da parede sobre o muro, construída por um homem, para servir também como parte da parede de sua casa.
Um homem que percebeu a gentileza de outro homem em permitir que ele mesmo construísse parte de sua parede sobre o muro, decidiu permitir também que outro homem construísse parte de sua parede sobre a parede que ele mesmo havia construído.
Tanto um homem como outro homem se beneficiaram de suas construções e apoiaram-se um no outro.
Se outro homem não tivesse permitido que um homem construísse parte da parede de sua casa sobre o muro, ele também não poderia construir futuramente sua parede apoiada na construção feita por um homem. Como resultado haveriam duas paredes e um muro separando as casas e na parte acima do mundo onde não se construiria nada, ficaria um espaço, onde somente poderiam passar ratos. Neste mesmo espaço “vão”, acumular-se-iam lodo pela chuva e poeira depositada, além dos fungos, baratas e o ninho onde moraria o rato. É isto o que acontecem quando um homem e outro homem não se apóiam! Entre eles se constroem um lodo e toda sorte de males onde o rato reina soberano.
Portanto que um homem e outro homem sempre entrem em um consenso, pois isto beneficiará a ambos.
Se acham que um homem e outro homem eram apenas duas pessoas, eu também achava isso, porém, quando se percebeu, toda aquela vizinhança passou a compartilhar seus muros. Por fim, não haviam mais muros, nem um homem, nem outro homem, mas irmãos,  e o rato... Bem este ficou sem ter onde morar e foi-se embora.
(sr.adventista)